PORTAL DE NOTÍCIAS

COMO TIRAR MANCHA DE TINTA DE CANETA DA ROUPA

PUBLICADO EM 27/02/2020

como-tirar-mancha-tinta-caneta-roupa

Você já deve ter percebido que a tinta da caneta esferográfica não é algo que você consiga remover com água e sabão, correto? Devido à sua composição química as tintas de canetas contêm pigmentos e corantes poderosos que quando caem em tecidos mancham e podem ser bem difíceis de serem removidas.  Mas apresentaremos hoje de forma simples, prática e barata de COMO TIRAR MANCHA DE TINTA DE CANETA DA ROUPA. Você só precisará de alguns materiais que provavelmente tem em sua casa para evitar que sua peça de roupa fique manchada. Se você estiver preocupado com a remoção de tinta de tecidos como jeans, camisas ou outras peças de algodão não deixe de conferir este post e descubra agora mesmo COMO TIRAR MANCHA DE TINTA DE CANETA DA ROUPA aqui!

Materiais necessários para remover a tinta da caneta

Você pode usar alguns produtos domésticos comuns para retirar a tinta. O melhor deles é o álcool, porque dissolve facilmente pigmentos solúveis em água e solventes orgânicos, mas é suave o suficiente para não descolorir ou danificar a maioria dos tecidos. Veja nossa lista:

Álcool

Creme de barbear

Leite

Bicarbonato de Sódio

Vinagre Branco

O primeiro passo é determinar o tipo de tinta que causou sua mancha. Manchas de tinta à base de água, como marcadores laváveis, são algumas das mais fáceis de remover. Uma mancha de tinta permanente (incluindo marcadores permanentes e canetinhas em geral) pode ser um desafio maior, mas a tinta esferográfica responde bem à maioria dos métodos.

Tinta esferográfica: espessas e oleosas, essas manchas são uma combinação de corantes e graxas.

Tinta à base de água: Talvez as mais fáceis de remover, as manchas das canetas e canetas de gel sejam mais finas e não oleosas.

Tinta permanente: essas são as manchas de tinta mais difíceis de remover, e muitas vezes você precisa de um removedor de tinta permanente especial para enfrentar.

Dica fundamental

como-tirar-mancha-tinta-caneta-roupa-dicas

É importante sempre remover manchas de tinta antes de lavar. Caso contrário você corre o risco de a mancha ser espalhada para outras partes do tecido.

Nunca seque a roupa antes de ter certeza que a mancha de tinta foi removida. Caso contrário a mancha pode se tornar permanente, tornando o tratamento quase impossível. Comece com álcool e lembre-se de enxaguar cuidadosamente qualquer tinta levantada em água fria.

 

USANDO ÁLCOOL NAS MANCHAS DE TINTAS e outros produtos

O primeiro passo é fazer o teste do tecido (teste a resistência da cor): pegue uma toalha branca limpa e coloque o item manchado por cima. Teste o álcool em uma costura oculta do tecido. Se o item não parecer danificado, passe para a próxima etapa.

Em seguida remova o excesso de tinta: limpe o excesso de tinta com uma toalha de papel.

Coloque um pouco de álcool direto na tinta e aguarde alguns minutos para o álcool penetrar na superfície e reagir com a tinta (cerca de 1-3 minutos). Em seguida limpe a mancha de tinta usando toalhas de papel ou pano pré-umedecido em água ou álcool. Se você estiver tentando remover a tinta da caneta esferográfica, depois de usar o álcool, aplique detergente líquido regular na área e deixe descansar por três a cinco minutos. Lave normalmente, usando a água mais quente recomendada para o tipo de tecido. Para isso verifique as instruções contidas na etiqueta da roupa. Antes de secar, verifique se toda a mancha foi removida. Se restar algum traço da área manchada, repita as etapas de limpeza.

Se o álcool for ineficaz, tente usar creme de barbear com espuma e repita as etapas acima.

Se o creme de barbear não funcionar, o spray de cabelo geralmente fará o truque. No entanto, use isso apenas como último recurso, porque a laca pode danificar algumas superfícies e tecidos.

Um líquido de limpeza a seco não inflamável pode remover certas tintas, mas tenha cuidado ao usar esta substância tóxica. Como alternativa você pode levar suas roupas para lavar a seco e informar os limpadores sobre a mancha.

 

MANCHAS DE TINTAS DE CANETAS TEIMOSAS

como-tirar-mancha-tinta-caneta-roupa-bicarnonato

Se você seguiu as dicas anteriores e mesmo assim a mancha persistir, misture uma solução de alvejante à base de oxigênio e água fria. Siga as instruções da embalagem quanto ao produto a ser usado por galão de água. Mergulhe completamente a peça e deixe de molho por pelo menos oito horas. Se a mancha persistir, misture uma solução nova e repita. Lembre-se de verificar se a mancha foi completamente removida antes de secar a roupa.

