PORTAL DE NOTÍCIAS

11+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

PUBLICADO EM 27/03/2020

As brincadeiras na Educação Infantil visam favorecer o processo de aprendizagem da criança

As brincadeiras na Educação Infantil promovem a autonomia, a reflexão, a criatividade e imaginação, o entendimento das regras e combinados e sobretudo o desenvolvimento integral da criança, ou seja, nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Os professores de Educação Infantil devem estar atentos ao desenvolvimento das capacidades e habilidades de cada criança, incentivando-as sempre à uma aprendizagem significativa. Vamos conhecer agora as 11+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL!

SOL E LUA Brincadeiras na Educação Infantil

brincadeiras-educacao-infantil3.jpg

A brincadeira 'Sol e Lua' pode ser realizada com crianças a partir 4 de anos e é bem conhecida na Educação Infantil. Trabalha os seguintes aspectos: atenção, agilidade e lateralidade vivenciando as noções de direita e esquerda. Em uma quadra ou área externa faça uma divisão reta no chão com a ajuda de um giz, de uma lado você desenha um sol e do outro uma lua. O professor deve dar os comandos: 'Sol, sol, lua, sol, lua, lua, sol' e a criança atende pulando de um lado e de outro da reta de acordo com os comandos.

 

ZIP ZAP ZOP Brincadeiras na Educação Infantil

brincadeiras-educacao-infantil2.jpg

A brincadeira na Educação Infantil 'Zip Zap Zop' trabalha a atenção, concentração, lateralidade e socialização, podendo ser trabalhada com crianças a partir de 4 anos. As crianças ficam em pé e em roda, enquanto o professor fica no meio e inicia a brincadeira. Ao som de uma música as crianças imitam e acompanham os movimentos de direita e esquerda do professor. Assim que a música parar o professor vai apontar para uma criança e dizer 'Zip', que por sua vez deverá falar o nome do colega que estiver ao seu lado direito, mas se o professor disser 'Zap', o aluno tem que falar o nome do colega que está a sua esquerda.  Quando o professor disser 'Zop', a criança só tem que responder seu próprio nome e quando disser 'zip, zap, zop' todas as crianças da roda precisarão trocar de lugar para ficar do lado de outros amigos facilitando a socialização e compreensão de direita e esquerda.

 

VARINHA MÁGICA Brincadeiras na Educação Infantil

brincadeiras-educacao-infantil1-varinha.jpg

Esta brincadeira é muito divertida e as crianças adoram: as crianças devem formar uma fila em uma ponta da sala de aula ou da área externa, enquanto na outra ponta estará um bambolê no chão com uma varinha 'mágica' dentro. A primeira criança da fila vai pulando em uma perna só até o bambolê, pega a varinha mágica e volta com ela na mão esquerda e pulando em uma perna só (direita). Quando chega até a fila deve entregar a varinha para a criança da vez que deve saltar em uma perna só (direita) e levar com a mão esquerda a varinha até o bambolê e deixá-la lá dentro. E assim sucessivamente até todas as crianças terem ido, é mais fácil realizar esta brincadeira com crianças a partir de 5 anos ou mais, trabalhando a lateralidade, cooperação, socialização, equilíbrio e atenção.

 

CAIXA SURPRESA Brincadeiras na Educação Infantil

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educacao-infantil1-caixa.jpg

Muito utilizada nas escolas de Educação Infantil, a Caixa Surpresa é uma das brincadeiras favoritas para crianças de 2 e 3 anos. Você pode encapar uma caixa de sapatos com desenhos feitos pelas crianças e colocar dentro materiais diversos: bichos de pelúcias, um porta-retrato, uma garrafinha de plástico, uma colher, um óculos de brinquedo, e o que desejar! Você pode fazer um orifício grande o suficiente para que a criança de 2 e 3 anos coloquem a mão lá dentro e consigam pegar o objeto, estimulando sempre sua imaginação, reflexão, vocabulário, fazendo perguntas que os incentivem a adivinhar o que tem lá dentro.

 

CHOCALHOS DIFERENTES Brincadeiras na Educação Infantil

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educacao-infantil1.jpg

Guarde garrafas pequenas tipo Pet, você pode criar diferentes tipos chocalhos com elas. Você pode colocar dentro milho de pipoca, areia (você colorir a areia com corantes específicos), mistura de água com glitter, lantejoulas, estrelinhas e afins, feijão, arroz, e o que preferir. O efeito que esses chocalhos causam nos bebês a partir de 4 meses e nas crianças pequenas é encantador, as crianças se apaixonam! A partir dos 2 anos elas mesmas podem ajudar você na confecção dos chocalhos.

