7+ DICAS: ARMAZENAR LEITE MATERNO [PASSO A PASSO]

PUBLICADO EM 16/12/2018

Às vezes armazenar o leite materno pode causar um pouco de dúvidas nas mamães, então do congelamento até quanto tempo é seguro ficar em temperatura ambiente ou fora da geladeira, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o armazenamento do leite materno. 

Para as mamães que estão amamentando e voltando ao trabalho ou mesmo procurando mais flexibilidade, e querendo ordenhar o leite é fundamental saber como armazená-lo com segurança. Nosso guia prático responde questões como: de que forma armazenar corretamente o leite materno, onde armazená-lo, por quanto tempo é possível armazená-lo e algumas outras perguntas comuns sobre o o que fazer e o que não fazer em relação ao armazenamento do leite materno. Confira agora estas dicas práticas e muito mais! 

armazenar-leite-materno-tempo

ONDE ARMAZENAR LEITE MATERNO – Qual é a melhor maneira de armazenar o leite materno? Vidro ou plástico?

Antes de mais nada é preciso lavar bem as mãos com água e sabão e em seguida separar um recipiente limpo e higienizado. O leite materno pode ser armazenado em alguns tipos de frascos que podem ser encontrados facilmente nas farmácias:

Vidro com tampa própria de plástico e livre de BPA;

Plástico rígido sem BPA;

Sacos especiais para a coleta de leite materno e própios para congelador;

Para a correta higienização dos frascos escolhidos você pode utilizar aqueles esterelizadores de microondas no tempo indicado ou então ferver os recipientes por 15 minutos. Aguarde esfriar e secar naturalmente de boca para baixo em cima de uma toalha limpa antes de armazenar o leite materno.

O que não fazer?

Não armazene o leite materno em sacos descartáveis ou sacos de plástico projetados para uso doméstico em geral, pois pode ocorrer contaminação e o saco pode rasgar durante o congelamento. 

POSSO ADICIONAR LEITE MATERNO RECÉM ORDENHADO AO LEITE JÁ ARMAZENADO?

Sim, você pode adicionar o leite materno recém ordenhado ao leite refrigerado ou congelado que você ordenhou no mesmo dia. Porém, é recomendável que você esfrie bem o leite materno recém ordenhado na geladeira ou em um refrigerador com pacotes de gelo antes de adicioná-lo ao leite previamente resfriado ou congelado.

O que não fazer?

Não adicione leite materno quente ao leite materno congelado, pois isso fará com que o leite congelado descongele parcialmente sem necessidade. 

QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR O LEITE MATERNO

tempo armazenar leite materno

POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR O LEITE MATERNO FORA DA GELADEIRA DEPOIS DE ORDENHAR ?

O tempo você pode de forma segura manter o leite materno ordenhado vai depender do método de armazenamento. Em temperatuda ambiente o leite ordenhado pode ser mantido por até 2 horas, mas verifique se o lugar onde o leite vai ficar está realmente em temperatura ambiente, caso o quarto do bebê ou outro local estiver muito abafado ou quente este tempo cai para 1 hora ou menos. 

POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR O LEITE MATERNO NA MAMADEIRA?

Você também armazenar o leite materno em mamadeiras comuns esterilizadas desde que estejam bem vedadas com tampa por até 2 ou 3 horas fora da geladeira, e por até 12 horas dentro da geladeira.


POR QUANTO TEMPO POSSO ARMAZENAR O LEITE MATERNO NA GELADEIRA?

Você pode armazenar o leite materno na geladeira por até 12 horas em segurança, sem risco de haver qualquer tipo de contaminação.  

POR QUANTO TEMPO POSSO ARMAZENAR O LEITE MATERNO NO CONGELADOR?

De acordo com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano você armazenar o leite materno no congelador por até 15 dias em temperatura abaixo dos 10 graus negativos de forma segura em ambiente doméstico. 


POSSO RECONGELAR O LEITE MATERNO?

Não faça isso! Descarte todo o leite que foi descongelado e não ingerido pelo bebê. E mais: não deve-se guardar as sobras do leite que foram oferecidas para o bebê e ele não tomou tudo. Descarte!  

armazenar-leite-materno

COMO FAÇO PARA DESCONGELAR O LEITE MATERNO CONGELADO?

É fundamental que você etiquete todos os frascos que for congelando e anotar a data e horário que congelou. Assim quando você for descongelar o lete materno é mais fácil e prático você descongelar o leite mais antigo primeiro. Para descongelar o leite materno é recomendável que você coloque o recipiente em água morna. Você também pode delicadamente aquecer o leite, colocando-o sob água corrente morna!

O que não fazer?

Não pode aquecer o leite diretamente no microondas ou fervê-lo pois pode ocorrer  a perda de algumas vitaminas e propriedades ricas do leite materno, como os anticorpos. 

O LEITE MATERNO DESCONGELADO TEM CHEIRO OU PARECE DIFERENTE DO LEITE MATERNO FRESCO?

A cor do leite materno pode variar dependendo da sua alimentação. Em relação ao leite materno descongelado é possível que ele tenha algumas mudanças em relação ao cheiro. Isso porque mesmo que você tenha seguido todas as orientações de congelamento, uma enzima chamada lipase decompõe as gorduras do leite e ajuda a evitar o crescimento de bactérias nocivas. Mesmo assim é seguro alimentar seu bebê e ainda continua sendo melhor do que alimentá-lo com fórmula. 

COMO ESQUENTAR O LEITE MATERNO DA GELADEIRA

Para esquentar o leite materno da geladeira você fará da mesma maneira que faz para descongelá-lo, ou seja, aqueça-o sob água corrente morna ou então coloque o recipiente que contém o leite materno dentro de uma bacia com água morna. Em poucos minutinhos você já poderá oferecer ao seu bebê!

DICAS EXTRAS SOBRE ARMAZENAMENTO DO LEITE MATERNO

Se seu bebê estiver em escolinhas de Educação Infantil, não esqueça de incluir o nome do seu bebê nas etiquetas dos recipientes que estará armazenado seu leite materno para evitar possíveis confusões. Coloque a data, horário (congelamento) e nome do bebê e entregue para o responsável da escola.  

Nunca use água quente ou fervente para aquecer o leite, pois pode queimar a boca e a garganta do bebê, além de perder muitos nutrientes do leite. Nunca aqueça seu leite no microondas também, pois além da perda de nutrientes do leite tambpem pode causar pontos quentes no leite e também queimar a boquinha e garganta do bebê. 

O leite materno se expande quando congela, então não encha os recipientes até a borda. 

É normal que o leite materno armazenado se separe em uma camada cremosa mais espessa no topo e uma camada mais aquosa no fundo. Por isso, antes de oferecer ao seu bebé, misture as duas camadas apenas girando suavemente, sem agitar, no recipiente de armazenamento.

 

Compartilhar
Mais Notícias