11+ DICAS INFALÍVEIS PARA TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA

PUBLICADO EM 10/02/2020

como-tirar-mancha-roupa-branca

Não há nada melhor do que vestir roupas novas e brancas, mas sabemos que com o tempo as manchas, o uso e a lavagem regulares podem torná-las muito menos atraentes, não é mesmo? As roupas brancas atraem facilmente manchas e podem ser difíceis de manter brilhantes. Então se você precisa remover uma mancha específica ou apenas quiser clarear o branco depois de repetidas lavagens, será muito mais fácil do que o esperado com essas dicas simples e eficazes sobre como lavar roupas brancas. Com essas dicas suas peças de roupas brancas podem ser tão brilhantes e sem manchas quanto no dia em que você as comprou, experimente você mesmo! Afinal onde há vontade de tirar uma mancha, existe um caminho. Confira as DICAS INFALÍVEIS PARA TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA!

Consulte a Etiqueta: Antes de iniciar o processo de lavagem dos tecidos, leia as informações das etiquetas que vêm nas roupas. Lá, você encontrará dicas básicas, mas essenciais para a conservação das suas roupas, pois cada tecido exige um tipo de lavagem diferente.

 

Limpe sua máquina: sujeira e alguns resquícios de tintas na máquina de lavar podem contribuir para o desbotamento dos tecidos brancos. Se você possui uma máquina totalmente automática, opere a lavadora de roupas vazia a alta temperatura, adicionando uma xícara de vinagre branco ao tambor para garantir que sua máquina fique limpa e livre de germes.  Se você preferir também usar o bicarbonato de sódio no lugar do vinagre!

 

Lave as Roupas Brancas separadamente: a melhor maneira de lavar roupas brancas é lavá-las separadamente das escuras ou coloridas. É importante lavar apenas peças brancas em conjunto para evitar que outras cores se espalhem no tecido branco. Importante: Tecidos brancos delicados devem ser lavados à mão!

como-tirar-mancha-roupa-branca-etiqueta

 

Embalar as roupas: Guarde suas roupas brancas em sacos plásticos escuros para evitar o tom amarelado.

 

Nada de exageros: Não exagere no amaciante e sabão para lavar suas roupas brancas e mesmo as coloridas, saiba que o acúmulo desses produtos pode deixar vestígios visíveis de manchas, causando a impressão de que o tecido está desgastado. Utilize as quantidades recomendadas!

 

COMO TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA COM BICARBONATO E VINAGRE

como-tirar-mancha-roupa-branca1

O bicarbonato de sódio é um desodorizante e limpador natural, e também suaviza a água, o que significa que você pode usar menos detergente.

Tanto o Bicarbonato de Sódio quanto o Vinagre são produtos mágicos na batalha contra as manchas, além de realçar o brilho das peças brancas, o bicarbonato e o também ajudam a fixar as cores e eliminar os maus odores sem danificar os tecidos.

 

Receita: Coloque suas roupas na lavadora

Adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio à sua lavadora

Adicione o sabão em pó ou líquido de sua preferência na quantidade indicada do fabricante

Execute o ciclo de lavagem

Adicione outra ½ xícara de bicarbonato de sódio no ciclo de enxágue

 

Vamos entender: o Bicarbonato de Sódio é um pó alcalino muito suave que aumenta levemente o pH da água quando é misturado, tem o poder de neutralizar substâncias ácidas. Também é um antisséptico suave que desencoraja o crescimento de bactérias, realça o branco dos tecidos, potencializando a eficiência do sabão em pó e remove manchas.  Já o vinagre não fica atrás, quando utilizado na máquina de lavar roupas é excelente como amaciante, elimina odores das roupas, inclusive suor, potencializa o efeito do sabão no combate as manchas, além de não deixar que resíduos de sabão se acumule nas roupas, provocando aquelas machinhas. Agora imagine esses dois produtos combinados na mesma lavagem? Adeus às manchas!

 

COMO TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA COM VINAGRE

como-tirar-mancha-roupa-branca2

Embora conhecido por suas propriedades de limpeza de superfície, o Vinagre Branco também é um removedor de manchas incrivelmente eficaz. O ácido acético, o ingrediente ativo do vinagre branco, corta a sujeira e elimina as manchas como num passe de mágica. Basicamente você deve fazer uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio e espalhar diretamente nas áreas manchadas. Deixe agir por cerca de 30 minutos. Para terminar, lave as roupas como de costume.

 

COMO TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA COM VANISH

Se você é fã deste produto, o Vanish, para tirar mancha de roupa branca, então entenda como usar. De acordo com as instruções da embalagem do produto Vanish Oxi Action Crystal White:

“Remova as manchas antes de iniciar as lavagens! Basta diluir ¼ de medidor de Vanish Oxi Action Crystal White em 100ml de água quente a 50ºC e aplicar diretamente sobre as manchas, com a peça ainda seca. Deixe a solução agir no tecido por até 10 minutos. Se preferir, use a versão líquida do produto, seguindo o modo de uso indicado na embalagem. E o melhor: as manchas desaparecem com o mínimo esforço”.

Como trata-se de um produto mais caro, vamos deixar aqui uma receita caseira de  Vanish e com um preço bem mais acessível:

 

Ingredientes:

100 ml de água oxigenada 10 volumes;

Meia xícara de bicarbonato de sódio;

Meia xícara de sabão em pó de sua preferência;

100 ml de vinagre branco.

