BLOG

TIPOS DE BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS – GUIA COMPLETO

PUBLICADO EM 16/10/2018

Há uma infinidade de tipos de brincadeiras de crianças que atendem às diversas faixas etárias das crianças. O brincar e os mais variados tipos de brincadeiras são essenciais para a criança conhecer e experimentar o mundo, compartilhar e respeitar os amigos, entender e controlar as emoções e estimular a autonomia.

Os tipos de brincadeiras de crianças podem ajudar aos pais e professores a estimularem o desenvolvimento integral da criança, assim como as brincadeiras com bola podem trabalhar, por exemplo, habilidades motoras, as brincadeiras cantadas podem estimular o ritmo e a dança.

O importante é brincar e conhecer os tipos de brincadeiras de crianças com o intuito de favorecer o desenvolvimento das habilidades infantis: emocionais, sociais, intelectuais e motoras. Abaixo listamos os principais tipos de brincadeiras de crianças:

Brincadeiras com Bola (Tipos de Brincadeiras de Crianças)

A bola é um dos brinquedos mais antigos e populares que existe e faz muito sucesso entre as crianças ainda hoje. As brincadeiras com bola oferecem inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil além de muita diversão.

tipos de brincandeiras de criancas

A ‘Queimada’ é uma brincadeira com bola que tem regras bem simples e diverte as crianças de várias faixas etárias. Definida a equipe que começará com a bola, um dos integrantes deve tentar acertar um integrante da outra equipe. Se acertar essa pessoa sai, mas se a mesma pessoa conseguir segurar a bola sem deixar cair, quem sairá é quem jogou. No caso da bola cair ou encostar no chão antes de acertar a pessoa, a posse da bola passa para a equipe adversária. Outra regra que precisa ser respeitada é em relação aos limites demarcados no chão, ninguém pode fugir da bola ultrapassando esses limites. Veja 10 brincadeiras com bola que as crianças mais gostam.

Brincadeiras Educativas (Tipos de Brincadeiras de Crianças)

Através das brincadeiras educativas é possível estimular a socialização, a autonomia, o entendimento e respeito às regras, a linguagem e agregam mais valor às brincadeiras simples do dia a dia.

tipos de brincadeiras educativas

‘Perfil’ é brincadeira educativa é um jogo em que as crianças precisam tentar adivinhar a palavra (o perfil) a partir de dicas específicas em forma de desenhos ou de mímicas. Habilidades como raciocínio lógico, associações, vocabulário e conhecimentos diversos são muito exploradas neste tipo de brincadeira educativa. Vamos conhecer as 10 melhores brincadeiras educativas que a fazem cabeça das crianças!

Brincadeiras Recreativas (Tipos de Brincadeiras de Crianças)

As brincadeiras e atividades recreativas tornam o momento da brincadeira ainda mais divertido e vai além de um simples momento de lazer. É importante frisar que as brincadeiras e atividades recreativas contribuem principalmente para o desenvolvimento integral da criança, ou seja, trabalha os aspectos físicos, sociais, psicológicos e intelectuais.

‘Acerte o alvo’: Quem não gosta da brincadeira recreativa acerte o alvo? E as crianças realmente se divertem, seja na escola, em casa ou ao livre! Pode ser feita com baldes, onde as crianças podem tentar jogar bolinhas feitas de meias enroladas ou de papel amassado, ou em uma marcação feita em uma lousa ou parede, seja com giz ou fitas adesivas, onde as crianças podem tentar jogar pedacinhos de giz, de massinhas, bolinhas de papel amassado ou aviões feitos de papel ou jornal. Vamos conhecer agora 10 brincadeiras e atividades recreativas!

Brincadeiras Lúdicas (Tipos de Brincadeiras de Crianças)

As brincadeiras lúdicas  oferecem diversão ao mesmo tempo que estimulam o desenvolvimento das habilidades infantis

tipos de brincadeiras de criancas

Aprender brincando é o lema das brincadeiras lúdicas, em um contexto em que as crianças conseguem expressar seus sentimentos em relação ao mundo social. É uma verdadeira oportunidade de brincar, se divertir e ainda enriquecer seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades. A brincadeira lúdica ‘Forca’ é uma maneira eficaz e divertida de ensinar as letras do alfabeto para as crianças em processo de alfabetização. O objetivo da brincadeira é descobrir qual é a palavra antes da forca, estimulando a memória, o raciocínio e a imaginação das crianças. É possível brincar de ‘Forca’ usando apenas papel e lápis! Uma criança imagina uma palavra e escreve traços equivalentes ao número de letras desta palavra. Em seguida a outra criança tem que ir tentando adivinhar quais letras fazem parte, porém para cada letra errada será desenhado uma parte do boneco (cabeça, braços, pernas). A criança terá que descobrir qual é a palavra certa antes que seu boneco seja enforcado. O grau de dificuldade tem que ser condizente com a idade da criança. Vamos conhecer agora 10brincadeiras lúdicas que as crianças adoram!

Brincadeiras de Rua (Tipos de Brincadeiras de Crianças)

Os mais velhos podem contar como as experiências vividas com as brincadeiras de rua contribuíram para uma infância mais feliz e divertida. As brincadeiras de rua são conhecidas por estimular a criatividade, a socialização, capacidade cognitiva, atenção e muita habilidade física. A brincadeira de rua ‘BETS’ ou Taco: para essa brincadeira de rua são necessários dois bastões de madeira ou tacos, uma bolinha de tênis e dois tijolos. São quatro jogadores por jogo, sendo duas duplas. Uma dupla ficará com os tacos e terá que proteger os tijolos de serem atingidos pela bola, em posse da dupla adversária. Relembre agora as brincadeiras de rua mais empolgantes!

 tipos de brincadeiras de criancas

 


Brincadeiras de Roda (Tipos de Brincadeiras de Crianças)

As tradicionais brincadeiras de roda continuam a conquistar as crianças em todo o país. As cantigas de roda que marcaram a infância dos mais velhos são resgatadas na rotina das escolas de Educação Infantil.

