TUDO SOBRE A CÓLICA NO RECÉM-NASCIDO

PUBLICADO EM 24/09/2018

A cólica em recém-nascido ou bebê saudáveis é o principal motivo de choro

Quando a cólica em recém-nascido começa?

A partir de 2 semanas de vida o bebê recém nascido pode começar a sofrer das famosas cólicas, o que causa agonia e desespero nos pais devido ao choro intenso e prolongado. Lembrando que a cólica é definida em recém-nascidos e bebês saudáveis, bem alimentados e que apresentam choro constante e intenso por vários minutos ou mesmo horas. Ocorre igualmente entre os sexos masculino e feminino e em cerca de 30% dos recém-nascidos ou bebês, independente de serem amamentados ou alimentá-los através fórmulas de leite.

colica recem nascido bebe

Quanto tempo dura a cólica em recém-nascido?

Geralmente a cólica em recém-nascido e bebês desaparece por volta de 1 a 3 meses, vai depender de cada bebê, geralmente não ultrapassa 4 meses, sendo que alguns, inclusive, nem sofrem de cólicas.

Normalmente tanto recém-nascidos como bebês choram quando estão com fome, com a fralda suja ou cansados. O que realmente diferencia de uma situação de cólica é o choro já que trata-se de um choro bem mais alto, constante e que normalmente começa na mesma hora do dia e termina de repente.

Quais são os sintomas de cólica em recém-nascidos e bebês:

O principal sintoma de recém-nascidos ou bebês com cólica é o choro intenso e prolongado, como vimos anteriormente, além disso eles encolhem as perninhas, se contorcem, espremem-se, ficam vermelhinhos e a barriguinha fica mais endurecida. Além disso é bem difícil acalmá-los e podem soltar gases durante todo o período em que a cólica ocorre.

Em casos de dúvida se trata-se apenas de cólicas, os pais podem pedir orientação e confirmar com o pediatra responsável.

Quais são as causas de cólica em recém-nascidos ou bebês?

As possíveis causas das cólicas nos recém-nascidos podem ser:

1. Um sistema gastrointestinal imaturo e em crescimento;

2. Um sistema nervoso central imaturo e ainda em desenvolvimento;

3. Dificuldade em expelir gases

É um verdadeiro desafio para os pais quando se tem um recém-nascido ou bebê com cólica e pode ser um momento bem estressante para toda a família. Os pais se sentem incapazes e de mãos atadas para ajudar seu bem mais precioso. As cólicas em bebês e recém-nascidos não configuram nenhum dano a longo prazo e não existe cura, mas sim técnicas e métodos para ajudar a aliviar essa dor.

ALIMENTOS QUE DÃO CÓLICAS EM RECÉM-NASCIDOS

Em caso de recém-nascidos com cólica é importante que a mãe que amamenta observe se a retiradas de alguns alimentos contribuem para a diminuição da cólica, como: repolho, couve, brócolis, feijão, vagem, ervilha, lentilha, refrigerantes, chocolate, refrigerantes, alho e café.

COMO ALIVIAR A CÓLICA EM RECÉM-NASCIDOS OU BEBÊS?

Mesmo um bebê que receba apenas leite materno pode ter cólicas, pela própria imaturidade desse intestino que precisa digerir o leite. Como se sabe o leite materno deve ser o único alimento dado ao bebê até os 6 meses, e em casos de bebês com cólicas é importante seguir bem essa orientação, já que outros tipos de alimentos podem exigir novas adaptações gastrointestinais e, consequentemente, piorar as cólicas. Vamos listar 05 dicas de como aliviar as cólicas dos bebês e recém-nascidos:


1. MASSAGENS NA BARRIGUINHA DO BEBÊ
Nos períodos em que perceber as cólicas no recém-nascido ou bebê dê atenção especial a barriguinha: faça massagens circulares no sentido horário com pressão suave.  Outro tipo de massagem que ajuda a aliviar a cólica é pressionar levemente as mãos na barriguinha do bebê de cima para baixo sempre em direção as pernas. E por fim segure os pezinhos do bebê e dobre devagar os joelhos dele de modo que as coxas pressionem de leve a barriga, repetida várias vezes devagar. Essas massagens podem ser feitas com músicas bem relaxantes!

2. BANHO BEM MORNINHO
Um banho bem morninho pode fazer milagres em um bebê com cólica, então prepare um água morna em uma banheira ou em um balde. Você pode, inclusive fazer massagens na barriguinha e em outras partes do corpo do bebê com o intuito de acalmá-lo.

colica recem nascido banho

3. BOLSAS TÉRMICAS
Outra ótima opção são as bolsas térmicas com água morna a serem colocadas em cima da barriguinha do bebê ou recém-nascido. É sempre importante deixar o ambiente com pouco luz e com músicas suaves para facilitar o relaxamento.

4. DEITAR O BEBÊ DE BRUÇOS

colica recem nascido peito

Uma técnica muito usada em recém-nascidos com cólicas é colocá-los de bruços sobre o peito ou as pernas dos pais para facilitar a saída dos gases que tanto os incomodam.

5. AMAMENTE O BEBÊ E COLOQUE-O PARA ARROTAR

colica recem nascido amamentar

Amamentar o bebê pode ser uma excelente alternativa para esse momento de cólica já que a maioria dos bebês se acalma quando recebe o leite materno. Mas caso a criança se recuse não insista, pois pode acabar o irritando ainda mais. Outro fator que agrava as cólicas é a quantidade de ar que o bebê engole em cada mamada, então atente-se para colocá-lo para arrotá-lo logo após amamentá-lo.

Sim, os pais podem contar com os analgésicos infantis e com os medicamentos antiflatulência, mas apenas os que são receitados pelo pediatra e, principalmente, só na hora da cólica.

CHÁ PARA CÓLICA DE RECÉM-NASCIDO OU BEBÊ?

Não dê chá para o bebê recém-nascido para aliviar sua cólica, isso não ajuda, muito contrário. Por ser algo diferente do leite materno o intestino do recém-nascido ou do bebê pode estranhar e provocar mais cólicas. O melhor é sempre perguntar ao pediatra antes de dar qualquer coisa diferente do leite materno.

 

 

Mais Notícias