SIGNIFICADO NOME MARIA | ORIGEM, SIGNIFICADO E CURIOSIDADES

PUBLICADO EM 29/07/2019

significado-nome-maria

Pensando em dar o nome MARIA para sua bebê? Trata-se de um lindo nome feminino,  MARIA é de origem hebraica e é usado em muitos países no mundo todo, especialmente no Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Procurar um nome para um filho é um processo muito importante e pode ser bem divertido, pois é o primeiro presente que você dará ao seu bebê. Muitos pais acreditam que o nome pode afetar o sucesso na vida, através da carreira profissional de seus filhos, a vida afetiva e outras circunstâncias, então eles escolhem nomes mais “respeitáveis” ou com significados incríveis, pois acreditam que o significado do nome reflete a personalidade da criança. Confira agora o SIGNIFICADO DO NOME  MARIAsua origem, personalidade e outros detalhes fascinantes.

HISTÓRIA DO NOME MARIA

significado-nome-maria-historia

A raiz do nome Maria vem do hebraico ‘Miryam’ que significa “mar de amargura ou mar de tristeza”, porém outras fontes etimológicas o definem como "rebelião", "criança desejada" e "amante ou dama do mar". O nome Maria que ganhou destaque na Bíblia pela virgem mãe de Jesus, presente no Novo Testamento e tornou-se um dos nomes mais duradouros e populares do mundo cristão. Na igreja cristã este nome sempre foi venerado e também era muito comum na Idade Média em toda a Europa através da forma ‘Mary’. Tantos as formas Maria, Mary e Marie (francês) são conhecidas e usadas no mundo inteiro, com o tempo as formas compostas do nome ganharem mais charme e personalidade, como é o caso de Maria Alice, Maria Eduarda, Maria Luiza e muitos outros. Assim o SIGNIFICADO DO NOME MARIA É “SENHORA SOBERANA”, “VIDENTE” OU “A PURA”. Maria é geralmente considerada a forma latina, italiana e espanhola de Maria, em honra da Virgem Mãe, no entanto, Maria na verdade antecede o cristianismo na antiga sociedade romana. Maria originou-se como o equivalente feminino a Marius, um nome masculino romano antigo que se acredita ser “masculino, viril” e uma vez que o cristianismo se infiltrou na sociedade romana e se tornou oficialmente a religião do estado no século IV. 

 

O NOME MARIA NA BÍBLIA

significado-nome-maria-curiosidade

O nome Maria na Bíblia é comum e foi dado a algumas mulheres, como é o caso de ‘Miriã’, que é a irmã de Arão  e Moisés. Veja agora as mulheres chamadas Mary ou Maria na Bíblia:  

Maria de Nazaré, mãe de Jesus (MATEUS 1:16), que na verdade parece ter sido chamada de Miriam (MATEUS 1:20, LUKE 1:27).

Maria Madalena (MATEUS 27:56).

Maria "de Tiago e de José, a mãe" (MATEUS 27:56).

Maria de Clopas (João 19:25).

Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro (JOÃO 11: 1).

A mãe de João Marcos (Atos 12:12), que pode ter sido uma irmã de Barnabé (COLOSSENSES 4:10).

Ao todo, o nome Maria ocorre 40 vezes e O nome Miriam ocorre mais 14 vezes no Novo Testamento.


PERSONALIDADE DO NOME MARIA

significado-nome-maria-personalidade

As mulheres que recebem o nome Maria são de personalidades são alegres, muito expressivas, comunicativas e, também, bastante emocionais. Detém o dom artístico que é nato e se destaca em sua carreira quando incentivada nessa área. Sua alegria contagia a todos, consegue fazer grandes amizades facilmente, possuindo grande magnetismo.  Sempre prontas e dispostas são pessoas encantadoras e espirituosas. Gostam de viver o hoje intensamente, possuem uma aura brilhante e são muito inteligentes. A lealdade aos amigos e à família são suas características de destaque. Costumam se dar em seus relacionamentos e em sua carreia profissional, são pessoas iluminadas e dedicadas à vida em geral.

O romance é a marca registrada da personalidade de quem recebe o nome Maria, são mulheres que possuem uma energia positiva, carinhosa e apaixonada. Idealizam o amor em sua forma mais genuína, possuem personalidades magnéticas e costumam atrair a atenção de todos ao seu redor. Constroem amizades fieis facilmente e estão sempre em busca de harmonia seja na carreira ou na sua vida pessoal. Tem um senso de justiça muito definido em sua personalidade, sempre tentando ajudar os menos favorecidos e todos os que buscam seu apoio. Apesar de não serem materialistas tem muita sorte com dinheiro e geralmente são cercadas por objetos materiais encantadores. Gostam de lecionar, são professores natos, e também se dão muito bem na área da saúde como médicas ou enfermeiras.

 

CURIOSIDADES DO NOME MARIA

Você sabia que o nome Maria era o número 1 para as meninas até meados do século XX? Atualmente o nome Maria voltou a ser popular no Brasil principalmente por razões religiosas ou familiares. As variantes do nome Maria também são muito usadas: Mary, Maire, May ou Mai, Mitzi, Mariana, Molly, Maura, Marietta ou Marieta, assim como os nomes compostos: Maria Clara, Maria Alice, Maria Eduarda, Maria Beatriz, Maria Luiza, Maria Fernanda e Maria Júlia.

Outra curiosidade interessante é que Mary era o nome feminino mais popular e duradouro no mundo de língua inglesa, bem como Maria e Maria em espanhol e francês até os anos 1940. Nos EUA, Mary foi finalmente destronada por nomes como Linda e Karen.

Nos tempos antigos, Maria era considerada sagrada demais para ser usada e só alcançou o uso na Inglaterra no século XII e mais tarde cobriu a população feminina.

O poeta Byron considerou Mary um nome "mágico" e Bing Crosby proclamou-o "um grandioso nome antigo".

Entre as celebridades que abandonaram o nome de nascimento de Mary estão Meryl Streep, Debbie Reynolds e Lily Tomlin.

NOMES QUE PODEM TE INTERESSAR:

35+ NOMES ITALIANOS FEMININOS LINDOS

35+ NOMES AMERICANOS FEMININOS LINDOS

75+ NOMES INDÍGENAS FEMININOS LINDOS

35+ NOMES HEBRAICOS FEMININOS LINDOS

50+ NOMES FEMININOS FORTES

100+ NOMES ANTIGOS FEMININOS

75+ NOMES ÁRABES MASCULINOS E FEMININOS

100+ NOMES JAPONESES FEMININOS

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."