COMO TIRAR MANCHAS DE ROUPAS | GUIA PRÁTICO E RÁPIDO

PUBLICADO EM 11/02/2020

https://cursodebaba.com/images/como-tirar-mancha-roupa.jpg

Tem uma mancha que você não sabe ao certo como tirar? Felizmente, todas as manchas têm algumas coisas em comum e, quanto mais cedo você aprender sobre elas, melhor e mais rápida será a sua remoção. Quem nunca sofreu com uma manchinha na roupa, seja de vinho tinto, caneta ou desodorante? Mas a partir de agora você não vai precisar se preocupar, existem algumas dicas e truques que você pode usar para remover qualquer mancha e salvar suas roupas! A primeira coisa que você precisa saber é que quanto mais cedo você começar a tratar qualquer mancha, melhor. Comece removendo o máximo possível do excesso com água corrente fria (nunca água quente) apenas no local da mancha. Por fim, lembre-se de colocar a roupa na secadora até ter certeza de que eliminou a macha, caso contrário o calor pode fazer com que a mancha endureça e se torne permanente. Agora, vamos conferir como remover os DIFERENTES TIPOS DE MANCHAS DE FORMA PRÁTICA E RÁPIDA?

Antes de começarmos é preciso ressaltar a importância das informações contidas nas etiquetas das roupas. Lave sempre de acordo com as instruções de cuidados do tecido, usando a configuração de temperatura segura e adequada para o tecido.

 

COMO TIRAR MANCHA DE ROUPA PRETA

como-tirar-mancha-roupa-preta

Antes de falarmos das manchas em roupas pretas, é importante lembrar que para você manter a cor preta não deve deixar NUNCA essas peças escuras (vale também para peças de roupas na cor azul marinho e tons escuros) de molho. Além disso, as roupas pretas não devem secar ao Sol e, principalmente, não exceder a quantidade de sabão e amaciante indicada no dispenser de sua máquina de lavar roupas. São muito comuns manchas esbranquiçadas em roupas pretas ocasionadas pelo excesso desses produtos. Nesses casos faça uma mistura de vinagre e sal e coloque nas manchas por 20 minutos, em seguida lave como de costume. O mesmo para manchas de desodorante!

 

COMO TIRAR MANCHA AMARELA DE ROUPA

como-tirar-mancha-roupa-amarela

Normalmente as manchas amarelas ou amareladas são resultado de produtos naturais do corpo, como o suor, combinados com os produtos químicos que usamos para combatê-los como desodorantes, e podem incorporar e acumular ao longo do tempo.  Mas não se desespere! Existem muitos produtos domésticos que podem remover efetivamente manchas amarelas, como vinagre e bicarbonato de sódio.

Bicarbonato de sódio e água: Misture 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com um quarto de xícara de água e esfregue na mancha. Deixe a mistura descansar na mancha por cerca de uma hora. Lave a peça de roupa em água fria, depois de concluir, verifique se a mancha foi removida, se não repetir antes de secar.

Vinagre e Água: misture partes iguais de vinagre branco e água em um frasco de spray, pulverize sobre a mancha e deixe descansar por cerca de uma hora. Lave a peça de roupa em água fria, depois de concluir, verifique se a mancha foi removida, se não repetir antes de secar.

Água e Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada): misture partes iguais de peróxido de hidrogênio e água, mergulhe a mancha na mistura por 30 a 45 minutos. Lave a peça de roupa em água fria. Verifique se a mancha foi removida, se não repetir antes de secar. O peróxido de hidrogênio é usado principalmente para manchas mais difíceis. Mas cuidado: Tome cuidado ao usar peróxido de hidrogênio com roupas coloridas, pois pode causar descoloração. Antes de usar, teste uma área pequena e discreta da peça desejada.

 

MANCHAS DE SANGUE

como-tirar-mancha-roupa-sangue

As manchas de sangue são um tipo de mancha de proteína orgânica, mas podem ser particularmente difíceis de remover e merecem sua própria seção. Coloque a peça suja de sangue em água fria corrente esfregando a mancha suavemente com os dedos para remover o máximo de sangue possível. Em seguida lave a peça na sua máquina de lavar como de costume. Outra forma simples e eficaz é aplicar soro fisiológico direto na mancha esfregando com os dedos e depois lave normalmente. Não é aconselhável aplicar peróxido de hidrogênio, uma vez que isso pode descolorir alguns tecidos. Opte pelo mais simples, seguro e que resolve!

 

MANCHAS DE VINHO TINTO

https://cursodebaba.com/images/como-tirar-mancha-roupa.jpg

Manchas de Vinho Tinto são muito comuns e um tanto difíceis de eliminar, não é verdade? Primeiro cubra a mancha com sal, que absorverá a cor, ficando todo rosado. Em seguida mergulhe a peça manchada em água fria com um pouco (pouco mesmo!) de sabão de sua preferência durante 1 hora e depois lave como de costume.

 

MANCHAS DE FRUTAS E SUCOS DE FRUTAS

como-tirar-mancha-roupa-suco

Primeiro dilua a mancha com água corrente fria e aplique um pouco de sabão de sua preferência diretamente na mancha, certificando-se de cobrir completamente a mancha e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida lave a roupa no ciclo indicado no rótulo na temperatura mais alta apropriada para o tecido.

