PORTAL DE NOTÍCIAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS | CONFIRA!

PUBLICADO EM 27/03/2020

brincadeiras-folcoricas1.jpg 

Balança caixão, elefantinho colorido, dança das cadeiras ... as brincadeiras do folclore que já divertiram seus bisavós, avós, pais e até você? Vamos relembrá-las?

O Folclore brasileiro é composto por mitos, lendas e brincadeiras que são passadas de geração para geração e deram origem a festas tradicionais folclóricas por todo o país. Os mitos com sua pitada de fantasia sempre tinham como objetivo maior passar uma mensagem de sabedoria para as pessoas com o intuito de dar sentido à vida. O dia do folclore no Brasil é comemorado dia 22 de agosto e é nesta época que as brincadeiras folclóricas ganham espaço na rotina das crianças através da Educação Infantil. As brincadeiras do folclore envolvem integração  e desenvolvimento social entre as crianças, além de trabalhar a coordenação motora, concentração e imaginação.

Confira agora algumas das brincadeiras folclóricas mais conhecidas em nosso país e que são mais trabalhadas na Educação Infantil.

BALANÇA CAIXÃO 

brincadeiras-folcoricas2

Nesta brincadeira folclórica Balança Caixão, uma criança é escolhida como Rei e outra é o servo do Rei. O Rei deve ficar sentado em uma cadeira denominada de trono e seu servo fica com o rosto apoiado em seu colo. Enquanto isso as outras crianças formam uma fila atrás do servo, cada criança apoia seu rosto nas costas da outra, tapando seus olhos e cantando:

Balança caixão, 

Balança você,

Dá um tapa nas costas

e vai se esconder

A última criança da fila deve dar um tapinha nas costas da criança que está na sua frente e se esconde. E assim sucessivamente até chegar na vez do servo, que por sua vez deve procurar as crianças escondidas.

 

DANÇA DAS CADEIRAS

brincadeiras-folcoricas3.jpg

É uma brincadeira folclórica que continua sendo sucesso entre as crianças e adultos. As cadeiras precisam estar dispostas em círculo e encostadas uma na outra, sendo que o número de cadeiras deve ser pelo menos um número menor do número de crianças ou adultos que irão participar. A brincadeira tem início quando começa a tocar uma música, então os jogadores vão andando em círculo ao redor das cadeiras e também dançando. A música deve parar de repente e neste momento cada participante deve sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sentar deve sair do jogo e tira-se uma cadeira da brincadeira. Vence aquele que consegue sentar na última cadeira. 

 

RODA PIÃO

brincadeiras-folcloricas-roda-roda-piao

Roda pião é uma brincadeira do folclore brasileiro que encanta as crianças. Como jogo de desafios as crianças colocam o pião para rodar, começam no chão e depois vão aumentando o desafio colocando o pião para rodar na palma da mão. Para conseguir tão façanha é preciso treinar bastante, mas as crianças adoram e se tornam habilidosas rapidinho. Outro jogo de desafio com pião no folclore é desenhar um círculo no chão e todos os jogadores devem arremessar seus piões no centro. Os jogadores que não conseguirem saem do jogo e colocam seus piões dentro do círculo e a brincadeira recomeça. Os jogadores que conseguirem atingir o centro do círculo disputam agora os piões deitados.

 

ARREMESSO DE BAMBOLÊ

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educacao-infantil1-caixa.jpgbrincadeiras-folcloricas-bambole1.jpg

Mais uma brincadeira do folclore brasileiro que faz muito sucesso entre as crianças, principalmente em gincanas. A brincadeira de arremesso de bambolê consiste em uma pessoa(vítima) ficar a alguns metros dos outros jogadores. Vence quem conseguir encaixar o bambolê mais vezes na vítima.

 

CAMA DE GATO

brincadeiras-folcloricas-cama-gato

A brincadeira folclórica 'cama de gato' é uma brincadeira com barbante. Consiste em trançar um barbante entre os dedos das duas mãos, o polegar deve ficar de fora e a criança vai alterando as figuras formadas até definir uma específica. As crianças participantes devem se revezar na tentativa de retirar o barbante da mão do amigo com o cuidado de não desfazer a figura escolhida pela primeira criança.

 

CINCO MARIAS 

A brincadeira folclórica 'Cinco Marias' é muito antiga  e pode ser jogada com pedrinhas ou pequenos saquinhos de pano que as avós adoravam costurar e colocavam areia dentro.  O objetivo da brincadeira é reunir cinco saquinhos e testar suas habilidades manuais e agilidade. Espalhe os 5 saquinhos perto de você de modo que estejam próximos uns dos outros. Comece jogando primeiro um saquinho para cima ao mesmo tempo que pega outro. A cada jogada você deve aumentar o número de saquinhos que joga para cima na sequência até tentar pegar todos os cinco. Caso deixe cair algum saquinho você perde a vez.


ELEFANTINHO COLORIDO

brincadeiras-folcloricas2.jpg

Quem nunca brincou de 'Elefantinho Colorido'? Nesta brincadeira folclórica escolhe-se uma das crianças para comandar, ela deve ficar em frente das demais e gritar: 'Elefantinho Colorido!'. As outras crianças respondem: 'Que cor?' "Elefantinho colorido!" . A criança que comanda diz o nome de uma cor e então todas as crianças correm para encostar em qualquer coisa que tenha a tal cor. E a criança que comanda também corre para pegar alguma criança antes que a mesma encoste em algo que contenha a cor. Se a criança que comanda conseguir pegar alguma criança antes, então ela é capturada. Ganha a criança que conseguir ficar imune até o final.

