BLOG

10 ATIVIDADES E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS

PUBLICADO EM 21/09/2018

Existem muitas atividades que podem aumentar as habilidades sociais e também fortalecer o vínculo entre a criança e as pessoas ao seu redor.

É importante destacar que o tempo para atividades e brincadeiras é diferente para crianças autistas, bem como sua interação com outras crianças, então embora sejam válidas as intenções de socialização é preciso cautela e respeito para não forçá-la. Características como transtornos de linguagem, socialização e comportamentos repetitivos são comuns em crianças autistas, e essas características são  diferenciadas pelos graus de comprometimento. Lembrando que cada criança é única, vamos apresentar 10 atividades e brincadeiras para crianças autistas visando sempre combinar diversão e aprendizado lúdico!

1. FORMAS GEOMÉTRICAS DIVERTIDAS (atividades e brincadeiras para crianças autistas)

atividades crianca autista formas

Papel colorido recortado em formas geométricas é uma maneira bem divertida de compor desenhos diversos e uma oportunidade de ensinar as formas geométricas para crianças autistas de maneira lúdica e divertida. A atividade consiste em separar o contorno de um desenho que deverá ser preenchido com papeis coloridos recortados em formas geométricas. De acordo com as necessidades da criança esta atividade pode ser adaptada, seja colocando apenas um tipo de forma geométrica no desenho por vez ou apenas recortando ou rasgando os papeis coloridos e colando na figura, que pode ser um buquê de flores, um peixe, uma fruta, ou que a criança preferir. A composição colorida criada será uma verdadeira experiência sensorial para as crianças autistas, que poderão manipular e manusear cores e formas, prendendo mais sua atenção! 

2. FAZENDO ARTE (atividades e brincadeiras para crianças autistas)

atividades crianca coordenacao

As atividades para as crianças autistas que envolvam lápis de cor são muito apropriadas, pois trata-se de um momento lúdico e divertido de trabalhar a coordenação motora estimulando cada movimento das mãos. Através do friccionar as crianças autistas irão trabalhar os pequenos músculos em suas mãos, estimulando a coordenação motora e a chamada coordenação olho-mão. Para enriquecer ainda mais esta atividade, pode-se oferecer diversos tipos de superfícies, folhas de gramaturas diferentes, folhas de lixa, chão, lousa e materiais adequados para cada superfície (giz, giz de cera, lápis de cor).

3. PARADA NA ESTAÇÃO CHEIROSA (atividades e brincadeiras para crianças autistas)

atividades crianca autista olfato

Esta brincadeira para crianças autistas é muito lúdica e estimula bastante o olfato, a respiração, além de ajudar a relaxar. Com um trenzinho de brinquedo ou fingindo-se um trenzinho é preciso fazer uma parada na Estação Cheirosa. E nesta estação tem diversos potinhos contendo muitos ingredientes aromáticos, que a criança poderá sentir e provocar seu nariz, adivinhando do que se trata ou aprendendo. Outra opção seguindo a mesma proposta do trem é explorar os principais sabores: salgado, doce, amargo e azedo!

4. JOGO DE METADES CORRESPONDENTES (atividades e brincadeiras para crianças autistas)

Essa atividade para crianças autista é uma excelente oportunidade de introduzir o conceito de quebra-cabeça. Pode ser feita com palitos de sorvetes, pintados com tinta guache de diferentes cores. A criança receberá um palito e deverá encontrar o palito da sua metade. Por exemplo: se a criança recebe um palito com um semi círculo em vermelho, ela deverá encontrar a outra que estará espalhada na mesa ou no chão com outros palitos de outras cores. Depois de encontrar ela deverá colocar os dois palitos lado a lado completando o círculo.  Conforme a criança vai progredindo é possível aumentando o número de palitos e de cores em uma mesma figura. Esta atividade pode ser muito significativa para o aprendizado das cores, das formas geométricas, das letras, dos números, de temas diversos (frutas, animais, legumes) e do conceito de quebra-cabeça.

