7+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE VINHO DA ROUPA

PUBLICADO EM 13/02/2020

como-tirar-mancha-vinho-roupa

O vinho tinto é uma escolha clássica de bebida para um jantar, em festas e mesmo confraternizações. E é fato: manchas de vinho acontecem mesmo para as pessoas mais cuidadosas, seja na hora de servir ou mesmo na apreciação. Mas não se preocupe, comemore com seu vinho à vontade, pois é mais fácil do que você imagina tirar mancha de vinho da roupa, especialmente se você agir rápido. Então, em vez de se preocupar com as manchas de vinho tinto que estão olhando para você, respire fundo e caminhe conosco enquanto ajudamos você no processo de limpeza. Aqui estão alguns dos nossas dicas e truques favoritos de COMO TIRAR MANCHAS DE VINHO DA ROUPA:

PRIMEIRAS DICAS

como-tirar-mancha-vinho-roupa-dicas

DICA 1: NÃO esfregue a mancha! A lavagem ajudará a retirar um pouco do vinho tinto, mas na verdade ela fará a mancha se espalha ainda mais. E enquanto você esfrega você pode estar pressionando mais vinho tinto para dentro das fibras do tecido da sua roupa.

DICA 2: NÃO espere muito. Embora seja complicado lidar com uma mancha de vinho tinto imediatamente, não recomendamos esperar até o dia seguinte para cuidar dela. O vinho tinto vai se infiltrando e se fixando nas fibras do tecido por mais tempo. Eventualmente, eles "definirão" e se tornarão mais difíceis de remover.

DICA 3: NÃO aplique calor. A situação da mancha piora quando o ar quente é aplicado, pois altera o processo químico em que a mancha sofre quando seca. Se você aplicar calor, poderá esperar uma mancha permanente ou quase permanente. Portanto, nada de usar secador de cabelo e nem colocar na secadora antes de tr certeza que a mancha foi removida.  

DICA 4: aplique água fervente e elimine a mancha. O calor seco é muito diferente do calor úmido, este último pode fazer com que o vinho tinto se dilua e se espalhe um pouco, mas a água quente também fará com que as moléculas no vinho tinto percam um pouco de coesão com o tecido, facilitando a limpeza. Se isso não funcionar completamente, você pode tentar os métodos abaixo.

 

SAL

como-tirar-mancha-vinho-roupa-sal

O truque de sal é ótimo para roupas, mas também para tapetes e carpetes. Assim que a mancha acontecer, absorva o máximo possível com uma toalha de papel e cubra toda a mancha com sal (camada generosa) até não conseguir mais ver a mancha do vinho tinto. Deixe descansar por pelo menos 5 minutos para permitir que o sal comece a absorver o líquido. Lembre-se: quanto mais cedo o sal for aplicado, mais fácil será remover a mancha. À medida que o sal seca, deve sugar a mancha. Depois, basta raspar e limpar a área com a ajuda de uma escova de dente de cerdas macias e lavar como de costume. De preferência use a água mais quente na lavadora, verifique na etiqueta se a peça pode ser lavada até qual temperatura. Lembre-se que alguns tipos de tecido encolhem quando lavados em temperaturas altas. Não coloque a roupa na secadora até que a mancha de vinho tinto seja completamente removida. Caso contrário, o calor do secador fará com que a mancha se torne permanente.


MISTURA DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO E DETERGENTE LAVA LOUÇA

Misture partes iguais de detergente para lavar louça e peróxido de hidrogênio. Despeje a mistura sobre a mancha do vinho e deixe absorver. Você deve ver a mancha começar a desaparecer quase imediatamente. Depois deixe a mistura de descansar na mancha por 10 minutos e em segue lave a roupa normalmente como de costume. Esse truque funciona melhor em roupas de cores claras, pois o peróxido de hidrogênio tem uma tendência a alvejar. Por isso tome cuidado ao usar peróxido de hidrogênio em roupas coloridas, faça um teste em uma pequena área antes.

 

ÁGUA QUENTE

como-tirar-mancha-vinho-roupa-agua-quente

Estique a parte do tecido que tem a mancha sobre a tigela e prenda-a com um elástico. Ferva 2 litros de água e despeje-a de uma altura acima de 20 cm acima da mancha diretamente no tecido. A mancha deve sair imediatamente, apenas cuide para não se queimar com possíveis respingos da água fervente.

 

VINAGRE BRANCO E DETERGENTE

como-tirar-mancha-vinho-roupa-vinagre

Este truque é sensacional! Cubra a mancha aplicando vinagre branco, este irá  neutralizar os pigmentos roxos e vermelhos do vinho. Em seguida aplique detergente lava louça e esfregue delicadamente. Depois é só jogar água quente para enxaguar e por fim lavar como de costume.

Então lembre-se: o tempo é essencial! Se você esperar demais, essa mancha de vinho tinto pode acabar sendo impossível de remover. Portanto, aja rápido, verifique se possui pelo menos duas das soluções mencionadas acima e comece a trabalhar.

Não importa quando ou onde ocorre, esteja você um pouco confortável demais e letárgico no sofá com uma taça de vinho na mão ou um pouco vigoroso com os gestos das mãos enquanto relata uma história. No final do dia, acontece, mas isso não precisa ser uma tragédia colossal como vimos, não é mesmo? Curta seu vinho e seja feliz! E não deixe de conferir nossas dicas para eliminar outros tipos de manchas a seguir:

DICAS SOBRE MANCHAS QUE TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

11+ DICAS DE COMO LIMPAR TELA DE TV | CONFIRA

COMO TIRAR MANCHAS DE ROUPAS | GUIA PRÁTICO

11+ DICAS INFALÍVEIS PARA TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA

11+ DICAS DE COMO LAVAR ROUPA DE BEBÊ CORRETAMENTE

11+ DICAS DE COMO TIRAR FERRUGEM DA ROUPA

10+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA DA ROUPA

COMO TIRAR MANCHA DE DESODORANTE DA ROUPA COM VINAGRE

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."