TUDO SOBRE O COCÔ DO BEBÊ [GUIA PRÁTICO]

PUBLICADO EM 14/02/2019

O cocô do recém-nascido ou do bebê é assunto universal dentro da maternidade, e cedo ou tarde você vai precisar se entender um pouco mais sobre assunto. Para começar a entender um pouco sobre cocô do bebê saiba que ele é um bom indicador da saúde dos pequenos. Através da fralda de seu bebê você poderá identificar características como cor, consistência e quantidade de cocô que são normais ou podem ser sinais de infecções e outros problemas. É esperado que o cocô do seu bebê tenha várias mudanças de cores e consistências durante o seu primeiro ano de vida conforme sua alimentação muda gradativamente.

Neste post você vai aprender através de nosso guia prático como identificar o que são mudanças naturais e esperadas para o cocô do seu bebê e o que são sinais de alerta e que precisam ser comunicados ao médico prontamente.

cor coco bebe
O QUE SIGNIFICA TEXTURA DE COCÔ?

A cor pode falar bastante sobre o cocô do seu bebê, mas também é importante considerar a textura. E dependendo se você está amamentando, alimentando com fórmula ou alimentando em combinação, as fezes provavelmente parecerão diferentes. O cocô de bebê amamentado é geralmente amarelo e aquoso, enquanto o cocô de bebê alimentado com fórmula pode ser mais escuro e espesso.

COCÔ VERDE ESCURO DO BEBÊ [CAUSAS]

FÓRMULA [COCÔ VERDE ESCURO DO BEBÊ]: É comum que bebês alimentados com fórmula apresente uma cor de cocô verde-amarelada ou verde-escuro. Isso porque o leite em fórmula é enriquecido com ferro e pode ser uma das prováveis causas do cocô verde escuro no bebê. Isso não é motivo de preocupação!

DENTIÇÃO [COCÔ VERDE ESCURO DO BEBÊ]: a cor verde do cocö do bebê também pode ser indicativo de dentição.

ALERGIA [COCÔ VERDE ESCURO DO BEBÊ]: caso o bebê apresente resistência ou desconforto para mamar e seu cocô é verde, pode ser um indicativo de alergia ao leite de vaca presente na fórmula. Neste caso consulte o pediatra para explicar e verificar outras opções disponíveis.  

AMAMENTAÇÃO [COCÔ VERDE ESCURO DO BEBÊ]: no caso dos bebês amamentados, o cocô verde-claro pode indicar que o bebê não está se alimentando do leite posterior da mamada, ou seja, com mais gordura. Prefira manter o bebê em um único seio por mamada ou então ordenhe um pouco de leite antes de amamentá-lo.

ALIMENTOS SÓLIDOS [COCÔ VERDE ESCURO DO BEBÊ]: outra possível causas da cor verde-escura do cocô do seu bebê pode ser a introdução de alimentos sólidos na dieta do bebê, como brócolis e ervilhas. 

SUPLEMENTOS DE FERRO [COCÔ VERDE ESCURO DO BEBÊ]: caso o pediatra tenha indicado suplementos de ferro para seu bebê, o cocô também poderá apresentar cor verde-escura.  

É importante você saber que se o cocô verde do seu bebê vier acompanhado de outros sintomas como febre, desconforto, e choro intenso leve ao pediatra para uma melhor avaliação.

COCÔ DE RECÉM NASCIDO

https://cursodebaba.com/images/coco-recem-nascido

O cocô recém-nascido tem uma consistência espessa e de cor bem escura, como preta ou verde-escura. É é normal, denomina-se ‘mecônio’ e tanto a cor quanto a textura do cocô de um recém-nascido vão mudar nos primeiros dois dias de vida. É normal que o primeiro cocô do bebê seja verde escuro ou preto devido às substâncias que se acumularam no seu intestino durante a gestação.

QUANTO TEMPO DURA O MECÔNIO?

Após 3 ou 4 dias mais ou menos as fezes do seu bebê começam a se normalizar conforme a alimentação por fórmula ou leite materno. Você só precisa se preocupar em consultar o pediatra se o cocô do seu bebê não tiver mudado: deverá ficar um pouco mais solto e amarelo dentro de alguns dias após o nascimento. Nestes casos uma das possíveis causas é o não recebimento suficiente e adequado de leite para o bebê.

BEBÊ SEM FAZER COCÔ! E AGORA? QUANTOS DIAS É NORMAL O BEBÊ OU RECÉM-NASCIDO NÃO EVACUAR?

A frequência que o bebê faz cocô vai depender de sua idade e de sua dieta alimentar. É normal ocorrer prisão de ventre entre o primeiro e o segundo mês de vida do bebê e também após a iniciar a introdução de sólidos em sua dieta.

