BLOG

CONHEÇA AS BRINCADEIRAS DE RODA MAIS TRADICIONAIS

PUBLICADO EM 22/08/2018

As tradicionais brincadeiras de roda continuam a conquistar as crianças em todo o país. As cantigas de roda que marcaram a infância dos mais velhos são resgatadas na rotina das escolas de Educação Infantil. Veja quais brincadeiras de roda abaixo você conhece!

CORRE CUTIA (brincadeiras de roda)

Esta brincadeira de roda necessita de pelo menos 5 crianças, estimula a atenção, agilidade e socialização. As crianças sentam-se em uma roda e um participante deve ficar em pé com um lenço na mão. As crianças cantam:

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Mocinha bonita
Do meu coração

E enquanto isso o participante que está com o lenço nas mãos circula por trás dos que estão sentados. No meio da cantoria o participante em pé coloca o lenço disfarçadamente atrás de uma das crianças. Assim que a criança escolhida perceber o lenço deve correr atrás de quem o colocou. Se o participante que colocou o lenço conseguir correr e sentar no lugar da criança escolhida, esta última deve ficar em pé com o lenço e a brincadeira recomeça. Caso contrário, ou seja, se a criança conseguir alcançar o participante antes, este deve continuar em pé com o lenço novamente e a brincadeira de roda reinicia.

 

ESCRAVO DE JÓ (brincadeiras de roda)

Escravos de Jó é uma brincadeira de roda onde as crianças seguram uma pedrinha ou tampinha de garrafa pet e vão passando de criança para criança de modo que cada uma fique sempre com apenas uma pedrinha ou garrafinha pet na mão,  ao som e ritmo da música:

“Escravos de Jó jogavam caxangá”(nesta parte da música as crianças passam as pedrinhas),
“Tira”, (cada criança ergue a pedrinha que está em suas mãos)
“põe”, (voltam a pedrinha no chão)
“deixa ficar” (apontam com o dedo direito para a pedrinha no chão)
“Guerreiros com guerreiros” (voltam a passar as pedrinhas de mão em mão)
“fazem zigue , zigue e zá”, (nesta parte da música as crianças devem fazer que vão passar a pedrinha, mas não passam, repetindo o movimento de ir e voltar duas vezes).

 

RODA DO GATO E RATO (brincadeiras de roda)

brincadeiras de roda gato e rato

A brincadeira de roda “Roda do Gato e Rato” é muito divertida e as crianças adoram. Como funciona? Deve-se escolher uma das crianças para ser o Rato e outra criança para ser o Gato. As outras crianças ficam de mãos dadas em pé formando a toca. Então o gato começa a correr atrás do rato ao redor da roda, que pode entrar dentro da roda ou da “toca” quando preferir para se esconder do gato. O momento divertido começa quando o gato tenta pegar o rato entre os vãos da roda, então as crianças podem usar os braços ou as pernas para impedir que o gato alcance o rato. As crianças normalmente escolhem uma criança da roda para ser a porta e outra para ser o relógio, assim a brincadeira fica ainda mais divertida, pois o Gato pode perguntar para porta se o rato entrou ou para o relógio que horas o rato volta. Quando chegar a hora que o relógio determinar a porta se abre e o gato pode entrar. É muita diversão!

PIPOCA (brincadeiras de roda)

brincadeiras de roda pipoca

A brincadeira de roda “Pipoca” faz as crianças mexerem-se bastante de acordo com o ritmo da música e seguindo os seguintes passos:

“Uma pipoca estourando na panela,

Outra pipoca vem correndo conversar

Ai começa um tremendo falatório,

E ninguém mais consegue se entender.

É um tal de ploc (pulo pra frente)

Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra trás)

Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra direita)

Plo-ploc ploc ploc (4 pulos pra esquerda)2x ”

 


PASSA ANEL (brincadeiras de roda)

brincadeiras de roda passa anel

O “PASSA ANEL” é uma brincadeira de roda tradicional, aliás: quem nunca brincou de Passa Anel? Essa brincadeira de roda ainda faz sucesso com as crianças. A brincadeira inicia com uma criança ficando com o anel entre suas duas mãos e as outras crianças ficam sentadas com as palmas das mãos unidas. A criança com o anel passa suas mãos pelas mãos das outras crianças e solta o anel nas mãos de uma delas, sem que as outras percebam. Ao final a criança que estava passando o anel escolhe uma das crianças que estavam brincando com quem ela acha que está o anel. Se a criança acertar, será a próxima a passar o anel; se errar, passará o anel quem a criança que tiver recebido.

 

SE EU FOSSE UM PEIXINHO (brincadeiras de roda)

Nesta conhecida brincadeira de roda as crianças rodam de mãos dadas enquanto cantam a canção:

Se eu fosse um peixinho

E soubesse nadar

Eu tirava “nome da criança”

Lá do fundo do mar (bis)

brincadeiras de roda peixinho

Para cada criança da roda em que o nome for mencionado, deve-se virar de costas para o centro da roda e retorna dando as mãos novamente para os colegas. A brincadeira só termina quando todos estiverem de costas e de mãos dadas para o centro da roda.

 

BATATA QUENTE (brincadeiras de roda)

brincadeiras de roda batata quente

As crianças a partir dos 3 anos já conseguem brincar com esta brincadeira de roda tradicional e que causa bastante alvoroço durante sua execução já que ninguém quer pegar a batata quente nas mãos. As crianças sentam-se em roda e um adulto ou uma das crianças ficam de fora, de costas. Começa a brincadeira e o objeto escolhido para ser a batata quente (normalmente uma bolinha) vai passando de mão em mão na roda enquanto a pessoa que está de fora vai cantando : “batata quente, quente, quente, ..., queimou!”. A criança que estiver com a bola no momento do “queimou” sai da roda. E assim, segue a brincadeira até sobrar apenas uma criança que será a vencedora.

 

Mais Notícias