10 BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS IMPERDÍVEIS - CONFIRA AQUI

PUBLICADO EM 21/08/2018

Balança caixão, elefantinho colorido, dança das cadeiras ... as brincadeiras do folclore que já divertiram seus bisavós, avós, pais e até você? Vamos relembrá-las?

O Folclore brasileiro é composto por mitos, lendas e brincadeiras que são passadas de geração para geração e deram origem a festas tradicionais folclóricas por todo o país. Os mitos com sua pitada de fantasia sempre tinham como objetivo maior passar uma mensagem de sabedoria para as pessoas com o intuito de dar sentido à vida. O dia do folclore no Brasil é comemorado dia 22 de agosto e é nesta época que as brincadeiras folclóricas ganham espaço na rotina das crianças através da educação infantil. As brincadeiras do folclore envolvem integração  e desenvolvimento social entre as crianças, além de trabalhar a coordenação motora, concentração e imaginação.

Confira agora algumas das brincadeiras folclóricas mais conhecidas em nosso país e que são mais trabalhadas na Educação Infantil.

 1. BALANÇA CAIXÃO (Brincadeiras Folclóricas)

Nesta brincadeira folclórica Balança Caixão, uma criança é escolhida como Rei e outra é os ervo do Rei. O Rei deve ficar sentado em uma cadeira denominada de trono e seu servo fica com o rosto apoiado em seu colo. Enquanto isso as outras crianças formam uma fila atrás do servo, cada criança apoia seu rosto nas costas da outra, tapando seus olhos e cantando:

Balança caixão, 

Balança você,

Dá um tapa nas costas

e vai se esconder

A última criança da fila deve dar um tapinha nas costas da criança que está na sua frente e se esconde. E assim sucessivamente até chegar na vez do servo, que por sua vez deve procurar as crianças escondidas.

2.    DANÇA DAS CADEIRAS (Brincadeiras Folclóricas)

É uma brincadeira folclórica que continua sendo sucesso entre as crianças e adultos. As cadeiras precisam estar dispostas em círculo e encostadas uma na outra, sendo que o número de cadeiras deve ser pelo menos um número menor do número de crianças ou adultos que irão participar. A brincadeira tem início quando começa a tocar uma música, então os jogadores vão andando em círculo ao redor das cadeiras e também dançando. A música deve parar de repente e neste momento cada participante deve sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sentar deve sair do jogo e tira-se uma cadeira da brincadeira. Vence aquele que consegue sentar na última cadeira. 

brincadeiras folcloricas danca das cadeiras

 

3.    RODA PIÃO (Brincadeiras Folclóricas)

Roda pião é uma brincadeira do folclore brasileiro que encanta as crianças. Como jogo de desafios as crianças colocam o pião para rodar, começam no chão e depois vão aumentando o desafio colocando o pião para rodar na palma da mão. Para conseguir tão façanha é preciso treinar bastante, mas as crianças adoram e se tornam habilidosas rapidinho. Outro jogo de desafio com pião no folclore é desenhar um círculo no chão e todos os jogadores devem arremessar seus piões no centro. Os jogadores que não conseguirem saem do jogo e colocam seus piões dentro do círculo e a brincadeira recomeça. Os jogadores que conseguirem atingir o centro do círculo disputam agora os piões deitados.

brincadeiras folcloricas roda piao

 

4.  ARREMESSO DE BAMBOLÊ (Brincadeiras Folclóricas)

Mais uma brincadeira do folclore brasileiro que faz muito sucesso entre as crianças, principalmente em gincanas. A brincadeira de arremesso de bambolê consiste em uma pessoa(vítima) ficar a alguns metros dos outros jogadores. Vence quem conseguir encaixar o bambolê mais vezes na vítima.

5.    CAMA DE GATO (Brincadeiras Folclóricas)

 A brincadeira folclórica cama de gato é uma brincadeira com barbante. Consiste em trançar um barbante entre os dedos das duas mãos, o polegar deve ficar de fora e a criança vai alterando as figuras formadas até definir uma específica. As crianças participantes devem se revezar na tentativa de retirar o barbante da mão do amigo com o cuidado de não desfazer a figura escolhida pela primeira criança.


