BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS

PUBLICADO EM 17/08/2018

A criatividade e a imaginação atingem seu auge e algumas habilidades atléticas são desenvolvidas. Neste artigo você vai conhecer as brincadeiras e jogos para crianças de 5 anos mais criativas e estimulantes para o seu aprendizado natural.

Com 5 anos ocorre mais a socialização de pares de gêneros em meninos e meninas entre as crianças, as amizades tem valor e os sentimentos começam a fazer sentido e as reações mais pensadas.

brincadeiras para criancas de 5 anos

Fortalecer a autoestima nessa idade é fundamental, mas sempre dentro do progresso de cada criança, pois precisam entender que errar é normal e podemos tentar novamente.

Com muita energia e sedentos por descobrir o porquê de tudo o que se deparam, as brincadeiras para crianças de 5 anos podem contemplar uma série de benefícios para seu desenvolvimento. Vamos conhecer algumas?

Jogo da Memória (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS)

Trata-se de um jogo recreativo que estimula a memória, a observação e a concentração das crianças de 5 anos. Com 2 jogadores já é possível brincar, você pode optar por jogos de memória comprados ou feitos em casa. O importante é oferecer vários tipos de jogos de memória diferentes, com temas diferentes, ou seja, com números, letras, animais, objetos, frutas e o que desejar estimular na criança. É uma ótima forma de brincar aprendendo, inclusive ampliar rapidamente o repertório de palavras conhecidas. Como jogar? É muito fácil! Basta misturar as cartas ou figuras na mesa ou chão com os desenhos voltados para baixo. Verificar quem começa o jogo, e cada criança deve virar duas cartas para tentar encontrar o par de cartas iguais. Sempre que a criança encontrar seu par de cartas iguais deve separá-las, contará um ponto a seu favor e pode jogar em seguida novamente. No caso de não encontrar o par correto, deve virar as cartas para baixo e passar a vez para o próximo jogador. Vence quem conseguir reunir o maior número de pares de cartas.

 

Mímica (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS)

brincadeiras criancas 5 anos

A Mímica é uma das brincadeiras para crianças de 5 anos que mais estimulam a memória, a imaginação e a criatividade. Um adulto escreverá em um papel nomes de desenhos animados, personagens, pessoas famosas e filmes infantis e colocará em um saco ou caixa. Depois de mexer os papéis dentro da caixa ou do saco, cada criança deve pegar um papel e aguardar sua vez. O adulto vai chamando criança por criança e vai ler em voz baixa para cada uma o que está escrito no papel. Dessa forma, cada criança vai tentar fazer mímicas até que outra criança acerte o que é. Uma lousa mágica pode ajudar com pistas através de desenhos. Ganha quem acertar primeiro.

Corrida de Sacos (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS)

As habilidades físicas são colocadas à prova nesta brincadeira, trabalhando o equilíbrio, condicionamento físico e agilidade. Com duas ou mais crianças e fronhas velhas ou saco de batatas a brincadeira pode começar. Dada a largada, cada criança segurando seu saco deve pular até a linha de chegada. A escolha de um lugar seguro para esta brincadeira é fundamental, pois as crianças vão tropeçar e cair, mas acima de tudo irão se divertir e dar muitas gargalhadas.

brincadeiras criancas 5 anos

 


 

Forca (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS)

A brincadeira da Forca é ótima para as crianças de 5 anos que estão aprendendo o alfabeto e já conseguem escrever o próprio nome, estimula a linguagem (escrita e pronúncia), criatividade, ordenação, memória e raciocínio lógico. É importante colocar palavras conhecidas pela criança, como seu próprio nome, o da mamãe ou do papai, e palavras curtas com duas ou três letras, como OI, OLÁ, OVO, UVA, e conforme a criança for assimilando é possível inserir palavras com 4 letras e depois 5.

brincadeiras para criancas de 5 anos

É uma brincadeira muito simples, basta uma lousa mágica ou apenas um lápis e papel e a diversão está garantida. As crianças adoram brincar de Forca principalmente porque a curiosidade sobre tudo está no auge nesta idade.

 

Peteca (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS)

É uma das brincadeiras para crianças de 5 anos que estimula a noção de espaço, força, mira e coordenação motora.  Com 2 jogadores já é possível brincar ou então em um círculo com várias crianças. Uma criança deve jogar para a outra batendo no fundo dela sem deixar a peteca cair. Quem deixar a peteca cair deve sair da brincadeira!

brincadeiras criancas de 5 anos

 

Mamãe da Rua (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS)

A brincadeira da Mamãe da Rua estimula a atenção, coordenação motora, equilíbrio e agilidade. Um adulto ou uma criança deve escolher quem será a mamãe da rua. Com a ajuda de um giz (local da brincadeira: quintal ou na quadra) ou de fitas adesivas (local da brincadeira: dentro de casa), marque duas retas paralelas com uma distância média de 1m e 50 cm entre elas.

brincadeiras criancas 5 anos

O interior será a rua e o exterior as calçadas, sendo que as crianças deverão ser divididas igualmente entre os dois lados da calçada. Assim que for dada a largada as crianças devem tentar atravessar a rua sem serem pegos pela mamãe da rua.Vence  a equipe que ficar com maior número de jogadores que não foram pegos.

 

Brincadeira da Cordinha (BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS)

Esta brincadeira estimula coordenação motora, equilíbrio, ritmo e resistência e é muito apreciada pelas crianças de 5 anos. Duas crianças, uma em frente a outra, seguram uma corda na altura do peito. As demais crianças em fila precisam passar debaixo da corda, sem tocá-la.

brincadeira crianca 5 anos

Assim que todos passarem, as crianças que seguram a corda devem baixá-las um pouco e assim segue a brincadeira. A criança que tocar na corda deve sair da brincadeira. Vence a criança que sobrar por último sem tocar na corda. Para deixar a brincadeira mais divertida é só colocar músicas animadas e solicitar que as crianças dancem enquanto passam debaixo da corda.

Mais Notícias