Neste post você vai encontrar:
Agora seu bebê está com 8 meses, talvez com 1 ou mais dentinhos, sorrindo bastante e em um estágio muito interessante de crescimento. Os bebês de 8 meses de idade já conseguem engolir os alimentos amassados e até começam a mastigar muitos alimentos mais sólidos. E agora realmente é uma fase muito importante e a mastigação deve ser estimulada, além disso o bebê de 8 meses necessita de uma alimentação saudável que compreende certa quantidade de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Existem muitos alimentos naturais que oferecem uma mistura correta desses nutrientes, de modo, geral, a alimentação do bebê deve conter:
FRUTAS
As frutas são uma excelente fonte de uma variedade de vitaminas, minerais e fibras. Para um bebê de 8 meses você pode incluir além das frutas que ele já comia (como maçã, banana, mamão, pera, abacate, manga e outras) outras frutas como, por exemplo, kiwi, morango, romã, etc cortadas em cubinnhos pequenos.
LEGUMES E VEGETAIS
A partir dos 8 meses de idade seu bebê pode comer a vontade as papinhas e purês de legumes e vegetais numa consistência um pouco mais grossa se ele já tiver mais dentinhos. Os legumes podem ser cozidos normalmente ou também, nesta fase, no vapor, como: como couve-flor, brócolis, aspargos, ervilhas naturais, abóbora e etc.
PEIXE
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a inclusão de peixes na aliemntação do bebê a partir dos 6 meses, principalmente por ser uma excelente fonte de proteínas, de ferro e ômega 3. O peixe pode ser dado aos bebés sob a forma de papinha ou sopinha e auxiliam no crescimento e desenvolvimento do cérebro dos bebês. É fundamental que essa inclusão no cardápio do bebê seja feita aos poucos para verificar se é bem aceito pelo organismo do bebê e não causa alergias. Atente-se as espinhas dos peixes ou opte por peixes com poucas espinhas ou sem como o linguado, badejo ou cação.
FRANGO
O frango é considerado um dos alimentos mais saudáveis para os bebês e sua introduação inicia-se com a idade entre 6 e 7 meses em forma de sopa ou papinha. A partir dos 8 meses o bebê já pode começar a mastigar pedacinhos um pouco maiores de frango.como sopa ou como purê.
QUEIJO
O queijo feito de leite pasteurizado (evitar doenças) é uma ótima fonte de cálcio para bebês em crescimento, além de fósforo, zinco, proteínas de alta qualidade e vitaminas D e A. Sua introdução pode iniciar ao final dos 8 meses e em pequenas quantidades, além disso opte por queijos frescos com pouca gordura e sal.
OVO
O ovo é um alimento saudável que contém proteínas e ferro, porém deve-se tomar alguns cuidados, pois alguns bebês podem apresentar alergia ao ovo, na realidade à clara do ovo. Opte por ovos cozidos e introduza primeiro a gema amassando-a nas papinhas dos bebês de 8 meses. Após duas semanas adicione apenas um pedaço da clara também e, não percebendo sinais de problemas alérgicos nos bebês vá aumentando semana a semana.
Qual a quantidade de papinha para bebe de 8 meses?
O cardápio de m bebê de 8 meses deve ter três refeições completas (almoço e jantar) e dois lanches, e, ainda, pelo menos duas sessões de amamentação ou mamadeira.
CARDÁPIO DE UM BEBÊ DE 8 MESES COM HORÁRIO
Segue abaixo um exemplo de cardápio para bebês de 8 meses com horário:
7:00 (manhã) | Leite materno ou fórmula |
9:30 (manhã) | papinha de fruta |
12:00 (tarde) | papinha salgada (almoço) e sobremesa: suco de frutas |
14:00 (tarde) | Leite materno ou fórmula |
16:00 (tarde) | papinha de fruta |
18:00 (tarde) | papinha salgada (Jantar) |
20:00 (tarde) | Leite materno ou fórmula |
PAPINHA SALGADA BEBÊ DE 8 MESES
Veja a seguir algumas receitas de papinhas salgada para bebês de 8 meses:Além dos alimentos comuns de papinhas que seu bebê está acostumado a ter, você pode experimentar algumas dessas novas receitas para agradar ao paladar do seu bebê.
RECEITA DE SOPA DE BROCÓLIS
INGREDIENTES
1 colher de chá de óleo vegetal1 colher de chá de cebola bem picadinha1 xícara de Flores de brócolis uma pitada sal se for necessário
COMO PREPARAR
Esquente o óleo em uma panela e cozinhe a cebola, em seguida adicione o brócolis e refogue por alguns minutos. Cubra o mesmo e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Aguarde esfriar, amasse grosseiramente e ofereça ao seu bebê.
RECEITA DE PURÊ DE PEIXE (PAPINHA SALGADA BEBÊ DE 8 MESES)
INGREDIENTES
1 pedaço de peixe (linguado)
1 copo de água 200 ml
COMO PREPARAR
Em um recipiente, adicione água e mantenha-a em fogo médio, adicione o peixe limpo e picado em cubos e cozinhe bem. Depois de cozido amasse o peixe na própria água que cozinhou e adicione sal, aguarde esfriar e sirva ao seu bebê.
PAPINHA DE ARROZ E FRANGO (PAPINHA SALGADA BEBÊ DE 8 MESES)
Esta papinha salgada para bebê de 8 meses é uma receita completa para almoço ou jantar.
INGREDIENTES:
2 colheres de sopa de arroz bem cozido
2 colheres de sopa de frango desfiado e picado
½ chuchu
1 colher de chá de óleo vegetal
MODO DE PREPARO:
Cozinhar o frango, o arroz e o chuchu temperando com óleo e cebola, cozinhando até que os alimentos fiquem bem macios. Depois amasse grosseiramente os alimentos cozidos sem misturar os alimentos no prato do bebê. Aguarde esfriar para servir. Sugestão: você pode adicionar duas ou três colheres de caldinho de feijão para deixar a comida mais gostosa e nutritiva.
PAPINHA DE ERVILHA E CARNE MOÍDA (PAPINHA SALGADA BEBÊ DE 8 MESES)
INGREDIENTES:
2 colheres de sopa de ervilha fresca
2 colheres de sopa de macarrão cozido sem sal
2 colheres de sopa de carne moída
½ cenoura cozida
1 colher de chá de óleo vegetal.
MODO DE PREPARO:
Cozinhe as ervilhas frescas no vapor e amasse-as sutilmente no garfo. Refogue a cebola no óleo e cozinhe a carne em seguida. Cubra com água e adicione o macarrão e a cenoura, deixe cozinhar até que estejam bem macios. Depois de cozidos prepare o prato de bebê de 8 meses com todos os alimentos dispostos, de forma que a cenoura esteja em forma de purê ou então em cubinhos bem pequenos em uma parte do prato, a carne moída do lado, seguida pelas ervilhas e o macarrão bem picadinho. Aguarde esfriar e ofereça ao seu bebê!
"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."