BLOG

GUIA DAS BRINCADEIRAS DE RUA – CONFIRA!

PUBLICADO EM 26/08/2018

Será mesmo que a tecnologia voltada para videogames, tablets e smartphones divertem tanto as crianças como as antigas brincadeiras de rua?

Os mais velhos podem contar como as experiências vividas com as brincadeiras de rua contribuíram para uma infância mais feliz e divertida. As brincadeiras de rua são conhecidas por estimular a criatividade, a socialização, capacidade cognitiva, atenção e muita habilidade física. Relembre agora as brincadeiras de rua mais empolgantes!

FOGUINHO (Brincadeiras de Rua)

A brincadeira de rua “Foguinho” é uma brincadeira com corda acompanhada da seguinte música:

"Salada, saladinha, bem temperadinha, com sal, pimenta, fogo, foguinho"
Duas crianças batem a corda enquanto o restante pula a corda uma a uma, começando a bater mais devagar e quando chega a parte da música “fogo, foguinho” deve-se bater bem rápido. Vence a criança que conseguir pular por mais tempo sem encostar na corda.

brincadeira de rua foguinho

BETS ou TACO (Brincadeiras de Rua)

Não tem como falar em brincadeira de rua sem falar de Bets, também conhecido como Taco. Para essa brincadeira de rua são necessários dois bastões de madeira ou tacos, uma bolinha de tênis e dois tijolos. São quatro jogadores por jogo, sendo duas duplas. Uma dupla ficará com os tacos e terá que proteger os tijolos de serem atingidos pela bola, em posse da dupla adversária.

brincadeira de rua bets

A dupla que estará com os tacos tentará rebater  a bola arremessando-a para longe e daí devem ficar trocando de posição. Cada troca de posição contará 2 pontos e trocarão até a equipe adversária conseguir trazer a bola de volta para o jogo. Em contrapartida, se a dupla que está com a bola conseguir acertar um dos tijolos, então deve trocar de lugar com a dupla dos tacos e então será sua vez de tentar arremessá-la para longe e marcar pontos. Vence a dupla Ganha a dupla que marcar o total de pontos combinado primeiro.

QUEIMADA  (Brincadeiras de Rua)

Normalmente esta brincadeira de rua também é praticada nas quadras de escolas ou condomínios. As crianças devem ser divididas em duas equipes iguais, uma para cada lado da rua demarcada com giz. É um jogo de regras bem simples e muito divertido.

brincadeira de rua queimada

Definida a equipe que começará com a bola, um dos integrantes deve tentar acertar um integrante da outra equipe. Se acertar essa pessoa sai, mas se a mesma pessoa conseguir segurar a bola sem deixar cair, quem sairá é quem jogou. No caso da bola cair ou encostar no chão antes de acertar a pessoa, a posse da bola passa para a equipe adversária. Outra regra que precisa ser respeitada é em relação aos limites demarcados no chão, ninguém pode fugir da bola ultrapassando esses limites.

 


 

SALADA DE  FRUTAS (Brincadeiras de Rua)

brincadeira de rua salada de frutas

A brincadeira de ruaSalada de Frutas” sempre divertiu muito as crianças. Um adulto ou outra criança escolhida deve coordenar e guiar a brincadeira, começará dizendo baixinho para cada criança que fruta cada um será. Em seguida escolherá uma crianças para começar a brincadeira. A criança vai até o vendedor das frutas e pede uma fruta. Então a criança que representa a fruta pedida fica no meio das crianças com os olhos vendados e deve dizer o nome de outra fruta para acompanhá-lo. A criança que representa a fruta escolhida deve ir para perto dele. Então as crianças perguntam para a criança de olhos vendados: “o que você quer, beijo no rosto, abraço ou aperto de mão?” A criança faz sua escolha e cumpre sua promessa! E a brincadeira reinicia.

CHICOTINHO QUEIMADO (Brincadeiras de Rua)

Trata-se de uma brincadeira de rua muito tradicional e que sempre fez muito sucesso entre as crianças. Vamos relembrá-la? Uma criança é escolhida para esconder o chicotinho enquanto as outras devem ficar com os olhos fechados ou de costas para não olhar. Quando a criança que escondeu o chicotinho gritar “Chicotinho Queimado”, as demais podem olhar e começar a procurar. A criança que escondeu o chicote pode ajudar com os comandos quente ou frio. Vence quem encontrar primeiro o chicotinho e será o próximo a esconder.

SERPENTE (Brincadeiras de Rua)

brincadeira de rua serpente

A brincadeira de rua “Serpente” é uma das modalidades do conhecido “pega-pega”, o que o difere é o fato que a cada jogados que é pego deve dar a mão para o seu pegador e o ajuda a pegar as demais crianças. Conforme as crianças vão sendo capturadas maior vai ficando a serpente e aumenta a dificuldade em se capturar, mas com muita criatividade as crianças vão “armando” o bote.

 PATO PATO GANSO (Brincadeiras de Rua)

“Pato Pato Ganso” é uma brincadeira de rua que têm suas raízes antigas nos Estados Unidos. As crianças devem sentar em uma roda e definir quem será o Ganso. Então o Ganso se levanta e vai passeando atrás da roda tocando a cabeça das outras crianças e falando: "Pato, pato, pato, ganso!".

brincadeira de rua pato ganso

A criança que foi tocada no momento do “Ganso” deve se levantar e correr atrás da pessoa que o encostou as mãos. Caso consiga pegar ela a brincadeira reinicia da mesma forma, mas se não conseguir pegar, então ela vira o Ganso.

MAMÃE DA RUA (Brincadeiras de Rua)

A brincadeira da Mamãe da Rua é uma mais tradicionais brincadeiras de rua. Um adulto ou uma das crianças deve escolher quem será a mamãe da rua e ficará na rua. As crianças devem ser divididas igualmente em duas equipes, sendo que cada equipe ficará de um lado da calçada. Assim que for dada a largada as crianças devem tentar atravessar a rua sem serem pegos pela mamãe da rua. Vence  a equipe que ficar com maior número de jogadores que não foram pegos.

 

Mais Notícias