10 BRINCADEIRAS E ATIVIDADES RECREATIVAS

PUBLICADO EM 18/09/2018

As brincadeiras e atividades recreativas tornam o momento da brincadeira ainda mais divertido e vai além de um simples momento de lazer. É importante frisar que as brincadeiras e atividades recreativas contribuem principalmente para o desenvolvimento integral da criança, ou seja, trabalha os aspectos físicos, sociais, psicológicos e intelectuais. Vamos conhecer agora 10 brincadeiras e atividades recreativas!

1. CORRIDA DOS SAPATOS (brincadeiras e atividades recreativas)

brincadeiras recreativas corrida sapatos

A brincadeira recreativa ‘Corrida dos Sapatos’ é excelente quando tem muitas crianças. Deve-se dividir as crianças em duas equipes com mesmo número de integrantes e desenhar no chão dois grandes círculos distante uns 3 metros, cada equipe fica em um círculo. Todas as crianças devem tirar seus calçados e colocar no ponto médio entre os dois círculos. Os sapatos devem ser bem misturados também! Assim que a partida for dada as duas equipes devem correr até onde estão os calçados, encontrá-los, calçá-los e voltar para seus respectivos círculos.  Vence a equipe que cumprir a tarefa primeiro.

2. O MESTRE MANDOU (brincadeiras e atividades recreativas)

Uma das brincadeiras recreativas mais conhecidas na atualidade é ‘O Mestre mandou’. É uma brincadeira bem simples: escolhe-se uma criança para ser o Mestre da vez e este ficará em frente às outras crianças. A cada ordem o Mestre deverá dizer “O mestre mandou” pular em uma perna só, dançar ou outra coisa e as crianças deverão cumprir! Porém caso o Mestre não diga “O mestre mandou”, as crianças não devem realizar tal tarefa. Assim as crianças precisar estar bem atentas, pois caso errem serão eliminadas desta brincadeira recreativa. Vence quem ficar até o final sem errar e conseguindo atender às ordens do Mestre.

3. MACACO CEGO (brincadeiras e atividades recreativas)

brincadeiras recreativas macaco cego

Esta atividade recreativa necessita de duas equipes com mesmo número de crianças. Cada equipe precisa desenhar no chão com giz várias linhas entre o ponto de partida e de chegada. Definida o jogador de cada equipe que começará a partida deve-se vendar os olhos de ambos. Ao sinal do início da partida os dois jogadores precisam chegar até o ponto de chegada sem pisar nas linhas com o auxílio de suas equipes que vão gritando onde não se pode pisar. Caso pise na linha o jogador deve voltar para o começo e vence quem concluir o percurso sem pisar nas linhas.

4. PASSA OU REPASSA (brincadeiras e atividades recreativas)

brincadeiras recreativas passa repassa

‘Passa ou repassa’ sempre faz muito sucesso entre as crianças e uma das suas brincadeiras recreativas favoritas. As crianças devem ser divididas em dois grupos de mesmo número de integrantes e cada equipe deve elaborar um número X de perguntas para a equipe adversária de acordo com um tema escolhido. A cada pergunta respondida de forma correta dá-se uma tortada ou estoura-se uma bexiga com água na criança adversária ou o contrário se ele errar. No caso da criança da vez não souber, ela pode passar a pergunta para seu rival e este pode responder ou repassar, e então se mesmo assim não souber ou errar leva a tortada. Vence a equipe que acertar mais perguntas!

5. FUTEBOL ENTRE PERNAS (brincadeiras e atividades recreativas)

brincadeiras recreativas futebol pernas

Esta brincadeira recreativa rende boas risadas e é bem desafiadora para as crianças. As crianças precisam formar uma roda em pé e com as pernas um pouco aberta, sendo que os seus pés tocarão lateralmente uns dos outros. Forma-se uma roda, todos em pé e com as pernas ligeiramente afastadas, de modo a tocar lateralmente o pé dos companheiros ao lado. O objetivo desta brincadeira recreativa é fazer gol entre as pernas dos amigos e só se pode defender abaixando-se com as pernas abertas utilizando as mãos, mas sem segurá-la, apenas rebatendo-a e tentando por sua vez fazer gol também. Quem tomar gol deve sair da brincadeira e vence a criança que ficar por último.


