11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA[2019]

PUBLICADO EM 14/12/2018

As brincadeiras de Páscoa são divertidas e uma ótima maneira de reunir sua família em casa, na igreja, na comunidade ou na escola, sendo sucesso garantido com as crianças! As Celebrações da Páscoa não seriam completa sem uma caça ao ovo, não é mesma? A alegria das crianças é realmente contagiante e até os adultos ficam empolgados e felizes. Muitas brincadeiras de Páscoa permitem inclusive que bebês participem da caçada e de muitas outras atividades, contando com música, comida e entretenimento para crianças, jovens e adultos. Confira nossas dicas e ideias para planejar uma grande caçada que certamente se tornará uma tradição da Páscoa!

brincadeiras pascoa


BRINCADEIRAS DE PÁSCOA PARA EDUCACAO INFANTIL 

Para as brincadeiras de Páscoa para a Educação Infantil é importante considerar alguns pontos e dicas:

Delimite a Área de Caça aos ovos e, caso necessário, obtenha permissão se você estiver usando um espaço da comunidade; 

Tenha um plano B caso chova no dia e você tenha escolhido um local aberto para realizar a brincacadeira de Páscoa na escola; 

Use e abuse de esconderijos da própria escola para esconder os ovos, como como cadeiras ??ou mesmo brinquedos de sala; 

Escolha alguém para  realizar os registros deste dia tão importante e divertido para as crianças;

Não se esqueça das crianças que tem de Alergias Alimentares, como intolerância a lactose e outras, então reserve ovos específicos para eles;

Já que estamos falando de Educação Infantil a brincadeira pode terminar com a reciclagem dos ovos caso sejam de plástico (Sugestão: você pode decorar uma caixa com motivos de Páscoa como, por exemplo, um coelhinho com a boca aberta e fazer com que as crianças tentem jogar os ovos de plástico vazios por dentro;


BRINCADEIRAS DIVERTIDAS PARA A PÁSCOA - EDUCAÇÃO INFANTIL: PARE E CONGELE (brincadeiras divertidas para a páscoa - Educação Infantil): coloque uma música para começar a caçada e as crianças devem congelar quando a música parar. Neste momento pode passar alguém fantasiado de coelhinho (um professor por exemplo) e pegar vários ovos de algumas crianças que não conseguiram parar e congelar a tempo e esconder novamente. Quando a música recomeça a todos voltam à caça! Os ovinhos podem conter mensagens para as crianças com o sentido e a história da Páscoa!  

ESTAÇÕES DE OVOS COLORIDOS (brincadeiras divertidas para a páscoa - Educação nfantil):  você pode montar alguns desafios para a caçada dos ovos e conforme as crianças forem encontrando os ovinhos, correm para a estação e completam a tarefa para conseguir doces, mensagens, prendas ou um prêmio. Inclua desafios fáceis, como arremessar uma bola em um arco, pular corda, andar numa perna só, ou qualquer outra atividade. As crianças amam, é um verdadeiro sucesso!

brincadeiras-pascoa

BINGO DA PÁSCOA (brincadeiras divertidas para a páscoa - Educação Infantil): você pode criar um cartão de bingo com adesivos ou figuras especiais em cada quadrado e cole os mesmos adesivos nos ovos de “bingo” correspondentes que estão bem escondidos no local onde será a de caça aos ovinhos. As crianças não pegam os ovos especiais, mas deixam onde estão e os marcam no cartão do bingo. Quando uma criança completa uma fileira de ovos especiais, eles ganham um prêmio extra!

OVOS VERDADEIROS (brincadeiras divertidas para a páscoa - Educação Infantil): Você pode misturar ovos cozidos (depois de cozinhos você pode colorí-los) e ovos de plástico e oferecer prendas especiais para quem for encontrando os ovos verdadeiros (sugestão: um ou dois por criança). Outra ideia muito bacana é pintar seus ovos cozidos e fazer com que cada criança procure uma cor específica.

CAÇA AOS OVOS ÀS AVESSAS (brincadeiras divertidas para a páscoa - Educação Infantil): Inverta a caça aos ovos e peça às crianças que escondam os ovos para os adultos, é excelente e todos se divertem.


BRINCADEIRAS DE PÁSCOA PARA BERÇÁRIO

brincadeiras-pascoa

A Caça aos ovos de Páscoa é um dos momentos mais esperados da Páscoa pelas crianças. Se você tem um bebê ou trabalha com bebês em berçários e elas ainda não estão prontas para doces, adesivos ou moedas dentro de seus ovinhos coloridos, então veja nossas sugestões:

PINTAR OVOS (brincadeiras de Páscoa para berçário):

Colocar a mão na massa com os pequenos pode ser muito divertido! Os bebês podem pintar com os próprios dedinhos os ovos de plástico. Certifique-se apenas de usar tinta atóxica e sob supervisão para não colocarem na boca.  

ESCONDE-ESCONDE (brincadeiras de Páscoa para berçário): Deixe o bebê vê-lo esconder os ovos em um balde em uma tigela grande. Em seguida, ajude-o a encontrá-los brincando de esconde-esconde para revelar os ovos escondidos. Alguns bebês podem gostar de classificar os ovos de acordo com as cores iguais ou colocá-los todos, deixe-os se divertirem!

