PORTAL DE NOTÍCIAS

PAPINHA PARA BEBÊS DE 4 MESES | GUIA COMPLETO

PUBLICADO EM 13/03/2020

papinha-bebe-4-meses

Então seu bebê recentemente completou 4 meses de idade? Está apresentando sinais de desinteresse pelo leite materno ou de fórmula? Você está com dúvidas sobre o que fazer para alimentá-lo? Se você se encontra em uma dessas situações, dê uma lida neste post! Reunimos AS MELHORES PAPINHAS PARA BEBÊ DE 4 MESES!

Quando se trata de papinha para bebê, há muito mais decisões a serem tomadas pelos pais do que costumava haver. Embora iniciar sólidos seja um marco divertido e confuso, ele também traz muitas opções e, para a maioria dos pais, uma tonelada de perguntas. Descobrir quando o seu bebê está pronto para a alimentação, como introduzir sólidos e qual é a melhor comida para o bebê pode ser uma chave importante. 

A partir dos 4 meses você notará que seu bebê se tornou mais ativo e ansioso para explorar as coisas a sua volta. O seu estômago também está um pouco maior e isso significa que agora, com o consentimento do pediatra do bebê, talvez você pode começar a introduzir alimentos sólidos em sua alimentação. O início da introdução de alimentos sólidos na vida do seu bebê é realmente um marco e pode estabelecer a base para hábitos alimentares saudáveis.  

BEBÊ 4 MESES | ALIMENTAÇÃO

papinha-bebe-4-meses-alimentacao

A alimentação do bebê com 4 meses deve ser feita exclusivamente com leite materno sempre que possível ou com fórmulas de leite em pó, e existindo a orientação do pediatra é possível introduzir a papinha de fruta também. Normalmente os pediatras orientam a dar início a alimentos sólidos na alimentação do bebê de 4 meses quando o mesmo já apresenta alguma maturidade gastrointestinal, bebês com alguns tipos específicos de refluxo, bebês que começam a rejeitar ou começam a perder o interesse no leite, seja o materno ou fórmula.  Qualquer dúvida que você tenha é importante consultar um pediatra e explicar o caso específico de seu bebê.

Geralmente, os sólidos são iniciados entre 4 e 6 meses de idade quando o bebê está pronto para o desenvolvimento. Seu bebê provavelmente está pronto para os sólidos quando consegue sentar-se com apoio, ter um bom controle de cabeça e pescoço e demonstrar interesse pela comida enquanto come. Se seu bebê cuspir a comida ou se recusar a comê-la, provavelmente ainda não está pronto, então o melhor a fazer é esperar e tentar novamente na semana seguinte, asseguram os pediatras.

 

BEBÊ 4 MESES PODE COMER PAPINHA?

papinha-bebe-4-meses-pode

Muitos bebês começam a mostrar sinais de que estão prontos para receber alimentos sólidos por volta dos 4 a 6 meses. É importante lembrar que cada bebê é diferente, tem seu próprio tempo e desenvolvimento, assim esses indicadores podem acontecer em diferentes estágios. No entanto é unanimidade por parte dos profissionais de saúde a recomendação de que não se inicie a introdução de sólidos antes de 4 meses.

Então, analise a seguir alguns aspectos importantes antes de iniciar a introdução de alimentos sólidos para seu bebê de 4 meses:

Seu bebê consegue segurar sua cabeça em uma posição firme e ereta? Seu bebê pode se sentar com apoio? Seu bebê está batendo as mãos ou os brinquedos? Seu bebê está interessado no que você está comendo? Se suas respostas foram afirmativas e o pediatra responsável pelo bebê de 4 meses concordar, então você pode começar a introduzir alguns alimentos sólidos na dieta do seu bebê.

Não deixe de continuar alimentando seu bebê com leite materno ou fórmula infantil, ao final do post você poderá consultar nossa sugestão de cardápio. Inicie a introdução de sólidos oferecendo apenas um alimento diferente por semana, mais ou menos, sem adição de açúcar ou sal e observe as possíveis reações em seu bebê, como: diarréia, erupção cutânea e outras alergias ou vômito. Assim você poderá determinar a causa do problema! Depois de introduzir alimentos de ingrediente único, você pode oferecê-los em combinação caso o bebê tenha tido uma boa aceitação. 

