BLOG

10 MELHORES DINÂMICAS PARA CRIANÇAS

PUBLICADO EM 04/10/2018

As melhores dinâmicas para crianças são feitas de uma forma lúdica com o objetivo de socializar através de resultados positivos, favorecendo o trabalho em equipe e conhecimento de mundo.

As dinâmicas infantis são excelentes atividades para o primeiro dia de aula, que é cheio de novidades, de novas amizades e reencontros. Apresentaremos a seguir as 10 melhores dinâmicas para crianças:

1. CAIXA MÁGICA (Dinâmicas para Crianças)

dinamicas para criancas

Esta dinâmica é muito explorada nas escolas de Educação Infantil e as crianças adoram. A partir de 3 anos já é possível realizar esta dinâmica divertida: o objetivo é que as crianças descubram o nome do objeto com os olhos vendados, apenas com o tato. Em uma caixa separe mais ou menos 15 objetos diferentes e misture-os. As crianças devem estar sentada em roda e aguardar sua vez de descobrir um objeto da caixa com os olhos vendados.

2. MASTER CHEF (Dinâmicas para Crianças)

dinamicas para criancas master chef

A ideia desta dinâmica é além de divertir e socializar as crianças, também mostrar a importância de experimentar sempre novos alimentos sem preconceitos. É importante verificar com as famílias se alguma criança tem alguma alergia ou restrição alimentar. Com 4 ou 5 anos essa dinâmica para crianças fica bem interessante e as crianças se surpreendem. Separe em uma mesa alguns pratos ou temperos doces, salgados, azedos e amargos. Com os olhos vendados as crianças precisam descobrir quais são os sabores através de pequenas colheradas ou pitadas. Veja quais elas mais gostaram e depois peçam para que tirem as vendas e mostre o que é, elas vão se surpreender!

3.  FANTASMINHA (Dinâmicas para Crianças)

dinamicas para criancas fantasminha

Para esta dinâmica pode-se dividir as crianças em dois grupos, um fica da sala e o outro fora. Assim que o professor der o sinal o grupo que estiver do lado de fora enviará uma das crianças coberta com um lençol. O grupo adversário tentará descobrir quem é a criança escondida. Caso acerte ganha ponto e é a vez do outro grupo.

4. JUNTOS AGORA E SEMPRE (Dinâmicas para Crianças)

O objetivo desta dinâmica para crianças é estimular o trabalho em grupo, desenvolvendo estratégias para conseguir pegar mais bolas em menos tempo e pode ser realizada com crianças a partir de 4 anos.

É indicado que ocorra em uma área externa ou com mais espaço sem livre para que as crianças possam correr com liberdade e segurança. Para começar é preciso dividir as crianças em dois grupos com mesmo número de integrantes e separar duas caixas, uma cheia de bolinhas coloridas e outra vazia. Dada a largada uma criança por vez de cada grupo deve correr até o cesto cheio de bolinhas e trazer para o cesto vazio. O grupo que conseguir trazer mais bolinhas em um minuto, vence a dinâmica.

5. DINÂMICA DO DETETIVE (Dinâmicas para Crianças)

A dinâmica do detetive pode ser feita em um local fechado ou externo. O responsável pela dinâmica deverá fazer algumas pequenas modificações no ambiente escolhido durante o período em que a criança escolhida sai do local por uns minutos. Quando a criança deverá ser o detetive e descobrir tudo o que foi modificado. A dificuldade deve ser de acordo com a idade das crianças na dinâmica.


6. DIGA UMA QUALIDADE (Dinâmicas para Crianças)

Esta dinâmica é excelente para enturmar as crianças e propicia uma socialização positiva. Separe uma caixa ou um pote pequeno e coloque o nome em um papel dobrado de cada criança, misture tudo. As crianças devem se sentar em círculo e passar a caixinha de uma para a outra enquanto toca uma música. Assim que a música for interrompida a criança que estiver com a caixinha nas mãos deve retirar um papel, descrever uma qualidade que essa criança tenha e as outras crianças deverão adivinhar quem é a criança do papel. 

7. FEITIÇO DA BRUXA (Dinâmicas para Crianças)

dinamicas para criancas feitico da bruxa

Em uma roda as crianças sentadas devem receber um papel e uma caneta. Neste papel cada criança escreve o que gostaria que seu amigo do lado direito fizesse sem que o mesmo veja. Por exemplo, cantar uma música, pagar um mico, dar três pulinhos, etc. Assim que todos terminarem de escrever o feitiço da bruxa começa a agir: quem terá que fazer o que escreveu no papel é o próprio autor. Esta dinâmica trabalha conceitos de vida muito importante que é o respeito ao próximo e não fazer para ao próximo o que não gostaria para si.

8. FOGUETE MÁGICO (Dinâmicas para Crianças)

dinamicas para criancas foguete magico

Nesta dinâmica as crianças devem estar dispostas em círculo e o desenvolvedor da dinâmica deve ficar no centro com o foguete mágico, que pode ser confeccionado a partir de garrafa pet.   O Foguete Mágico será girado e quando parar estará apontado para uma das crianças. Então a criança escolhida pelo foguete mágico deverá realizar uma atividade escolhida pelo desenvolvedor da dinâmica. O intuito desta brincadeira é desenvolver a socialização e diversão, então nada de atividades constrangedoras e condizentes com a idade das crianças.   

9. O CACHORRO E O OSSO (Dinâmicas para Crianças)

As crianças devem ficar dispostas em círculo e uma delas deverá ficar no centro com os olhos vendados, que será o cachorro da vez. O objetivo desta dinâmica é trabalhar a atenção e percepção das crianças menores. Perto da criança será colocado um objeto ou o ‘osso’ e o orientador da brincadeira dará o sinal para outra criança tentar pegar com cuidado esse osso. A criança vendada deverá latir e indicar de onde veio o barulho, então o orientador tira a venda e a criança precisa acertar quem tentou roubar seu osso. Se acertar quem é a criança e esta que vai para o centro e a dinâmica recomeça. É muito divertida esta dinâmica.

10. ELEFANTE VOA?(Dinâmicas para Crianças)

A dinâmica “Elefante Voa” não poderia faltar, é um sucesso com as crianças. É bem simples, mas as crianças se atrapalham toda. O professor ou desenvolvedor da dinâmica de verá perguntar para as crianças se determinados animais voam. Para os animais que voam as crianças devem responder que sim e gesticular com os braços. As crianças que se atrapalharem e errarem deverão pagar um mico no final.

 

 

Mais Notícias