7 PAPINHAS PARA BEBÊ DE 7 MESES – GUIA COMPLETO

PUBLICADO EM 10/12/2018

Para os bebês de 7 meses de vida é preciso incluir cerca de 3 refeições ao longo do dia: uma papinha de frutas para os lanches da manha e da tarde e pelo menos uma papinha salgada para o almoço. E para bebês com 7 meses e meio inclua mais uma papinha salgada no jantar. Lembrando que a cada novo alimento que você for incluindo na alimentação do bebê é recomendável um intervalo de pelo menos 2 ou 3 dias para facilitar a identificação de alimentos que possam causar alergias, gases, diarreia ao bebê e para melhor adaptação do mesmo.

Confira aqui receitas de papinhas para bebês de 7 meses de vida:

PAPINHA DE BATATA, CARNE E BRÓCOLIS (papinha bebês de 7 meses)

papinha bebe 7 meses

Ingredientes:

1 batata pequena

1 colher de sopa de carne moída (pode ser como músculo, patinho ou coxão mole

2 colheres de sopa de brócolis bem picadinho

1 colher de chá de óleo vegetal

1 colher de sobremesa de cebola

Modo de preparo:

Em uma panela, refogue a cebola e adicione a carne moída, frite bem. Depois adicione a batata e cubra com água filtrada. Tampe a panela e cozinhe até a batata começar a ficar macia, então adicione o brócolis e cozinhe o suficiente para que todos os ingredientes estejam bem molinhos. Retirar do fogo, amasse e misture todos os ingredientes com um garfo e aguarde para servir quando esfriar.

PAPINHA DE MANDIOQUINHA COM AGRIÃO E FRANGO (papinha bebês de 7 meses)

Essa papinha é rica em vitaminas A, B, E e ferro e ajuda a prevenir anemia.

Ingredientes:

1/2 mandioquinha média

5 folhas de agrião

1 colher de sobremesa de cebola bem piadinha

1 colher de peito de frango desfiado

1 colher de chá de óleo vegetal

Modo de preparo:

Lave e descasque a mandioquinha e corte em cubinhos, lave bem as folhas de agrião e pique bem. Cozinhe e desfie bem o peito de frango. Refogue a cebola e junte todos os ingredientes, cubra com água filtrada, tampe a panela e cozinhe até a mandioquinha ficar bem macia. Quando a papinha estiver pronta, reserve para esfriar e ofereça ao bebê.

QUANTIDADE DE PAPINHA PARA BEBÊ DE 7 MESES

O peso do bebê com 7 meses é de aproximadamente 7,8 kg para meninas e 8 kg para meninos. A quantidade de cada papinha para o bebê de 7 meses é de cerca de 150 gramas ou 3 a 4 colheres de sopa, sendo que deve realizar entre 3 e 4 refeições ao longo do dia.

PAPINHA PARA BEBÊ DE 7 MESES RESSECADO

É muito comum os bebês de 7 meses ficarem ressecados e/ou com prisão de ventre por conta do leite de fórmula ou mesmo o materno resultando em barriga estufada, fezes duras e bem ressecadas e até dificuldade para ir fazer cocô. Por isso é bom cuidar bastante da alimentação do bebê ressecado e hidratá-lo bastante, aproximadamente 800 ml de líquido por dia através de leite, suco ou água. Para o bebê de 7 meses ressecado você pode oferecer:

CHÁ DE ERVA DOCE  (papinha para bebê de 7 meses ressecado)

papinha bebe 7 meses

Para o chá de erva doce utilize apenas 100 ml de água para 1 colher de sopa rasa de erva doce. Aqueça a água até começar a surgir as primeiras bolhas de ar, desligando o fogo em seguida e adicionando a erva doce. Aguarde a mistura descansar por 5 a 10 minutos, peneire bem ou coe e ofereça ao bebê de 7 meses ressecado após esfriar, sem adicionar açúcar.

PAPINHA DE ABACATE COM BANANA PRATA (papinha para bebê de 7 meses ressecado)

papinha-bebe-7-meses

Esta papinha também é excelente para bebês de 7 meses ressecado: misture e amasse bem 2 colheres de sopa de abacate e metade de uma banana prata madura e ofereça ao bebê.


PAPINHA DE ABÓBORA KABOCHA E BRÓCOLIS (papinha para bebê de 7 meses ressecado)

papinha-bebe-7-meses-

Esta é uma opção de papinha salgada para o almoço: misture e amasse bem com um garfo 2 ou 3 colheres de abóbora kabocha bem cozida com 1 flor bem picada de brócolis cozido no vapor.

PAPINHA DOCE DE MAMÃO (papinha para bebê de 7 meses ressecado)

papinha-bebe-7-meses-mamao

Amasse bem cerca de 2 ou 3 colheres de mamão papaya sem sementes e ofereça ao bebê!

PAPINHA DOCE PARA BEBÊ DE 7 MESES

PAPINHA DE MAÇÃ E CENOURA

papinha-bebe-7-meses-maca

Essa papinha é excelente para fortalecer o sistema imunológico do bebê:

ingredientes:

1/2 cenoura pequena

1 maçã sem casca

200 ml de leite materno ou fórmula infantil

Modo de preparo:

Depois de lavar bem e descascar a cenoura e a maçã, corte-as em cubos bem pequenos. Leve tudo até a panela e cubra com água filtrada, cozinhe em fogo baixo até que a cenoura fique bem molinha. Retire do fogo, peneire caso tenha sobrado água e amasse bem, em seguida adicione o leite, misture bem e esperar esfriar antes de servir para o bebê.

PAPINHA DE MAMÃO COM AVEIA (papinha para bebê de 7 meses ressecado)

papinha-bebe-7-meses-aveia

Outra ótima opção é oferecer pelo menos 3 vezes por semana a papinha de mamão com aveia, que é bem rica em fibras: misture 3 colheres de sopa de mamão papaia bem amassadinho com 1  colher de sopa de aveia em flocos.

CARDÁPIO PARA BEBÊ DE 7 MESES QUE MAMA (ou Fórmula)

Para o cardápio do bebê de 7 meses atente-se a uma rotina de horários para que as refeições do bebê tenham um intervalo entre elas para melhor absorção das vitaminas, fibras e minerais dos alimentos.  Além disso  é importante que o bebê tome aproximadamente 600 ml de leite por dia.

Exemplo do cardápio para bebês de 7 meses com 4 refeições por dia:

7:00 (manhã) Leite materno ou fórmula
10:00 (manhã) papinha de fruta
13:00 (tarde) papinha salgada
15:00 (tarde) Leite materno ou fórmula
16:00 (tarde) papinha de fruta
18:00 (noite) papinha salgada
19:00 (noite) Leite materno ou fórmula

 

 

Compartilhar
Mais Notícias