O “PASSA ANEL” é uma brincadeira de roda tradicional, aliás: quem nunca brincou de Passa Anel? Essa brincadeira de roda ainda faz sucesso com as crianças. A brincadeira inicia com uma criança ficando com o anel entre suas duas mãos e as outras crianças ficam sentadas com as palmas das mãos unidas. A criança com o anel passa suas mãos pelas mãos das outras crianças e solta o anel nas mãos de uma delas, sem que as outras percebam. Ao final a criança que estava passando o anel escolhe uma das crianças que estavam brincando com quem ela acha que está o anel. Se a criança acertar, será a próxima a passar o anel; se errar, passará o anel quem a criança que tiver recebido. Clique aqui e veja quais brincadeiras de roda você conhece!

Brincadeiras Populares (Tipos de Brincadeiras de Crianças)

As brincadeiras populares são excelentes ao ar livre, além de desenvolver e estimular a criatividade, imaginação, habilidades motoras, socialização e respeito ao próximo.

A brincadeira popular Cinco Marias é muito antiga também e pode ser jogada com pedrinhas ou pequenos saquinhos de pano que as avós adoravam costurar e colocavam areia dentro.  O objetivo da brincadeira é reunir cinco saquinhos e testar suas habilidades manuais e agilidade. Espalhe os 5 saquinhos perto de você de modo que estejam próximos uns dos outros. Comece jogando primeiro um saquinho para cima ao mesmo tempo que pega outro. A cada jogada você deve aumentar o número de saquinhos que joga para cima na sequência até tentar pegar todos os cinco. Caso deixe cair algum saquinho você perde a vez. Clique aqui e veja as brincadeiras populares mais conhecidas!

Brincadeiras Folclóricas (Tipos de Brincadeiras de Crianças)

O Folclore brasileiro é composto por mitos, lendas e brincadeiras que são passadas de geração para geração e deram origem a festas tradicionais folclóricas por todo o país. Os mitos com sua pitada de fantasia sempre tinham como objetivo maior passar uma mensagem de sabedoria para as pessoas com o intuito de dar sentido à vida. O dia do folclore no Brasil é comemorado dia 22 de agosto e é nesta época que as brincadeiras folclóricas ganham espaço na rotina das crianças através da educação infantil. As brincadeiras do folclore envolvem integração  e desenvolvimento social entre as crianças, além de trabalhar a coordenação motora, concentração e imaginação.

tipos de brincadeiras de criancas

BALANÇA CAIXÃO: Nesta brincadeira folclórica Balança Caixão, uma criança é escolhida como Rei e outra é os ervo do Rei. O Rei deve ficar sentado em uma cadeira denominada de trono e seu servo fica com o rosto apoiado em seu colo. Enquanto isso as outras crianças formam uma fila atrás do servo, cada criança apoia seu rosto nas costas da outra, tapando seus olhos e cantando:

Balança caixão, 

Balança você,

Dá um tapa nas costas

e vai se esconder

A última criança da fila deve dar um tapinha nas costas da criança que está na sua frente e se esconde. E assim sucessivamente até chegar na vez do servo, que por sua vez deve procurar as crianças escondidas. Confira agora algumas das brincadeiras folclóricas mais conhecidas em nosso país e que são mais trabalhadas na Educação Infantil.

Brincadeiras para Gincanas (Tipos de Brincadeiras de Crianças)

Quem nunca participou de brincadeiras de gincana? Gritos de guerra  para torcer e motivar seus amigos faz parte das competições saudáveis das gincanas. As brincadeiras para gincanas são excelentes oportunidades para divertir as crianças e trabalhar a socialização e o respeito entre elas.

CORRIDA DA VASSOURAS: A corrida das vassouras é um verdadeiro sucesso nas gincanas infantis e trata-se um jogo competitivo. Um representante de cada equipe partem da linha de partida equilibrando o cabo da vassoura na palma de uma das mãos. Se a vassoura cair a criança deve voltar ao ponto de partida e começar tudo de novo. Vence quem conseguir chegar até a linha de chegada. Vamos apresentar aqui as 10 melhores brincadeiras para gincanas infantis.

Brincadeiras para Festa Infantil (Tipos de Brincadeiras de Crianças)

As decorações incríveis e quitutes deliciosos devem entreter os convidados da sua festa por um determinado tempo, mas são as brincadeiras que vão divertir as crianças e animar a festa, deixando a comemoração completa.

tipos de brincadeiras de criancas

Estátua: Outra brincadeira que não pode faltar em sua festa é a Estátua, com a ajuda de um recreador ou animador de festa infantil, a animação está garantida! Em um espaço próximo a caixa de som as crianças devem dançar à vontade e animador controla o som. Quando ele abaixar e gritar “estátua”, as crianças devem ficar paradas no lugar em posição de estátua. Aí então o animador vai tentar fazer caretas, mímicas e o que puder para ver quem se mexe primeiro. Preparamos uma lista com as 10 melhores brincadeiras para festa infantil para tornar sua festa inesquecível e divertida, vamos lá?

 

 

 

Mais Notícias