BLOG

10 MELHORES BRINCADEIRAS LÚDICAS

PUBLICADO EM 01/09/2018

10 MELHORES BRINCADEIRAS LÚDICAS

As brincadeiras lúdicas  oferecem diversão ao mesmo tempo que estimulam o desenvolvimento das habilidades infantis

Aprender brincando é o lema das brincadeiras lúdicas, em um contexto em que as crianças conseguem expressar seus sentimentos em relação ao mundo social. É uma verdadeira oportunidade de brincar, se divertir e ainda enriquecer seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades. Vamos conhecer agora 10 brincadeiras lúdicas que as crianças adoram!

1. COMPLETE O DESENHO (brincadeiras lúdicas):

brincadeiras ludicas

Esta brincadeira lúdica é bem simples e pode ser trabalhada com crianças de diferentes idades. Conforme a idade a observação de detalhes vai aumentando e o traçado vai se aperfeiçoando. ‘Complete o Desenho’ pode ser feito a partir de recortes de revistas, jornais, ou mesmo um adulto desenhando metade ou parte de um desenho e a criança precisa terminar o que falta. Esta atividade lúdica estimula a criatividade e coordenação motora fina das crianças.

2. MASSINHA DE MODELAR (brincadeiras lúdicas):

brincadeiras ludicas massinha modelar

As crianças adoram brincar com massinha de modelar, é possível criar um verdadeiro mundo encantando a partir delas com suas cores e formas. Além disso aumenta a concentração, trabalha a coordenação motora, a imaginação e é um ótimo recurso lúdico para ensinar as cores, as formas geométricas, as letras e os números adaptada a idade da criança.

3. TRAVA-LÍNGUAS (brincadeiras lúdicas):

brincadeiras ludicas massinha modelar

Os  Trava-línguas são divertidas brincadeiras lúdicas de origem folclórica que as crianças encaram como verdadeiros desafios. Os Trava-línguas estimulam a linguagem oral e sua pronúncia correta, a memória, a desenvoltura e imaginação das crianças. Vamos relembrar os principais:

“Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será”

“O rato roeu a roupa do rei do Roma”

“Três tigres tristes para três pratos de trigo,

 Três pratos de trigo para três tigres tristes”

“O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce”

 


 

4. BRINCADEIRAS CANTADAS (brincadeiras lúdicas)

Não é possível falar de brincadeiras lúdicas sem falar nas brincadeiras cantadas, pois através da música e do ritmo as crianças desenvolvem diversas habilidades ao mesmo tempo: forma de expressão, linguagem, socialização, desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor. Clique aqui para conhecer as melhores!

5. BARRA MANTEIGA (brincadeiras lúdicas):

Para esta brincadeira lúdica é preciso pelo menos 8 crianças, que se dividirão em 2 times com mesmo número de crianças. Desenha-se uma linha no chão ou, dependendo do ambiente, usa-se uma fita adesiva para marcar a separação dos 2 times. As crianças de ambos os times devem ficar próximas a linha divisória com as mãos estendidas. Quem conseguir bater na mão de criança do time adversário pode trazê-la para seu time. Vence o time que conseguir trazer o time adversário para o seu lado primeiro. O objetivo desta brincadeira lúdica é trabalhar agilidade, concentração, socialização e trabalho em equipe.

6. BOLICHE CEGO (brincadeiras lúdicas):

brincadeiras ludicas boliche cego

O Boliche Cego é uma brincadeira lúdica que trabalha noção espacial, lateralidade e concentração. Trata-se de jogo comum de boliche onde as crianças brincam com os olhos vendados. As crianças precisar acertar os pinos e cada vez que uma criança erra, passa a vez para a próxima criança. Vence a criança que derrubar o último pino.

7. COBRINHA (brincadeiras lúdicas):

brincadeiras ludicas cobrinha

A brincadeira lúdica da Cobrinha fez parte da infância de muitas pessoas e é muito interessante, pois trabalha o equilíbrio, agilidade, concentração, noção de tempo e velocidade. É bem fácil e pode ser feita com crianças de diferentes idades, apenas modificando o grau de dificuldade. Duas crianças seguram uma corda e balançam as mãos com que a corda pareça uma Cobrinha em movimento no chão. As outras crianças devem tentar passar pela cobrinha sem encostá-la. Quem encostar sai da brincadeira e vence quem ficar até o final sem encostar na cobrinha.

8. TELEFONE SEM FIO (brincadeiras lúdicas):

Esta brincadeira lúdica rende muitas gargalhadas e estimula a audição, concentração, oralidade e também a memória. A brincadeira lúdica Telefone sem Fio pode ser realizada em uma roda ou com as crianças enfileiradas, uma delas é escolhida para começar a brincadeira e pronuncia uma palavra no ouvido da criança que está ao seu lado, sem que as outras ouçam. Esta por sua vez repete o que ouviu para a criança ao seu lado e assim sucessivamente até chegar na última criança. Então esta criança diz alto o que entendeu e quase sempre não é o que a primeira criança disse, tornando a brincadeira muito engraçada.

 9. DOMINÓ (brincadeiras lúdicas):

brincadeiras ludicas domino

O Dominó é uma das brincadeiras lúdicas que mais trabalham raciocínio lógico, concentração e conceitos matemáticos simples. Com as peças do Dominó viradas para baixo e misturadas, cada criança deve pegar 7 peças e caso sobre peças em função do número de crianças, estas devem ser separadas. Começa a criança que tiver nas mãos a peça com números duplos 6, que é a maior numeração do dominó. Colocada esta peça na mesa é a vez da próxima criança da ordem escolhida jogar, ela precisa encaixar uma peça sua que tenha o 6 de um dos lados. E assim a próxima criança da vez tem duas chances de encaixar uma peça que tenha um dos números das peças da mesa e assim sucessivamente. A criança da vez que não tiver a peça que se encaixe com as da mesa pode trocar com as que foram separadas no início do jogo. O vencedor é aquele que conseguir eliminar suas peças primeiro.

10. Forca (brincadeiras lúdicas):

brincadeiras-ludicas forca

A brincadeira lúdica ‘Forca’ é uma maneira eficaz e divertida de ensinar as letras do alfabeto para as crianças em processo de alfabetização. O objetivo da brincadeira é descobrir qual é a palavra antes da forca, estimulando a memória, o raciocínio e a imaginação das crianças. É possível brincar de ‘Forca’ usando apenas papel e lápis! Uma criança imagina uma palavra e escreve traços equivalentes ao número de letras desta palavra. Em seguida a outra criança tem que ir tentando adivinhar quais letras fazem parte, porém para cada letra errada será desenhado uma parte do boneco (cabeça, braços, pernas). A criança terá que descobrir qual é a palavra certa antes que seu boneco seja enforcado. O grau de dificuldade tem que ser condizente com a idade da criança.

Mais Notícias