10+ BRINCADEIRAS DE PEGA-PEGA | GELO, CORRENTE E MUITO MAIS!

PUBLICADO EM 15/01/2020

brincadeira-pega-pega

Às vezes tudo o que uma criança precisa é de uma brincadeira ao ar livre, uma diversão que não acompanha muitas regras e regulamentos. Criar um jogo ou uma brincadeira ao ar livre pode ser uma tarefa surpreendentemente complicada já que as melhores exigem planejamento quase zero, organização mínima e algum equipamento de segurança, certo? Errado! Existem muitas brincadeiras antigas que oferecem diversão sem praticamente planejamento, como é o caso do PEGA-PEGA. E para melhorar ainda mais existem variações muito divertidas desta brincadeira, será que você conhece todas?

As brincadeiras de Pega-Pega são melhores quando realizadas fora de casa e com um grupo de crianças. Além disso, a maioria dessas brincadeiras pode ser alterada ou aprimorada, criando suas próprias regras. Use sua imaginação! Confira agora as 10+ BRINCADEIRAS DE PEGA-PEGA mais divertidas e aproveite!

BRINCADEIRA PEGA-PEGA ARANHA

 brincar-pega-pega-aranha

Esta brincadeira de pega-pega é muito divertida e as crianças adoram!

Como Brincar:

Todas as crianças são consideradas aranhas e andarão imitando aranhas, ou seja, com as mãos no chão também. Escolhe-se uma das crianças para ser o pegador da vez (pegador-aranha) e, então as demais crianças são as fugitivas-aranhas.

Toda vez que o pegador-aranha conseguir encostar ou pegar um fugitivo-aranha, este passa a ser um pegador-aranha também. Dessa forma durante o desenrolar da brincadeira vão surgir vários pegadores, deixando a brincadeira ainda mais divertida.

O vencedor da brincadeira é aquele que for o último a ser capturado. E aí? O que achou do pega-pega aranha?

 

PEGA-PEGA COOPERATIVO

brincar-pega-pega-cooperativo

O pega-pega cooperativo costuma fazer muito sucesso principalmente em parques de recreação infantil. Mas pode ser jogado em qualquer área livre, basta apenas ter um grupo de crianças em busca de diversão.

Como Brincar:

No pega-pega cooperativo as crianças devem escolher primeiramente o “pegador” da vez. Este pegador então inicia a brincadeira escolhendo uma das crianças que irá pegar dizendo em voz alta o nome da criança escolhida. Em seguida sairá em sua perseguição e tentará capturá-la. As outras crianças podem tentar atrapalhar o pegador cooperando com a criança a ser capturada entrando na frente do pegador. As crianças devem trabalhar juntas, tentando ajudar umas as outras com o objetivo de fugirem do pegador.

Caso o pegador consiga pegar a criança escolhida, então esta por sua vez se torna o pegador e a brincadeira começa novamente.

 

PEGA-PEGA ESPELHO

 pega-pega-espelho

O pega-pega espelho é uma versão bem animada da brincadeira e bem comuns em festas de aniversários e brincadeiras ao ar livre.

Como Brincar:

Primeiro as crianças devem escolher o pegador da rodada e este, por sua vez, deve correr atrás dos fugitivos, como em um pega-pega tradicional. A diferença é que a criança que for pega deve virar estátua, ou seja, permanece na pose que estava quando foi pega.

A criança que virou estátua pode retornar à brincadeira quando uma criança que não foi pega imitar a sua pose da pessoa. Mas como todas as crianças estarão fugindo do pegador será verdadeiro desafio para quem tentar ajudar!

 

BRINCADEIRA PEGA-PEGA CHINÊS OU MURALHA CHINESA

brincar-pega-pega-chines

A versão Pega-Pega Chinês Ou Muralha Chinesa é bem bacana e rende muita diversão!

Como Brincar:

As crianças devem escolher um dos participantes para ser a muralha. Em seguida deve-se fazer uma reta de 6 metros mais ou menos (deve variar conforme a idade dos participantes) no chão, que será o muro da muralha. As outras crianças devem se espalhar e tentar passar de um lado para o outro do “muro” e a criança-muralha tenta pegá-las. Vale lembrar que a criança-muralha só pode se locomover dentro na reta e cada criança que conseguir capturar deverá ficar ao seu lado na reta, fazendo parte da muralha e ajudará a capturar as outras crianças.

