PORTAL DE NOTÍCIAS

10+ MELHORES ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA CRIANÇAS

PUBLICADO EM 27/07/2020

atividades-psicomotoras

Segundo a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade: 'A psicomotricidade é uma neurociência que transforma o pensamento em ato motor harmônico'. A denominada educação psicomotora é o início do processo de aprendizagem das crianças. Assim, se a criança apresenta uma dificuldade de aprendizagem (problemas na escrita, leitura, distinção de letras, ordenação de sílabas, pensamento abstrato e análise lógica, gramatical, entre outros) pode ser o resultado de alguma deficiência ou atraso no desenvolvimento psicomotor.

As brincadeiras lúdicas devem ser entendidas como práticas que promovem a aprendizagem e desenvolvem os aspectos motor, psicológico, social e afetivo da criança. É fundamental que os jogos e brincadeiras ocorram através de atividades psicomotoras de forma segura, agradável e motivadora. Vale destacar que os jogos e brincadeiras constituem um canal direto para a criança expressar seus desejos e emoções, além de serem facilitadores do processo de construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. Confira as melhores ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA AS CRIANÇAS:

O que são atividades de psicomotricidade?

As habilidades psicomotoras são um conjunto de habilidades que estamos continuamente desenvolvendo e melhorando desde o nascimento e que necessárias para o desenvolvimento adequado das habilidades motoras grossas e habilidades motoras finas, sensoriais, afetivo-emocional e cognitivo e desenvolvimento da linguagem.

atividades-psicomotoras1

Assim, a psicomotricidade tem como objetivo desenvolver as habilidades motoras, criativas e expressivas através do uso do corpo promovendo o desenvolvimento integral da criança. As atividades de aprendizagem psicomotora ajudam as crianças a promover suas habilidades sensoriais, perceptivas, motoras e sociais, estimulando-as a descobrir o mundo ao seu redor. Além disso, as atividades psicomotoras favorecem as habilidades sociais das crianças, desenvolvendo valores e noções de respeito ao próximo, ao meio ambiente e a si mesmo.

 

Quais são as atividades de psicomotricidade?

1. Escultura em Argila

atividades-psicomotoras-argila1

Apertar, espremer, esticar e puxar a argila consiste em um grande exercício para estimular as habilidades motoras finas. Proponha a criança ideias livres para esculpir formas e figuras segundo sua própria criatividade. É uma atividade que as crianças adoram e pedem para repetir!

2. Labirintos

atividades-psicomotoras-labirinto

Uma atividade interessante para trabalhar o Desenvolvimento de Percepção Espacial crie labirintos impressos. Comece com os mais simples e depois trabalhe com os mais difíceis. Se você quiser fazer um labirinto simples e dificultar, peça a eles que o completem antes de desenhá-lo.

3. Recortar e Colar

atividades-psicomotoras-recortar

As atividades que envolvem recortes e colagens são excelentes para trabalhar a coordenação motora fina. Atente-se para oferecer tesouras sem pontas e adequadas à idade da criança. Veja um tema que deseja trabalhar como formas geométricas, por exemplo, e ofereça revistas os papeis velhos para esta atividade.

4. Quebra-cabeças

atividades-psicomotoras-quebra-cabeca

As principais habilidades desenvolvidas em atividades com quebra-cabeças envolvem o desenvolvimento físico, neurológico, coordenação motora fina, coordenação mão-olho, pensamento lógico, consciência visual e espacial, concentração. Assim os quebra-cabeças estimulam as habilidades motoras e também contribuem nas funções executivas.

5. Acerte o Alvo

atividades-psicomotoras-alvo

Você pode realizar esta atividade de diversas maneiras e de acordo com os materiais que tem disponível. As brincadeiras com bambolês que envolvem acertar o alvo são muito divertidas! É possível tanto pendurar os bambolês quanto colocá-los no chão para que a criança tente acertar. Outra opção mais simples é pegar um cesto de lixo e atirar bolinhas de papel descartado. Para dificultar a atividade solicite que as crianças acertem de alturas diferentes (sentadas na cadeira, em pé, deitadas), distâncias diferentes e bolas ou objetos com pesos diferentes (bolas de papel, bolas grandes feitas de meias, bolas pequenas de bola de plástico e outros).


6. Corrida dos Ovos

atividades-psicomotoras-ovos

As brincadeiras para gincanas  são compostas por uma série de atividades que promovem principalmente as habilidades de coordenação motora grossas. A típica brincadeira presente nas gincanas escolares denominada Corrida dos Ovos trabalha tanto a coordenação motora geral como o equilíbrio e atenção. O objetivo é completar o percurso dado equilibrando o ovo na colher, seja com a boca ou com as mãos.

7. Pular Corda

atividades-psicomotoras-cordas

Existem algumas brincadeiras de pular corda simplesmente perfeitas para trabalhar a psicomotricidade infantil. A brincadeira Pule a Montanha, por exemplo, consiste em usar uma corda dupla longa, sendo que uma pessoa em cada extremidade deve segurá-la um pouco acima do chão. As crianças devem pular a corda e, então, eleva-se um pouco a altura da corda e assim por diante.

8. Pega a Pega Cooperativo

No Pega a Pega Cooperativo as crianças devem tentar atrapalhar o pegador da vez de apanhar seu alvo escolhido no início da brincadeira.  Além de divertida, esta atividade desenvolve a coordenação motora grossa, além de promover o desenvolvimento social e cognitivo.

9. Bolinha de Gude

atividades-psicomotoras-bolinha-gude

As brincadeiras indígenas, de forma geral, desenvolvem diversas habilidades: coordenação motora, coordenação olho-mão, força, agilidade, reflexo, entre outras. A brincadeira com bolinha de gude ou fubeca é uma brincadeira indígena que consiste em fazer quatro buracos estratégicos na terra formando um quadrado. No centro do quadrado faz-se um outro buraco. A criança deve segurar a bolinha de gude nas mãos de forma que tente acertá-la com o polegar dentro de cada buraco seguindo a sequência correta.

10. Ameba

atividades-psicomotoras-ameba

A Ameba é uma das brincadeiras com bola que as crianças mais gostam e, ainda, desperta a agilidade, equilíbrio, atenção e coordenação motora. Veja como brincar: Ameba 

 

É preciso oferecer às crianças muitas oportunidades e espaços para praticar essas habilidades locomotoras. Lembre-se que além do desenvolvimento corporal e habilidades motoras (consciência corporal, controle da respiração, senso de ritmo, domínio do equilíbrio, coordenação braços-pernas, definição de lateralidade, melhora do tônus muscular) as atividades de psicomotricidade promovem o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao cognitivo, social, linguístico e afetivo.

As brincadeiras e atividades psicomotoras não devem ser entendidas apenas como práticas de entretenimento, mas como uma maneira de promover o aprendizado de vários aspectos. Através do contexto lúdico da brincadeira a criança pode viver uma série de experiências motoras, permitindo que expresse suas emoções, tenha consciência de si mesma e dos outros.

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."