FESTA FANTASIA (brincadeiras de Páscoa para berçário): você pode optar por realizar uma festinha à fantasia com os bebês, sejam com roupas especiais ou com acessórios como máscara e patinhas de coelho que podem estar espalhadas pelas roupas do bebê. É fundamental que os bebês participem para deixar a brincadeira ainda mais divertida!

CAÇA AOS OVOS (brincadeiras de Páscoa para berçário): verifique se a grama ou o local que você escolhe para realizar a caça aos ovos com os bebês está livre de objetos que eles podem engolir ou se machucar. (Sugestão: piscina de bolinhas!) Prepare ovos brilhantes e coloridos por toda parte com pequenas distâncias entre eles. Se o bebê ainda não estiver engatinhando, coloque os ovos em uma cesta e o deixe brincar! É fundamental usar pistas visuais, tão grandes e coloridas quanto você puder criar.

BRINCADEIRAS DE PÁSCOA EM FAMÍLIA

brincadeiras-pascoa

Se você e sua família estão comemorando a Páscoa, provavelmente você está tendo algumas ideias como: tingir alguns ovos, presentear as crianças com cestinhas enfeitadas ou embarcar em uma tradicional caça aos ovos de Páscoa com as crianças. As crianças da família são provavelmente as mais ansiosas por essa data e adoram todas brincadeiras de Páscoa, mas com certeza toda a família se diverte com a caça aos ovos.Se optar por uma caça aos ovos para seus filhos e sobrinhos, seja no seu jardim, em sua casa ou em qualquer outro lugar, aqui estão algumas dicas para ajudar você a organizar a caçada perfeita para a próxima Páscoa.

OVOS LUMINOSOS (brincadeiras de Páscoa em família): Espalhe ovos decorados neon ou pintados de tamanhos diferentes e espalhe nos quartos. Cronometre o tempo e a caçada pode começar! A diversão está garantida, é ótima também para as crianças mais velhas ou adolescentes.

CENOURAS PARA O COELHINHO (brincadeiras de Páscoa em família): na noite que antece o famoso domingo de Páscoa, converse seus filhos e diga que vocês precisam alimentar os colehinhos da páscoa com cenoruras. Então espalhe por diversos cantos da casa várias cenouras com as crianças que vão participar da brincadeiras (filhos, sobrinhos, etc) e deixe tudo preparado para os coelhinhos. Então, depois que as crianças forem dormir morda ou retire alguns pedaços das cenouras e esconda os ovos de Páscoa em locais próximos. Quando as crianças acordarem vão ficar super empolgadas de vir as cenouras mordidas e saíram correndo atrás dos ovos de Páscoa. 

CAÇA AOS OVOS NOTURNA (brincadeiras de Páscoa em família): Outra ideia bem legal é caça as ovos à noite para as crianças mais velhas ou jovens. Esconda os ovos no jardim ou no quintal e distribua laternas para as crianças usarem.

QUEM ESTÁ COM FOME? (brincadeiras de Páscoa em família) Outra sugestão para uma caçada em família é comprar ovos bem grandes e pedir para as crianças caçarem o almoço! Você pode colocar o que quiser dentro dos ovos grandes, como: uvas frescas,  morangos, sanduíches, bolachas, um punhado de nozes e, claro, alguns bombons  de chocolate para a sobremesa! Você pode elaborar um cardápio, imprimir e distribuir para que as crianças verifiquem os itens à medida que forem encontrando. 

BRINCADEIRAS DE PÁSCOA PARA EMPRESAS (Dinâmicas de Páscoa para Empresas, confira!)

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-pascoa-familia.jpg

Para as empresas é possível criar uma caça aos ovos de Páscoa bem diferente e também muito divertida. O organizador da brincadeira deverá comprar um número de ovos de páscoa (podem ser ovos de plástico colorido ou pedir para cada funcionário confeccionar seu próprio ovo) e colocar todos em uma caixa. O organizador então deverá colocar uma mensagem dentro ou grudá-la em cada ovo e distribuir por todo o local onde ocorrerá  a brincadeira. Cada participante sairá em busca de seu ovo e deverá tirar uma foto da mensagem que encontrar. Quem terminar sua tarefa deverá se sentar em um lugar previamente combinado e aguardar os outros. Assim que todos estiverem reunidos ajuntarão cada mensagem encontrada em suas fotos contendo mensagens com a história da Páscoa e ao final entenderão de forma alegre e divertida um pouco sobre a história da Páscoa! O organizador então poderá propor que todos saiam novamente em busca dos ovos e então poderão pegar qualquer ovinho e dessa vez a missão será encontrar o grande ovo. A empresa pode escolher, por exemplo, se será um grande ovo de chocolate cheio de ovinhos para distribuir para todos.Outra idéia bem criativa também de brincadeira ou dinâmica de Páscoa para empresas é comprar um quebra-cabeça e colocar suas peças dentro de alguns dos ovos e fazer os participantes montarem o quebra-cabeça depois da caçada.Feliz Páscoa! Esperamos que todas as crianças (e adultos) tenham um dia maravilhoso e significativo de Páscoa!

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."