10 BRINCADEIRAS POPULARES QUE TODA CRIANÇA PRECISA CONHECER

PUBLICADO EM 22/08/2018

Atualmente com esse mundo digital repleto de vídeo-games e tablets cabem à família e à escola repassar a tradição das brincadeiras populares e mostrar para as crianças o quanto é bom e divertido brincar!  As brincadeiras populares são excelentes ao ar livre, além de desenvolver e estimular a criatividade, imaginação, habilidades motoras, socialização e respeito ao próximo.

  1. DETETIVE E LADRÃO (brincadeiras populares)

 brincadeiras populares detetive ladrao

Uma das brincadeiras populares de maior sucesso é o “Detetive” sem dúvida. Você vai precisar recortar pedacinhos de papel com o mesmo tamanho e de acordo com o número de crianças para esta brincadeira. Separe dois papéis e escreva Detetive em um e Ladrão em outro, e no restante dos papéis escreva Vítima. Dobre todos os papéis igualmente e coloque tudo em uma caixa para misturar ou apenas misture nas mãos e peça para cada jogador pegar apenas um papel. Os jogadores podem sentar em uma mesa ou fazerem apenas uma roda para que possam se olhar.  Assim que todos estiverem em seus devidos lugares essa brincadeira popular já pode começar: o Ladrão deve observar
as vítimas e piscar para cada uma delas, que dizem “morri” e saem do jogo. Caso pisque para o Detetive, ele perde e o jogo acaba. Já o Detetive tem que tentar descobrir quem é o Ladrão e dizer o nome da criança, mas se errar ele perde e acaba o jogo!

 

  1. BOBINHO (brincadeiras populares)

Bobinho é uma brincadeira popular com bola e precisa ter no mínimo 3 crianças. Uma criança joga a bola para outra criança e no meio fica uma criança que será o bobinho, que por sua vez tem que tentar pegar a bola. Assim a criança que jogar e o bobinho conseguir pegar vira o bobinho da vez. Se tiver mais crianças é só fazer uma roda e brincar da mesma maneira.

 brincadeiras populares bobinho

  1. PIQUE-BANDEIRA (brincadeiras populares)

Na brincadeira popular Pique-bandeira as crianças devem ser divididas em dois grupos, cujo objetivo de ambos é roubar a bandeira do grupo adversário. Normalmente essa brincadeira é realizada em uma quadra ou em um campo. Assim em cada lado do campo fica um grupo e a bandeira fica no fundo de cada lado do campo. A criança que tentar atravessar o grupo adversário e for encostada por alguma criança rival ficará congelada. Apenas quando outra criança de seu grupo a tocar ela pode descongelar.

 

4.    JOGO DA VELHA (brincadeiras populares)

brincadeiras populares jogo velha

É difícil precisar quando o Jogo da Velha surgiu, mas é um jogo popular muito conhecido na maioria dos países e de regras muito simples. O objetivo do “Jogo da Velha” concentra-se em completar uma linha de 3 círculos ou 3 xis em sequência, pode ser na horizontal, vertical ou diagonal. A criança que conseguir formar primeiro essa linha com três símbolos iguais vence!

 

5.    CINCO MARIAS (brincadeiras populares)

A brincadeira popular Cinco Marias é muito antiga também e pode ser jogada com pedrinhas ou pequenos saquinhos de pano que as avós adoravam costurar e colocavam areia dentro.  O objetivo da brincadeira é reunir cinco saquinhos e testar suas habilidades manuais e agilidade. Espalhe os 5 saquinhos perto de você de modo que estejam próximos uns dos outros. Comece jogando primeiro um saquinho para cima ao mesmo tempo que pega outro. A cada jogada você deve aumentar o número de saquinhos que joga para cima na sequência até tentar pegar todos os cinco. Caso deixe cair algum saquinho você perde a vez.

 


 

6.    BATATINHA FRITA (brincadeiras populares)

brincadeiras populares batatinha frita

Batatinha Frita é uma brincadeira popular e fica bem divertida com muitas crianças, além de estimular a concentração e agilidade. Uma das crianças é a chefe e tem que ficar de costas para as outras. A chefe deve ficar de um lado e as outras crianças de outro numa distância de pelo menos 4 metros. Como tarefa as crianças vão tentar chegar até a chefe, mas quando ela gritar: “batatinha frita um, dois, três” e se virar, as crianças tem que ficar paradas.  A criança que for pega andando ou se mexendo deve voltar para o ponto de partida. Já a criança que conseguir chegar mais rápido até a chefe, vence e se torna a nova chefe.

7. Par ou Ímpar (brincadeiras populares)

A brincadeira popular Par ou Ímpar é muitas vezes utilizada para escolher quem começa uma partida, um jogo ou uma brincadeira. Com dois jogadores, cada um define o que quer ser, ou seja, par ou ímpar. Definido isso devem ficar frente a frente, com as mãos para trás e ao toque de “agora” ou “já” devem mostrar as mãos ao mesmo tempo com quantos dedos quiser, inclusive mão fechada indicando número 0. Então, soma-se o número de dedos das mãos de ambas as crianças e o resultado indicará se o número é par ou ímpar e, consequentemente, a criança vencedora.

8. CABRA-CEGA (brincadeiras populares)

brincadeiras populares cabra cega

Cabra-cega é uma das brincadeiras populares mais engraçadas e empolgantes. É muito fácil de brincar e pode ser feita em uma roda ou então escolher um lugar fechado e seguro. Uma criança é escolhida como a Cabra-Cega da vez, tem que ficar com os olhos vendados e tentar capturar as outras crianças. Assim que pegar uma criança precisa descobrir quem ela, caso acerte essa criança será a próxima Cabra-Cega e se errar tem que tentar pegar outra criança até acertar o nome.

9. ALERTA (brincadeiras populares)

Uma das brincadeiras mais populares com bola é o Alerta, explora memória, socialização, movimento e atenção das crianças. Uma das crianças é definida para começar a brincadeira, ela fica com a bola e de costas para o restante das crianças em uma ponta do ambiente onde ocorrer a brincadeira.  As outras crianças que estarão na outra ponta devem ficar atentas, pois assim que criança jogar a bola para cima também e gritará o nome de outra criança. Essa criança então é que vai pegar a bola e gritar “Alerta!” e as demais devem ficar paradas no lugar. Aí a criança que gritou alerta vai dar 3 passos em direção à criança mais próxima a ela e tentar acertar a bola nela. Acertando ela faz com que a pessoa atingida sai dessa brincadeira popular. Mas se errar é ela que sairá!

10. COELHINHO SAI DA TOCA (brincadeiras populares)

brincadeiras populares coelhinho sai da toca

A brincadeira popular Coelhinho sai da Toca é muito conhecida e explora bastante as noções espaciais de dentro e fora. As crianças precisam ser divididas em grupos de três pessoas. Duas delas ficam de mãos dadas formando a toca e a outra criança será o coelhinho e deverá ficar dentro da toca. Enquanto isso as outras crianças serão os coelhinhos perdidos e estarão do lado de fora da toca. Assim que o adulto ou uma criança que estiver comandando a brincadeira gritar: “Coelhinho sai da toca, um, dois, três”, as crianças que fazem o papel de toca devem levantar os braços e todos os coelhinhos devem sair tentar entrar em uma nova toca e disputar também com os coelhos perdidos. Os coelhinhos que não conseguirem são os coelhinhos perdidos e precisam esperar a toca se abrir novamente. Nas escolas é comum o uso de bambolês como toca!

 

Mais Notícias