PORTAL DE NOTÍCIAS

20+ MELHORES BRINCADEIRAS ANTIGAS | CONFIRA!

PUBLICADO EM 01/05/2020

brincadeiras-antigas

As brincadeiras antigas estão um pouco esquecidas entre as crianças nos últimos anos por causa de tanta tecnologia, mas sua importância está sempre presente nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Por que? As brincadeiras antigas promovem o desenvolvimento das mais variadas habilidades infantis: físico, motor, social, criativo, psicológico e artístico! Reunimos uma lista incrível contendo as MELHORES BRINCADEIRAS ANTIGAS para você relembrar agora e praticar com seus filhos ou alunos. Vamos conferir?  

AMARELINHA

brincadeiras-antigas-amarelinha

A amarelinha é uma das brincadeiras antigas mais populares e que as crianças de todas as idades adoram! Primeiro as crianças devem decidir a ordem dos jogadores, em seguida o jogador da vez se coloca na frente da amarelinha e joga a pedra na casa do número 1. Então ele salta sobre a casa onde está a pedra sem pisar na linha, caindo com os dois pés no 2 e no 3, com um pé só no 4 e repetindo essa sequência até ao 10. Quando terminar sua sequência ou se errar deve ceder a sua vez ao próximo jogador. Quando chegar a vez novamente do jogador que perder, ele deve retomar a partir da casa que errou na vez anterior. O jogador que terminar a sequência primeiro, vence! Perde a vez aquele jogador que jogar a pedra fora da casa desejada, apoiar-se com os dois pés no interior de uma mesma casa, trocar o pé de apoio durante o percurso e esquecer a pedra. Muito legal, não é mesmo?

 

BATATA QUENTE

brincadeiras-antigas-batata-quente1.jpg

A brincadeira antiga ‘Batata Quente’ é bem comum entre as crianças menores. Para começar as crianças devem formar um círculo e uma delas deve ficar no centro da roda com os olhos vendados. As crianças que estiverem formando a roda começam a passar a batata para a criança da sua direita e todas as crianças devem cantar: ‘Batata quente, quente, quente..., batata quente, quente, quente...’. Quando a criança do centro da roda gritar: ‘Queimou!’, as crianças param de cantar a música e quem estiver com a batata nas mãos será o perdedor e deverá trocará de lugar com a criança do centro do círculo. E assim por diante...

Para a ‘batata quente’, você poderá usar vários objetos como uma bola ou um ursinho de pelúcia.

 

BOLINHA DE GUDE

brincadeiras-antigas-bolinha-gude

Existem uma infinidades de brincadeiras com bolinhas de gude conhecidas de maneiras diferentes em todo o Brasil. Bolinha de gude, também conhecida como fubeca ou balela é um dos brinquedos antigos mais divertidos e que sempre fez muito sucesso. Uma das brincadeiras mais conhecidas com bolinha de gude é o ‘buraco’, que consiste em fazer vários buraquinhos em um chão de terra ou areia dentro de um quadrado delimitado. O objetivo é bater na bolinha do adversário com a sua e fazer com que a bolinha do adversário caia no buraco, daí então ele sai do jogo!  Vence aquele que conseguir terminar o percurso do quadrado primeiro e sem ser eliminado.

 

BRUXA

brincadeiras-antigas-bruxa

A brincadeiras da ‘Bruxa’ é bem divertida e é uma variação da brincadeira ‘pega-pega’, deve-se escolher uma das crianças para ser a bruxa. A bruxa da vez deve contar até 10 e só então pode iniciar sua perseguição.  Então quando a Bruxa conseguir pegar em alguém deverá gritar: ‘Bruxa’. Então a criança pega será a próxima bruxa da vez.

 

BOLINHAS DE SABÃO

brincadeiras-antigas-bolinha-sabao

Bolinhas de sabão sempre foi uma das brincadeiras favoritas das crianças de antigamente e da atualidade também. A brincadeira com bolinhas de sabão desenvolve a criatividade, a imaginação e a percepção tátil e visual da criança. É um verdadeiro sucesso, as crianças usam a imaginação e a criatividade, tentam bolhas grandes, unir bolhas e por aí vai.

 

BOTÃO

brincadeiras-antigas-botao

Uma das brincadeiras antigas adorada pelos meninos principalmente era brincar de botão. Basicamente a brincadeira é um jogo que se desenvolve em um tabuleiro grande, onde são desenhadas as linhas oficiais de futebol de campo, acompanhado de fichas que representam os jogadores, um botão pequeno  que é a bola e uma palheta ou pequena ficha. As regras do jogo são as mesmas do futebol de campo, fazendo-se as devidas adaptações, é uma brincadeira para duas crianças e o tempo de cada partida deve ser estipulada entre os jogadores. Com o auxílio da palheta o jogador da vez impulsiona sua ficha sob a bola em direção ao gol, se o fizer é ponto para ele, caso contrário a jogada passará ao seu adversário.

