10 BRINCADEIRAS TRADICIONAIS MAIS DIVERTIDAS

PUBLICADO EM 30/08/2018

Pique pega, fubeca, amarelinha, vivo ou morto, casinha, são muitas as brincadeiras tradicionais que fizeram parte da infância de muitas pessoas no Brasil inteiro. Vamos fazer uma viagem no tempo e relembrar de 10 brincadeiras tradicionais mais divertidas?.

1. BRINCADEIRAS COM AS MÃOS (10 brincadeiras tradicionais)

Uma das brincadeiras tradicionais que sempre conquistaram as crianças são as brincadeiras com as mãos: ADOLETA, BABALU, ATENÇÃO e BATOM. A partir de ritmo e sincronia é possível brincar em duplas ou em grupo, as crianças vão batendo e trocando palmas conforme a música, além de adicionar uma rodadinha no lugar e outros passos. Vamos lembrar da BABALU realizada em dupla:

“Ba-ba-lu,
babalu é Califórnia,
Califórnia é babalu,(até aqui a dupla bate nas mãos uma da outra)
Estados Unidos balancem seus vestidos ( a dupla faz como se estivessem batendo os seus vestidos)
pra frente , pra trás, assim e muito mais (pulam para frente e para trás conforme a letra), para um lado para o outro (aqui pulam ora para um lado e ora para outro lado), assim eu fico louco (as crianças balançam as cabeças)
pisa no chiclete da uma rodadinha (a dupla pisa no chão e roda), dança da galinha , co co co (imitam a galinha)”

2. CABO DE GUERRA (10 brincadeiras tradicionais): 

brincadeiras tradicionais divertidas

Entre as 10 brincadeiras tradicionais não poderia faltar o ‘Cabo de Guerra’. É muito simples, com apenas uma corda reforçada e um punhado de crianças a brincadeira está pronta para começar. As crianças devem ser divididas em 2 grupos com o mesmo número de integrantes, um grupo vai puxar a corda para um lado e o outro grupo vai puxar para o lado oposto. Vence o grupo que puxar mais forte!

3. VIVO OU MORTO (10 brincadeiras tradicionais): quem nunca brincou de ‘Vivo ou Morto’ na infância, levanta a mão! Essa é uma das brincadeiras tradicionais que mais fizeram parte da infância da maioria das pessoa no Brasil inteiro. Uma criança é escolhida para comandar a brincadeira, então quando disser “Vivo” as crianças participantes deverão ficam em pé, e quando disser “Morto” todos deverão se abaixar. As crianças que se atrapalharem e fizerem o contrário do que é solicitado devem sair da brincadeira. Vence quem chegar até o final sem errar!

4. PIPA (10 brincadeiras tradicionais): brincar de pipa é uma das brincadeiras tradicionais que mais fizeram história.  A diversão nesta brincadeira está em manter a pipa no ar e quanto mais alto for possível. Jovens e crianças brincam e se divertem juntos empinando suas pipas de todas as cores.

brincadeiras-tradicionais



5.BATE FIGURINHA (10 brincadeiras tradicionais): esta brincadeira tradicional também conhecida por ‘Jogo do Bafo” faz parte do universo infantil há muito tempo, principalmente porque as crianças adoram colecionar figurinhas e álbuns. Sejam figurinhas da Copa do Mundo, animais ou personagens preferidos, as crianças adoram brincar de ‘Bate figurinha’ para trocarem as repetidas e também se divertirem. Deve-se fazer um montinho com as figurinhas repetidas ou que os jogadores querem trocar, em seguida tira-se par ou ímpar para ver quem começa. O primeiro a tentar precisa fazer com uma das mãos o formato de uma concha e bate no montinho, a(s) figurinha(s) que conseguir fazer virar ele conquista. Em seguida é a vez do amigo! E assim quantas vezes desejarem!

brincadeiras tradicionais bate figurinha

6.BILBOQUÊ (10 brincadeiras tradicionais): de origem francesa, o Bilboquê é uma brincadeira tradicional muito conhecida no Brasil também e que fez parte da infância de muitas pessoas. Hoje em dia muitas escolas constroem vários tipos de Bilboquês com as crianças a partir de material reciclável. Esta brincadeira estimula bastante a coordenação motora e equilíbrio das crianças. O objetivo é tentar acertar a bolinha dentro da garrafa pet ou do material escolhido apenas balançando com a mão para cá e para lá.

7.PIQUE PEGA (10 brincadeiras tradicionais): uma das brincadeiras mais tradicionais no mundo inteiro é o ‘Pique pega’ ou ‘Pega Pega’. Basicamente as crianças precisam definir quem vai ser o pegador do início da brincadeira. Este pegador deve contar até 5 e deixar as crianças correrem, aí ele tenta pegar alguma delas. A primeira que ele tocar se torna o próximo pegador e assim sucessivamente.

brincadeiras tradicionais pique pega

8.FUBECA (10 brincadeiras tradicionais): esta brincadeira tradicional não é muito conhecida, mas com certeza é muito divertida e trata-se de uma modalidade de brincadeira com bolinha de gude. Em um chão de terra, as crianças precisam cavar 4 buraquinhos formando um quadrado de tamanho médio e mais um buraquinho dentro deste quadrado. O objetivo do jogo é que cada participante com sua bolinha de gude passe tente acertar todos os buraquinhos, um a um até o quinto buraquinho (meio do quadrado). Encaixa-se a bolinha de gude dentro de uma das mãos e tenta-se dispará-la com o polegar. Quando a criança erra o buraquinho passa a vez para o próximo, e quantas vezes acertar vai jogando até acertar o último buraco e vence a partida.

9.POLÍCIA E LADRÃO (10 brincadeiras tradicionais): uma das brincadeiras tradicionais mais divertidas é o ‘Polícia e Ladrão’. É bem fácil de brincar, as crianças precisam se dividir entre policiais e ladrões em quantidades relativamente iguais. Os ladrões devem se esconder e os policiais encontrá-los a partir de um intervalo de tempo combinado. Se dentro desse intervalo de tempo os policiais conseguirem encontrar todos os ladrões eles ganham, caso contrário os ladrões é quem ganham!

10.BATER O 31 (10 brincadeiras tradicionais): esta brincadeira tradicional sempre fez muito sucesso entre as crianças. Também é muito divertida e bem fácil de brincar! As crianças escolhem uma criança para se esconder, ninguém pode saber. As outras vão tentar achá-la, conforme vão achando devem se esconder junto com ela sem fazer nenhum barulho. A criança que ficar por último deverá cantar uma música, dar 3 pulinhos, miar, ou outra coisa engraçada e será a próxima a se esconder.

Compartilhar
Mais Notícias