 

6. ELEFANTINHO COLORIDO (Brincadeiras Folclóricas)

Quem nunca brincou de Elefantinho Colorido? Nesta brincadeira folclórica escolhe-se uma das crianças para comandar, ela deve ficar em frente das demais e gritar: “Elefantinho Colorido!”. As outras crianças respondem: “Que cor?” "Elefantinho colorido!" . A criança que comanda diz o nome de uma cor e então todas as crianças correm para encostar em qualquer coisa que tenha a tal cor. E a criança que comanda também corre para pegar alguma criança antes que a mesma encoste em algo que contenha a cor. Se a criança que comanda conseguir pegar alguma criança antes, então ela é capturada. Ganha a criança que conseguir ficar imune até o final.

 

7. BEIJO, ABRAÇO, APERTO DE MÃO (Brincadeiras Folclóricas)

A brincadeira folclórica “Beijo, abraço, aperto de mão” é muito simples: as crianças devem se sentar em um círculo e duas delas ficam dentro da roda em pé, sendo que uma das duas vai estar com os olhos vendados. Então a criança que não está com os olhos vendados aponta para as crianças que estão na roda e vai perguntando para a criança com os olhos vendados: “É esse?” e quando a criança responder sim, acontece a outra pergunta: “O que você quer dele: beijo, abraço ou aperto de mão?”.

brincadeiras folcloricas beijo abraco aperto de mao

Assim que a criança responde tira-se a venda de seus olhos e ela finalmente descobre quem é seu escolhido. Ela deve pagar sua promessa e o escolhido é que terá agora os olhos vendados e a brincadeira recomeça.

 8. GATO MIA (Brincadeiras Folclóricas)

A brincadeira do folclore brasileiro Gato Mia é muito divertida brincar com um grupo grande de crianças. Escolhe-se uma criança, venda seus olhos e a coloca no centro de uma roda de crianças. A criança vendada deve  encostar em outra criança, que por sua vez deve soltar um miado. Através do som do miado a criança vendada deve descobrir quem é. Se conseguir descobrir essa pessoa que terá os olhos vendados agora e a brincadeira recomeça, mas caso erre deve ir tentando encostar em outras crianças até acertar.

 

9. AMARELINHA (Brincadeiras Folclóricas)

É uma das brincadeiras folclóricas mais antigas e presente no cotidiano das crianças até hoje. Muito explorada na Educação Infantil, a amarelinha além de divertida também ajuda as crianças a conhecer e a escrever os números, também desperta e exercita as suas habilidades como contar, raciocinar e, ainda, trabalha o equilíbrio e coordenação motora.

brincadeiras folcloricas amarelinha

Com o auxílio de uma pedrinha a criança deve jogar na casinha do número 1 da Amarelinha e não poderá pisar nesta casinha quando estiver atravessando o caminho. Quando retornar aí sim deverá pegar a pedrinha. Esta brincadeira que também é um jogo vai trabalhar também a sequência numérica, pois sempre terá início no número 1, depois o número 2 e assim por diante até o 10. Caso a criança se desequilibre ou pise nas linhas, deve retornar para o começo. o equilíbrio ou pisar nas linhas, volta para o começo. O vencedor é aquele que conseguir marcar primeiro as 10 casas.

 

10. PEGA-PEGA (Brincadeiras Folclóricas)

brincadeiras folcloricas pega pega

O pega-pega tem muita tradição no folclore brasileiro e na maioria dos países do mundo. De forma geral podemos dizer que na brincadeira do Pega-Pega temos os pegadores e os que devem ser apanhados. Uma das crianças é escolhida ou sorteada para ser o pegador e a brincadeira tem início. O pegador tenta através de apenas tocar o amigo mais próximo ou que estiver mais fácil de ser apanhado. Uma vez que o apanhador encostou em alguém, dizemos que ele “pegou” e então este que foi apanhado se torna o próximo pegador e assim sucessivamente. Antigamente era comum as crianças fazerem uso do chamado “pique salva”, que era um lugar qualquer escolhido por todos como o lugar onde o pegador não pode pegar, ou seja, um lugar seguro mais usado para as crianças descansarem e se salvarem por um tempinho do pegador.

Mais Notícias