10 MELHORES BRINCADEIRAS EDUCATIVAS

PUBLICADO EM 20/09/2018

Através das brincadeiras educativas é possível estimular a socialização, a autonomia, o entendimento e respeito às regras, a linguagem e agregam mais valor às brincadeiras simples do dia a dia.

As brincadeiras educativas são muito mais que meros passatempos já que proporcionam prazer e alegria para as crianças de forma lúdica visando melhor desenvolvimento de suas habilidades e capacidades. Em um contexto lúdico as brincadeiras educativas ampliam o conhecimento das crianças sobre o mundo, sobre si mesmo e sobre o que a cerca. Vamos conhecer as 10 melhores brincadeiras educativas que a fazem cabeça das crianças!

1. PERFIL (Brincadeiras Educativas):

brincadeiras educativas

Esta brincadeira educativa é um jogo em que as crianças precisam tentar adivinhar a palavra (o perfil) a partir de dicas específicas em forma de desenhos ou de mímicas. Habilidades como raciocínio lógico, associações, vocabulário e conhecimentos diversos são muito exploradas neste tipo de brincadeira educativa.

2. FORCA (Brincadeiras Educativas):

brincadeira educativa Forca sempre fez muito sucesso entre as crianças e continua a fazer, e além de muita diversão e uma excelente forma de ensinar as letras para as crianças em processo de alfabetização e também de aumentar o repertório do vocabulário. Basicamente o objetivo desta brincadeira educativa é descobrir qual é a palavra antes de ter seu bonequinho enforcado.  forca, estimulando a memória, o raciocínio e a imaginação das crianças. Através de muita imaginação e criatividade a criança pensa uma palavra e escreve traços equivalentes ao número de letras desta palavra. Em seguida  outra criança tentará adivinhar quais letras fazem parte, porém para cada letra errada será desenhado uma parte do boneco (cabeça, braços, pernas).

3. TROCA LETRA (Brincadeiras Educativas):

brincadeiras educativas forca

Mais uma brincadeira educativa muito eficiente no processo de alfabetização das crianças através da comparação de palavras, de seus fonemas e letras. Uma das crianças sugere uma palavra de quatro letras por exemplo e cada criança que estiver brincando deve compor outra palavra modificando apenas uma letra. (Exemplo: bola, bota, cola, tola). A criança que não conseguir formar uma palavra em 1 minuto será eliminada. Vence quem ficar por último!

4. DESENHO MALUCO (Brincadeiras Educativas):

brincadeiras educativas desenho maluco

Esta brincadeira educativa é muito interessante e trabalha bastante a imaginação, criatividade, sequência e memória. Cada criança recebe uma folha de sulfite e deve desenhar na parte de cima uma cabeça. Em seguida cada criança deve dobrar sua folha ao meio e impedir que as crianças ao seu redor vejam. As folhas são trocadas aleatoriamente e então cada criança continua o desenho formando uma parte do corpo solicitada e essas etapas são repetidas até que o desenho se complete. Ao final, os papeis são abertos e as crianças visualizam como os desenhos ficaram e tentam identificar as partes que desenhou.

5. XADREZ (Brincadeiras Educativas):

brincadeiras educativas xadrez

O xadrez é uma ótima brincadeira educativa em forma de jogo de tabuleiro, estimulando o raciocínio lógico, a concentração, a observação, a criatividade e a memória. Este jogo lúdico possui regras simples e pode ser apresentado às crianças a partir dos 4 anos de idade. Muitas vezes a criança tem a curiosidade muito aguçada e só de ver adultos jogando xadrez já apresenta interesse pelo jogo. É preciso mostrar para criança que inicia nesta brincadeira educativa a importância de capturar as principais peças perdidas durante o jogo a partir da elaboração de estratégias, e, finalmente dar o xeque mate.


