11+ DICAS DE COMO LAVAR ROUPA DE BEBÊ CORRETAMENTE

PUBLICADO EM 12/02/2020

como-lavar-roupa-bebe

Você engravidou e logo começou a ganhar e comprar roupinhas e mais roupinhas lindas para seu bebê. De repente viu aquela montanha de roupas, panos de bebê, toalhas, lençóis, cobertores e, então, veio a preocupação: como lavar roupa de bebê da forma correta? Você entrou em pânico? Só um pouco? Não precisa mais se preocupar, aprenda agora mesmo COMO LAVAR ROUPAS DE BEBÊ de maneira eficaz com essas dicas e truques úteis. Lembre-se que menos tempo lavando roupas de bebê significa mais tempo para abraçar seu bebê e, claro, quem sabe dormir.

PRECISO MESMO LAVAR AS ROUPAS NOVAS DO BEBÊ?

como-lavar-roupa-bebe-preciso

Antes de colocar o seu pequeno pacote de alegria em todas aquelas roupas novas, lindas e fofas você precisa SIM lavar!  Seu bebê tem um sistema imunológico que ainda está evoluindo, assim eles podem pegar infecções e doenças de quase qualquer lugar. As roupas não um dos focos de germes mais negligenciados aos quais seus filhos estão expostos.  É preciso tratar todas as roupas do seu bebê: lavar e passar! Os bebês, especialmente os recém-nascidos, têm pele sensível e a lavagem remove resíduos e bactérias.

Certifique-se de ler a etiqueta de cuidados da roupa ao lavar algo pela primeira vez: siga as instruções de cuidados! Se o material permitir, a pré-imersão em água quente matará muitos germes.

Certifique-se de verificar as roupas quanto a adesivos e etiquetas antes de lavar. Muitas lojas adicionam adesivos de tamanho a itens de vestuário. Retire os adesivos e corte as etiquetas!

 

COMO LAVAR ROUPA DE BEBÊ CORRETAMENTE

como-lavar-roupa-bebe-corretamente

 É aconselhável lavar as roupas do bebê à mão, veja as orientações:

1.     Lave a roupa do bebê separadamente das roupas da família, assim você evita que as bactérias das outras roupas sejam transferidas para as roupas do seu pequeno (a);

2.     Lave e desinfete suas mãos antes de dar prosseguimento na lavagem, nossas mãos são uma fonte de bactérias;

3.     Use o sabão com pH neutro: sem corantes, sem cheiro e sem compostos químicos perigosos que representem riscos à saúde da criança. Como exemplo tem o velho e excelente sabão de coco. Há várias marcas para escolher nas prateleiras dos supermercados, mas lembre-se de optar por uma opção com pH neutro;

4.     Mergulhe a roupa em água morna e em seguida esfregue um pouco de sabão neutro, massageie a roupa e enxágue.

5.     Mergulhe a roupa do bebê em água morna após a lavagem, é uma garantia que tanto o sabão que você usou e outras bactérias alergênicas sejam mortas;

6.     Secar ao sol, uma vez que a luz solar atua como um desinfetante natural. Se não for possível tente secar na secadora de acordo com a temperatura recomendada. Nunca coloque roupas úmidas em seu bebê, pois isso pode causar infecções por fungos;

7.     Você deve passar as roupinhas do bebê viradas pelo avesso com ferro quente, de acordo com as instruções da etiqueta. Para tecidos mais sintéticos ou sensíveis faça uso de um lenço em cima da roupa do bebê e então passe o ferro quente.

 

Atenção: O uso de sabão comum pode causar danos a pele do bebê, desde reações alérgicas até cortar a pele do bebê. Certifique-se de usar um sabão com pH neutro!  

 

DICAS PARA LAVAR NA MÁQUINA AS ROUPAS DO BEBÊ

como-lavar-roupa-bebe-maquina

Embora seja recomendável lavar à mão as roupas do seu bebê, isso pode ser demorado e cansativo. Para os pais que não podem lavar à mão as roupas do bebê, aqui estão algumas dicas de como lavar na máquina as roupas do bebê.

1.     As máquinas de lavar podem ser um foco de bactérias. Para evitar que algumas das suas roupas contaminadas com bactérias sejam transferidas para a deles, garanta que as roupas do bebê sejam lavadas primeiro;

2.     É essencial que você molhe as roupas do bebê e passe um pouco de sabão antes de colocá-la na máquina de lavar;

3.     Use a opção de enxágue duas vezes para garantir que o sabão seja totalmente removido do tecido e a bactéria eliminada. O segundo ciclo de centrifugação e enxágue deve ser feito apenas com água.

4.     Secar ao sol da mesma maneira que o método à mão ou na secadora de acordo com a temperatura recomendada.

5.     Passe as roupinhas do bebê viradas pelo avesso com ferro quente, de acordo com as instruções da etiqueta. Para tecidos mais sintéticos ou sensíveis faça uso de um lenço em cima da roupa do bebê e então passe o ferro quente.