 

COMO TIRAR MANCHA DE TINTA DE ROUPA ou ROUPA MANCHADA NA LAVAGEM

como-tirar-mancha-roupa-tintas

Ninguém quer abrir a máquina de lavar e encontrar um monte de roupa manchada como resultado de uma camisa ou outra peça que transferiu sua cor para as outras roupas. E aquele lindo suéter listrado que não tem mais linhas nítidas? Manchas de tintas resultantes da lavagem de roupas de diferentes cores com peças claras (geralmente brancas) podem ser desafiadoras. Então, como você remove com segurança as manchas de tinta das outras roupas? O processo básico de remoção das manchas funciona em todos os tecidos de impressão brancos, coloridos ou laváveis. Água Quente! Sim: simples, rápido e fácil. Ferva 1 litro de água e coloque em um balde ou recipiente adequado, acrescente a roupa manchada ainda molhada e deixe por apenas 5 minutos. Em seguida lave como de costume em sua máquina de lavar e de acordo com as instruções da etiqueta da peça. Sua peça sairá novinha em folha, sem manchas!


CAFÉ

como-tirar-mancha-roupa-cafe

Passe água fria corrente sobre a mancha de café para remover o máximo possível. Em seguida, cubra a mancha com detergente neutro e use uma escova de cerdas macias para esfregar delicadamente o tecido. Deixe repousar por 10 minutos e depois lave como de costume na configuração mais quente possível para esse tipo de tecido.

 

MANCHAS DE LAMA

como-tirar-mancha-roupa-lama

Resista ao desejo de jogá-la peças com manchas de lama diretamente na lavagem ou então tente raspar ou esfregar, você poderá espalhar ainda mais as manchas e, ainda, torná-las permanentes. Primeiro, deixe a lama secar e depois raspe com cuidado qualquer excesso. Cubra a mancha com detergente e um pouco de água e esfregue o tecido para criar espuma, depois enxágue e repita conforme necessário. Em tecidos coloridos, se a mancha não for removida após a primeira tentativa, você poderá tratá-la com uma mistura de partes iguais de vinagre e água e depois lavá-la como de costume segundo o rótulo da etiqueta.

 

MANCHAS DE GRAXA

Assim como manchas de óleo de cozinha, as manchas de graxa precisam de detergente diretamente no local da mancha e também ao redor. Então esfregue suavemente até soltar a graxa. Se for preciso enxágue e aplique mais detergente para repetir o processo. Depois aplique mais detergente no local da mancha e coloque para lavar em sua lavadora como de costume, usando a configuração mais quente que o tecido possa suportar. Verifique as instruções da etiqueta!

 

MANCHAS DE MOLHO DE TOMATE

como-tirar-mancha-roupa-molho

As manchas de molho de tomate são desafiadoras em comparação com outras manchas de frutas porque normalmente esses molhos incluem óleo em sua composição. Então o truque é o uso do detergente novamente direto na mancha e na área ao redor da mesma. Esfregue a mancha suavemente com os dedos e enxágue, repetindo quantas vezes forem necessárias. Se a mancha permanecer aplique mais uma vez detergente no local e coloque para lavar em sua lavadora como de costume. Sairá sem mancha nenhuma!

 

MANCHAS DE TINTA CANETA

Comece utilizando papel toalha ou algum outro pano absorvente sobre a área manchada com tinta de caneta e deixe absorver o máximo possível. Em seguida você pode aplicar um alvejante de sua preferência ou então uma mistura de suco de limão com sal sobre a mancha de caneta. Depois é só lavar como de costume. No caso de peças muito delicadas prefira o truque do leite: aqueça um pouco de leite e coloque diretamente na mancha. Deixe agir por cerca de 5 minutos, esfregue suavemente com os dedos e, em seguida lave como de costume.

 

DICAS PARA REMOÇÃO DE MANCHAS COM BASE NO TIPO DE TECIDO

como-tirar-mancha-roupa-tecidos

A cor ou as instruções de cuidados para um tecido específico devem influenciar a maneira como você aborda o processo de remoção de manchas. Abaixo abordaremos algumas dicas importantes para a remoção de manchas com base no tipo de tecido.

REMOÇÃO DE MANCHAS DE TECIDOS BRANCOS

Para tecidos brancos, o tratamento imediato da mancha é fundamental, em seguida coloque uma barreira entre o lado em que a mancha se encontra e o outro lado da roupa (frente x costas), impedindo assim que a mancha atinja o outro lado. Outra dica importante é nunca usar panos escuros ou felpudos para remover o excesso da mancha, pois você corre o risco de escurecer a mancha ou até criar uma nova mancha de tinta a partir do tecido mais escuro.

REMOÇÃO DE MANCHAS DE TECIDOS ESCUROS / PRETOS

Embora seja mais fácil remover evidências de manchas de tecidos escuros do que tecidos mais claros, é recomendável iniciar o mais breve possível. Alvejantes sem cloro oxigenado são normalmente seguros, mas de qualquer maneira teste em uma pequena área do avesso da peça.

USO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO

O peróxido de hidrogênio (água oxigenada) é um removedor de manchas eficaz para aquelas manchas mais difíceis e persistentes. No entanto, deve ser usado com moderação, pois pode danificar o tecido ao longo do tempo ou desbotá-lo, principalmente se for usado além do tempo recomendado e quantidade além do ideal.

 

MANCHAS MISTERIOSAS

Isso acontece com quase todo mundo: você vê uma mancha misteriosa em suas roupas e se pergunta de onde surgiu. Se você tem filhos pequenos então é mais comum ainda, correto? Note que uma mancha geralmente oferece três pistas para você: a localização da mancha (ex.: manchas de comida costumam estar na frente), o cheiro da mancha cheira e a cor da mancha. Como um detetive você terá que identificar a mancha e depois tratá-la de acordo. Na maioria dos casos, detergentes para roupas concentrados de alta qualidade resolverão o problema. Sempre use o método de remoção de manchas mais suave primeiro em manchas misteriosas.

DICAS SOBRE MANCHAS QUE TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

11+ DICAS INFALÍVEIS PARA TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."