ESCONDE-ESCONDE [OBJETIVO, REGRAS E VARIAÇÕES]

PUBLICADO EM 16/10/2019

esconde-esconde

A brincadeira de Esconde-Esconde ou Pique-Esconde é uma brincadeira infantil clássica que é jogada em todo o mundo por crianças de faixas etárias diferentes. Este post é um guia com as regras do Esconde-Esconde, objetivo e inclui dicas para jogar, além de algumas variações comuns. Confira mais!

BRINCADEIRA ESCONDE-ESCONDE | OBJETIVO

esconde-esconde-objetivo

A brincadeira esconde-esconde promove a integração em grupo, desenvolve a criatividade, estimula a liderança, raciocínio lógico e estratégia das crianças.   Esta brincadeira é antiga e bastante trabalhada nas escolas de Educação Infantil.

 

BRINCADEIRA ESCONDE-ESCONDE | REGRAS

esconde-esconde-regras

Para esta brincadeira é necessário 2 ou mais jogadores, mas claro que só a partir de 3 jogadores que a brincadeira fica mais divertida.  

Delimite a área na qual os jogadores podem se esconder, é muito importante que todos entendam essa regra.

Seleciona-se uma pessoa para ser o ‘pegador’.

O pegador fecha os olhos e conta até 10 ou 20 (vai depender do número de jogadores) enquanto os outros jogadores se escondem.

O pegador deve procura os outros jogadores.

 

ONDE BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE

esconde-esconde-lugar-brincar

Você pode brincar de ESCONDE-ESCONDE em qualquer lugar, desde que seja seguro e tenha lugares para se esconder. Os locais comuns para esconder e procurar são: dentro de casas e apartamentos (os esconderijos preferidos são: debaixo da cama, atrás das cortinas, atrás da porta do banheiro, atrás de móveis ou dentro de guarda-roupas), jardins de casas, condomínios, parque, intervalo do lanche da escola ou qualquer outra área ao ar livre segura e com lugares suficientes para se esconder (os esconderijos comuns ao ar livre são: atrás de árvores, debaixo de arbustos, atrás de bancos ou caixas).

Assegure-se de brincar de esconde-esconde em lugares realmente seguros e tenha cuidado com possíveis problemas como cachorros soltos, afinal você não quer se machucar, não é mesmo?

 

BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE À NOITE

Brincar de esconde-esconde ao anoitecer pode ser muito divertido e emocionante. Os jogadores poderão se esconder melhor na penumbra ou rastejar sem serem vistos. No entanto, você precisa garantir um local seguro para isso, evite áreas públicas em uma cidade movimentada!

 

BRINCADEIRA ESCONDE-ESCONDE | TEMPO

esconde-esconde-tempo

A menos que a brincadeira aconteça em uma área pequena, é uma boa ideia definir um limite de tempo para o jogo. Se todos os jogadores tiverem um dispositivo que informa a hora, ou seja, um relógio ou telefone, você pode definir que após completar 30 minutos, se não for encontrado, deve sair. Essa é a melhor maneira de brincar de esconde-esconde em áreas maiores.

Em áreas pequenas o suficiente, ou para crianças mais novas que ainda não carregam um telefone em qualquer lugar, você pode concordar com um sinal de que o candidato soará quando o tempo acabar, como um apito, por exemplo.

 

BRINCADEIRA ESCONDE-ESCONDE | DICAS

esconde-esconde-dicas

Não se esconda nos lugares mais óbvios. Se possível, sem ser pego, tente se deslocar para chegar a algum lugar que o ‘pegador’ já tenha procurado. Esta dica é valiosa, hein?!

Não se esconda nos mesmos lugares várias vezes ou em vezes seguidas.

Seja esperto e troque de camiseta ou blusa, afinal se o pegador estiver procurando você ele tentará se lembrar da sua roupa, assim essa troca de roupas, com certeza vai confundi-lo.  Você acrescentar um boné ou chapéu também!


BRINCADEIRA ESCONDE-ESCONDE | JOGO E SUAS VARIAÇÕES

esconde-esconde-lugar-variacoes

Confira algumas variações do jogo clássico esconde-esconde:

Marcar e Procurar: o mesmo que Ocultar e procurar, exceto que, além de encontrar outras pessoas, você também precisa marcá-las.

Esconde-Esconde da Base: esta versão funciona bem em um espaço menor, sem muitos lugares para se esconder. No início do jogo, escolhe-se uma base. Por exemplo, este poderia ser um círculo marcado no chão com giz ou o local escolhido para contagem do tempo dos jogadores se esconderem. Então o pegador fecha os olhos e todos se escondem. Se os outros jogadores conseguirem voltar para a base sem serem pegos pelo pegador, eles vencem e ganham imunidade.

Chutar a Lata: esta é uma combinação de Esconde-Esconde e Marcar e Capturar a bandeira. Você precisa de uma ‘lata’, por exemplo, uma lata de tinta vazia ou um balde, coloque em um local central na área oculta. Você também precisa designar um espaço próximo como uma ‘prisão’. O pegador ou pegadores contam o número acordado e todos se escondem. Um jogador é pego se for visto e marcado por um pegador e são enviados para a cadeia. No entanto, se um jogador que não foi pego ainda conseguiu derrubar ou chutar a lata sem ser pego, todos os jogadores são libertados da prisão. O pegador vence se conseguir pegar todos os jogadores e colocá-los na prisão.

 

BRINCADEIRA ESCONDE-ESCONDE | HISTÓRIA E ORIGEM

esconde-esconde-origem

A evidência escrita Do jogo esconde-esconde pode ser rastreada até o século II aC. Julius Pollux, um estudioso grego, descreveu um jogo chamado Apodidraskinda. No entanto, é provável que as pessoas tenham se escondido muito antes disso. Variações de esconde-esconde são jogadas em diferentes culturas em todo o mundo. Alguns estudiosos sugeriram que o Esconde-Esconde deriva do jogo que as mães brincam com seus filhos. Esconder também era uma habilidade de sobrevivência necessária nas sociedades primitivas, por exemplo, para caçar com sucesso, por isso provavelmente foi praticado por crianças pequenas para ensinar-lhes habilidades. Por esse motivo, é provável que o Esconde-Esconde tenha sido um dos primeiros jogos humanos.

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."