10+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA DA ROUPA

PUBLICADO EM 13/02/2020

como-tirar-mancha-gordura-roupa

Quando acontece de cair ou pingar manteiga, gordura ou óleo em suas roupas, você pode pensar que não terá jeito, mas tem sim e é bem simples! A remoção de manchas de gordura é possível, mas você precisa agir rápido e seguir algumas orientações úteis. Confira agora as MELHORES DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA DA ROUPA:

A manteiga que pingou do seu pão na chapa ou aquele óleo que respingou da frigideira sairão se você agir rapidamente e usar a abordagem correta. A principal coisa a lembrar é NÃO ESFREGAR COM ÁGUA FRIA, pois isso pode fazer com que a mancha se torne permanente.

Para ROUPAS DE ALGODÃO: aplique detergente neutro (lava louças) diretamente na mancha em dose generosa e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida coloque para lavar como de costume com seu sabão para roupas habitual.  

DICAS EXTRAS:

1.     Antes de começar a trabalhar na mancha de gordura da sua roupa, é sempre aconselhável ler a etiqueta da sua peça antes. A água quente funciona melhor na maioria das roupas para remover manchas de óleo, mas alguns tecidos podem ser seriamente danificados devido à água quente. Portanto, leia primeiro a etiqueta do vestuário para ficar mais seguro (a).

2.     Não coloque a roupa manchada na secadora. Se a mancha não sair completamente, o calor a colocará no lugar. Manter a secagem ao ar.

 

 ou COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA  ANTIGA DA ROUPA COM BICARBONATO OU JÁ LAVADA

 como-tirar-mancha-gordura-roupa-bicarbonato

Quando a gordura mancha sua roupa e você não percebe na hora ou deixa para resolver depois, com certeza será um pouco mais difícil para removê-la. Você pode ficar tentado a considerá-la uma causa perdida, mas não é! Existe uma maneira de se livrar das manchas de gordura antiga ou de roupas já lavadas.

Mas por que a gordura se fixa à roupa e se recusa a sair?

Como a gordura é lipídica e insolúvel em água, é mais difícil sair do que a maioria das outras manchas. Um ciclo normal de lavagem na sua lavadora não funciona, porque a gordura se agarra às fibras do tecido.

Em casos assim o bicarbonato de sódio elimina a mancha do tecido e o detergente dissolve o resto. Anote aí:

Bicarbonato de sódio

Uma escova de dentes com cerdas macias

Detergente neutro lava louças

Um pedaço de papelão ou pano para transferir a mancha

Faça uma pasta com detergente e o bicarbonato, a quantidade dependerá do tamanho da mancha, mas o importante é ficar na consistência de pasta. Em seguida, estique a peça de roupa manchada em cima de uma superfície plana. Coloque o papelão ou o pano embaixo da mancha. Despeje a pasta de detergente e Bicarbonato de Sódio em toda á área da mancha. Deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos. Com o auxílio de uma escova de dente com cerdas macias esfregue o bicarbonato de sódio com detergente na mancha delicadamente para não danificar o tecido. Lave a peça como de costume, usando a água mais quente que o tecido permitir. Algumas roupas de algodão tendem a encolher na água quente, portanto verifique as instruções da etiqueta.  

 

COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA DA ROUPA COM TALCO

como-tirar-mancha-gordura-roupa-talco

Outra alternativa eficaz para tirar mancha de gordura da roupa é com o talco, curioso não é? O pó de talco funciona como uma esponja que absorve a gordura  de suas roupas. Siga estas instruções passo a passo para saber como remover manchas de gordura com talco:

Assim que você perceber que caiu ou pingou uma mancha de óleo em sua roupa, pegue um frasco de talco e despeje o conteúdo suficiente para cobrir por toda a mancha. O pó de talco é muito fino e pode preencher as lacunas entre as fibras do seu pano facilitando a absorção da gordura. Deixe o talco sobre a mancha descansar por algumas horas, de preferência durante a noite. Use uma escova de dente com cerdas macias para limpar o pó. Você ainda poderá ver um pouco de gordura visível em sua roupa. Lave-a na máquina de lavar roupa, seguindo as instruções do fabricante para lavar o tecido normalmente. Quando secar, você não verá nenhuma mancha de óleo em sua roupa.


COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA DE CALÇA JEANS

como-tirar-mancha-gordura-roupa-jeans

Não importa o quanto tentemos, as manchas de gordura são praticamente inevitáveis. Seja na correria do dia a dia ou na preparação de um jantar em casa, essas manchas acontecem! E quando acontece isso com o nosso jeans favorito é pior ainda, concorda? Existem vários métodos comprovados que tornam as manchas de gordura uma coisa do passado. Então, da próxima vez que seu jeans for vítima de gordura, não tema, a solução simples: o bom e velho DETERGENTE lava louça!

A razão é fácil: trata-se de um dos desengordurantes mais potentes que existe no mercado. Além disso, é de baixo custo e fácil acesso, correto? Basta você cobrir a mancha de gordura com uma dose generosa de detergente, esfregar com uma escova de dente com cerdas macias até formar um pouco de espuma. Em seguida é só colocar a peça de roupa na lavadora e lavar como de costume. Pronto: seu Jeans sem mancha!

 

COMO TIRAR MANCHA DE AZEITE DA ROUPA

como-tirar-mancha-gordura-roupa-azeite

Agora vamos aprender como tirar mancha de azeite da roupa. Para isso você vai precisar:

Papel toalha

Bicarbonato de sódio

Detergente lava louça neutro

Água

Comece passando o papel toalha na área manchada para absorver todo o excesso de azeite. Faça isso até perceber que o papel toalha não está mais absorvendo. Em seguida esfregue o bicarbonato de sódio na mancha e deixe descansar por cerca de 10 a 15 minutos. Retire o bicarbonato de sódio da mancha e verifique o estado da mancha. Se ainda estiver muito perceptível repita esta etapa. Depois que o bicarbonato de sódio tiver feito seu trabalho, é hora do detergente lava louça neutro, esfregue-o na mancha suavemente. Deixe descansar por alguns minutos e depois enxágue abundantemente. Por último lave como de costume.

 

COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA DA ROUPA COM VANISH

Para as pessoas que preferem tirar mancha de gordura da roupa com Vanish, siga as instruções do fabricante:

“Pré-tratamento:

Passo 1: Misture 1/4 de medida de Vanish Oxi Action com 3/4 de medida água a 50°C até formar uma pastinha e aplique sobre a mancha. Deixe agir por no máximo 10 minutos.

Passo 2: Prossiga com a lavagem de maneira habitual.

Passo 3: Para manchas mais resistentes, adicione 1 medida de Vanish Oxi Action junto com o detergente de sua preferência, direto na máquina.

 

Molho

Passo 1: Dissolva 1/2 medida de Vanish Oxi Action em 4l de água a 40°C por no máximo 1 hora.

Passo 2: Prossiga com a lavagem de maneira habitual.

Passo 3: Para manchas mais resistentes, adicione 1 medida de Vanish Oxi Action junto com o detergente de sua preferência, direto na máquina.”

Viu só como não há mais necessidade de se preocupar com a remoção de manchas de gordura? Claro, leva um pouco de tempo, mas os itens necessários provavelmente já estão em sua casa. E o melhor: agora você sabe que é possível ficar com suas roupas parecendo nova em folha novamente! Não deixe de conferir nossas outras dicas para eliminar outros tipos de manchas, confira abaixo:

 

DICAS SOBRE MANCHAS QUE TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

11+ DICAS DE COMO LIMPAR TELA DE TV | CONFIRA

COMO TIRAR MANCHAS DE ROUPAS | GUIA PRÁTICO

11+ DICAS INFALÍVEIS PARA TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA

11+ DICAS DE COMO LAVAR ROUPA DE BEBÊ CORRETAMENTE

11+ DICAS DE COMO TIRAR FERRUGEM DA ROUPA

COMO TIRAR MANCHA DE DESODORANTE DA ROUPA COM VINAGRE

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."