 

PESO DO BEBÊ 4 MESES

papinha-bebe-4-meses-peso

O bebê com 4 meses já esboça sorriso, balbucia e passa a ficar mais interessado em pessoas do que por objetos. É uma fase encantadora e ele começa a brincar com as próprias mãos e alguns começam a ficar bem mais firmes. É fundamental também monitorar o peso de seu bebê afim de verificar se está acima ou abaixo do esperado para sua idade e, caso esteja muito fora da média, para mais ou para menos, informe ao pediatra. O peso esperado para um bebê de 4 meses é, em média, 6,4 kg para os meninos e 6,1 kg para meninas.

 

BEBÊ 4 MESES CARDÁPIO

papinha-bebe-4-meses-cardapio

Com a introdução de sólidos aos 4 meses é importante a elaboração de um cardápio para respeitar os horários e melhor absorção das vitaminas e minerais. Lembrando que entre os 3 e 4 meses a maioria dos bebês precisa de cerca de três cochilos durante o dia (manhã, tarde e noite), de horário específico para estimulação e brincadeiras (com o intuito também de desenvolver músculos importantes), e estimular novas habilidades ao interagir com você. O horário do banho já começa a fazer sentido para o bebê de 4 meses, por isso o massageie e converse bastante durante o banho, além de estimulá-los com brinquedos específicos de banho para sua faixa etária. O bebê de 4 meses toma cerca de 180 ml a cada 4 horas e nos casos dos bebês que já tomam suco, 60 ml aproximadamente. Vamos AO CARDÁPIO PARA BEBÊS DE 4 MESES?

 

PLANO ALIMENTAR BEBE 4 MESES: Primeiras duas semanas de introdução de sólidos

CAFÉ DA MANHÃ: Leite Materno ou Fórmula

LANCHE DA MANHÃ:

2-3 colheres de chá de papinha de banana ou pera

 

ALMOÇO: 2 colheres de sopa de purê de legumes (sugestão: babata-doce)

LANCHE DA TARDE: L.M OU FÓRMULA

 

JANTAR: 2-3 colheres de chá de suco de laranja lima 

NOITE: L.M OU FÓRMULA

 

PLANO ALIMENTAR BEBE 4 MESES: Duas semanas seguintes de introdução de sólidos

CAFÉ DA MANHÃ: Leite Materno ou Fórmula

LANCHE DA MANHÃ:

1-2 colheres de sopa de papinha de frutas (sugestão: banana e abacate)

 

ALMOÇO: 1- 2 colheres de sopa papinha de batata e abobrinha

LANCHE DA TARDE: L.M OU FÓRMULA

 

JANTAR: 2-3 colheres de chá de suco de laranja lima 

NOITE: L.M OU FÓRMULA

 


BEBÊ 4 MESES PODE COMER BANANA?

 

As bananas são conhecidas como  um dos alimentos mais completos da natureza uma vez que possuem muitos dos nutrientes necessários para nosso corpo. Os componentes nutricionais mais importantes e presentes nas bananas são: potássio, fibras, vitamina B6, vitamina C e vitamina B2. Como vimos anteriormente a introdução de sólidos na alimentação do bebê de 4 meses deve ter recomendação médica. Para estes bebês é possível oferecer a banana durante o dia em forma de papinha ou purê.  Veja abaixo!

PAPINHA DE FRUTAS BEBE 4 MESES RECEITAS

PAPINHA DOCE DE BANANA PARA BEBÊS DE 4 MESES

papinha-bebe-4-meses-banana

Para a papinha de banana você só precisa amassar bem a banana (tipo prata ou nanica madura) com o auxílio de um garfo até que fique na consistência cremosa de purê sem pedacinhos, bem lisinha. Comece com 1/3 da banana prata apenas e só aumente conforme a aceitação nas próximas semanas.

