11 MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS – VEJA AQUI

PUBLICADO EM 23/08/2018

As brincadeiras cantadas são muito importantes para o desenvolvimento emocional, físico, social e cognitivo das crianças. As escolas são o principal elo de preservação dessa tradição das brincadeiras cantadas através de experiências lúdicas na rotina das crianças.

 

CAPELINHA DE MELÃO  (brincadeiras cantadas)

Nesta brincadeira cantada as crianças devem cantar e dançar livremente:

Capelinha de melão

É de são joão

É de cravo,

É de rosa,

É de manjericão

São joão está dormindo

Não acorda, não

Acordai,

Acordai,

Acordai, joão!

 

CARANGUEJO NÃO É PEIXE (brincadeiras cantadas)

Na brincadeira cantada “ Caranguejo não é Peixe” as crianças devem seguir os passos conforme a música:

brincadeiras cantadas caranguejo peixe

Caranguejo não é peixe (sinalizar com o dedo indicador a negativa)

Caranguejo peixe é

Caranguejo só é peixe

Na subida da maré.

Palma, palma, palma, (bater palmas)

Pé, pé, pé (bater os pés)

Roda, roda, roda (de mãos dadas, as crianças rodam juntas)

Caranguejo peixe é (as crianças se agacham até o chão)

 

PIRULITO QUE BATE BATE (brincadeiras cantadas)

brincadeiras cantadas pirulito bate bate

Quem nunca brincou de “Pirulito bate bate” ? É uma das brincadeiras cantadas mais conhecidas! Ao som de muitas palmas as crianças cantam:

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

Quem gosta de mim é ela (sinal indicativo apontando para frente)

Quem gosta dela sou eu (sinal indicativo apontando para si mesmo)

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

A menina que eu gostava

Não gostava como eu (sinal indicativo de negação)

 

 


ALERTA (Brincadeiras de rua com Bola):

Quer saber  como é a brincadeira do ‘Alerta’? Confira agora:

Uma das brincadeiras de rua com bola que as crianças adoram é o ‘Alerta’. Exige bastante atenção, explora memória, socialização e movimento. Uma das crianças é escolhida para começar a brincadeira, ficando com a bola e de costas para o restante das crianças que participarão da brincadeira.  Todas as crianças devem ficar atentas, pois assim que criança jogar a bola para cima também gritará o nome de uma das crianças. Essa criança então é que vai pegar a bola e gritar “Alerta!” e as demais devem ficar paradas no lugar. Aí a criança que gritou alerta vai dar 3 passos em direção à criança mais próxima a ela e tentar acertar a bola nela. Se acertar a bola a criança atingida sai da brincadeira. Mas se errar é ela que sairá!

CANGURU (Brincadeiras de rua com Bola):

brincadeira de rua com bola ‘Canguru’ faz muito sucesso entre as crianças, vamos relembrá-la? As crianças são os cangurus e devem ser divididas em 2 times enfileirados atrás da linha de partida. A partir do sinal de partida o primeiro canguru de cada time coloca uma bola entre seus joelhos e sai pulando sem derrubá-la até a linha de chegada e retorna até entregar a bola para o segundo canguru de seu time e assim sucessivamente até o último canguru. Vence o time que conseguir terminar a tarefa em menos tempo sem derrubar a bola no chão. Caso a bola caia no chão, o canguru deve retornar a linha de partida e começar novamente.

BARRA BOLA (Brincadeiras de rua com Bola):

brincadeira com bola ‘Barra Bola’ é conhecida em muitos estados brasileiros. È preciso formar duas equipes com mesmo número de crianças cada uma. Traça-se duas linhas paralelas com aproximadamente 8 metros de distância entre ambas. Cada equipe deve ficar atrás de uma das linhas e deve-se tirar par ou ímpar para escolher a equipe que vai iniciar o jogo. A equipe escolhida deve jogar a bola em direção à equipe adversária. Se alguma criança da equipe adversária conseguir pegar a bola no ar, então essa criança passa para a equipe adversária como ‘infiltrado’. Mas se a bola cair no chão, então deverá ser devolvida para novo arremesso. A função do ‘infiltrado’ é tentar pegar a bola e devolvê-la para alguém de sua equipe, que por sua vez se conseguir pegar esta bola no ar também se torna ‘infiltrado’. Vence a equipe que tiver maior número de infiltrados na equipe adversária.

Confira mais brincadeiras de rua em: https://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/mae-da-rua/4e3edc123cb3176863000014.html

Compartilhar
Mais Notícias