PORTAL DE NOTÍCIAS

17+ BRINCADEIRAS DE PULAR CORDA | OBJETIVOS, CANTIGAS E MUITO MAIS!

PUBLICADO EM 28/05/2020

brincadeira-pular-corda

Procurando brincadeiras de pular corda para experimentar com seus filhos ou turminha? Então você chegou ao lugar certo! Às vezes tudo o que uma criança precisa é de uma brincadeira ao ar livre, uma diversão que não acompanha muitas regras e regulamentos. Criar um jogo ou uma brincadeira ao ar livre pode ser uma tarefa surpreendentemente complicada já que as melhores exigem planejamento quase zero, organização mínima e algum equipamento de segurança, certo? Errado! Existem muitas brincadeiras antigas que oferecem diversão sem praticamente planejamento, como é o caso do de PULAR CORDA. E para melhorar ainda mais existem variações muito divertidas desta brincadeira, será que você conhece todas?

As brincadeiras de PULAR CORDA são melhores quando realizadas fora de casa e mais divertidas com um grupo de crianças. Além disso, a maioria dessas brincadeiras pode ser alterada ou aprimorada, criando suas próprias regras. Use sua imaginação! Confira agora as 17+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PULAR CORDA e divirta-se!

BRINCADEIRA PULAR CORDA | OBJETIVO e AVALIAÇÃO

brincadeira-pular-corda-objetivos

As tradicionais brincadeiras de pular corda promovem uma sequência de habilidades motoras muito importantes. São atividades divertidas e uma forma interessante de cultivar e valorizar a cultura tradicional de nosso país. Os principais objetivos nas brincadeiras de pular corda são:

·       Reconhecimento do ritmo nas experiências da brincadeira;

·       Entendimento das regras de cada brincadeira;

·       Realização dos seguintes movimentos: saltar com 1 e 2 pés, agachar, girar e equilibrar-se.

A avaliação deve estar focada em observações em torno das variações de ritmo, agilidade e desempenho individual e em grupo.

 

BRINCADEIRAS COM CORDA

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-pular-corda.jpg

Para as crianças que brincam sozinhas, uma corda de pular é um ótimo brinquedo ativo. Desafie seu filho a aprender algumas das habilidades básicas de salto, como:

Saltos em tesoura: aterrissar com um pé para frente e, no próximo salto, trocar de pé.

Saltos cruzados: pisar com os pés cruzados como um X, depois separados, depois cruzados novamente.

 

PATINHO

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-pular-corda1.jpg

Pisar com calcanhares separados, dedos dos pés e joelhos apontados para dentro; depois, no próximo salto, colocar os calcanhares juntos e os dedos dos pés e joelhos apontados.

 

BALANÇO

Pise em um pé e gire a perna oposta para o lado, depois ligue o próximo salto. Se você tem um pequeno grupo de crianças e uma corda grande, as rimas de pular corda geralmente são um sucesso! Continue lendo que mais abaixo você encontrará várias opções de músicas e parlendas para pular corda bem bacanas.

 

SERPENTE

Esta brincadeira de pular corda é ideal para iniciantes ou crianças mais jovens que têm problemas para cronometrar seus saltos com uma corda balançando. Como brincar: peça a duas pessoas que segurem a corda em cada extremidade e balance-a suavemente no chão como uma cobra rastejante, enquanto outros jogadores tentam pular sobre ela. Sugira que se revezem sendo o saltador e o movedor de cobras.

 

SALTO AMIGO

Que tal dobrar a diversão tentando pular junto com um amigo? A brincadeira pode ser cara a cara (com uma pessoa segurando as duas extremidades da corda) ou lado a lado (cada pessoa segura uma extremidade ou o cabo da corda). Treine e divirta-se!

 

HELICÓPTERO

Para esta brincadeira de pular corda, você precisará de um grupo de crianças, uma corda comprida e giz. Faça um círculo grande no chão, sendo que o diâmetro deve ser o dobro do comprimento da sua corda e marque um local para cada jogador ao redor do círculo com uma cor. Um jogador fica no meio, enquanto o restante fica em seus lugares nas bordas. Esse jogador central segura a corda bem alto e a gira em círculo, enquanto diz: "Helicóptero, helicóptero sobre minha cabeça, eu escolho uma cor e a cor é ..."

Depois de nomear uma cor, ela começa a girar a corda pelo chão por um tempo pré-determinado. Quem está usando essa cor dá um passo à frente e tenta pular a corda. Se pisar na corda, o jogador central recomeça.

 

O GATO E O RATO

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-pular-corda.jpgbrincadeira-pular-corda8.jpg

Você precisa de pelo menos quatro participantes para este jogo: dois giradores de corda, um gato e um rato. Cordas necessárias: uma corda dupla de salto holandês por grupo.