 

PEGA-PEGA CORRENTE

 pega-pega-corrente

O pega-pega corrente é muito divertido e dinâmico, não tem como não gostar! Você já brincou? Vamos dar uma olhada?

Como Brincar:

É preciso escolher um pegador da rodada e então este conta até 10 segundos para que as outras crianças corram. Em seguida corre atrás das crianças e cada criança que for pega deve dar a mão para o pegador. Então juntos eles continuam perseguindo e tentando pegar os demais participantes, aumentando cada fez mais a corrente. Vence aquele que ficar até o final sem ser pego!

 


PEGA-PEGA GELO OU PEGA-PEGA CONGELA

pega-pega-gelo

O pega-pega gelo ou pega-pega congela é bem conhecido no Brasil todo e também costuma fazer muito sucesso com as crianças de todas as idades.

Como Brincar:

Para começar deve-se escolher o pegador da rodada, que contará até 10 segundos e então corre atrás das crianças participantes da brincadeira. A primeira criança que for pega deve ficar parada, congelada, com as pernas abertas. Ela só poderá ser salva por outra criança que conseguir fugir do pegador e ainda passar entre as suas pernas. Porém se a criança for pega bem na hora em que estiver tentando salvar a criança "congelada", ficará no lugar do pegador. A criança que for pega 3 três vezes sai da brincadeira.

 

PEGA-PEGA FRUTA

 pega-pega-fruta

A brincadeira pega-pega fruta possui duas versões bem interessantes e são bem comuns nas escolas de Educação Infantil e também de Ensino Fundamental I. Vamos conhecê-las?

Como Brincar:

Primeira Versão do Pega-Pega Fruta: nesta versão da brincadeira escolhe-se primeiro o pegador e, em seguida, divide-se as crianças participantes em 2 grupos diferentes. A brincadeira tem início normalmente: as crianças correm e o pegador tenta pegá-las. Se a criança pega abaixar-se e falar o nome de uma fruta ela se salva e volta para a brincadeira. Vence a criança que for a última a ser pega. As crianças mais novas costumam gostar mais desta brincadeira.

Segunda Versão do Pega-Pega Fruta:

Nesta versão a brincadeira é mais desafiadora: quando o pegador está prestes a pegar a criança, a mesma precisa gritar o nome de uma fruta e se agachar. Mas não pode repetir o nome da fruta que já foi dito, então vai ficando cada vez mais difícil e emocionante. Caso repita ela vira o pegador e a brincadeira começa novamente!

 

PEGA-PEGA NO EGITO

 pega-pega-egito

Você já ouviu falar em pega-pega no Egito? Realmente não faltam ideias para tornar a brincadeira tradicional do pega-pega ainda mais divertido e diferente.

Como Brincar:

É preciso desenhar um círculo grande (mais ou menos 3 metro de diâmetro, variando conforme a idade da criança) no chão que será o pique. Depois será feito um sorteio ou uma escolha para definir os pegadores da vez: 1 múmia e 2 babuínos. A criança que for escolhida para ser a múmia deverá permanecer dentro do círculo em pé com as mãos cruzadas no peito e os pés juntos, imitando uma múmia. Assim que a brincadeira tem início, os 2 babuínos devem correr atrás das crianças fugitivas,  se forem tocadas devem sair da brincadeira.

As crianças cansadas de tanto correr podem ir para dentro do pique, porém tem que tomar cuidado com a múmia, uma vez que ela fica imóvel apenas por 10 segundos após a criança entrar no círculo. Vale lembrar que a múmia não pode sair do círculo delimitado e caso pegue alguma criança, esta se torna a nova múmia (e a antiga múmia vira fugitiva). Os babuínos não tem permissão para entrar no círculo do pique e a brincadeira termina quando restar apenas um participante que não seja babuíno ou múmia. Bem diferente e cheia de emoção essa versão de pega-pega no Egito, não é mesmo?

 

PEGA-PEGA VELA

 pega-pega-vela.jpg

Temos mais uma brincadeira de pega-pega: o Pega-Pega Vela! É mais conhecido em cidades do interior do Estado de São Paulo, vamos conhecer ou relembrar?

Como Brincar:

Primeiramente as crianças participantes devem escolher uma criança para ser o pegador. As demais saem correndo enquanto o pegador conta até 10 segundos. A criança que for pega deverá ficar parada com as mãos juntas sobre a cabeça, imitando uma vela. A única maneira de conseguir ser salva é se outra criança participante conseguir assoprar a vela da criança pega.

BRINCADEIRAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."