Não se desespere se o bebê está sem fazer cocô há uma semana, pois pode fazer parte do próprio desenvolvimento do seu sistema digestivo. É importante que primeiro saber se seu bebê mama no peito ou você oferece fórmula. Para bebês amamentados é normal ficar alguns dias sem fazer cocô e não tem problema. Já para os bebês alimentados por fórmula e com prisão de ventre precisam ser comunicados ao pediatra, principalmente porque as fezes podem sair bem endurecidas, causando dor, assaduras e desconforto no bebê.  

De forma geral a partir do quarto mês o bebê já terá condições intestinais de fazer cocô todos os dias. Às vezes poderá fazer mais de uma vez por dia ou então dia sim, dia não, sem problema algum para sua saúde.  


MUCO NAS FEZES DO BEBÊ [QUANDO SE PREOCUPAR]

O muco nas fezes do bebê pode ser normal, mas também pode ser sinal de uma infecção ou outro problema de saúde. Primeiro é importante entender que os próprios intestinos secretam muco para ajudar as fezes a passar de forma mais eficaz pelos intestinos. Com uma aparência mais gelatinosa, o muco é mais comum em cocôs de bebês que são amamentados.Mas existem algumas condições médicas que podem causar muco nas fezes, incluindo infecções bacterianas ou virais, alergias e muito mais. Por isso observe se além do muco seu bebê apresenta outros sintomas como febre, irritação, fezes verdes ou com sangue. Outra condição médica que causa aumento de muco no cocô do bebê é a alergia alimentar, pois podem causar inflamação dos intestinos e consequentemente aumento de muco. Ocorrem mais nos primeiros dois meses de vida do bebê.

COMO SABER SE O BEBÊ ESTA COM DIARREIA

É normal que bebês alimentados com leite materno tenham cocô mais aquoso e solinho, apresentando inclusive substâncias semelhantes a sementes. Além disso é normal que o bebê evacue a cada mamada nas primeiras semanas e isso não significa que está com diarreia. A diarreia consiste em fezes aquosas e soltas que ocorrem duas ou mais vezes após cada mamada.

SANGUE NAS FEZES DO BEBÊ

O sangue nas fezes do bebê podem ocorrer em algumas situações:

FISSURA ANAL [SANGUE NAS FEZES DO BEBÊ]: muitas vezes bebês com frequentes prisões de ventre podem ter fissuras no ânus e que acabam sangrando quando o bebê evacua. Entre em contato com o pediatra para tomar as devidas providências.

ALERGIA ALIMENTAR [SANGUE NAS FEZES DO BEBÊ]: Como vimos anteriormente, bebês alimentados por fórmula podem apresentar alergia ao leite, o que pode causar inflamações nos intestinos e possíveis pequenos sangramentos que surgirão no cocô do bebê. Lembrando que os bebês amamentados também podem apresentar alergia através do leite de vaca que a mãe ingere.   

DIARREIA COM SANGUE [SANGUE NAS FEZES DO BEBÊ]: Muita atenção no caso de diarreias que duram mais de 2 dias, pois podem surgir pequenas irritações, fissuras ou sangue nas fezes do bebê. Diarreia com sangue no bebê pode ser diversos tipos de infecções, a mais comum é a Salmonella. Entre em contato imediatamente com o médico!

QUAL A COR NORMAL DAS FEZES DE UM BEBÊ?

https://cursodebaba.com/images/coco-bebe-recem-nascido.jpg

Até os primeiros 4 ou 5 dias de vida o cocô é pastoso e verde-escuro (pode ser preto, principalmente no primeiro e segundo dia, que é o mecônio). Após o quinto ou sexto dia, o recém-nascido já evacua fezes amareladas ou esverdeadas claras e bem pastosas. Fezes amarelas é totalmente normal em bebês que são amamentados.


QUANTOS COCÔS UM RECÉM-NASCIDO FAZ POR DIA?

Durante as primeiras semanas de vida o bebê faz cocô após cada mamada, é meio que automático, chama-se ‘reflexo gastrocólico’, que o estimula a evacuar toda vez que está com a barriga cheia. Após o primeiro mês essa frequência começa a se espaçar mais.

Embora uma a três vezes ou mais por dia seja uma referência, é mais comum que bebês amamentados façam mais cocô que bebês alimentados com fórmulas. Em alguns casos ocorre o contrário!

O QUE SIGNIFICA FEZES CINZA?

Seu bebê está evacuando fezes de coloração cinza? Assim como cocô de cor branca, acinzentada ou cinza propriamente dita podem indicar que seu bebê não está digerindo como deveria. É importante comunicar ao pediatra responsável para uma avaliação geral do quadro de saúde do bebê. Bebês que estão sendo tratados com determinados antibióticos podem apresentar fezes cinza.

Veja também:  7+ DÚVIDAS SOBRE O SONO DO RECÉM NASCIDO [GUIA PRÁTICO]

Veja mais sobre o assunto em: https://www.pampers.com.br/sobre-pampers/fraldas-e-toalhetes/artigo/o-basico-sobre-coco-de-bebes-o-que-o-coco-do-seu-bebe-pode-mostrar

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."