 

TRAVA-LÍNGUASBrincadeiras na Educação Infantil

brincadeiras-educacao-infantil1.jpg

Os  Trava-línguas são muito explorados dentro das brincadeiras da Educação Infantil para crianças a partir de 3 anos. São divertidas brincadeiras lúdicas de origem folclórica que as crianças encaram como verdadeiros desafios. Os Trava-línguas estimulam a linguagem oral e sua pronúncia correta, a memória, a desenvoltura e imaginação das crianças. Vamos relembrar os principais:

NINHO DE MAFAGAFOS

'Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será'

 

O RATO

'O rato roeu a roupa do rei do Roma'

'Três tigres tristes para três pratos de trigo,

 Três pratos de trigo para três tigres tristes'

 

DOCE

O doce perguntou pro doce

Qual é o doce mais doce

Que o doce de batata-doce.

O doce respondeu pro doce

Que o doce mais doce que

O doce de batata-doce

É o doce de doce de batata-doce.

 

O PÉ DE PEDRO

O peito do pé de Pedro é preto.

Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto,

tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.

 

TIGRES TRISTES

Três pratos de trigo para três tigres tristes.


CAUDA DO DRAGÃO | Brincadeiras na Educação Infantil

 brincadeiras-educacao-infantil4.jpg

A brincadeira 'Cauda do Dragão' pode ser realizada com crianças a partir de 1 ano e 6 meses (que já estão andando). É preciso ajudar as crianças a se organizarem em fila com as mãos nos ombros do amigo da frente. A primeira criança da fila representará a cabeça e a última a cauda do dragão. A cabeça tentará pegar a cauda, ambas farão movimentos que as crianças (corpo) deverão acompanhar sem se soltar. É uma farra e elas adoram! Esta brincadeira trabalha o corpo e seus movimentos, equilíbrio, agilidade, cooperação e socialização.

 

CIRCUITO DE PNEUS | Brincadeiras na Educação Infantil

brincadeiras-educacao-infantil5.jpg

Muito usados nas escolas de Educação Infantil, os pneus velhos são usados para confecção de balanços, para proteção de áreas de riscos de acidentes e também várias brincadeiras. Uma das brincadeiras é o circuito de pneus para crianças a partir de 3 anos, onde as crianças devem saltar de dentro de um pneu para outro. O grau de dificuldade será de acordo com a faixa etária, quanto mais velhas maior o número de obstáculos e de dificuldades. Esta brincadeira explora o equilíbrio, lateralidade, atenção e habilidades motoras.

 

COELHINHO SAI DA TOCA Brincadeiras na Educação Infantil

brincadeiras-educacao-infantil6.jpg

A brincadeira popular Coelhinho sai da Toca é muito conhecida nas escolas de Educação Infantil e explora bastante as noções espaciais de dentro e fora. As crianças precisam ser divididas em grupos de três pessoas. Duas delas ficam de mãos dadas formando a toca e a outra criança será o coelhinho e deverá ficar dentro da toca. Enquanto isso as outras crianças serão os coelhinhos perdidos e estarão do lado de fora da toca. Assim que o adulto ou uma criança que estiver comandando a brincadeira gritar: 'Coelhinho sai da toca, um, dois, três', as crianças que fazem o papel de toca devem levantar os braços e todos os coelhinhos devem sair tentar entrar em uma nova toca e disputar também com os coelhos perdidos. Os coelhinhos que não conseguirem são os coelhinhos perdidos e precisam esperar a toca se abrir novamente. Nas escolas é comum o uso de bambolês como toca!

 

CAI CAI CHAPÉU | Brincadeiras na Educação Infantil

brincadeiras-educacao-infantil7.jpg 

As crianças devem ficar em roda e cada uma receber um número diferente (pode ser de EVA). O professor estará no centro da roda segurando um chapéu e joga o chapéu para cima gritando um número. Assim a criança que estiver com aquele numero deve correr e pegar o chapéu, enquanto o professor e as outras crianças cantam 'cai, cai chapéu'. Se a criança deixar o chapéu cair ela sai da brincadeira! A brincadeira 'cai, cai chapéu' trabalha bastante a atenção e agilidade das crianças.

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."