BLOG

10 BRINCADEIRAS COM BOLA PARA CRIANÇAS –GUIA COMPLETO

PUBLICADO EM 12/09/2018

Existem bolas de todas as cores e tamanhos para encantar e animar qualquer criança. Nada melhor do que resgatar da memória as 10 brincadeiras com bola mais divertidas!

A bola é um dos brinquedos mais antigos e populares que existe e faz muito sucesso entre as crianças ainda hoje. As brincadeiras com bola oferecem inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil além de muita diversão. Vamos apresentar as 10 mais divertidas brincadeiras com bola agora!

1. ALERTA (Brincadeiras com Bola):

Uma das brincadeiras com bola que as crianças adoram é o ‘Alerta’. Exige bastante atenção, explora memória, socialização e movimento. Uma das crianças é escolhida para começar a brincadeira, ficando com a bola e de costas para o restante das crianças que participarão da brincadeira.  Todas as crianças devem ficar atentas, pois assim que criança jogar a bola para cima também gritará o nome de uma das crianças. Essa criança então é que vai pegar a bola e gritar “Alerta!” e as demais devem ficar paradas no lugar. Aí a criança que gritou alerta vai dar 3 passos em direção à criança mais próxima a ela e tentar acertar a bola nela. Se acertar a bola a criança atingida sai da brincadeira. Mas se errar é ela que sairá!

brincadeira com bola alerta

 

2. QUEIMADA (Brincadeiras com Bola):

A ‘Queimada’ é uma brincadeira com bola que tem regras bem simples e diverte as crianças de várias faixas etárias. Definida a equipe que começará com a bola, um dos integrantes deve tentar acertar um integrante da outra equipe. Se acertar essa pessoa sai, mas se a mesma pessoa conseguir segurar a bola sem deixar cair, quem sairá é quem jogou. No caso da bola cair ou encostar no chão antes de acertar a pessoa, a posse da bola passa para a equipe adversária. Outra regra que precisa ser respeitada é em relação aos limites demarcados no chão, ninguém pode fugir da bola ultrapassando esses limites.

brincadeira bola queimada

 

3. DUAS ILHAS (Brincadeiras com Bola):

Esta brincadeira com bola necessita de pelo menos 8 crianças e é bem animada. Primeiro é preciso definir as 2 ilhas no chão, que podem ser desenhadas com giz no chão e distantes uns 10 metros uma da outra. As crianças devem ser divididas da seguinte maneira: metade dentro de 1 ilha e a outra metade fora das ilhas, ou seja, na água, serão os temidos tubarões. As crianças que estão dentro da ilha precisam chegar até a outra ilha sem serem atingidas pelas boladas dos tubarões. Uma vez atingidas se tornam tubarões também e devem tentar atingir as crianças que tentarem a ultrapassagem. Vencem as crianças que conseguirem chegar até a outra ilha sem serem atingidas.  

brincadeira bola duas ilhas

 

4. CANGURU (Brincadeiras com Bola):

A brincadeira com bola ‘Canguru’ faz muito sucesso entre as crianças, vamos relembrá-la? As crianças são os cangurus e devem ser divididas em 2 times enfileirados atrás da linha de partida. A partir do sinal de partida o primeiro canguru de cada time coloca uma bola entre seus joelhos e sai pulando sem derrubá-la até a linha de chegada e retorna até entregar a bola para o segundo canguru de seu time e assim sucessivamente até o último canguru. Vence o time que conseguir terminar a tarefa em menos tempo sem derrubar a bola no chão. Caso a bola caia no chão, o canguru deve retornar a linha de partida e começar novamente.


