10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ | 2019

PUBLICADO EM 02/06/2019

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-bamboles.jpg

Com tantos jogos digitais e brinquedos incríveis à disposição das crianças, um bambolê pode parecer um pouco ultrapassado ou desapercebido. Mas trata-se de um brinquedo pedagógico excelente para trabalhar com os bebês e as crianças de todas as faixas etárias. Além de ser uma atividade física, oferecer momentos de diversão, também melhoram a socialização e a coordenação motoras das crianças. CONFIRA AGORA AS 10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊS!

TIPOS DE BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊS

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-bamboles.jpg

Acerte O Alvo: para esta brincadeiras você pode colocar os bambolês no chão ou apoiá-los na vertical contra uma parede ou pendurá-lo em uma árvore, vale acertar com bolas, balões de água ou dardos de espuma. As crianças adoram!

Todos por 1 e 1 por todos: é necessário várias crianças para esta brincadeira, sendo que devem entrar cerca de 3 ou 4 crianças dentro de um bambolê grande e segurá-lo sem a ajuda das mãos, apenas com o corpo. É interessante vários grupinhos para disputarem quem vence os desafios propostos. Os desafios consistem em levar o bambolê até o pescoço ou abaixo dos tornozelos sem as mãos.

Pulando com o bambolê: é possível substituir a corda de pular por um bambolê e se divertir bastante. É essencial escolher bambolês maiores para não ficar se prendendo toda hora. Como funciona? É bem fácil: fique de pé com o aro verticalmente em frente ao seu corpo, depois abaixe-o em direção aos seus pés, depois salte sobre ele, traga-o de volta para você, depois sobre sua cabeça e de volta para onde você começou.

Amarelinha: separe vários bambolês para criar uma amarelinha de bambolês. É uma brincadeira bem comum nas escolas e bem divertida. Monte uma amarelinha posicionando os bambolês no chão de forma que fique parecido com a tradicional amarelinha. As crianças poderão trabalhar: concentração, equilíbrio, coordenação motora grossa.

 

PASSANDO O BAMBOLÊ | OBJETIVO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-bamboles-acerte-alvo.jpg

A famosa brincadeira “Passando o Bambolê”, tem por objetivo trabalhar a socialização, cooperação, estimular a coordenação motora grossa, velocidade e concentração. Basta as crianças de mãos dadas formarem um grande círculo e com o bambolê entre os braços de dois alunos eles terão que passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos. Existe também uma adaptação desta brincadeira clássica: divida as crianças em 3 ou 4 grupos com o bambolê nos braços de 2 crianças. As crianças deverão passar o bambolê sem soltar as mãos até chegar no lugar que estava inicialmente. Vence o grupo que conseguir dar 3 voltas primeiro! Lembrando que se desatar as mãos ou ajudar com as mãos, o bambolê volta para o início, zerando a contagem das voltas

 

CIRCUITO COM BAMBOLÊ | OBJETIVO

O principal objetivo das brincadeiras envolvendo circuitos com bambolês é trabalhar a concentração, psicomotricidade, coordenação motora grossa, equilíbrio e persistência. Você pode criar circuitos desenhando uma linha com giz e desafiando-os a seguir o caminho com o bambolê rolando as mãos. Podem ser realizadas competições de corrida dessa forma. Para maiores desafios, adicione obstáculos como pequenos cones de trânsito, bolas, pinos de boliche de plástico, cadeiras ou brinquedos. Crie um labirinto interessante para eles atravessarem e se divertirem!

 

BRINCADEIRA DE PASSAR O BAMBOLÊ PELO CORPO

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-bamboles-acerte-alvo.jpg

Túnel: esta brincadeira é muito divertida e as crianças de todas as idades adoram, é um sucesso! As crianças devem segurar um bambolê cada uma e formar um túnel, assim que passarem por ele devem voltar para o final da fila e assim por diante.


ATIVIDADES COM BAMBOLÊ PARA MATERNAL e BERÇÁRIO

Atividades sensoriais com bambolê | MÓBILE:

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-bamboles.jpg

Para confeccionar um móbile incrível pendure um bambolê verticalmente no teto. Você poderá pendurar cordinhas, fitas grossas e finas de diferentes comprimentos, as folhas de artes dos bebês ou outros elementos que você estiver trabalhando. Penas, serpentinas e pequenos bichos de pelúcia podem deixar o visual bem atraente para os pequenos, abuse da criatividade!

 

PONTE DE BAMBOLÊ

brincadeiras-bamboles-ponte

Ponte de Bambolês é uma atividade muito divertida. Com um bambolê a mais do que o número de integrantes do grupo a atividade consiste em superar dada distância sem que os integrantes da equipe saiam de dentro dos bambolês, é mais uma atividade em que o trabalho em grupo se destaca.

 

ATIVIDADE PSICOMOTORA COM BAMBOLÊ

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-bamboles-acerte-alvo.jpg

Proteja e acerte a base: Uma atividade psicomotora com bambolê bem legal é colocar 2 bambolês a uma distância de uns 6 metros entre ambos mais ou menos. A distância deverá levar em conta a idade das crianças, ou seja quantos mais novas mais próximas os bambolês devem ficar e quanto mais velhas, mais distantes. Com uma criança em cada bambolê por vez, deve-se tentar atingir um objeto (bola, por exemplo) dentro do bambolê do adversário e também tentar impedir o mesmo de atingir seu aro. Agilidade, concentração, rapidez, competitividade também são trabalhadas nesta atividade!

Dança dos Bambolês: sabe a tradicional brincadeira da dança das cadeiras que as crianças adoram? É possível realizar com bambolês, acredita? Forme um círculo médio com bambolês, sendo que o número de bambolês tem de ser 1 vez menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças deverão correr em volta do círculo de bambolês, exatamente como ocorre na dança das cadeiras. Quando a música parar, as crianças deverão entrar dentro de um bambolê e sentar no chão.  A criança que não conseguir um lugar, deverá sair da brincadeira. Retire um bambolê do círculo e coloque a música, a brincadeira reinicia novamente. Vence a criança que conseguir sentar no último bambolê que restar.

Rolamente de Aros: também conhecida como corrida dos bambolês, é uma das brincadeiras mais antigas envolvendo bambolês. Dada a partida inicial as crianças deverão, cada uma com seu bambolê, ir rolando o bambolê no chão com a ajuda de um bastão, quem chegar primeiro no ponto de chegada vence!

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-bamboles.jpg 

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

 

Compartilhar
Mais Notícias