PORTAL DE NOTÍCIAS

7+ FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 0 A 6 ANOS

PUBLICADO EM 27/09/2018

fases-desenvolvimento-infantil

O desenvolvimento infantil começa a partir do nascimento do bebê e percorre diversas fases em um processo contínuo de conquistas de habilidades e autonomia. A criança é definida como produtora e reprodutora de cultura, ou seja, ela se apropria de conhecimento porém também deixa a sua marca, pois traz consigo uma bagagem cultural. Vamos conferir as FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL e os principais marcos de 0 até 6 anos? Separamos também algumas atividades e estímulos para bebês de 0 a 12 meses!

PRINCIPAIS MARCOS E CONQUISTAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS

fases-desenvolvimento-infantil-1

Trata-se de uma fase exploratória ou das descobertas, onde as crianças correm pela casa toda e já conseguem andar sem apoio:

  • O equilíbrio e a coordenação motora vão melhorando a cada dia
  • Consegue abaixar-se sem cair
  • É capaz de virar páginas de livros
  • Gosta de pegar giz de cera para rabiscar
  • Sua oralidade vai ganhando campo e suas primeiras palavras poderão ser ouvidas
  • Dificuldade em entender regras e combinados nesta fase, sendo comum as famosas birras e manhas
  • É provável que o bebê após 1 ano e meio já comece a selecionar os alimentos
  • Próximo dos dois anos alguns bebês já conseguem formar frases bem curtas de três palavras, é o início de sua comunicação efetiva com os adultos.

 

FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 2 e 3 ANOS

PRINCIPAIS MARCOS E CONQUISTAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS

fases-desenvolvimento-infantil-2

  • Já tem uma compreensão melhor do que é dito pelas pessoas mais próximas a ele
  • Fase da imitação, adoram imitar o que os adultos fazem ou falam!
  • Os livros ganham atenção especial no processo de estimulação nesta fase
  • Por volta dos dois anos muitos bebês já começam a avisar quando fazem xixi ou cocô na fralda
  • Essa fase é marcada também pela socialização do bebê com outras crianças e torna-se um estímulo a mais para melhorar suas habilidades de comunicação
  • Nessa faixa etária é comum os bebês explorarem o mundo ao seu redor com o próprio corpo
  • Encontra-se em amplo desenvolvimento e as experiências que vivencia são aproveitadas ao máximo
  • A criança entende melhor as regras e a compartilhar seus brinquedos
  • Começa a desenvolver a noção de tempo e espaço
  • Capaz de chutar a bola sem perder o equilíbrio
  • Já gosta de escolher suas próprias roupas de acordo com suas preferências
  • Tenta impor suas vontades
  • Fala de si mesma na terceira pessoa
  • Adora dançar e acompanhar o ritmo

 

FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 3 a 6 ANOS

PRINCIPAIS MARCOS E CONQUISTAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS

fases-desenvolvimento-infantil-3

  • O ritmo de crescimento físico já não é tão rápido quanto antes
  • É compreensível para os adultos
  • Já sabe seu nome, consegue escrevê-lo sozinho ou com o auxílio de uma plaquinha ou crachá
  • Sabe seu sexo e sua idade
  • Sua curiosidade aumenta a cada dia, assim como os chamados ' por quês?'
  • Sua sensibilidade também é bem aguçada, ocorre nessa fase os denominados 'choros sentidos'
  • Essa sensibilidade pode também se manifestar na forma de medo de alguns animais, do escuro, de pessoas estranhas ou personagens
  • A partir dos 4 anos as atividades em grupos na Escola são muito bem vindas pelas crianças que estão na fase de socializar-se
  • O diálogo com o adulto é mais eficaz, seja pedindo ajuda, contando alguma coisa que aconteceu no seu dia ou expressando seu carinho
  • Perto dos 5 anos a criança começa a ter mais autoconfiança
  • Adora usar fantasias e se sentir os verdadeiros heróis e heroínas
  • Entre os 4 e 6 anos consegue utilizar a tesoura para recortar tracejados de desenhos, linhas e curvas

Os hábitos dos adultos começam de fato a fazer parte dos seus hábitos, como escovar os dentes, tirar o pijama, tomar o café da manhã, calçar os sapatos.         


AS FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM

FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PIAGETIANO

fases-desenvolvimento-infantil-piaget

As fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget é uma descrição do desenvolvimento cognitivo com quatro estágios distintos: sensório-motor, pré-operacional, concreto e formal.

 

FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL SEGUNDO VYGOTSKY

fases-desenvolvimento-infantil-vygosty

Lev Vygotsky contribuiu significativamente para as teorias do desenvolvimento cognitivo. O primeiro estágio do aprendizado de uma criança, de acordo com Vygotsky, é observar e imitar como alguém realiza uma tarefa. Embora a criança possa não ter a capacidade de completar fisicamente a atividade sozinha, ela pode internalizar o que vê. Usando as informações que obtém por meio de observações, modelagem e instruções, a criança é capaz de avançar para a independência na realização de uma tarefa completamente sozinha. E finalmente o último estágio que é quando uma criança é capaz de iniciar e terminar uma tarefa sem qualquer intervenção de ninguém. A zona ou o tempo entre o momento em que a criança precisa de ajuda ou orientação para realizar uma tarefa e o momento em que pode resolver um problema ou concluir uma tarefa por si mesma é chamada de zona de desenvolvimento proximal, ou ZPD; este é o período de aprendizado. Quando a criança está na ZDP, pais e professores devem concentrar suas instruções para desafiar a criança no nível apropriado, para que ela aprenda mais. A cultura desempenha um papel significativo na determinação do que e como a criança aprende, ou seja, a interação com a sociedade molda as funções mentais elementares da atenção, sensação, percepção e memória. As crianças estão constantemente pressionando seus estágios de desenvolvimento para aprender mais à medida que se tornam capazes. Para Vygotsky, as crianças não apenas copiam o que lhes ensinam, mas o usam para desenvolver habilidades e assim transformá-lo em conhecimento.

FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL SEGUNDO FREUD

fases-desenvolvimento-infantil-freud

Freud propôs que o desenvolvimento psicológico na infância ocorra durante cinco estágios psicossexuais: oral, anal, fálico, latência e genital.

 

ATIVIDADES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 12 MESES

CONVERSE COM O BEBÊ, GESTICULE E MASSAGEIE O BEBÊ 

fases-desenvolvimento-infantil-massagem

A partir do primeiro mês o bebê pode ter um aumento de peso de  20 a 30 gramas por dia até o terceiro mês de vida. Logo após o nascimento o bebê permanece na postura global de flexão, que é a postura que o bebê ficava quando estava dentro do útero materno, todo encolhido.

É muito importante que você converse bastante com o bebê para ele ir acostumando com sua voz. Mexa bastante com suas mãos bem próximo a linha de visão dos bebês (até o terceiro mês a visão é bastante deficitária ainda, entre é preciso aproximar), massageie de forma suave e carinhosa.

TATEANDO

fases-desenvolvimento-infantil-tatear

A partir dos 4 a 6 meses o bebê pode ter um aumento de peso de 15 a 20 gramas por dia e já começa a ativar a musculatura das costas e jogar o peso para um bracinho e esticar o outro para pegar alguma coisa. A partir dos 4 para 5 meses alguns bebês já prestam atenção maior a tudo que está ao seu redor, então abuse de cores nos chocalhos, molho de chaves de brinquedo, e outros brinquedinhos próprios para a idade para poderem tatear! Assim que o pescoço do bebê estiver mais firme (a partir dos 4 meses mais ou menos), deixe-o de bruços e tente atrair sua atenção com objetos coloridos para que tente alcançá-lo. Isso irá estimulá-lo a rolar e, mais para frente, arrastar-se e também a engatinhar.

ESCONDE-ESCONDE 

fases-desenvolvimento-infantil-esconde

A partir dos 4 a 6 meses você já pode iniciar o esconde-esconde com o bebê com a própria fraldinha de pano que ele usa ou uma cobertinha que ele adore. Você esconde o seu rostinho e aparece sempre interagindo e tentando fazê-lo sorrir e a participar do seu jeito e de acordo com suas possibilidades.

GESTOS E MOVIMENTOS 

fases-desenvolvimento-infantil-tchau

Estimule o bebê a fazer o 'tchauzinho', mandar beijo, bater palmas, fazer caretas, apontar o nariz, o pé, a barriguinha e demais partes do corpo. Assim você também estará trabalhando a linguagem, coordenação motora e vocabulário.

CAIXA SURPRESA 

fases-desenvolvimento-infantil-caixa

Muito utilizada em escolinhas e por muitas babás, a Caixa Surpresa é muito apreciada pelos bebês. Dentro de uma caixa você pode colocar materiais diversos: bichos de pelúcias, um porta-retrato, uma garrafinha de plástico, uma colher, um óculos de brinquedo, e o que desejar! Você pode fazer um orifício grande o suficiente para que o bebê coloque a mão lá dentro e consiga pegar o objeto, estimulando sempre sua imaginação, perguntando o que será que tem lá dentro. Apenas se atente para não colocar nada que o bebê possa engolir ou se machucar. Eles adoram!

ENCAIXAR E EMPILHAR

fases-desenvolvimento-infantil-encaixar

Existem brinquedos próprios para isso, trabalham muito a coordenação motora, além de estimular a criatividade e a identificação das cores.

PROCUROU E ACHOU 

fases-desenvolvimento-infantil-achou

Os bebês adoram quando um adulto pede para ele buscar algum objeto e conseguem encontrá-lo. Por exemplo pegar o próprio sapato para passear, estimulando a própria autonomia e identidade do bebê. É uma ótima hora para trabalhar as cores: 'onde está a sua sapatilha ROSA?' São infinitas possibilidades!

BANHO MÁGICO 

fases-desenvolvimento-infantil-banho

A partir dos 6 meses o bebê já não gosta mais de ficar de barriga para cima, ele gosta de movimentar-se, então o bebê vai preferir rolar e ficar na posição de barriga para baixo. E nesta posição o bebê vai ser capaz de distribuir seu peso entre seus membros superiores e membros inferiores para poder engatinhar.

Quando o bebê está na banheira, você pode conversar com ele enquanto lava o seu pé, narrando como isto está sendo feito. Diga como está a temperatura da água, abuse de interjeições para dizer como o banho é gostoso! Nomeie as partes do corpo do bebê enquanto estiver dando o banho. Ofereça brinquedos de banho e interaja através de diálogos!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 2 ANOS

10+ MELHORES CONTOS DE FADAS PARA CRIANÇAS  

10+ MELHORES HISTÓRIAS PARA DORMIR

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BOLA

15+ MELHORES LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."