PAPINHAS DE FRUTAS – GUIA COMPLETO

PUBLICADO EM 20/12/2018

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para um bebê. Depois de seis meses, você tem que introduzir gradualmente sólidos, o que por outro lado fará com que  você reduza a proporção de leite materno na alimentação do bebê. Assim, os alimentos substitutos precisam ser altamente nutritivos para que o bebê tenha um crescimento saudável. As frutas são uma excelente fonte de uma variedade de vitaminas, minerais e fibras.

A introdução alimentar inicia-se muitas vezes pelas papinhas de frutas, que são simples de preparar, muito saborosas e cheios de vitaminas e nutrientes essenciais para seu bebê nesta nova fase.  Siga a Regra de Espera de 3 Dias para introduzir novos alimentos ou mesmo uma semana de forma que qualquer intolerância ou reação alérgica a um determinado alimento possa ser conhecida.

papinha de frutas

SUGESTÃO DE QUANTIDADE DE PAPINHA DOCE OU PAPINHA DE FRUTAS

Comece com uma colher de sopa uma vez por dia no primeiro dia. Aumente para duas colheres de sopa duas vezes por dia no segundo dia. Faça três colheres de sopa duas vezes por dia no terceiro dia. Confira agora 3 receitas de papinhas de frutas:

PURÊ DE MAÇÃ E BANANA (papinhas de frutas):

Ingredientes:

1 Maçã Red1 Banana Prata Descasque a maça, retire sementes e talo central e raspe bem seu interior, também descalque a banana e corte-a em rodelas finas, coloque tudo em um prato e amasse bem com um garfo de forma que não fique pedacinhos duros, e mexa até ficar na consistência de purê ou papinha. 

PAPINHA DE MANGA PARA BEBÊS (papinhas de frutas):

Ingredientes:

1/2 Manga madura

Lave a fruta e descasque a pele, corte-a ao meio e retire a semente. Corte em pequenos pedaços e amasse-os com um garfo.

Você também pode misturá-lo com outras frutas ou com um pouco de aveia

PAPINHA DE BANANA E MANGA (papinhas de frutas):

Manga e banana são uma ótima combinação para bebês a partir dos seis meses!

Ingredientes:

½ Manga1 BananaDescasque a manga e a banana e corte-as em pequenos cubos, amasse bem até ficar na consistência de papinha. Se precisar adicione 1 colher de sobremesa de água para deixar a consistência mais fina. 

PAPINHA DE ABACATE COM PERA (papinhas de frutas):

Ingredientes:

½ Abacate½ PeraLave bem as frutas e descasque-as, retirando as sementes e talos. Raspe a pera  e o abacate e amasse bem com um garfo, misture bem e sirva essa deliciosa papinha doce. 

PAPINHA DOCE DE BANANA (papinhas de frutas):

papinha de frutas

Para a papinha de banana você só precisa amassar bem a banana (tipo prata ou nanica madura) com o auxílio de um garfo até que fique na consistência cremosa de purê sem pedacinhos, bem lisinha.

PAPINHA DOCE DE PERA (papinhas de frutas):

Divida a maçã ou a pera ao meio, retirar as sementes e raspar apenas a polpa da fruta com uma colher pequena e própria para bebês nesta faixa etária.

PAPINHA DE ABACATE COM BANANA PRATA (papinhas de frutas):

Esta papinha também é excelente para bebês de 7 meses ressecado: misture e amasse bem 2 colheres de sopa de abacate e metade de uma banana prata madura e ofereça ao bebê.

PAPINHA DOCE DE MAMÃO (papinhas de frutas):

Amasse bem cerca de 2 ou 3 colheres de mamão papaya sem sementes e ofereça ao bebê!

PAPINHA DE MAÇÃ E CENOURA (papinhas de frutas):

papinha de frutas

Essa papinha é excelente para fortalecer o sistema imunológico do bebê:

ingredientes:

1/2 cenoura pequena

1 maçã sem casca

200 ml de leite materno ou fórmula infantil

Depois de lavar bem e descascar a cenoura e a maçã, corte-as em cubos bem pequenos. Leve tudo até a panela e cubra com água filtrada, cozinhe em fogo baixo até que a cenoura fique bem molinha. Retire do fogo, peneire caso tenha sobrado água e amasse bem, em seguida adicione o leite, misture bem e esperar esfriar antes de servir para o bebê.

PAPINHA DE MAMÃO COM AVEIA (papinhas de frutas):

Outra ótima opção é oferecer pelo menos 3 vezes por semana a papinha de mamão com aveia, que é bem rica em fibras: misture 3 colheres de sopa de mamão papaia bem amassadinho com 1  colher de sopa de aveia em flocos.

