PORTAL DE NOTÍCIAS

7+ PAPINHAS PARA BEBÊ DE 5 MESES | GUIA COMPLETO

PUBLICADO EM 19/03/2020

papinha-5-meses1.jpg 

As papinhas podem começar a surgir no quinto mês do bebê segundo recomendação médica. É preciso verificar se o seu bebê já tem a maturidade digestiva suficiente para experimentar novos sabores, por isso sempre siga as recomendações do pediatra do bebê. As primeiras papinhas do bebê são as doces, ou seja, de frutas. Comece preparando papinhas de apenas uma fruta por vez e por pelo menos 3 ou 4 dias para poder identificar possíveis alergias alimentares, adaptar o paladar e verificar a digestão do alimento. Neste início não é recomendável adoçar com açúcar as papinhas doces ou salgar com sal as papinhas salgadas, deixe o sabor natural de cada alimento. As frutas devem ser raladas ou bem amassadinhas em forma de papinhas. CONFIRA AGORA ALGUMAS DICAS E RECEITAS DE PAPINHAS PARA BEBÊS DE 5 MESES:

COMO FAZER PAPINHA PARA BEBÊ DE 5 MESES

Assim que você se torna papai ou mamãe as alegrias estão sempre acompanhadas de preocupações, afinal a saúde do seu bebê é fundamental para um crescimento saudável.  Por isso alimentar corretamente seu bebê está sempre no topo da lista de preocupação das famílias.

papinha-bebe-5-meses-como-fazer

Para preparar a papinha do bebê de 5 meses é preciso lavar bem os legumes e frutas que vai utilizar, descascar, tirar sementes e partes grossas e utilizar água filtrada sempre que for cozinhar os legumes. As papinhas de frutas devem sem dadas imediatamente depois de preparadas para garantir a melhor absorção das vitaminas e minerais.  perder as vitaminas. Veja a seguir a quantidade de papinha para bebês de 5 meses.

 

QUANTIDADE DE PAPINHA PARA BEBÊ DE 5 MESES

papinha-bebe-5-meses-quantidade

A menos que seu bebê tenha condições médicas que exijam dieta específica, oferecer alimentos sólidos é adequado no início do quinto mês. Não espere que seu bebê coma tudo o que você colocar em seu pratinho. Pode demorar um pouco, já que é uma experiência nova, mas logo o bebê se adaptará ao tipo de refeição que está em transição. 

A quantidade de papinha para bebês de 5 meses é pequena, aproximadamente 2 colheres de sopa ou 50 a 60 gramas. Ao mesmo tempo que se introduz as papinhas na alimentação do bebê reduz-se o número de mamadas ou mamadeiras por dia. Com o tempo, você também pode aumentar a porção das papinhas.

 

PAPINHA PARA BEBÊ DE 5 MESES DE FRUTAS

papinha-bebe-5-meses-frutas

PURÊ DE FRUTAS: Você pode iniciar as papinhas para bebês de 5 meses de frutas usando 1 fruta por vez e amassando para ficar na consistência de purê, por exemplo: maçã, pera, banana, mamão papaya.

Veja nosso GUIA COMPLETO DE PAPINHAS DE FRUTAS

 

PAPINHA PARA BEBÊ DE 5 MESES COM REFLUXO

papinha-bebe-5-meses-refluxo

Um dos motivos que os pediatras podem recomendar o início das papinhas para bebês de 5 meses é o Refluxo. É importante seguir a recomendação pediátrica de apenas um mesmo alimento por 3 ou 4 dias nas papinhas para bebês de 5 meses, assim você conseguirá identificar quais alimentos que de fato pioram o refluxo do seu bebê. Outra dica de papinhas para bebês de 5 meses com refluxo é iniciar introduzindo alimentos com uma consistência grossa, ou seja, que pese mais na barriga do bebê.

Alimentos a serem evitados para bebês com refluxo (mas podem ser retomados nos meses seguintes em nova tentativa): cebola, alho, brócolis, pepino, repolho, couve flor, milho, tomate, abacaxi, leite integral, alimentos gordurosos e ácidos. Como sugestão para a papinha doce você pode iniciar pela pera pois é uma fruta menos ácida.

 

RECEITAS DE PAPINHA PARA BEBÊ DE 5 MESES

PAPINHA DOCE DE MAÇÃ OU PERA (receitas de papinha para bebês de 5 meses)

papinha-bebe-5-meses-pera

Divida a maçã ou a pera ao meio, retirar as sementes e raspar apenas a polpa da fruta com uma colher pequena e própria para bebês nesta faixa etária.

PAPINHA DOCE DE BANANA (receitas de papinha para bebês de 5 meses)

papinha-bebe-5-meses-banana

Amasse bem uma banana prata pequena ou metade de uma média com um garfo até que ela fique bem cremosa e sem pedacinhos para o bebê não engasgar.

CALDO DE LEGUMES (receitas de papinha para bebês de 5 meses)

papinha-bebe-5-meses-legumes

Ingredientes:

1 batata pequena

1 cenoura pequena ou metade de uma média

1 colher de sobremesa de cebola

Fio de azeite

Modo de preparo:

Refogue a cebola no fio de azeite e em seguida acrescente todos os legumes (lavados, descascados e cortados em cubos pequenos). Cubra com água filtrada e cozinhe com a panela tampada o tempo necessário até que os legumes estejam bem macios. Então desligue o fogo e peneire, dessa vez você vai usar apenas o caldo que cozinhou desses legumes. Espere esfriar e ofereça ao seu bebê cerca de 3 a 4 colheres deste caldo.

