CONHEÇA AS BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS

PUBLICADO EM 16/08/2018

O momento da brincadeira para crianças de 3 anos é sempre uma ótima oportunidade de desenvolvimento, seja aprendendo, vivenciando experiências diferentes ou trabalhando suas emoções e autonomia.

Com 3 anos a criança já tem uma melhor compreensão de si mesma e do mundo a sua volta, são mais independentes e por isso os jogos são muito bem vindos nessa faixa etária. As melhores brincadeiras para crianças de 3 anos são as que estimulam a criatividade e o raciocínio, vamos conhecer essas brincadeiras? 

BOLICHE (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS)

boliche brincadeiras para criancas de 3 anos

O Boliche estimula a habilidade motora, desenvolve a percepção visual e trabalha a concentração. Os pinos podem ser feitos com garrafas PET cheias de areia até a metade e as marcações no chão podem ser feitas com giz. Com pelo menos 2 participantes, vence quem consegue derrubar o maior número de pinos em uma rodada.

CORRE CUTIA (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS)

corre cotia brincadeiras criancas 3 anos


Esta brincadeira necessita de pelo menos 5 crianças, estimula a atenção, agilidade e socialização. As crianças sentam-se em uma roda e um participante deve ficar em pé com um lenço na mão. As crianças cantam:

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Mocinha bonita
Do meu coração

E enquanto isso o participante que está com o lenço nas mãos circula  por trás dos que estão sentados. No meio da cantoria o participante em pé coloca o lenço disfarçadamente atrás de uma das crianças. Assim que a criança escolhida perceber o lenço deve correr atrás de quem o colocou. Se o participante que colocou o lenço conseguir correr e sentar no lugar da criança escolhida, esta última deve ficar em pé com o lenço e a brincadeira recomeça. Caso contrário, ou seja, se a criança conseguir alcançar o participante antes, este deve continuar em pé com o lenço novamente e a brincadeira reinicia.

MORTO-VIVO (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS)

Morto-Vivo é uma brincadeira que para as crianças de 3 anos já faz bastante sentido e estimula bastante a concentração das crianças. Basicamente a brincadeira funciona assim: um adulto ou outra criança comanda a ação, então quando diz “morto” todos devem se abaixar e “vivo” todos devem ficar em pé. Ganha quem ficar até o fim da brincadeira sem errar e este pode ser o comandante da próxima rodada.

MASSINHA DE MODELAR (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS)

massinha brincadeiras criancas de 3 anos

A massinha de modelar é uma ótima brincadeira para crianças de 3 anos, estimula a imaginação, a criatividade, a coordenação motora fina, textura e sensações. A criança pode criar suas próprias comidinhas, roupas, bolinhos, e o que sua imaginação permitir.

 

 


DESENHE, CONTE E RECONTE (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS)

desenho brincadeiras criancas de 3 anos

Aos 3 anos as crianças já conseguem segurar o lápis de cor do jeito correto e fazer desenhos e rabiscos com contornos mais expressivos. Então nada mais divertido do que pedir para a criança desenhar no papel uma história ou uma música que ela goste. Depois de pronto o desenho peça para ela contar a sua maneira (reconto) a história ou a música a partir de seu desenho. É muito divertido e as crianças adoram, cada rabisco é um detalhe muito importante da história!

 

SEU LOBO (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS)

seu lobo brincadeiras criancas 3 anos

É uma das brincadeiras favoritas para crianças de 3 anos, uma criança é escolhida para ser o lobo e se esconde, enquanto as outras crianças ficam juntas e cantando:

Vamos passear na floresta,
enquanto o seu lobo não vem,
Está pronto, seu lobo?

O Seu Lobo por sua vez inventa alguma desculpa: “Estou escovando os dentes”, “Estou penteando o cabelo”, “ Estou tomando banho” e por aí vai até que de repente, sem avisar, o lobo sai do lugar que se escondeu e corre atrás das crianças. Vira uma correria e gritaria, é muito divertido! A primeira criança que o lobo pegar vira o próximo “Seu Lobo” e assim sucessivamente.  A brincadeira do “Seu Lobo” é muito saudável e estimula a criatividade, curiosidade, agilidade e atenção.

 

CORRIDA DO SACI (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS)

Muito popular e adorada pelas crianças, a “Corrida do Saci”, trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e agilidade. Deve ser definido um ponto de partida e assim que o adulto der o sinal de largada, as crianças dispostas lado a lado e segurando uma das pernas flexionadas para trás(posição do Saci) saem pulando até alcançarem a linha de chegada. Vence quem chegar primeiro sem colocar os dois pés no chão.

corrida do saci criancas 3 anos

QUEBRA-POTE (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS)

O quebra-pote é também uma brincadeira antiga, conhecida também como quebra-panela nas festas juninas,  e que faz muito sucesso entre as crianças. Com 3 anos as crianças já podem começar a brincar e estimula muito desenvolvimento motor da criança, além de equilíbrio e noção de espaço. Atualmente os quebra-potes são feitos de papel machê ou outros tipos de papéis para não machucar as crianças. Dentro dos quebra-potes podem ser colocados várias surpresas: balas, docinhos ou vários brinquedinhos, como aranhas e outros insetos de plásticos, artigos de vampiros, língua de sogra, etc. Solte a imaginação e surpreenda as crianças!

quebra pote criancas 3 anos

A brincadeira consiste em pendurar o quebra-pote em um lugar alto e a partir de um sorteio a criança escolhida deve usar uma varinha de madeira para tentar quebrar o pote. Cada criança tem três tentativas e assim que o pote for quebrado todas as crianças podem correr e pegar as surpresinhas que caíram.

Essas brincadeiras para crianças de 3 anos são exemplos de como muitas brincadeiras clássicas devem ser resgatadas e vivenciadas sempre pelas crianças, são simples e com inúmeros benefícios.

Mais Notícias