PORTAL DE NOTÍCIAS

BRINCADEIRA PASSA ANEL | ORIGEM, MÚSICA E REGRAS

PUBLICADO EM 26/05/2020

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-batata-quente.jpgbrincadeira-passa-anel

Brincar de PASSA ANEL remete ao nosso passado e de muitas gerações aqui no Brasil e em muitos países. Porém antigamente as crianças brincavam em casa e na rua de Passa Anel, fato cada vez mais raro nos tempos atuais. As escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental apresentam, ensinam as regras e divertem as crianças com as brincadeiras antigas. As brincadeiras com as mãos são muito antigas, não demandam recursos e ainda promovem uma série de benefícios às crianças: valorização da criatividade e socialização infantil, consciência corporal, raciocínio lógico, coordenação motora e lateralidade. Hoje vamos conhecer um pouco da BRINCADEIRA PASSA ANEL, SUA ORIGEM, LETRA DA MÚSICA E REGRAS, vamos lá?

ORIGEM E REGRAS DA BRINCADEIRA PASSA ANEL

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-passa-anel.jpg

As tradicionais brincadeiras de roda continuam a conquistar as crianças em todo o país. As cantigas de roda que marcaram a infância dos mais velhos são resgatadas na rotina das escolas de Educação Infantil.

O 'PASSA ANEL' é uma brincadeira de roda tradicional, aliás: quem nunca brincou de Passa Anel? Essa brincadeira de roda ainda faz sucesso com as crianças. Pode ser jogado com crianças a partir dos 3 anos, e crianças até os 6 ou 7 anos ainda acham divertido.

A brincadeira inicia com uma criança ficando com o anel entre suas duas mãos e as outras crianças ficam sentadas em círculo ou lado a lado com as palmas das mãos unidas. A criança com o anel passa suas mãos pelas mãos das outras crianças e solta o anel nas mãos de uma delas, sem que as outras percebam. Ao final a criança que estava passando o anel escolhe uma das crianças que estavam brincando com quem ela acha que está o anel. Se a criança acertar, será a próxima a passar o anel, mas se errar passará o anel para a criança que tiver recebido. 

ORIGEM DO PASSA ANEL

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-passa-anel1.jpg

A brincadeira Passa Anel é muito antiga e é uma adaptação do jogo inglês 'Botão, botão, quem pegou o botão?' ou 'Button, button, who's got the button?'. Existem relatos desta brincadeira desde 1800 no nordeste da Inglaterra e antes de 1900 nos Estados Unidos como um jogo em que as crianças formam um círculo com as mãos estendidas, palmas juntas. Neste jogo uma criança é escolhida como líder, pega um botão e dá a volta no círculo, colocando as mãos nas mãos de todos os outros, uma a uma. Nas mãos de uma pessoa, ele solta o botão, embora continue colocando as mãos nas outras, para que ninguém mais saiba onde o botão está. O líder, ou todas as crianças do círculo, diz "Botão, botão, quem pegou o botão?". E então cada criança do círculo adivinha e quando a criança com o botão é finalmente adivinhada, é ela quem distribui o botão e inicia uma nova rodada.


MÚSICAS DA BRINCADEIRA PASSA ANEL

https://cursodebaba.com/images/brincadeira-passa-anel3.jpg

Se você prefere brincar o PASSE ANEL com uma canção, separamos duas diferentes, escolha a sua preferida:

 

Passa Anel

Perdi meu anel no mar

Não pude mais encontrar

E o mar me trouxe a concha

De presente para me dar

 

Foi parar na goela da baleia

Ou então no dedo da sereia

Ou quem sabe um pescador

Encontrou o anel

E deu pro seu amor

 

 

Passa Anel

Levante a mão pro céu me passe o seu anel

Me passa seu anel, me passa seu anel

É uma brincadeira antiga boa pra de del

Me passa o seu anel, me passa o seu anel

 

Junte as duas mãozinhas seja pequena ou grandinha

Passa pra lá, passa pra cá eu já não sei

Quero ver a galera adivinhar onde que o anel está

 

Desde criança ele já brincava

Soltava pipa com a garotada amarelinha

E cobra cega pula a cordinha vê se não erra

Diz para mim quem nunca jogou peteca

Menina brinca de boneca tem muito homem

Que se apega eu fecho a conta e passo a régua

(Banda Muwuca)

Gostou da brincadeira do Passa Anel? Então não deixe de conferir os artigos abaixo sobre brincadeiras e divirta-se!

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."