SUCOS DE FRUTAS PARA BEBÊS:

PAPINHA DE MELANCIA E SUCO DE MELANCIA

Ingredientes:

2 xícaras de melancia cortada em cubos pequenos ou mais

Amasse com um garfo os pedaços de melancia (sem sementes) em uma peneira extraindo todo o seu suco. A papinha não precisa ser peneirada, apenas bem amassadinha e oferecida para o bebê. Você pode aumentar a quantidade conforme o bebê cresce, normalmente 30 ml é indicado para os bebês que iniciam a introdução de novos alimentos em sua dieta.


SUCO DE LARANJA LIMA (PAPINHAS DE FRUTAS):

Ingredientes:

2 laranjas limas (lavadas e descascadas)

Após descascar as laranjas limas, corte-as ao meio e retire suas sementes, em seguida é só espremê-las. Você pode peneirar o suco antes de oferecer para o bebê.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA MELANCIA

A melancia é uma fruta refrescante, cheia de vitaminas e antioxidantes, e contém mais de 90% de água. A melancia é otima para ser servida na hora dos lanches dos bebês maiores que já mastigam e como suco para os menores, lembre-se de retirar as sementes. Além de hidratar bastante os bebês, é excelente para o coração, para a visão (vitamina A), fortalece o sistema imunológico (rica em vitamina C) e ajuda a aumentar os glóbulos vermelhos e a hemoglobina através da absorção de ferro.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA LARANJA LIMA

A laranja lima é excelente para ser oferecida como primeiro suco do bebê a partir de 6 meses ou antes quando o pediatra assim orientar. A laranja lima é refrescante, possui baixa acidez, alto teor de vitamina C, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ácido fólico, potássio e fibras (ótima para o sistema digestivo do bebê).

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA MAÇÃ

images/papinha frutas

A maçã é uma das primeiras frutas a ser oferecida durante o processo de introdução de sólidos na alimentação dos bebês. É composta pelas vitaminas, A, B e C, além de minerais (potássio, ferro, fósforo e iodo) e é uma fruta rica em propriedades antioxidantes, o que favorece a imunidade do bebê.  

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA BANANA

Muitas mães escolhem as bananas como o primeiro alimento que introduzem ao bebê durante o processo de introdução dos sólidos. Com um textura macia as bananas são ricas em fibras, o que favorece o sistema digestivo dos bebês, além de nutrientes como potássio, cálcio, magnésio, ferro, B6, manganês e muito mais! Por serem ricas em ferro as bananas são excelentes para evitar a anemia.
Você sabia que assim como as cenouras, as bananas também contêm vitamina A o que é  benéfico para a visão do seu bebê. E o potássio ajuda a desenvolver ossos fortes no bebê!

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA MANGA:

As mangas são altamente nutritivas, deliciosas e carregadas com vitaminas e minerais que nutrem o seu bebê em crescimento.  Sendo uma fruta macia são fáceis de preparar papinhas para os bebês e também de misturar com outras frutas. As mangas ajudam na digestão pois são ricas em fibras,  em vitamina A (essencial para a visão e para a pele), vitamina B6 auxiliando na memória e funcionamento do cérebro.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA PERA

papinha-frutas

As peras são ricas em fibras, potássio e vitamina C, além de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. São facilmente digeridas e ótimas para o sistema digestivos dos bebês e também aumentam sua imunidade e ajuda a combater infecções.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO ABACATE

O abacate é uma fruta cremosa, macia, rica em nutrientes, com gorduras saudáveis, vitaminas e minerais que o bebê precisa para uma nutrição completa. Ajuda na memória e desenvolvimento saudável do cérebro, possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e  antimicrobianas. Oferecer papinhas de abacate para seu bebê é suprir seu corpo com vitamina A, vitamina B6, vitamina K, vitamina C e vitamina E e minerais, incluindo cálcio, ferro, potássio, sódio e zinco. 

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO MAMÃO

O mamão é uma fonte rica de vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do bebê e a manter as doenças sob controle. Também é uma fruta rica em vitamina A e se seu bebê estiver sofrendo de constipação, tente alimentá-lo com 2 a 3 colheres de mamão amassado duas vezes ao dia, o mamão é rico em fibras e um laxante natural que pode ajudar a regular o movimento do intestino do seu bebê.  

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA CENOURA

As cenouras são naturalmente doces e suaves, ideais  e fáceis de agradar ao paladar dos bebês. Com alto teor de vitamina A, necessária para apoiar o sistema imunológico, bem como o coração, visão, os pulmões e os rins. As cenouras também são uma boa fonte de muitas outras vitaminas, como a vitamina K e a vitamina B6 (a saúde da pele, cabelos, olhos e fígado).            

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA AVEIA

A aveia é um alimento rico em fibras, cálcio, ferro, proteínas, muitas vitaminas, como vitamina E e até algumas vitaminas do complexo B. A aveia é considerada excelente para os bebês, pois eles são ricos em fibras e também facilmente digeridas, além de fonte de energia para o seu bebê e são muito leves em comparação com o arroz.

Compartilhar
Mais Notícias