PAPINHA SALGADA DE BATATA E ABOBRINHA (receitas de papinha para bebês de 5 meses)

papinha-bebe-5-meses-abobrinha

Deve-se iniciar as papinhas salgadas somente com 1 ou 2 legumes sem sal. Esta papinha é excelente para o bebê de 5 meses, pois a abobrinha é um ótimo vegetal e fácil de digerir.

Ingredientes:

1 batata inglesa pequena

½ abobrinha

Modo de preparo:

Lave bem a batata e a abobrinha, descasque e corte em cubos bem pequenos. Cubra com água filtrada, cozinhe em fogo médio e tampe a panela. Com o auxílio de um garfo verifique se os legumes estão bem cozidos, e então retire do fogo. Amasse e misture bem os ingredientes com um garfo até que fique na consistência de purê. Aguarde esfriar e ofereça ao bebê.

PAPINHA SALGADA DE BATATA DOCE (receitas de papinha para bebês de 5 meses)

papinha-bebe-5-meses-batata-doce

Assim que o pediatra liberar a introdução de carnes na alimentação complementar do bebê de 5 meses, pode-se adicionar os caldos naturais de carne nas papinhas dos bebês. Veja alguns exemplos:

Ingredientes:

1 batata doce pequena

Caldo de carne cozida

Modo de preparo:

Lave e descasque a batata doce, corte em cubos e levar para cozinhar até ficarem bem macias. Corte 150 gramas de carne magra em pedaços grossos, cubra com água filtrada e cozinhe bastante, o suficiente para que a carne solte bastante caldo. Amassar a batata doce com um garfo acrescente uma concha média de caldo de carne, misture bem. Aguarde esfriar e ofereça ao bebê!


CARDÁPIO PARA BEBÊ DE 5 MESES

papinha-bebe-5-meses-cardapio

Além das papinhas doces e salgadas é fundamental hidratar com água o bebê ao longo do dia para ajudar no trato gastrointestinal. Uma opção também é colocar mais água nas papinhas dos bebês depois de prontas para que as fezes fiquem mais hidratadas. Para os bebês que iniciam com apenas a papinha doce, substitua a papinha salgada por Leite Materno ou de Fórmula na tabela abaixo:

Exemplo do cardápio para bebês de 5 meses:

6:00 (manhã)

9:00 (manhã)

11:00 (tarde)

14:00 (tarde)

16:00 (tarde)

18:00 (noite)

19:00 (noite)

Leite materno ou fórmula

papinha de fruta

papinha salgada

Leite materno ou fórmula

papinha de fruta

papinha salgada

Leite materno ou fórmula

 

POSIÇÃO DO BEBÊ DURANTE AS REFEIÇÕES

papinha-bebe-5-meses-posicao

Coloque o bebê em uma cadeira própria de alimentação ou então o ajeite com cuidado e segurança em uma cadeira adaptada na posição vertical e alimente-o uma colher de silicone. Embora você já tenha ouvido falar sobre os pais colocando alimentos sólidos batidos no liquidificador em uma mamadeira, queremos que os bebês comam sua comida, e não a bebam. Outro detalhe importante é lembrar que o liquidificador acaba por triturar a maior parte das fibras dos alimentos e quem perde com isso é o seu bebê! É uma conquista do desenvolvimento para o bebê aprender a controlar seus músculos motores orais e comer com uma colher. Mais para frente seu bebê será capaz de segurar sozinho a colher e tentar se alimentar. Não se preocupe se tudo escorrer pelo queixo dele nas primeiras 10 vezes. Ele acabará pegando o jeito e, enquanto isso, você pode aproveitar para tirar ótimas fotos.

Usar o tipo certo de acessórios de alimentação também é importante e faz muita diferença. Colheres e copos macios de bebê (de preferência feitos de material adequado para bebês) devem ser usados. Alguns bebês levam tempo para entender o mecanismo de mastigação e deglutição e você não deve forçá-los!

 

ALERGIAS ALIMENTARES


Alergias alimentares em bebês de 5 meses de idade não são muito comuns, mas podem acontecer. Eles podem ser hereditários ou pode acontecer que seja muito cedo para dar alguns alimentos específicos ao seu bebê também. Se você encontrar seu bebê desenvolvendo reações alérgicas depois de comer algum alimento entre em contato com um pediatra.

Esperamos que esta lista de ideias para 5 meses de comida para bebê tenha lhe dado muitas ideias para cozinhar para seu bebê. Lembre-se, enquanto todos os itens acima mencionados são alimentos seguros para o bebê de 5 meses, cada bebê é diferente! Cuidado com as alergias e reserve um tempo para que seu filho se adapte antes de introduzir algo novo.

Você ficará surpreso ao saber que, dentro de alguns meses, deixará de ser um pai ansioso para um especialista em comida para bebê, pronto para prestar conselhos aos novos pais!

A maioria dos pais não sabe ao certo quando começar a dar alimentos sólidos para seus bebês. Vários pediatras recomendam dar diversos alimentos sólidos a um bebê saudável quando ele tiver cerca entre 5 e 6 meses de idade. Embora você deva sempre consultar seus pediatras sobre isso, não existe uma regra estanque a ser seguida.


PAPINHAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10 RECEITAS DE PAPINHAS PARA BEBÊ DE 6 MESES

PAPINHA SALGADA FÁCIL DE ABÓBORA E MANDIOQUINHA

PAPINHA DE FRUTAS GUIA COMPLETO

PAPINHA FÁCIL DE BRÓCOLIS E BATATA

CARDÁPIO PARA BEBÊ ATÉ 1 ANO

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."