10 MELHORES EXERCÍCIOS PARA A COORDENAÇÃO MOTORA FINA

PUBLICADO EM 15/08/2019

coordenacao-motora-fina

A coordenação motora fina envolve as denominadas habilidades motoras finas, ou seja, o uso do músculo menor das mãos, como usar lápis ou tesouras, abrir lancheiras, manipulação de tecnologia / mouse, encaixar brinquedos e objetos do dia a dia. Reunimos 10 MELHORES MANEIRAS DE TRABALHAR COORDENAÇÃO MOTORA FINA com o uso de matérias específicos, exercícios e brincadeiras. Vamos dar olha olhada?

COORDENAÇÃO MOTORA FINA | OBJETIVOS

Os trabalhos envolvendo as habilidades motoras finas favorecem de forma significativa a qualidade no resultado das tarefas escolares, sua agilidade e também habilidades do cotidiano da criança, como trocar de roupas, escovar os dentes ou usar adequadamente os talheres para se alimentar. Quando estes eventos não ocorrem no tempo esperado a autoestima de uma criança pode ficar comprometida, bem como seu desempenho na escola. Muitas vezes a própria criança começa a se recusar a participar de tarefas que envolvam essas habilidades motoras finas ou então a solicitar aos pais e amigos que façam para elas essas tarefas: “Mamãe, desenha uma flor para mim”.

De forma geral, as crianças que apresentam dificuldades com as habilidades motoras finas:

Pegam o lápis de forma imatura para a sua idade;

Apresentam habilidades de desenhar, colorir ou escrever confusas, lentas ou trabalhosas;

Cansam-se rapidamente ao escrever ou usar um mouse em um computador;

Tem dificuldade ao usar uma tesoura;

Tem dificuldades para realizar tarefas cotidianas, como trocar de roupas, autocuidado, amarrar cadarços, prender um botão, etc;

Não gostam de atividades e brinquedos que exigem essas habilidades motoras finas, como blocos de construção.

 

MATERIAL PARA TRABALHAR COORDENAÇÃO MOTORA FINA

POMPONS

coordenacao-motora-fina-pompons

Os pompons são materiais fantásticos para trabalhar a coordenação motora fina, normalmente são pequenos e são usados pequenos movimentos para manipulá-los e agarrá-los. E ainda contam com o apoio visual que é bastante atrativos para as crianças.

 

BOTÕES

coordenacao-motora-fina-botoes

Os botões também são itens pequenos que funcionam muito bem no desenvolvimento de habilidades motoras finas. O seu manuseio já funciona nesses pequenos músculos, mas as verdadeiras habilidades motoras finas acontecem no ato de abotoar algo, o que exige uma incrível força dos dedos e coordenação motora das mãos.

 

CLIPES

 coordenacao-motora-fina-clips

Conseguir deslizar o clipes em um pedaço de papel requer muita concentração e habilidades motoras finas para as crianças em idade pré-escolar.

PRENDEDORES DE ROUPA

 coordenacao-motora-fina-prendedores

Os prendedores de roupa são um material fantástico para construir a força dos dedos e estimular as habilidades motoras finas!

CANUDOS E CORDAS COLORIDAS

coordenacao-motora-fina-canudos

Você pode usar cordas coloridas, canudos ou cadarços ??como uma ótima ferramenta para habilidades motoras finas, podem ser enfiados e cutucados! Em casa você pode oferecer o escorredor de macarrão como suporte para a atividade.

ADESIVOS

coordenacao-motora-fina-adesivos

Adesivos são materiais incríveis e as crianças adoram, não é mesmo? Peça ao seu filho ou aluno para destacar os adesivos da folha de adesivos e colocá-lo em uma folha papel.

CONTA-GOTAS

https://cursodebaba.com/images/coordenacao-motora-fina-conta-gotas.jpg

Os conta-gotas são uma maneira divertida de as crianças trabalharem com o movimento de pinça, fortalecendo e estimulando os músculos dos dedos.

SERINGA

coordenacao-motora-fina-seringa

As seringas são ótimos materiais trabalhar as habilidades motoras finas de maneira bem lúdica e divertida!  