5. PINTAR COM GELO (atividades e brincadeiras para crianças autistas)

atividades crianca autista gelo

Uma ótima brincadeira e atividade para crianças autistas em dias quentes é a pintura com gelo. Trata-se de uma experiência tátil e visual muito completa e divertida. Com seus dedinhos curiosos as crianças vão descobrindo texturas, cores, formas e temperaturas diferentes. É possível brincar em casa forrando uma forma grande com o papel que a criança vai pintar ou em ambientes externos para maior mobilidade. Antes deixe pronto vários cubos de gelos coloridos, preparados com água e corante alimentício e levados ao congelador em formas. As crianças adoram e pode-se trabalhar diversos conteúdos e temas.


6. BOLHAS PERFUMADAS (atividades e brincadeiras para crianças autistas)

atividades crianca autista bolhas

As bolhas de sabão são muito atrativas para as crianças em geral, proporcionando momentos gostosos e divertidos. O ato de soprar as bolhas trabalha as habilidades motoras orais o que ajuda no processo da linguagem tão importantes para as crianças com autismo. A experiência pode ser mais interessante colocando-se shampoo de bebês que são muito cheirosos e não agridem os olhos.

7. A HORA DO SHOW(atividades e brincadeiras para crianças autistas)

As crianças em geral tem muita afinidade com músicas, canções e poemas seja por conta do ritmo ou da repetição dos versos. Usando muita criatividade e imaginação, selecione as músicas ou poemas que a criança mais goste e crie novas músicas a partir delas para ensiná-las ou auxiliá-las a se vestir, comer, escovar os dentes, tomar banho, etc. A música predileta da criança autista pode ser usada como recompensa para os momentos em quem realizar uma atividade que não goste muito mas que seja importante ou mesmo necessária.

8. JOGO DE ADIVINHAÇÃO (atividades e brincadeiras para crianças autistas)

atividades crianca autista adivinhar

O jogo de adivinhação estimula as crianças autistas a usarem os outros sentidos além da visão para aprender e perceberem o mundo à sua volta. Peça para que a criança feche seus olhos e coloque em suas mãos um objeto simples, como uma colher, um copo, um frasco de desodorante ou perfume de plástico, um pedaço de algodão, uma lanterna, uma chupeta, um livro, uma revista, um tablet, um celular, são infinitas as possibilidades e devem ser escolhidas de acordo com a idade e grau de comprometimento. A criança com os olhos fechados devem sentir o objeto dado e descrever como ele é e o que é. Para as crianças autistas que não verbalizam é possível montar uma série de figuras dos objetos selecionados para a brincadeira e pedir para que a criança mostre-a na figura depois de abrir os olhos. 

9. ESPIONAGEM (atividades e brincadeiras para crianças autistas)

atividades crianca autista olhar

Que tal brincar de espionagem? Esta brincadeira para crianças autistas ajuda a criança a se concentrar em uma descrição, prende a atenção, e desperta o interesse em seguir um ponto para encontrar o objeto da vez. É importante frisar que a descrição do objeto deve ser minuciosa, ou seja, com todos os detalhes possíveis. Essa atividade para crianças autistas estimula também a percepção da criança no espaço onde a brincadeira é realizada e em coisas que antes passavam despercebidas. No caso de crianças com autismo mais grave é possível adaptar a atividade da seguinte forma: descreva um objeto e apresente dois, peça para a criança escolher o correto.

10. GARRAFAS DO ALFABETO (atividades e brincadeiras para crianças autistas)

atividades crianca autista garrafa sensorial

Seguindo uma proposta que desperte o interesse e a atenção das crianças autistas a partir de estímulos visuais, sonoros e sensoriais com significado, esta atividade valoriza a aprendizado do alfabeto de forma lúdica. Pode-se adaptar esta atividade de acordo com o conteúdo ou tema a ser trabalhado, ou seja, números, formas geométricas, animais, objetos diversos a fim estimular o vocabulário, etc. Os movimentos repetitivos comuns em crianças autistas são uma aliado nesta atividade, as crianças exploram a garrafa de forma significativa, lúdica e muito divertida.  A garrafa do alfabeto deverá ser transparente e poderá ser preenchida com água, anilina, materiais com muito brilho como glitter, estrelinhas, lantejoulas, bolinhas coloridas de silicone e, claro, as letras coloridas do alfabeto que devem se destacar na composição da garrafa.

 

Mais Notícias