 

COMO TIRAR TINTA DE CANETA DE ROUPA COM BICARBONATO

Se você já ouviu falar que o bicarbonato de sódio que tem aí na sua cozinha é um pó mágico, é verdade! Com mil e uma utilidades, o bicarbonato de sódio é um poderoso aliado na remoção de manchas. Tudo o que você precisa fazer é misturar bicarbonato de sódio e água para formar uma pasta. Em seguida, usando uma bola de algodão, aplique delicadamente a pasta na mancha de tinta de caneta e passe levemente. Depois que a mancha desaparecer ou se não houver mais tinta saindo da bola de algodão, limpe a pasta com um pano limpo e incolor ou uma toalha de papel. O melhor de usar o bicarbonato de sódio é trata-se de um produto ecológico e seguro de usá-lo em todos os tecidos de roupas de suas peças de roupas favoritas!

 

MANCHAS DE TINTAS DE CANETA FRESCA

como-tirar-mancha-tinta-caneta-roupa-fresca

Manchas de tinta fresca são mais fáceis de remover do que as secas. Se você tiver sorte o suficiente para identificar uma mancha de tinta antes de secar, cubra-a com sal, passe um papel toalha ou pano macio úmido e, em seguida, escove o sal. Repita até a mancha desaparecer.

Se a mancha desaparecer, lave a roupa em um ciclo regular usando a água mais quente e segura para o tecido.

 

REMOVEDOR DE ESMALTE para tintas de caneta

Embora possa trabalhar com manchas de tinta permanentes, o removedor de esmalte pode danificar os tecidos. Teste-o em uma costura interna ou em uma área oculta da roupa primeira. Se tudo correr bem, limpe da mesma maneira que as instruções com o álcool. Mova a área manchada para uma seção limpa e seca de uma toalha enquanto a tinta é removida. Quando terminar, lave o removedor de verniz completamente do tecido e lave a roupa conforme recomendado na etiqueta de cuidados.


COMO TIRAR TINTA DE CANETA DE ROUPA JEANS

como-tirar-mancha-tinta-caneta-roupa-jeans

Se você esqueceu-se de remover a caneta do bolso da calça jeans, teve um acidente no escritório ou se seu filho rabiscou sua camisa jeans, respire fundo! Felizmente, é possível remover manchas de tinta da roupa usando produtos domésticos comuns. Nunca lave e seque as roupas antes de remover a mancha, já que irá fixá-la e dificultar sua remoção.

Para tirar tinta de caneta de roupa jeans você pode usar a técnica do álcool como mencionamos anteriormente ou a técnica do vinagre banco.

VINAGRE BRANCO

Outro limpador natural e removedor de manchas comprovado é o vinagre branco. Parece funcionar para tudo! Para remover manchas, mergulhe toda a parte manchada do seu jeans em uma solução de 1 para 1 de vinagre branco e água fria. Não use água quente, pois a água quente tende a definir manchas. A cada 10 minutos, limpe suavemente a mancha com um pano incolor, mas não a remova da solução. Após cerca de 30 minutos, ou sempre que sua mancha se levantar, retire a roupa e lave como de costume! Assim como o bicarbonato de sódio, o vinagre branco é seguro para todas as suas roupas.

Outra maneira de usar o vinagre branco para limpar a mancha é misturá-la com amido de milho para fazer uma pasta. Muito parecido com a pasta de bicarbonato de sódio, espalhe-a sobre a mancha e deixe descansar por algumas horas. Depois, lave como de costume e pronto: fim das manchas de tintas de canetas!

 

COMO TIRAR TINTA DE CANETA DO COURO

como-tirar-mancha-tinta-caneta-roupa-couro

Se a tampa da caneta caiu na sua bolsa de couro (de novo!), não se preocupe. Basta mergulhar um cotonete em álcool e esfregar levemente a mancha para limpar as marcas. Se isso não funcionar, leve o item manchado a uma lavanderia especializada em tratamento de couro.

 

COMO TIRAR TINTA DE CANETA DA ROUPA COM LEITE

como-tirar-mancha-tinta-caneta-roupa-leite

O leite também é uma excelente alternativa para remover mancha de tinta de canetas. Os pigmentos presentes na tinta são solúveis em materiais lipofílicos e a gordura no leite se enquadra nessa categoria. Encha uma tigela rasa ou outro recipiente com leite suficiente para cobrir a mancha de tinta. Quando o tecido estiver submerso deixe de molho durante a noite. Remova no dia seguinte e lave a roupa conforme recomendado.

Agora você sabe como remover manchas de tinta, mas elas não são as únicas manchas difíceis por aí. Manchas de sangue também podem apresentar problemas de remoção de manchas. A boa notícia é que listamos abaixo várias dicas para todos os tipos de manchas, não deixe de conferir: 

DICAS SOBRE MANCHAS QUE TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

COMO TIRAR MANCHAS DE SANGUE DA ROUPA [13+ DICAS INFALÍVEIS]

11+ DICAS DE COMO LIMPAR TELA DE TV | CONFIRA

COMO TIRAR MANCHAS DE ROUPAS | GUIA PRÁTICO

11+ DICAS INFALÍVEIS PARA TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA

11+ DICAS DE COMO LAVAR ROUPA DE BEBÊ CORRETAMENTE

11+ DICAS DE COMO TIRAR FERRUGEM DA ROUPA

10+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA DA ROUPA

COMO TIRAR MANCHA DE DESODORANTE DA ROUPA COM VINAGRE

7+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE VINHO DA ROUPA

10+ DICAS INFALÍVEIS DE COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."