5. AMEBA (Brincadeiras com Bola):

A brincadeira da ‘Ameba’ é ótima para quadras esportivas, as crianças devem ficar espalhadas e a criança que joga a bola não pode andar, apenas tem que tentar jogar a bola e atingir outra criança. A criança que for atingida se torna a ameba e deve ficar sentada no lugar onde está, caso consiga encostar em alguém o contagia e este se torna ameba também. Vence aquele que ficar por último sem ter virado ameba enquanto o restante sim.

brincadeira bola

 

6. BETS (Brincadeiras com Bola):

A brincadeira com bola ‘Bets’ é muito antiga e as criança apreciam bastante. São necessários dois bastões de madeira ou tacos, uma bolinha de tênis e dois tijolos. São quatro jogadores por jogo, sendo duas duplas. Uma dupla ficará com os tacos e terá que proteger os tijolos de serem atingidos pela bola, em posse da dupla adversária. A dupla que estará com os tacos tentará rebater  a bola arremessando-a para longe e daí devem ficar trocando de posição. Cada troca de posição contará 2 pontos e trocarão até a equipe adversária conseguir trazer a bola de volta para o jogo. Em contrapartida, se a dupla que está com a bola conseguir acertar um dos tijolos, então deve trocar de lugar com a dupla dos tacos e então será sua vez de tentar arremessá-la para longe e marcar pontos. Vence a dupla Ganha a dupla que marcar o total de pontos combinado primeiro. 

7. DOENTE, MORTO E CAVEIRA (Brincadeiras com Bola):

Esta brincadeira com bola pode ser realizada em roda ou em fila e é muito divertida. Em uma roda as crianças devem passar a bola de criança para criança com as mãos. A primeira criança que deixar a bola cair é o DOENTE, a segunda é a MORTA e a terceira, a CAVEIRA. A CAVEIRA vai pegar a bola enquanto as outras fogem, mas quando a CAVEIRA gritar “stop”, todas devem parar no lugar em que estão. A CAVEIRA então vai dar 3 passos e tentar atingir alguma criança e, se conseguir, a criança atingida fica com a bola e a brincadeira recomeça.

8. BARRA BOLA (Brincadeiras com Bola):

A brincadeira com bola ‘Barra Bola’ é conhecida em muitos estados brasileiros. È preciso formar duas equipes com mesmo número de crianças cada uma. Traça-se duas linhas paralelas com aproximadamente 8 metros de distância entre ambas. Cada equipe deve ficar atrás de uma das linhas e deve-se tirar par ou ímpar para escolher a equipe que vai iniciar o jogo. A equipe escolhida deve jogar a bola em direção à equipe adversária. Se alguma criança da equipe adversária conseguir pegar a bola no ar, então essa criança passa para a equipe adversária como ‘infiltrado’. Mas se a bola cair no chão, então deverá ser devolvida para novo arremesso. A função do ‘infiltrado’ é tentar pegar a bola e devolvê-la para alguém de sua equipe, que por sua vez se conseguir pegar esta bola no ar também se torna ‘infiltrado’. Vence a equipe que tiver maior número de infiltrados na equipe adversária.

9. BOLANDO PALAVRAS (Brincadeiras com Bola):

A brincadeira com bola ‘Bolando Palavras’ é muito lúdica e animada, bastante trabalhada na Educação Infantil. Em uma roda uma das crianças joga a bola para outra e diz uma letra. Então a criança que receber a bola deve dizer bem rápido uma palavra que começa com aquela letra.  Se errar ou demorar sai da brincadeira! Para deixar a brincadeira mais divertida pode-se escolher uma categoria, como por exemplo: fruta, nome de pessoas, nome de cidades, animal, etc. Vence a criança que conseguir ficar até o fim!

10. FUTEBOL CEGO (Brincadeiras com Bola):

brincadeira bola futebol cego

Com duas duplas de crianças é possível brincar de ‘Futebol Cego’ cujo objetivo desta brincadeira com bola é acertar a bola no gol. A perna direita de uma criança é amarrada à perna esquerda de seu amigo, lembrando que uma criança de cada dupla deverá ter os olhos vendados. Assim o amigo da dupla que não estiver com os olhos vendados deve dar as coordenadas para a criança vendada chegar até a bola e levar até o gol. Vence a dupla que fizer o primeiro gol ou mais gols.

Mais Notícias