 

PEDRA, PAPEL, TESOURA

brincadeiras-antigas-pedra-papel-tesoura

‘Pedra, papel e tesoura’ é uma brincadeira antiga também conhecida como Joquempô no Brasil. É uma das brincadeiras com as mãos mais famosas entre as crianças! Vamos aos símbolos:

1-    A mão fechada significa Pedra;

2-    A mão aberta significa Papel;

3-    A mão com os dedos indicador e médio esticados significa Tesoura.

A brincadeira deve ser feita com 2 crianças: um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, colocam uma das mãos para frente representando um dos 3 símbolos. Para saber quem vence, vamos as regras:

1-    Pedra ganha da Tesoura, pois a pedra a amassa e a quebra!  

2-    Tesoura ganha do Papel, já que o corta.

3-    Papel ganha da Pedra, pois o papel a embrulha.

 

QUEIMADA

brincadeiras-antigas-queimada

A brincadeira antiga ‘Queimada’ é um jogo que consiste em arremessar uma bola para o lado do time adversário, com o objetivo de atingir os jogadores adversários. Ocorre normalmente em quadras esportivas das escolas, dos condomínios ou dos bairros. Divide-se o perímetro em duas áreas iguais e distribui-se o mesmo número de jogadores para cada lado. Faz-se um sorteio para saber quem começa a brincadeira. Quando a criança é atingida pela bola, sai do jogo. Mas se a bola acerta a bola e a criança pega a bola antes de cair no chão, então sai quem jogou a bola. Vence o time que eliminar o oponente primeiro!

 

CINCO MARIAS

brincadeiras-antigas-cinco-marias

Esta é umas das brincadeiras antigas que trabalham as habilidades com as mãos. Existem várias formas para brincar ‘Cinco Marias’, mas todas exigem muita agilidade e destreza com as mãos das crianças. A brincadeira mais comum envolvendo as ‘Cinco Marias’ consiste em lançar os saquinhos para o alto, um a um, e recolher outro saquinho com a mesma mão e ainda apanhar o que foi lançado no ar. Na rodada seguinte, as cinco ‘marias’ são jogadas mais uma vez, mas, neste turno, o jogador terá de recolher dois saquinhos e ainda apanhar o que foi lançado no ar, sempre com uma mão só. E assim por diante!

Os saquinhos das ‘Cinco Marias’ podem ser feitos de arroz ou areia, são os mais tradicionais.

 

COBRINHA

brincadeiras-antigas-cobrinha

Para esta brincadeira antiga é preciso duas crianças para segurar a corda, uma de cada lado e começam a movimentá-la como uma cobra. As outras crianças deverão uma a uma ultrapassar a corda sem tocar nela. Caso toque a criança sai da brincadeira. Para ficar mais animada a brincadeira, as crianças que seguram a corda devem ir aumentando o nível de dificuldade da ultrapassagem.

 

TELEFONE SEM FIO

brincadeiras-antigas-telefone-sem-fio

A brincadeira antiga ‘Telefone sem fio’ é muito divertida, rende altas gargalhadas! E é bem simples: é preciso fazer uma roda e escolher uma criança para começar a brincadeira. A criança escolhida deve pensar em uma palavra e soprá-la bem baixinho no ouvido criança à sua direita. Então essa criança soprará para a próxima criança à sua direita e assim por diante até chegar novamente na criança que começou a brincadeira. Geralmente a palavra que chega ao final da brincadeira não é a original e faz com que todos achem muita graça. Conforme a idade das crianças é possível fazer algumas adaptações, como falar uma frase ou um trava língua no lugar de uma simples palavra.


ESTILINGUE

brincadeiras-antigas-estilingue

Os Estilingues já fizeram muito sucesso entre as crianças antigamente, mas muitas vezes eram usados de forma errada, como para matar passarinhos ou insetos, então foram abolidos. Nas escolas de Educação Infantil e Fundamental ainda são usados para trabalhar a coordenação motora, mira e concentração, mas claro, sem ferir nenhum animal. Uma opção bem legal é usar latinhas ou então garrafas pet para serem o alvo!

 

PETECA

brincadeiras-antigas-peteca

A ‘peteca’ é uma das brincadeiras indígenas mais difundidas aqui no Brasil e que as crianças adoram. Podem participar da brincadeira duas crianças ou mais. A brincadeira consiste em não deixar a peteca cair no chão, sendo que uma criança deve jogar para a outra batendo com a palma da mão na parte de baixo da peteca, ou seja, a parte das penas sempre deve ficar voltada para cima.