 

Em um recipiente, misture todos os ingredientes com a ajuda de uma colher até obter uma solução pastosa. Reserve-a em um recipiente com tampa, longe da luz do sol. Utilize 1 colher de sopa para cada 8 kg de roupa, misturando a pasta na água e deixando-a agir por 10 ou 15 minutos.


COMO TIRAR MANCHA AMARELA DE ROUPA BRANCA

Normalmente as manchas amarelas ou amareladas são resultado de produtos naturais do corpo, como o suor, combinados com os produtos químicos que usamos para combatê-los como desodorantes, e podem incorporar e acumular ao longo do tempo.  Mas não se desespere! Existem muitos produtos domésticos que podem remover efetivamente manchas amarelas, como vinagre e bicarbonato de sódio.

como-tirar-mancha-roupa-branca-vinagre

COMO TIRAR MANCHA AMARELA DE ROUPA BRANCA DEBAIXO DO BRAÇO

como-tirar-mancha-roupa-branca-braco

Você tem manchas amarelas em suas camisas, blusas/camisetas brancas? Com certeza não é o (a) único (a), este é um dos problemas mais comuns que homens e mulheres enfrentam! Mas afinal quais são as causas das manchas amarelas de roupas brancas embaixo do braço?

É fato: suas opções de roupas brancas ficam bem reduzidas quando você percebe  manchas amarelas debaixo do braço, certo? Você pode estar se perguntando o que causa a axila amarelada em todas as suas blusas brancas e de cor clara. Como é que, apesar de usar desodorante, você sempre precisa comprar novas camisas brancas?

Transpiração: A transpiração é principalmente água, no entanto, é composta por uma pequena porcentagem de outras coisas - amônia, cloreto de sódio, ureia e ácido lático. Tudo isso causa manchas de suor amareladas e deixam as pessoas sentirem-se envergonhadas. Aí você pensa: mas eu uso um ótimo antitranspirante, como isso é possível? É preciso entender que a reação do antitranspirante e do suor: os compostos à base de alumínio, que são comumente encontrados na maioria dos antitranspirantes das farmácias, fazem com que nossos dutos de suor inchem e bloqueiem a fuga da umidade. Com o tempo, nosso suor se liga a esses compostos e substâncias químicas antes de ser liberado do nosso corpo e, como resultado, a umidade escapa. Quando a umidade e o suor do seu corpo ficam presos entre a pele e o tecido por longos períodos de tempo, um acúmulo de bactérias começa a se formar, o que cria odores. Quando isso é deixado por muito tempo em nossas roupas, aparecerão manchas prejudiciais. A boa notícia é que é possível eliminar essas manchas amarelas debaixo do braço de forma simples, rápida, eficaz e, claro, gastando pouco.

 

Bicarbonato de sódio e água: Misture 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com um quarto de xícara de água e esfregue na mancha. Deixe a mistura descansar na mancha por cerca de uma hora. Lave a peça de roupa em água fria, depois de concluir, verifique se a mancha foi removida, se não repetir antes de secar.

Vinagre e Água: misture partes iguais de vinagre branco e água em um frasco de spray, pulverize sobre a mancha e deixe descansar por cerca de uma hora. Lave a peça de roupa em água fria, depois de concluir, verifique se a mancha foi removida, se não repetir antes de secar.

 

E, no caso de manchas amarelas teimosas:

 

Água e Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada): misture partes iguais de peróxido de hidrogênio e água, mergulhe a mancha na mistura por 30 a 45 minutos. Lave a peça de roupa em água fria. Verifique se a mancha foi removida, se não repetir antes de secar.

 

Cuidado: Tome cuidado ao usar peróxido de hidrogênio com roupas coloridas, pois pode causar descoloração. Antes de usar, teste uma área pequena e discreta da peça desejada.

 

COMO TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA COM ÁGUA OXIGENADA

https://cursodebaba.com/images/como-tirar-mancha-roupa-branca-etiqueta.jpg

A água oxigenada é outro mágico e excelente clareador de roupas brancas. Isso mesmo, o mesmo frasco de peróxido de hidrogênio em seu gabinete de primeiros socorros pode ser usado em toda a casa e na lavanderia para clarear as peças de roupas brancas, remover manchas, odores e limpar e desinfetar sua lavadora. Gostou?

Cientificamente é conhecido como peróxido de hidrogênio (H2O2) é um agente oxidante que pode ser usado como alvejante. Assim como outros alvejantes à base de oxigênio, o peróxido de hidrogênio se decompõe com segurança em água e oxigênio e é um alvejante mais ecológico do que o alvejante à base de cloro (hipoclorito de sódio). Trata-se de um produto extremamente sensível à luz e por isso é vendido em recipientes escuros, uma vez que perderá sua capacidade de limpeza se for transferido para um recipiente transparente. Mas cuidado: nunca misture peróxido de hidrogênio (água oxigenada) com amônia doméstica, alvejante à base de cloro ou vinagre em um recipiente fechado, pois podem formar gases perigosos.

Vamos à receita:

Coloque suas roupas na lavadora

Adicione 1/2 xícara de água oxigenada 10 volumes

 

Em caso de manchas mais difíceis ou para deixar o branco de suas roupas mais branco é preciso deixar suas peças de molho por 30 minutos em um recipiente ou balde com água fria na mesma proporção de peróxido de hidrogênio. Respeite o tempo, não sendo aconselhável deixar por mais tempo também e ocasionar manchas. Lave como de costume!

 

Outros benefícios da Água Oxigenada: deixando suas roupas de molho por 30 minutos nessa solução de água e peróxido de hidrogênio você também elimina odores de peças de roupas e é útil para lavar e desinfetar sua lavadora de roupas.

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."