PAPINHA DE MAMÃO

papinha-bebe-4-meses-mamao

¼ da metade do mamão papaya

Tire todas as sementes e amasse bem com o garfo até a consistência de papa bem fininha sem deixar nenhum pedacinho.

PAPINHA DE PERA

papinha-bebe-4-meses-pera

½ da metade da pera de tamanho pequeno

Raspe bem com uma colher, caso perceba que ficou algum pedacinho maior amasse em um pratinho antes de oferecer ao bebê.

PAPINHA DE ABACATE

https://cursodebaba.com/images/papinha-bebe-4-meses-abacate.jpg

½ da metade do abacate de tamanho pequeno

Amasse bem com um garfo até ficar na consistência de papa bem fininha e ofereça ao bebê.

Em qualquer uma dessas papinhas é importante não misturar ou acrescentar nada, é a melhor forma de acostumar o paladar do seu bebê de forma saudável. Caso a aceitação esteja bem difícil você pode misturar um pouquinho do seu leite materno, mas a princípio se esforce para oferecer apenas a fruta.

Com o passar das semanas você começa a fazer papinhas com duas frutas, como papinha de banana e mamão, Maçã e mamão e Pera e abacate.  

 

papinha-bebe-4-meses-evitar.jpg

Você sabia que existem alguns alimentos que apesar de saudáveis devem ser evitados para crianças até 12 meses? Determinados alimentos podem provocar alergias ou apresentam maior risco de contaminação por toxinas e microrganismos.  Confira abaixo os principais alimentos que precisam ser evitados até o primeiro ano de vida:

AÇÚCAR

papinha-bebe-4-meses-evitar1.jpg

O açúcar seja ele qual for (refinado, mascavo, de coco, orgânico) é altamente calórico, pobre em nutriente e pode provocar várias doenças, sem falar na saúde bucal.

CAFÉ

https://cursodebaba.com/images/papinha-bebe-4-meses-evitar1.jpg

A cafeína existente no café é prejudicial para a saúde de crianças até 12 meses. Além disso, o café possui substâncias que podem inibir a absorção de outros nutrientes ingeridos na alimentação do bebê, especialmente de ferro.

FRUTOS DO MAR

papinha-bebe-4-meses-evitar3.jpg

Os frutos do mar devem ser evitados até pelo menos 24 meses de vida já que são alimentos que podem acometer reações alérgicas e com maior risco de contaminação por poluentes ambientais, microrganismos e suas toxinas.

MEL

https://cursodebaba.com/images/papinha-bebe-4-meses-evitar3.jpg

A própria ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta que crianças de até 12 meses de vida não consumam mel. O motivo? O intestino do bebê continua em processo de desenvolvimento até o primeiro ano do bebê e acredita-se que o mel pode estar contaminado com esporos de uma bactéria que transmite o botulismo intestinal.

OLEAGINOSAS

papinha-bebe-4-meses-evitar6.jpg

As deliciosas oleaginosas também devem ser evitadas para crianças até 1 ano de idade. Quem são elas? Nozes, castanha, amêndoa, avelã, amendoim e pistache fazem parte do grupo das oleaginosas. O motivo: maior risco de reações alérgicas! Mesmo quando passar dos 12 meses o ideal é ofertar a criança em pequenas quantidades e uma oleaginosa por vez.

REFRIGERANTES

O refrigerante é conhecido por todos como um dos principais vilões da má alimentação infantil. Trata-se de um alimento rico em açúcar, corantes, conservantes, sódio e outros químicos.  

Esperamos que você gostado deste artigo! E não deixe de conferir outras papinhas também!

PAPINHAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

CARDÁPIO PARA BEBÊ ATÉ 1 ANO [MANUAL DAS PAPINHAS]

PAPINHA RÁPIDA DE PEIXE COM ABÓBORA - COMO FAZER

PAPINHA FÁCIL DE BRÓCOLIS COM CARNE – COMO FAZER

PAPINHA RÁPIDA DE MANDIOQUINHA COM AGRIÃO – COMO FAZER E BENEFÍCIOS

7+ DICAS PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INFANTIL [GUIA PRÁTICO]

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."