Como brincar: as crianças entram em grupos de quatro com uma corda comprida para cada grupo. Duas crianças giram a longa corda dupla holandesa neste jogo de perseguição, onde uma criança é o "gato" e a outra é o "rato".

Escolha um número de saltos que cada jogador deve concluir. Um bom número para começar é três. Os giradores de cordas começam a girar a corda de pular. O rato entra na corda giratória de um lado, completa os três saltos e sai do outro lado. Assim que o rato sai da corda de pular, o "gato" entra na corda de pular e faz os três pulos. Toda vez que o gato sai da corda ele tenta pegar o rato, que só está a salvo enquanto está pulando corda.  O objetivo do jogo é que o gato pegue o rato e isso só pode acontecer nos momentos em que o rato sai da corda. É muito divertido e as crianças adoram!

 

O DESAFIO DO REDEMOINHO

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-pular-corda2.jpg

Você precisa de pelo menos 6 crianças e de uma corda de pulo holandês dupla longa. Forme uma fila de participantes da brincadeira. O objetivo do jogo é ser o "último a pular".

Como brincar: os giradores da corda de pular começam a girar a corda em um ritmo lento a médio. Uma vez que o primeiro participante pula pela corda, alguém precisa pular a corda toda vez que ela vira. Isso significa que, assim que a pessoa na frente pular, a próxima pessoa na fila deve estar preparada para pular. Você sai do jogo se a corda bate no seu pé ou se a corda gira na sua frente sem ninguém.

Quando chegar às últimas três pessoas, verifique se a corda fica mais lenta, para que as crianças possam correr.

 

CORRIDA DE REVEZAMENTO

Para esta brincadeira de pular corda é ideal um grupo de crianças com mais de 8 crianças e uma única corda individual por equipe.

Como brincar: organize a brincadeira em uma quadra esportiva. O primeiro "jogador" de cada equipe corre pela quadra e volta pulando corda. Em seguida, o próximo jogador pega a corda de pular e faz a mesma coisa até que todos os jogadores do time tenham realizado a tarefa. A equipe que terminar primeiro vence a corrida de revezamento!

 

COPO, COPINHA, COPÃO

Para esta brincadeira de pular corda é ideal um grupo a partir de 5 crianças e você vai precisar de uma corda de pulo holandesa dupla longa e copos descartáveis.

Como brincar: cada criança recebe um copo de plástico cheio de água. Uma de cada vez, as crianças pulam na corda giratória, tentando não derramar água. Na primeira vez, cada um pula três vezes e depois pula. Veja quem tem mais água na xícara. Se todo mundo tiver muita água no copo, faça outra rodada, mas pule cinco vezes. Quem tiver mais água no final da rodada vence. Este é um ótimo jogo para jogar fora em um dia quente!

 

PRISÃO

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-pular-corda4.jpgbrincadeira-pular-corda-prisao.jpg

Para esta brincadeira de pular corda é ideal um grupo com 3 integrantes cada e você vai precisar de uma corda dupla de salto holandês por grupo.

Como brincar: duas crianças giram a corda enquanto uma criança pula para dentro. A ideia do jogo é fazer com que o saltador pule em qualquer lugar fora da corda para fugir, e os giradores da corda devem segui-lo para manter o saltador preso dentro da corda. Se o saltador continuar saltando, os giradores ou batedores de corda estão fazendo um ótimo trabalho, caso contrário um deles é que se torna o preso. Este jogo desenvolve habilidades de concentração, resistência, giro, resistência e agilidade. As crianças e jovens adoram desafiar um ao outro!

 

BANANA SPLIT

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-pular-corda4.jpgbrincadeira-pular-corda4.jpg

Na verdade, esse jogo de pular corda não envolve pulo, mas os jogadores precisam prestar atenção ao tempo da corda que balança. Você precisa de uma corda longa e duas pessoas para girá-la. Os jogadores restantes formam uma linha de fila única, de modo que a primeira pessoa na fila esteja de frente para a corda. Os giradores de corda balançam a corda para a frente em direção à linha, então o primeiro jogador deve correr sob a corda e voltar sem tocá-la ou deixá-la tocá-lo. Após um passe, a segunda pessoa na fila entra e os dois jogadores correm sob a corda. Então três corredores vão juntos, e assim por diante. Se alguém tocar a corda ou não chegar e voltar no tempo, comece novamente com um jogador correndo.