 

PASSA-ANEL

brincadeiras-antigas-passa-anel

A brincadeira antiga ‘passa anel’ pode ser realizada por crianças de diversas idades, é bem simples e promove a imaginação, criatividade e atenção. Para começar escolhe-se uma criança para passar o anel, enquanto isso as outras crianças devem formar um círculo ou uma fila e ficarem com as mãos unidas e entreabertas. A criança com o anel deverá colocar o anel entre as palmas de suas mãos que também estarão fechadas. Então para começar a brincadeira ela deverá  passar suas mãos entre as mãos das outras crianças. E deixará o anel cair nas mãos de uma dessas crianças que ela escolher. Para ninguém desconfiar, ela deverá continuar passando suas mãos em todas as crianças restantes da roda ou da fila. Quando terminar ela vai escolher uma criança, que não será a que ela deixou o anel, para adivinhar com quem está o anel. Se a criança acertar vai ser a vez dela passar o anel. Mas se a criança errar será eliminada do jogo!

 

PULAR CORDA

brincadeiras-antigas-pular-corda

Agora levanta a mão quem nunca brincou de pular corda! É uma das brincadeiras antigas mais divertidas e que as crianças ficavam horas brincando. Basicamente a brincadeira consiste em duas crianças batendo a corda, enquanto outra criança pula cada vez que a corda bater no chão. Enquanto isso as crianças cantavam várias músicas,  a mais conhecida era:

“Um homem bateu em minha porta,

E eu abri.

Senhoras e senhores: põe a mão no chão,

Senhoras e senhores: pule de um pé só,

Senhoras e senhores: dê uma rodadinha,

E vá pro olho da rua!”

De acordo com a música as crianças precisam seguir os passos: botar a mão no chão, pular em um pé só e depois dar uma rodada antes de sair.

 

BATATINHA FRITA 123

brincadeiras-antigas-batatinha-frita

Esta brincadeira antiga é realizada a partir de 4 ou mais crianças. Para começar as crianças precisam ficar alinhadas uma ao lado da outra de uma lado. Uma criança é escolhida entre as demais para ficar do lado oposto e de costas para as outras crianças com os olhos vendados. A criança que está de costas deverá gritar: “Batatinha frita 1, 2, 3”. Então, as crianças da outra extremidade devem caminhar em direção à criança que está falando. Não vale correr!

Assim que terminar de dizer “Batatinha frita 1,2,3”, a criança deve se virar rapidamente, tirar a venda e as outras devem se transformar em estátuas. A criança que gritou deve observar se há alguma criança se mexendo. Se isso acontecer a tal criança deverá voltar para o começo, ou seja, o ponto de partida. E então a brincadeira recomeça: a criança volta a ficar de costas e grita novamente “Batatinha frita 1, 2, 3” e as outras continuam a caminhar em direção a ela. E assim sucessivamente até que alguém encoste na criança que está de costas. Aquela que conseguir troca de lugar com a criança que estava de costas!

 

MORTO-VIVO

brincadeiras-antigas-morto-vivo

Mais uma brincadeira antiga que é muito bacana e as crianças curtem bastante!

Escolhe-se uma criança para ficar de frente para as outras e dará os comandos: Vivo ou Morto. Se disser ‘vivo’ as crianças devem ficar em pé e se disser ‘morto’ as crianças devem abaixar. Aquele que errar o comando, sairá da brincadeira e aquele que conseguir ficar até o final sem errar vence!

 

PASSA OU REPASSA

brincadeiras-antigas-passa-repassa

Passa ou repassa é uma brincadeira antiga divertida e emocionante! Um adulto ou a criança mais velha da brincadeira escolherá um tema para fazer perguntas. As outras crianças devem  esperar para serem chamados e responder as perguntas. Serão divididas em 2 times, sendo que a criança de um time que não souber a resposta vai dizer : “passa”, e então outra criança do time adversário deverá tentar responder. Se não souber falará: “Repassa”, mas só poderão passar/repassar uma única vez, caso o próximo não saiba irá levar uma torta no rosto. Ganha o time que receber menos tortas no rosto!

 

POLÍCIA E LADRÃO

brincadeiras-antigas-policia-ladrao

A brincadeira antigapolícia e ladrão’ sempre fez muito sucesso, até os adultos gostavam de participar! Para começar divide-se as crianças em dois times: policiais e ladrões. Os policiais devem contar até 10 enquanto os ladrões correm e se escondem. Em seguida os policiais saem à procura dos ladrões e quando os encontram os prendem. Os ladrões que não forem presos podem encostar nos ladrões presos e os libertá-los da prisão. A brincadeira termina com todos os ladrões presos, é muita diversão!

 

EMPINAR PIPAS

brincadeiras-antigas-pipas

Uma das brincadeiras antigas que ficaram esquecidas nas grandes cidades é ‘empinar pipas’! É preciso escolher um local adequado e amplo, sem fios ou postes da rede elétrica. A pipa vai subindo com o vento e as crianças vão a empinando e a observando.

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."