 


COMO TRATAR MANCHAS DE ROUPAS DE BEBÊ

como-lavar-roupa-bebe-manchas

O ideal é tratar as manchas enquanto estiverem frescas, removendo o máximo possível do excesso antes da lavagem. Para leite materno, fórmula, manchas de comida e, sim, coco você deve mergulhar as manchas em água fria usando detergente neutro ou sabão neutro. Outra opção excelente é suco de limão: esprema um limão, misture com um pouco de água e jogue direto na mancha. Se isso não funcionar, tente um removedor de manchas de sua preferência e após a mancha ter sido eliminada, enxágue bastante. Por último prepare um recipiente com água e vinagre (partes iguais) e coloque a peça de molho, deixe por 15 minutos. Em seguida enxágue com água corrente fria e lave normalmente.

Para óleo de bebê: Use um removedor de manchas de pré-lavagem. Depois de verificar as instruções de cuidados, lave na água mais quente e segura para a roupa. Deixe o vestuário secar ao ar para garantir que a mancha foi removida.

Para frutas e legumes: Três métodos podem ser eficazes para remover essas manchas. Lave a mancha em água fria. Ou coloque a roupa em uma combinação de 1 para 1 de álcool e água e lave normalmente. A terceira opção é usar um removedor de manchas de pré-lavagem, seguido de lavagem, para manchas mais difíceis. Se isso não remover a mancha, mergulhe a roupa em uma mistura de 1 parte de vinagre branco e 1 parte de água.

 

COMO LAVAR FRALDAS DE PANO DE BEBÊ

como-lavar-roupa-bebe-fraldas-pano

As fraldas de pano devem ser mantidas e lavadas separadamente de outras roupas. Lave as fraldas a cada dois dias. Primeiro, faça uma pré-lavagem a frio ou deixe de molho as fraldas durante a noite. Não use detergentes com corantes ou perfumes. Lave com água quente, lavando cada fralda duas vezes. Não use amaciantes, pois podem irritar a pele do bebê. Seque as fraldas no varal ao sol ou na secadora de acordo com a temperatura recomendada.

 

COMO VOCÊ PODE DESINFETAR A ROUPA DO BEBÊ?

como-lavar-roupa-bebe-desinfetar

É importante não apenas lavar, mas também desinfetar as roupas do bebê. O primeiro passo para desinfetar as roupas do bebê é identificar e limpar possíveis manchas. Isso é extremamente importante, considerando que a maioria das manchas é baseada em proteínas, como carne ou leite materno, e que a proteína atrai os tipos mais perigosos de bactérias. Elimine as manchas (qualquer baba, secreções nasais e outros líquidos corporais). Faça isso antes de pré-molhar as roupas do seu bebê.

Pré-molho com vinagre branco: o vinagre branco é um desinfetante comprovado, natural. Lembre-se de adicionar uma tampa ou duas de vinagre branco em um balde de água e depois mergulhe as roupas por 30 minutos antes de colocá-las na lavagem.

 

COM QUANTO TEMPO DE ANTECEDENCIA POSSO LAVAR AS ROUPAS DO BEBÊ

como-lavar-roupa-bebe-tempo

Você pode começar as roupinhas e demais peças do bebê a partir do sétimo mês de gravidez. Muito antes não é recomendado já que as peças podem ficar sujeitas a ácaros, bactérias e poeira. Por outro lado você não deve lavar as roupinhas no seu último mês de gravidez, uma vez que seu pacote de alegria pode vir ao mundo antes do esperado.

 

COMO HIGIENIZAR A MAQUINA DE LAVAR PARA LAVAR ROUPA DE BEBÊ

como-lavar-roupa-bebe-higienizar

É importante higienizar a máquina de lavar para lavar a roupa do bebê, além de ser mais um cuidado, você garante roupas limpas e livre de bactérias. Uma vez a cada dois meses é recomendável fazer uma lavagem de manutenção para remover resíduos diversos que se fixam nos cantos pouco visíveis da máquina de lavar. Confira este passo a passo de como limpar a máquina de lavar por dentro:

 

1.     Com a lavadora vazia, adicione 1 tampa do sabão do bebê e e tampas de vinagre diretamente no cesto;

2.     Selecione um programa de lavagem rápido;

3.     Deixe a lavadora completar o ciclo de lavagem.

4.     Para finalizar passe um pano com álcool no tambor após a lavagem.

 

AMACIANTE PARA LAVAR ROUPA DE BEBÊ

Não é necessário, mas se você fizer questão pode usar amaciante em roupa de recém-nascido e de bebê, desde que o mesmo seja hipoalergênico, testado e recomendado para essa faixa etária. Além disso, é fundamental que o amaciante escolhido tenha fragrância mais suave possível.    

 

DICAS SOBRE MANCHAS QUE TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

11+ DICAS DE COMO LIMPAR TELA DE TV | CONFIRA

COMO TIRAR MANCHAS DE ROUPAS | GUIA PRÁTICO

11+ DICAS INFALÍVEIS PARA TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."