PORTAL DE NOTÍCIAS

COELHINHO SAI DA TOCA | COOPERATIVO, MÚSICA E MUITO MAIS

PUBLICADO EM 23/06/2020

Brincadeira Coelhinho Sai da Toca - Coelhinho Sai da Toca

Brincar ao ar livre oferece à criança a chance de explorar o ambiente natural, se aventurar, testar seus limites físicos, se expressar e construir sua autoconfiança. As atividades e brincadeiras externas necessitam de mais espaço e favorecem a liberdade para grandes movimentos, como correr, pular, chutar e arremessar.

À medida que a criança cresce você pode incentivá-la a experimentar uma atividade estruturada ao ar livre, como pular corda, brincar com bola, brincadeiras de rua, esconde-esconde, amarelinha, cabo de guerra.

Hoje vamos conhecer ou relembrar a BRINCADEIRA COELHINHO SAI DA TOCA, sua sequência didática, suas variações com números e muito mais.

  A BRINCADEIRA COELHINHO SAI DA TOCA

 

Brincadeira Coelhinho Sai da Toca - Educação Infantil

A brincadeira popular Coelhinho sai da Toca é muito conhecida nas escolas de Educação Infantil e explora bastante as noções espaciais de dentro e fora. As crianças precisam ser divididas em grupos de três pessoas. Duas delas ficam de mãos dadas formando a toca e a outra criança será o coelhinho e deverá ficar dentro da toca. Enquanto isso as outras crianças serão os coelhinhos perdidos e estarão do lado de fora da toca. Assim que o adulto ou uma criança que estiver comandando a brincadeira gritar: 'Coelhinho sai da toca, um, dois, três', as crianças que fazem o papel de toca devem levantar os braços e todos os coelhinhos devem tentar entrar em uma nova toca, disputando também com os coelhos perdidos. Os coelhinhos que não conseguirem uma toca serão os coelhinhos perdidos e precisarão esperar a toca se abrir novamente. Nas escolas é comum o uso de bambolês como toca!

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COELHINHO SAI DA TOCA

Brincadeira Coelhinho Sai da Toca - Atividade Pedagógica

A proposta dessa atividade pedagógica é oportunizar à criança situações que explore o controle dos movimentos do corpo, a socialização, noções de dentro e fora, atenção, agilidade, entre outras habilidades.

Idade: crianças a partir de 4 anos

Número de participantes: a partir de 6 participantes

Espaço para a Brincadeira: lugar bem amplo, como quadras esportivas, campo de futebol, pátio, ginásios e outros.

Material: bambolês

Objetivo: Atenção, agilidade, coordenação motora ampla, noção de tempo e espaço e integração entre os participantes. As brincadeiras ao ar livre são excelentes para a saúde física, desenvolvimento e autoconfiança da criança.

Dividir a turma em duas equipes: uma equipe será o coelho e a outra será a toca.

Atenção: o número de tocas deve ser igual ao número de coelhos menos 1. Então, este será o número de bambolês que você vai precisar para a realização desta brincadeira.

Antes de iniciar a brincadeira explique as regras para as crianças e veja se todos entenderam. Após a explicação as crianças (os coelhinhos) devem se espalhar pelo espaço onde a brincadeira vai ocorrer e ficarem fora da toca.

Assim que a brincadeira tiver início, os coelhos devem correm para dentro da toca, ou seja, dos bambolês. A criança que não conseguir uma toca a educadora responsável pela brincadeira fará uma pergunta sobre o conteúdo estudado da disciplina escolhida.

E, então, a brincadeira recomeça assim que a educadora gritar: 'Coelhinho sai da toca'. Todos os coelhinhos deverão trocar de tocas até que mais uma vez um coelhinho ficará sem toca novamente, devendo responder a uma pergunta da educadora.

Dica: na falta de bambolês, as tocas podem ser desenhadas no chão com o auxílio de um giz ou, como vimos no começo do post, as próprias crianças poderão formar as tocas com seus braços.


BRINCADEIRA COELHINHO SAI DA TOCA MÚSICA

Brincadeira Coelhinho Sai da Toca - Música

Outra opção mais aprimorada e divertida desta brincadeira consiste na presença de um caçador de coelhinhos ou do Lobo.

No caso do caçador: dado o sinal para o início da brincadeira o caçador deverá perseguir os coelhinhos durante a troca de tocas. O primeiro coelho a ser pego assumirá o posto de caçador, e o caçador, por sua vez, irá se tornar um dos coelhinhos.

No caso do Lobo: funciona da mesma maneira que o caçador, porém as crianças deverão cantar a música:

'Vamos passear no bosque, enquanto seu lobo não vem' (duas vezes)

Assim, as crianças chegam perto do Lobo e perguntam: 'Seu lobo está?' (duas vezes)

O Lobo, por sua vez, responde: 'Estou aqui', e corre atrás dos coelhinhos que estão fora das tocas.

 

COELHINHO SAI DA TOCA COOPERATIVO

Brincadeira Coelhinho Sai da Toca - Versão

Os jogos cooperativos têm como objetivo promover o trabalho em equipe, reforçar a confiança pessoal, contribuir na construção de valores e favorecer a participação de todos.

No Coelhinho Sai da Toca Cooperativo a diferença principal é que duas crianças compartilham o mesmo bambolê. O foco é incentivar as crianças a se organizem entre si para que nenhuma fique fora da toca. Durante esse processo o educador deverá retirar um bambolê, dificultando a brincadeira. Então, a brincadeira segue até que sobre somente uma toca.

Gostou deste jogo? Confira mais:

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."