 

BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS PEQUENAS - EDUCAÇÃO INFANTIL

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-pular-corda.jpgbrincadeira-pular-corda6.jpg

COBRA NA RELVA

Esta brincadeira é perfeita para crianças pequenas e da Educação Infantil. Duas pessoas seguram as pontas da corda, certificando-se de que ela esteja plana no chão. Agite a corda para que pareça uma cobra, enquanto as crianças pulam sobre ela. Se o pé tocar a corda, é a sua vez de agitar!

 

PULE A MONTANHA

Use uma corda de pular dupla longa, com uma pessoa em cada extremidade segurando-a levemente acima do solo. As crianças se alinham na frente da corda e pulam uma de cada vez. Depois de todos terem pulado, a corda é levantada um pouco e novamente todos pulam sobre a corda. Eleve firmemente a corda para que seja mais alto e mais desafiador pular. As crianças se divertem muito!

Importante: É muito importante que a corda seja mantida frouxa para que, se uma criança bater na corda, ela não tropece.

 

PULE O RIO

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-pular-corda6.jpg

Esta brincadeira é semelhante a anterior "pule a montanha", mas em vez de tentar pular alto, o objetivo é pular mais e mais distâncias. Comece com duas longas cordas de pulo holandesas, mantendo-as ao nível do solo e separadas por uma pequena distância, ou seja, o rio. As crianças se alinham na frente da corda e pulam uma de cada vez. Lentamente alargue a distância entre as cordas para tornar o salto mais desafiador.

DICA: para ajudar as crianças que não podem pular o mais longe possível, deixe as cordas de um lado das extremidades mais próximas.

 

DENTRO FORA, DENTRO PISOU, SAIU RODOU

Para esta brincadeira de pular corda é preciso seguir algumas instruções de acordo com a canção:

Dentro fora,

Dentro pisou,

Saiu rodou

Duas crianças seguram a corda e uma terceira pula. Quem errar passa a vez para o outro participante. A corda geralmente começa na altura do tornozelo, depois sobe do joelho, da coxa e, por fim, do quadril. Você pode adaptar o nível de dificuldade de acordo com a idade das crianças e habilidades motoras desenvolvidas. Cada vez que o participante acerta a sequência toda, a corda sobe e assim a brincadeira segue.

Seguindo a música: as crianças devem pular com os dois pés para dentro e, depois, com os dois pés para fora, um para cada lado da corda. E quando ouvir a parte da canção "pisou", é preciso pisar com os dois pés. Na última palavra "rodou", salta para fora e dá meia-volta, ficando com pés paralelos de frente para a corda.

Gostou? Então as principais músicas para pular corda abaixo!


CANTIGAS DE PULAR CORDA

brincadeiras-pular-corda

As famosas cantigas de Pular Corda permanecem nas memórias de muitos adultos e idosos e estão um pouco esquecidas na atualidade. Vamos relembrá-las e repassá-las para nossas crianças e alunos?

MÚSICA PARA PULAR CORDA SENHORAS E SENHORES

Um homem bateu em minha porta

E eu a-bri

Senhoras e senhores

Põe a mão no chão

Senhoras e senhores

Pulem em um pé só

Senhoras e senhores

Deem uma rodadinha

E vá pro olho da rua

 

Com quem?

Com quem?

Com quem será que (fulana) vai casar?

Loiro, moreno

Careca, cabeludo

Rei, ladrão

Polícia, capitão

Quantos filhos vocês vão ter?

1, 2, 3, 4

Qual é a letra do seu namorado?

A, b, c, d, e...

 

SALADA, SALADINHA

Salada, saladinha

Bem temperadinha

Com sal, sem sal

Cebola, coloral

Salada, saladinha

Bem temperadinha

Com sal, pimenta

Fogo, fogão, foguinho

Pula dentro, pula fora

Estica a corda

E vai embora

 

PATO, PATINHO

Pato, patinho

Marreco, marrequinho

Vamos pular o ano inteirinho

Janeiro, fevereiro, março, abril

Maio, junho, julho, agosto

Setembro, outubro, novembro, dezembro

 

PAPAGAIO LOURO

Papagaio louro do bico dourado

Manda essa cartinha pro meu namorado

Se estiver aberta, deixe recado

Se estiver fechada, bate na porta

A, b, c, d, e, ...

 

SUCO QUENTE

Suco quente

Cabelo diferente

Qual e a letra do seu presidente

A, b, c, d, e, ...

Suco gelado

Suco gelado

Cabelo arrepiado

Qual e a letra do seu namorado

A, b, c, d, e, ...

A infância é, sem dúvidas, uma época de muitas recordações, e pular corda é uma das melhores lembranças, então que tal animar bastante com essas brincadeiras com corda? Se você gostou deste post não deixe de conferir outros artigos relacionados a brincadeiras:

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."