 

COORDENAÇÃO MOTORA FINA | BRINCADEIRAS E EXERCÍCIOS

Alguns exercícios e brincadeiras podem ajudar a melhorar a coordenação motora fina de forma efetiva, confira:

ALINHAVOS CRIATIVOS

coordenacao-motora-fina-alinhavos

Existem vários alinhavos criativos para comprar no mercado de madeira com uma variedade de desenhos e tamanhos. Mas você mesmo pode criar um alinhavo de EVA, basta fazer alguns furinhos e arrumar alguns cadarços. É um excelente exercício para trabalhar a coordenação motora fina!

MOVIMENTO DE PINÇA

coordenacao-motora-fina-pinca

Brinquedos e materiais que trabalham com pinças são ótimos para fortalecer os músculos da mão e dos dedos dos bebês e das crianças. É possível fazer adaptações para cada faixa etária usando pinças de plásticos de diferentes tamanhos ou palitos imitando os tradicionais hashi. As pinças precisam de muita coordenação visual para serem capazes de operar com sucesso e mover um item de um lugar para outro.

 

MASSINHAS DE MODELAR e ARGILA

coordenacao-motora-fina-massinha-argila

As massinhas de modelar e as argilas são outras excelentes opções para trabalhar a coordenação motora fina, principalmente quando for utilizada nos dedos no ‘ar’ e não nas mãos como um todo em um mesa. A utilização proposital dos dedos estimulará e fortalecerá os músculos desta região.

 

BLOCOS DE CONSTRUÇÃO

coordenacao-motora-fina-bloscos-construcao

Os blocos de construção requerem o movimento de empurrar e puxar com os dedos, assim também são ótimos materiais e brinquedos para trabalhar a coordenação motora fina. Outra dica bem legal é usar frascos com tampa de rosca ou de encaixar que é facilmente encontrado em casa. Além disso os blocos de construção permitem trabalhar e estimular a força da mão e dos dedos necessária para o movimento controlado. Lembrando de trabalhar a Integração Bilateral, ou seja, pratique o uso de ambas as mãos para executar tarefas, não apenas uma. Uma 'mãozinha' para colocar o bloco e a mão 'ajudante' para manter a construção do bloco firme.

Para todas estas atividades e brincadeiras é importante trabalhar o isolamento do dedo também: use apenas um ou dois dedos nem todos os dedos ao mesmo tempo e vá alternado-os.


COORDENAÇÃO MOTORA FINA  | AUTISMO

coordenacao-motora-fina-autismo

As crianças do espectro autista normalmente apresentam dificuldades com postura, equilíbrio e coordenação motora e que, consequentemente, estão associadas a maiores dificuldades com a comunicação social. Aqui vamos abordar a coordenação motora fina em crianças autistas. É preciso trabalhar as habilidades motoras finas fracas para auxiliar nas atividades de colorir, traçar e mesmo habilidades funcionais necessárias para a vida cotidiana. Confira alguns jogos e atividades:

MASSINHAS DE MODELAR: deixe a criança amassar, apertar, enrolar e ofereça acessórios como palitos para cortar a massinha.

LEGOS DUPLOS: além de divertidos são uma excelente ferramenta para trabalhar as habilidades motoras finas. Inicie com os Duplos maiores e conforme a criança vai ganhando força e controle, troque por blocos menores. Lembrando de trabalhar a Integração Bilateral, ou seja, pratique o uso de ambas as mãos para executar tarefas, não apenas uma. Uma 'mãozinha' para colocar o bloco e a mão 'ajudante' para manter a construção do bloco firme.

QUEBRA CABEÇAS: inicie com quebra cabeças grandes de madeira e com poucas peças, sempre trabalhando junto com a criança. Com o tempo troque por quebra cabeças maiores e com mais peças.

LABIRINTOS e DESENHOS: labirintos em livros de colorir são excelentes para trabalhar o traço da criança autista. Também ofereça desenhos para a criança colorir e permita que ela também realize desenhos livres.

ALINHAVOS E MIÇANGAS: você pode oferecer alinhavos de madeira para a melhorar a coordenação motora fina fortalecendo o tônus muscular. Ou ainda oferecer miçangas e cordas coloridas ou cadarços para a criança colocar. Sempre com atenção para a criança não colocar as miçangas na boca ou engoli-las.

TESOURA: trace linhas e formas em diferentes texturas de papeis para a criança recortar.

Para todas estas atividades e brincadeiras é importante trabalhar o isolamento do dedo também: use apenas um ou dois dedos nem todos os dedos ao mesmo tempo e vá alternado-os. Melhore sua capacidade e persista, com paciência, em tarefas motoras que são necessárias para habilidades acadêmicas, lúdicas e de vida.

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."