6. FUTEBOL DE TAMPINHAS (brincadeiras e atividades recreativas)

Para esta atividade recreativa são necessários 3 tampinhas para jogar e 4 para fazer a trave do gol em uma mesa, sendo que fica um criança de cada lado. Escolhida através de par ou ímpar a criança que começa esta brincadeira recreativa deve bater na tampinha de forma que ela passe entre as outras duas. Basicamente o objetivo do jogo é fazer esses passes até conseguir arremessar em direção ao gol. Se acertar no gol vale ponto e é a vez do adversário, caso erre também passa a vez para o adversário. Vence o jogador que fizer mais pontos em um intervalo de tempo determinado.

7. ACERTE O ALVO (brincadeiras e atividades recreativas)

brincadeiras recreativas acerte alvo

Quem não gosta da brincadeira recreativa acerte o alvo? E as crianças realmente se divertem, seja na escola, em casa ou ao livre! Pode ser feita com baldes, onde as crianças podem tentar jogar bolinhas feitas de meias enroladas ou de papel amassado, ou em uma marcação feita em uma lousa ou parede, seja com giz ou fitas adesivas, onde as crianças podem tentar jogar pedacinhos de giz, de massinhas, bolinhas de papel amassado ou aviões feitos de papel ou jornal.

8. CARA OU COROA (brincadeiras e atividades recreativas)

brincadeiras recreativas cara coroa

Uma das atividades recreativas mais disputadas é a ‘cara ou coroa’, onde são feitos dois círculos no chão de mais ou menos 2 metros de diâmetro (o tamanho vai depender do número de crianças para esta atividade recreativa) e distante uns 5 metros. Metade das crianças devem ser ‘cara’ e a outra metade ‘coroa’ e devem ficar entre os dois círculos, sendo que um dos círculo é das crianças ‘cara’ e o outro círculo das crianças ‘coroa’. O responsável por coordenar a brincadeira deve lançar uma moeda para cima e anunciar se saiu ‘cara’ ou ‘coroa’. Então as crianças que fazem parte da face anunciada devem correr até o círculo correspondente, enquanto as outras devem tentar capturá-las. As crianças que forem pegas se tornam da equipe rival. Vence a equipe que tiver maior número de jogadores ao fim da partida dentro do tempo estipulado.

9. CAIXINHA DAS SENSAÇÕES (brincadeiras e atividades recreativas)

Com o intuito de trabalhar as diferentes sensações esta brincadeira recreativa é um verdadeiro sucesso entre as crianças. A caixa das sensações pode ser feita a partir de uma caixa grande de sapatos ou de qualquer outra natureza e pode ser enfeitada do modo que preferir, inclusive com desenho feito pelas crianças. O que colocar dentro da caixa? Deixe a criatividade fluir, o objetivo é fornecer diferentes sensações através de texturas variadas: lixas, botões, massinha gelatinosa, pedaços de plástico bolha, zíper, etc. A caixa precisa ter um orifício de tamanho suficiente para que possa passar a mão das crianças. O objetivo da brincadeira é que a criança consiga adivinhar o que pegou nas mãos, sendo que cada criança tem que pegar um objeto apenas e é importante também que esteja com os olhos vendados para dar mais emoção nesta brincadeira recreativa.

10. CAÇA AO TESOURO (brincadeiras e atividades recreativas)

brincadeiras recreativas caca tesouro

Uma das brincadeiras recreativas que não poderiam faltar nesta lista é ‘Caça ao tesouro’. A elaboração de pistas para as crianças que levem até o tesouro é a parte mais trabalhosa, mas sem dúvida vale a pena e devem ser feitas de acordo com a faixa etária das crianças. Uma pista deve levar a próxima até encontrar de fato o tesouro, que pode ser uma caixinha escondida cheia de docinhos ou lembrancinhas. As crianças devem tentar se reunir e discutir sobre as pistas para todos opinarem e juntos conseguirem encontrar o tesouro.

Mais Notícias