BLOG

CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO - CONFIRA AGORA AS MELHORES DICAS

PUBLICADO EM 27/09/2018

O cuidado com a saúde do recém-nascido deve ser redobrado, pois trata-se de uma fase de grande vulnerabilidade

É considerado recém-nascido o bebê com até 28 dias de vida e nesta fase os cuidados e a atenção devem ser redobrados.

BANHO NO RECÉM-NASCIDO (CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO)

cuidados recem nascido banho

O banho no recém-nascido traz muita insegurança aos pais de primeira viagem e aos profissionais sem experiência também. É  importante entender a rotina e os procedimentos de organização anteriores ao banho para facilitar seu trabalho. Lembre-se que você não deve nunca deixar um recém nascido sozinho na água e em lugar algum.  Vamos entender o passo a passo:

1. Para começar você deve cuidar de si antes de entrar em contato com o recém-nascido, então prenda seus cabelos, guarde seu acessórios (anéis, pulseiras e brincos) e lave bem as mãos.

2. Em seguida você deve separar as roupas, a tolha e a fralda que o bebê irá usar após o banho. Não se esqueça de deixar essas peças desabotoadas (caso tenha botões) e de forma prática e rápida para quando o bebê terminar o banho.

3. Separe agora, o sabonete e o shampoo que o recém nascido irá usar durante o banho e em seguida prepare a água da banheira.

4. A temperatura da água deve estar entre 36 e 37 graus Celsius, que você poderá verificar molhando seu pulso na água (deve sentir a água morninha). É fundamental que você faça a verificação certinha para não queimar a pele sensível do recém-nascido!

5. Retire a roupa e a fralda do bebê e realize a higiene da região genital com algodão umidecido antes de ser colocado na banheira, mesmo que contenha apenas xixi.

6. Chegada a hora do banho você pode deixar o bebê enrolado em uma toalha de pano para deixá-lo quentinho e iniciar o banho pela cabeça. Lave apenas com um pouquinho (pouco mesmo) de shampoo, enxague em seguida e já seque. Neste ponto é importante saber como segurar o bebê, por isso segure a cabecinha dele com uma das mãos, usando o dedo médio e o polegar para proteger os ouvidinhos. A outra mão servirá para você segurar o corpo do bebê.

7. Depois de secar o cabelinho do bebê, você pode retirar a fralda de pano ao redor do corpo e coloca-lo na banheira. Ensaboe todas as partes do corpo do bebê de maneira delicada e dê atenção especial as dobrinhas.

8. Terminado o banho, enrole-o na toalha que você separou e o seque com cuidado, sem esfregar, mas tente realizar este procedimento o mais rápido que puder para o bebê não perder muito calor. Atenção especial novamente as dobrinhas, você deve deixá-las bem sequinhas.

9. Coloque a fralda e a roupinha, em seguida pegue o bebê no colo para ajudar a aquecê-lo e a acalentar.

COMO CUIDAR DO UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO? (CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO)

cuidados recem nascido umbigo

Muitas mães tem pavor de cuidar do umbigo dos recém-nascidos, mas os especialistas garantem que o coto umbilical não provoca dor nenhuma. A área ao redor do coto e ele em si devem estar muito bem limpos, pois caso isso não ocorra pode haver infecções graves no bebê. O ideal é que a cada troca de fraldas e após o banho seja feita a higienização deste local. Veja aqui como cuidar do umbigo do recém nascido! 

COMO CUIDAR DO ROSTINHO  DO RECÉM-NASCIDO

1. OLHOS (CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO)

A higiene dos olhos do bebê com compressas de gaze ou bolinha de algodão (uma para cada olho) embebidas em água morna, sempre do canto interno para o externo.

2. BOCA (CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO)

Você deve sempre realizar a limpeza na boca do recém-nascido enrolando no dedo indicador uma compressa de gaze umedecida em água filtrada. De forma sutil e delicada limpe e massageie toda a gengiva e a língua do bebê pelo menos 3 vezes por dia.

3. NARIZ (CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO)

Sempre que necessário você pode limpar as narinas do bebê com a ajuda de uma fraldinha, sempre com muito cuidado.


IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO (CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO)

Através do ato de alimentar uma criança é possível estabelecer vínculos importantes, como afeto e proteção. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde orientam que o aleitamento materno exclusivo deve ocorrer por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Muitas vezes, este processo pode ser dificultoso para a mãe, é preciso ter muita calma e paciência.

cuidados recem nascido amamentacao

As 10 VANTAGENS DO ALEITAMENTO MATERNO (CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO)

1) Fortalecimento do vínculo mãe-filho;

 2) Excelente nutrição;

3) Melhor desenvolvimento da arcada dentária da criança;

4) Redução da chance de obesidade; 5) Fácil digestão;

6) Fortalecimento do Sistema Imunológico da criança; 7) Proteção contra câncer de mama;

8) É natural e sem custos financeiros;

9) Diminuição do risco de alergias na criança;

10) Menor risco de desidratação;       

Caso não seja possível a amamentação ou a mãe precise fazer a complementação por fórmula de leite, é preciso atenção especial às mamadeiras e chupetas. Estas devem sempre estar devidamente higienizadas com água corrente e sabão neutro, e em seguida esterilizadas, eliminando micro-oganismos.

O SONO DO RECÉM-NASCIDO (CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO)

cuidados com recem nascido sono

Normalmente um bebê recém-nascido dorme 16 a 18 horas por dia, mas pode ocorrer variações de acordo com a criança. Por ser um processo evolutivo você deve trabalhar certinho os horários de sono para iniciar uma rotina.  É comum o bebê acordar de 3 em 3 horas para mamar e voltar a dormir, nestes intervalos é importante você verificar se é preciso realizar a higiene. Com o passar dos meses, o bebê vai dormindo cada vez menos durante o dia e melhorando seu sono da noite.

SEGURANÇA DURANTE O SONO (CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO)

 A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os bebês durmam de barriga para cima para evitar os casos de morte súbita durante o sono, e nunca de lado ou de bruços. Com a barriga para cima é possível melhorar a respiração da criança e também evitar possíveis engasgos. Lembre-se de retirar todos os objetos de dentro do berço o bebê dormir, como brinquedos, travesseiros, bichos de pelúcias, excesso de roupas, protetores de berço e cobertas.

Mais Notícias