PORTAL DE NOTÍCIAS

COELHINHO SAI DA TOCA | COOPERATIVO, MÚSICA E MUITO MAIS

PUBLICADO EM 23/06/2020

brincadeira-coelhinho-sai-da-toca-musica

Brincar ao ar livre oferece à criança a chance de explorar o ambiente natural, se aventurar, testar seus limites físicos, se expressar e construir sua autoconfiança. As atividades e brincadeiras externas necessitam de mais espaço e favorecem a liberdade para grandes movimentos, como correr, pular, chutar e arremessar.

À medida que a criança cresce você pode incentivá-la a experimentar uma atividade estruturada ao ar livre, como pular corda, brincar com bola, brincadeiras de rua, esconde-esconde, amarelinha, cabo de guerra.

Hoje vamos conhecer ou relembrar a BRINCADEIRA COELHINHO SAI DA TOCA, sua sequência didática, suas variações com números e muito mais.

  A BRINCADEIRA COELHINHO SAI DA TOCA

 https://cursodebaba.com/images/brincadeira-coelhinho-sai-da-toca.jpg

A brincadeira popular Coelhinho sai da Toca é muito conhecida nas escolas de Educação Infantil e explora bastante as noções espaciais de dentro e fora. As crianças precisam ser divididas em grupos de três pessoas. Duas delas ficam de mãos dadas formando a toca e a outra criança será o coelhinho e deverá ficar dentro da toca. Enquanto isso as outras crianças serão os coelhinhos perdidos e estarão do lado de fora da toca. Assim que o adulto ou uma criança que estiver comandando a brincadeira gritar: 'Coelhinho sai da toca, um, dois, três', as crianças que fazem o papel de toca devem levantar os braços e todos os coelhinhos devem tentar entrar em uma nova toca, disputando também com os coelhos perdidos. Os coelhinhos que não conseguirem uma toca serão os coelhinhos perdidos e precisarão esperar a toca se abrir novamente. Nas escolas é comum o uso de bambolês como toca!

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COELHINHO SAI DA TOCA

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-coelhinho-sai-da-toca.jpg

A proposta dessa atividade pedagógica é oportunizar à criança situações que explore o controle dos movimentos do corpo, a socialização, noções de dentro e fora, atenção, agilidade, entre outras habilidades.

Idade: crianças a partir de 4 anos

Número de participantes: a partir de 6 participantes

Espaço para a Brincadeira: lugar bem amplo, como quadras esportivas, campo de futebol, pátio, ginásios e outros.

Material: bambolês

Objetivo: Atenção, agilidade, coordenação motora ampla, noção de tempo e espaço e integração entre os participantes. As brincadeiras ao ar livre são excelentes para a saúde física, desenvolvimento e autoconfiança da criança.

Dividir a turma em duas equipes: uma equipe será o coelho e a outra será a toca.

Atenção: o número de tocas deve ser igual ao número de coelhos menos 1. Então, este será o número de bambolês que você vai precisar para a realização desta brincadeira.

Antes de iniciar a brincadeira explique as regras para as crianças e veja se todos entenderam. Após a explicação as crianças (os coelhinhos) devem se espalhar pelo espaço onde a brincadeira vai ocorrer e ficarem fora da toca.

Assim que a brincadeira tiver início, os coelhos devem correm para dentro da toca, ou seja, dos bambolês. A criança que não conseguir uma toca a educadora responsável pela brincadeira fará uma pergunta sobre o conteúdo estudado da disciplina escolhida.

E, então, a brincadeira recomeça assim que a educadora gritar: 'Coelhinho sai da toca'. Todos os coelhinhos deverão trocar de tocas até que mais uma vez um coelhinho ficará sem toca novamente, devendo responder a uma pergunta da educadora.

Dica: na falta de bambolês, as tocas podem ser desenhadas no chão com o auxílio de um giz ou, como vimos no começo do post, as próprias crianças poderão formar as tocas com seus braços.


BRINCADEIRA COELHINHO SAI DA TOCA MÚSICA

brincadeira-coelhinho-sai-da-toca-musica

Outra opção mais aprimorada e divertida desta brincadeira consiste na presença de um caçador de coelhinhos ou do Lobo.

No caso do caçador: dado o sinal para o início da brincadeira o caçador deverá perseguir os coelhinhos durante a troca de tocas. O primeiro coelho a ser pego assumirá o posto de caçador, e o caçador, por sua vez, irá se tornar um dos coelhinhos.

No caso do Lobo: funciona da mesma maneira que o caçador, porém as crianças deverão cantar a música:

'Vamos passear no bosque, enquanto seu lobo não vem' (duas vezes)

Assim, as crianças chegam perto do Lobo e perguntam: 'Seu lobo está?' (duas vezes)

O Lobo, por sua vez, responde: 'Estou aqui', e corre atrás dos coelhinhos que estão fora das tocas.

 

COELHINHO SAI DA TOCA COOPERATIVO

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-coelhinho-sai-da-toca.jpg

Os jogos cooperativos têm como objetivo promover o trabalho em equipe, reforçar a confiança pessoal, contribuir na construção de valores e favorecer a participação de todos.

No Coelhinho Sai da Toca Cooperativo a diferença principal é que duas crianças compartilham o mesmo bambolê. O foco é incentivar as crianças a se organizem entre si para que nenhuma fique fora da toca. Durante esse processo o educador deverá retirar um bambolê, dificultando a brincadeira. Então, a brincadeira segue até que sobre somente uma toca.

Gostou deste jogo? Você pode conferir mais artigos deste tipo envolvendo brincadeira, jogos e atividades para as crianças em BRINCADEIRAS.

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."