AS 10 MELHORES BRINCADEIRAS PARA GINCANA

PUBLICADO EM 21/08/2018

Quem nunca participou de brincadeiras de gincana? Gritos de guerra  para torcer e motivar seus amigos faz parte das competições saudáveis das gincanas. As brincadeiras para gincanas são excelentes oportunidades para divertir as crianças e trabalhar a socialização e o respeito entre elas. Vamos apresentar aqui as 10 melhores brincadeiras para gincanas infantis.

  1. DERRETA O GELO (brincadeiras para gincanas)

Para esta brincadeira é preciso que tenha uma preparação de forminhas de gelo contendo um objeto de plástico dentro de cada quadrado da forma. Após as equipes serem formadas é entregue um cubo de gelo dentro de um copo descartável.

brincadeiras de gincana

Não é permitido pegar o cubo de gelo com as mãos encostar nele, a tarefa é esquentar o copo com as mãos ou outra parte do corpo até derreter o gelo e conseguir pegar o objeto plástico. A equipe que conseguir primeiro vence!

  1. CORRIDA DA VASSOURAS (brincadeiras para gincanas)

A corrida das vassouras é um verdadeiro sucesso nas gincanas infantis e trata-se um jogo competitivo. Um representante de cada equipe partem da linha de partida equilibrando o cabo da vassoura na palma de uma das mãos. Se a vassoura cair a criança deve voltar ao ponto de partida e começar tudo de novo. Vence quem conseguir chegar até a linha de chegada.

  1. CORRIDA DO OVO (brincadeiras para gincanas)

A brincadeira de gincana Corrida do Ovo é uma das mais aguardadas pelas crianças. Basicamente as equipes devem partir de um mesmo ponto de largada com segurando uma colher contendo um ovo com a boca e devem seguir até o ponto de chegada sem deixar o ovo cair. Ganha a equipe que conseguir chegar primeiro até a linha de chegada sem derrubar o ovo.  

 brincadeiras para gincanas

  1. CORRIDA NO SACO (brincadeiras para gincanas)

As habilidades físicas são colocadas à prova nesta brincadeira para gincanas, trabalhando o equilíbrio, condicionamento físico e agilidade. Com duas ou mais crianças e fronhas velhas ou saco de batatas a brincadeira pode começar. Dada a largada, cada criança segurando seu saco deve pular até a linha de chegada. A escolha de um lugar seguro para esta brincadeira é fundamental, pois as crianças vão tropeçar e cair, mas acima de tudo irão se divertir e dar muitas gargalhadas.

  1. DANÇA DA LARANJA (brincadeiras para gincanas)

Nas gincanas infantis as crianças pedem muito a dança da laranja, onde as crianças são organizadas em duplas e de acordo com o ritmo das músicas devem dançar equilibrando uma laranja entre duas testas. Não pode ter ajuda das mãos e muitas vezes a laranja é substituída por uma bexiga com água. A dupla de crianças que conseguir ficar mais tempo sem deixar a laranja ou a bexiga cair vence! E a dupla que deixar cair é eliminada. 

 brincadeiras para gincana


6. PULA ELÁSTICO (brincadeiras para gincanas)

O Pula Elástico é uma brincadeira de gincana muito tradicional e presente na maioria das gincanas infantis. Duas crianças devem ficar frente a frente a uma distância média de 2 metros, sendo que  o elástico deve estar amarrado e entre suas pernas, ou seja, formando um retângulo paralelo. Para começar o elástico deve estar numa altura bem baixa, mais ou menos nos tornozelos, e as demais crianças devem atravessar essa barreira sem encostar os pés. Assim que todas as crianças atravessarem, o elástico sobe um pouco e assim sucessivamente. A criança que encostar deve sair da brincadeira e vence aquele que ficar até o final sem encostar no elástico.

7. DANÇA DAS CAVEIRAS (brincadeiras para gincanas)

Também conhecida como “Tumbalacatumba” ou relógio das caveiras, esta brincadeira promete animar qualquer gincana. Vamos recordar a música:


Quando o relógio bate a uma
Todas as caveiras saem da tumba
Tumba alá catumba
Tumba alá catá.

Quando o relógio bate as duas

Todas as caveiras saem pras ruas

Tumba alá catumba

Tumba alá catá

 

Quando o relógio bate as três

Todas as caveiras jogam xadrez

Tumba alá catumba

Tumba alá catá

 

Quando o relógio bate as quatro

Todas as caveiras tiram retrato

Tumba alá catumba

Tumba alá catá

 

Quando o relógio bate as cinco

Todas as caveiras apertam os cintos

Tumba alá catumba

Tumba alá catá

Quando o relógio bate as seis

Todas as caveiras imitam chinês

Tumba alá catumba

Tumba alá catá

 brincadeiras para gincana corrida ovos

E a cada estrofe as crianças devem fazer mímicas diferentes de acordo com a letra da música.  As crianças podem ser separadas por equipes e vence a equipe que fizer as melhores apresentações.

8. PULA SELA (brincadeiras para gincanas)

A brincadeira do Pula Sela exige um pouco mais de habilidade e a criançada adora. As crianças escolhidas para participar desta gincana devem selar as costas do amigo, saltando uns sobre os outros apoiando a mão sobre as costas dos amigos de sua equipe que estarão agachados. As crianças da mesma equipe devem formar uma fila bem espaçada para as crianças conseguirem saltar. Todos que estiverem na fila devem ficar curvados com as mãos nos joelhos. Começa a criança que estiver de fora e vai pulando todos até o final da fila e ficará agora também com as mãos nos joelhos aguardando as outras crianças. A equipe que conseguir realizar a tarefa da gincana primeiro vence.

9. ADIVINHA QUE BICHO SOU EU (brincadeiras para gincanas)

Esta brincadeira funciona assim: escreva o nome de vários animas diferentes e com a ajude de uma fita adesiva coloque nas costas de cada uma das crianças que estiverem participando. Depois disso escolhe-se uma criança para começar a brincadeira e o restante deve sentar em roda. A criança escolhida deve fazer perguntas para as outras crianças para tentar descobrir que animal ela é. O tempo deve ser cronometrado e a criança que descobrir que bicho ela é em menos tempo vence.

10. FEIJÃO QUEIMADO (brincadeiras para gincanas)

Essa brincadeira também é muito apreciada nas gincanas infantis e é muito simples e divertida.  As crianças dão as mãos em uma fila e a criança de uma das pontas é eleita como a chefe. A brincadeira começa conforme a música:

Crianças: “Feijão Queimado”
Chefe: “Quem queimou?”
Criançass: “Ladrão dos porcos”
Chefe: “Quer que eu prenda?”
Crianças: “Prenda já, daqui pra lá”


A criança chefe arrasta a fila em direção a outra ponta e passa por baixo da ligação entre os braços da última e da penúltimo criança, levando o restante com ela. Dessa forma a penúltima criança ficará com os braços cruzados e assim sucessivamente. Quando todas as crianças estiverem enroladas, então as duas pessoas que estiverem na ponta arrastam a fila para lados opostos como em um cabo de guerra.  Vence o lado com maior número de crianças. 

Mais Notícias