 

BEIJO, ABRAÇO, APERTO DE MÃO

brincadeiras-folcloricas3.jpg

A brincadeira folclórica 'Beijo, abraço, aperto de mão' é muito simples: as crianças devem se sentar em um círculo e duas delas ficam dentro da roda em pé, sendo que uma das duas vai estar com os olhos vendados. Então a criança que não está com os olhos vendados aponta para as crianças que estão na roda e vai perguntando para a criança com os olhos vendados: 'É esse?' e quando a criança responder sim, acontece a outra pergunta: 'O que você quer dele: beijo, abraço ou aperto de mão?'. Assim que a criança responde tira-se a venda de seus olhos e ela finalmente descobre quem é seu escolhido. Ela deve pagar sua promessa e o escolhido é que terá agora os olhos vendados e a brincadeira recomeça.

 

GATO MIA

brincadeiras-folcloricas5.jpg

A brincadeira do folclore brasileiro 'Gato Mia' é muito divertida brincar com um grupo grande de crianças. Escolhe-se uma criança, venda seus olhos e a coloca no centro de uma roda de crianças. A criança vendada deve  encostar em outra criança, que por sua vez deve soltar um miado. Através do som do miado a criança vendada deve descobrir quem é. Se conseguir descobrir essa pessoa que terá os olhos vendados agora e a brincadeira recomeça, mas caso erre deve ir tentando encostar em outras crianças até acertar.

 

AMARELINHA 

brincadeiras-folcloricas6.jpg

É uma das brincadeiras folclóricas mais antigas e presente no cotidiano das crianças até hoje. Muito explorada na Educação Infantil, a amarelinha além de divertida também ajuda as crianças a conhecer e a escrever os números, também desperta e exercita as suas habilidades como contar, raciocinar e, ainda, trabalha o equilíbrio e coordenação motora. Com o auxílio de uma pedrinha a criança deve jogar na casinha do número 1 da Amarelinha e não poderá pisar nesta casinha quando estiver atravessando o caminho. Quando retornar aí sim deverá pegar a pedrinha. Esta brincadeira que também é um jogo vai trabalhar também a sequência numérica, pois sempre terá início no número 1, depois o número 2 e assim por diante até o 10. Caso a criança se desequilibre ou pise nas linhas, deve retornar para o começo. o equilíbrio ou pisar nas linhas, volta para o começo. O vencedor é aquele que conseguir marcar primeiro as 10 casas.

 

 

PEGA-PEGA

brincadeiras folcloricas pega pega

O 'pega-pega' tem muita tradição no folclore brasileiro e na maioria dos países do mundo. De forma geral podemos dizer que na brincadeira do Pega-Pega temos os pegadores e os que devem ser apanhados. Uma das crianças é escolhida ou sorteada para ser o pegador e a brincadeira tem início. O pegador tenta através de apenas tocar o amigo mais próximo ou que estiver mais fácil de ser apanhado. Uma vez que o apanhador encostou em alguém, dizemos que ele 'pegou' e então este que foi apanhado se torna o próximo pegador e assim sucessivamente. Antigamente era comum as crianças fazerem uso do chamado 'pique salva', que era um lugar qualquer escolhido por todos como o lugar onde o pegador não pode pegar, ou seja, um lugar seguro mais usado para as crianças descansarem e se salvarem por um tempinho do pegador.

 

BOLHA DE SABÃO 

brincadeiras-folcloricas7.jpg

A brincadeira envolvendo bolhas de sabão são antigas e fazem parte do nosso folclore. Trata-se de uma experiência que pode ser trabalhada em diferentes idades.Tanto bebês quanto as crianças maiores adoram brincar com bolinha de sabão, além de divertido, estimula a imaginação, a atenção e a coordenação motora.

 

PASSA ANEL

brincadeiras-folcloricas9.jpg

Quem nunca brincou de Passa Anel? Essa brincadeira folclórica ainda faz sucesso com as crianças. Normalmente as crianças ficam em roda ou no caso de 2 ou 3 crianças podem ficar lado a lado. A brincadeira inicia com uma criança ficando com o anel entre suas duas mãos e as outras crianças ficam sentadas com as palmas das mãos unidas. A criança com o anel passa suas mãos pelas mãos das outras crianças e solta o anel nas mãos de uma delas, sem que as outras percebam. Ao final a criança que estava passando o anel escolhe uma das crianças que estavam brincando com quem ela acha que está o anel. Se a criança acertar, será a próxima a passar o anel; se errar, passará o anel quem a criança que tiver recebido.

 

PULAR CORDA 

brincadeiras-folcloricas10.jpg

Hoje em dia é mais difícil encontrar crianças brincando de 'Pular Corda". Mas uma vez apresentada a brincadeira, eles tomam gosta rapidinho e largam muitos brinquedos para pular corda. Nas brincadeiras de antigamente era comum as crianças cantarem 'Com quem você pretende se casar?" enquanto pulavam. A brincadeira consiste basicamente em duas crianças batendo a corda bem próxima ao chão, enquanto as outras pulam. Os saltos devem seguir uma sequência determinada e a altura da corda vai aumentando aos poucos.

 

BATATA QUENTE 

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-educacao-infantil7.jpg

Mais uma brincadeira folclórica que as crianças menores adoram! As crianças a partir dos 3 anos já conseguem brincar com esta brincadeira antiga e que causa bastante alvoroço durante sua execução já que ninguém quer pegar a batata quente nas mãos. As crianças sentam-se em roda e um adulto ou uma das crianças ficam de fora, de costas. Começa a brincadeira e o objeto escolhido para ser a batata quente (normalmente uma bolinha) vai passando de mão em mão na roda enquanto a pessoa que está de fora vai cantando : 'batata quente, quente, quente, ..., queimou!'. A criança que estiver com a bola no momento do 'queimou'sai da brincadeira. E assim, segue a brincadeira até sobrar apenas uma criança que será a vencedora.

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."