6. DANÇA DA LARANJA (Brincadeiras Educativas):

A Dança da Laranja é uma brincadeira educativa que trabalha o equilíbrio, ritmo, movimento e socialização das crianças.  As crianças devem formar duplas e tentar equilibrar uma laranja entre suas testas, sem a ajuda das mãos. Pode-se substituir a laranja por balão! O objetivo desta brincadeira é não deixar a laranja ou o balão cair enquanto dançam de acordo com o ritmo da música! As duplas que deixarem a laranja cair são eliminadas e vence a dupla que ficar até o final.

7. MALABARISMO (Brincadeiras Educativas):

brincadeiras educativas malabarismo

Brincar de malabarismo é explorar diversas habilidades e capacidades infantis, como a coordenação motora, reflexo, equilíbrio, paciência e noção de tempo. É importante que as bolas sejam confeccionadas de acordo com o tamanho da palma da mão das crianças. Para começar a praticar e estimular as crianças pode-se iniciar jogando apenas uma bola para cima e pegando-a com a mesma mão, e só depois que for desenvolvendo habilidade e confiança é que joga-se com duas bolas e assim sucessivamente.

8. DAMAS (Brincadeiras Educativas):

brincadeiras educativas damas

O jogo de damas é estimula a concentração, atenção, raciocínio lógico, memória, uso de regras e socialização entre as crianças. Com dois jogadores este jogo de tabuleiro é uma brincadeira educativa cujo objetivo é eliminar o máximo de peças possíveis do rival. Normalmente o tabuleiro é formado por 64 quadrados alternando cores pretas e brancas, sendo que 12 peças são brancas e 12 são pretas dispostas nas 3 primeiras fileiras à frente do jogador. O jogo tem início por quem estiver com as peças brancas. A peça deve movimentar-se à frente em diagonal através das casas escuras e uma casa de cada vez. A peça pode capturar a peça do adversário movendo-se para frente é permitido também capturar a peça do adversário movendo-se para trás.Vence o jogador que conseguir eliminar todas as peças de seu rival.

9. LENGA LA LENGA MOLENGA (Brincadeiras Educativas):

A brincadeira educativa lenga la lenga molenga trabalha a coordenação motora, conceitos básicos matemáticos, atenção, concentração, ritmo e movimento. Formam-se as duplas que deverão ficar de mãos dadas, balançando os braços da esquerda para a direita ao som da música abaixo e coordenando os movimentos da seguinte forma:
Lenga la lenga (Balançam as mãos dadas) 
Latuxa (Batem palmas) 
La duê (Jogam dedos de 0 a 5)
Latuxa (batem palmas) 
La em papa (quem colocou número maior, palmas para cima) 
La em mama (quem colocou número menor, palmas para baixo)
La em gogo (em caso de empate, batendo a mão na boca) 
Latuxa (batem palmas)
La duê (Jogam dedos novamente) 

10. DOMINÓ (Brincadeiras Educativas):

brincadeiras educativas domino

Um das brincadeiras educativas mais tradicionais é o Dominó e pode estimular conceitos de matemática, contagem organizada, paridade, memória e concentração. Existem também dominós com figuras para crianças, de frutas, animais, de letras, dependendo do que se deseja trabalhar. As regras são bem simples: as peças são viradas de forma que os números fiquem para baixo, misturadas e cada jogador fica com sete peças nas mãos. Caso o número de crianças for menor do que quatro, as pedras restantes são colocadas de lado, ainda viradas, no denominado ‘cemitério’. Começa a criança que tiver a peça com numeração maior, ou seja, dupla de 6. Caso esta peça esteja no ‘cemitério’, então vale quem estiver com a dupla de 5. O próximo jogador deve colocar uma de suas peças que contenha o mesmo número em um dos lados, assim, serão abertas duas pontas diferentes. E assim o jogo continua sucessivamente! Caso a criança da vez não tenha a peça para encaixar em um dos lados, então
deve recorrer ao cemitério até tirar uma que se encaixe. Vence a criança que eliminar suas peças primeiro. 

Mais Notícias