10+ DICAS INFALÍVEIS DE COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA

PUBLICADO EM 14/02/2020

como-limpar-panela-queimada

Quem nunca experimentou a dor de uma panela ou frigideira queimada? Mas o post de hoje traz ótimas notícias: você pode guardar as luvas de borracha e descansar os braços cansados de esfregar que temos a solução, na verdade algumas soluções práticas, eficazes e de baixo custo. Você acabou de terminar aquele jantar maravilhoso, mas agora vem o temido trabalho de lavar as panelas queimadas. É uma das tarefas menos favoritas, mas as panelas queimadas podem ser limpas de forma simples. Com nossas dicas e truques você reduzirá pela metade o tempo de lavagem e ainda conseguirá deixar suas panelas lindas e novas de novo. Confira agora as 10 MELHORES DICAS DE COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA:

DICA 1: ÁGUA QUENTE

como-limpar-panela-queimada-agua-quente

Comece com água quente, tende a funcionar melhor para limpar frigideiras e panelas que não possuem revestimento antiaderente. Para utensílios de cozinha, como aço inoxidável ou cerâmica, um pouco de água quente pode ajudar bastante na remoção de pedaços de alimentos queimados. A melhor maneira de usar esse método é aquecer as panelas no fogão. Quando estiver quente o suficiente para que uma gota de água chie na superfície da frigideira ou panela, despeje água suficiente para cobrir bem todo o fundo. Acrescente vinagre e detergente para um resultado mais rápido de remover os resíduos queimados grudados. Deixe ferver por 40 minutos, em seguida raspe o fundo da panela ou frigideira queimada com uma espátula de silicone ou uma colher de pau e elimine sem esforço os resíduos queimados. Essa técnica em uma panela antiaderente pode resultar em danos ao revestimento protetor, ok? Continue lendo que explicaremos como limpar panelas antiaderentes queimadas também.

 

DICA 2: DEIXAR DE MOLHO

Se você não está afim ou não tem tempo para deixar a água ferver como indicado acima, talvez curta a nova dica: deixar a panela ou frigideira de molho. Antes remova os pedaços maiores e mais salientes queimados da panela, então deixe a panela ou frigideira de molho na pia durante a noite toda. Acrescente detergente e vinagre também. Durante esse período, o sabão deve quebrar gradualmente os alimentos queimados e quando você tentar raspar ou passar a esponja de limpeza perceberá que os resíduos sairão mais facilmente. Esta técnica pode ser usada em panelas antiaderentes, mas utilize o lado macio da esponja de limpeza para não degradar sua panela ou frigideira antiaderente.

 

DICA 3: SUCO DE LIMÃO

como-limpar-panela-queimada-limao.jpg

O limão é sempre um aliado em questões de limpeza doméstica, seja na eliminação de manchas das roupas, seja desodorizar a geladeira, seja para higienizar tábuas de cortes ou para mais uma porção de utilidades. E, claro, é ótimo para limpar panelas queimadas! A acidez de um pouco de suco de limão pode ajudar bastante na remoção da sujeira queimada. Para esse método, você deve começar enchendo a panela ou a frigideira com água morna. Pegue alguns limões fatiados e adicione-os à água antes de cobrir a panela / frigideira. Em seguida leve a água para ferver. Deixe os limões ferverem por cerca de cinco minutos antes de desligar o fogo. Retire a panela do fogo e deixe esfriar naturalmente. Depois despeje a água junto com os limões e limpe os restos queimados das suas panelas quando esfriarem.

 

DICA 5: BICARBONATO DE SÓDIO E VINAGRE

como-limpar-panela-queimada-bicarbonato-vinagre

Não poderiam faltar os dois queridinhos das donas de casa: bicarbonato de sódio e vinagre. Mas tenha calma e cuidado, pois como sabemos o bicarbonato de sódio é abrasivo, sendo assim esfregá-lo pode causar danos aos revestimentos antiaderentes. Vamos a receita:

1 xícara de vinagre branco

2 xícaras de água

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 espátula de silicone ou colher de pau

 

Inicie adicionando água e vinagre às panelas queimadas e então ferva. Desligue o fogo e leve sua panela para a pia. Adicione o bicarbonato de sódio, que fará a mistura e deixe descansar por alguns minutos. Então descarte todo o conteúdo da panela e use a espátula ou a colher de pau para remover os restos finais de comida queimada. Se necessário, você pode adicionar um pouco mais de bicarbonato de sódio seco. Em seguida lave como de costume!

Observação: em casos de marcas queimadas teimosas que não sumam com a limpeza, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e algumas gotas de água. Deixe a pasta nas marcas por um tempo e volte a limpar normalmente.

 

DICA 6: ATENÇÃO AO TIPO DE PANELA

como-limpar-panela-queimada-cobre.jpg

Enquanto muitas pessoas preferem a conveniência de cozinhar em panelas antiaderentes, algumas pessoas têm preferências mais específicas em relação aos tipos de panelas. Como nem todas as panelas são feitas do mesmo material, a limpeza de suas superfícies externas deve ser feita com cuidado. Para limpar panelas e frigideiras de alumínio, esfregue a parte externa com um pouco de água com sal e limão e tome cuidado especial para evitar agentes de limpeza, como amônia e alvejante à base de cloro, que podem descolorir as panelas. O aço inoxidável deve ser esfregado suavemente com bicarbonato de sódio, enquanto as peças de cobre podem ser tratadas com vinagre, suco de limão e sal.

 

COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA DE PIPOCA

como-limpar-panela-queimada-pipoca

Então chegou o tão esperado final de semana e você resolveu assistir um filme com a família e resolve fazer uma deliciosa pipoca para acompanhar. Mas se distraiu deixando a pipoca queimar e pior, queimou a panela também. Não fique mais irritado (a), como num truque de mágica você poderá limpar a panela queimada de pipoca facilmente. Essa técnica funciona bem para panelas de aço inoxidável ou de cerâmica. Mas se for uma panela antiaderente, coloque a panela no fogão e ligue o fogo para tirar o óleo queimado da panela. Quando a panela ficar quente o suficiente para que a água chie, despeje cerca de 1 xícara de água na panela e deixe chiar. Usando uma colher de pau ou uma espátula de silicone, raspe as áreas queimadas enquanto a água ferve, você perceberá as pipoca soltarem do fundo.

Para as panelas de aço inoxidável ou de cerâmica: faça uma mistura de água e detergente lava louças e insira dentro da panela. Para deixar a mistura ainda mais eficiente você pode adicionar uma colher de sabão em pó para lavar roupas. Ferva tudo e depois deixe descansar durante a noite toda, especialmente se a panela estiver muito queimada. Quando estiver pronto para limpar a panela e lave como de costume.


COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA DE AÇUCAR

como-limpar-panela-queimada-acucar

Embora seja melhor evitá-las, as distrações podem acontecer quando você está cozinhando e acontecer de queimar a panela com açúcar. Com certeza limpar panela queimada de comida nunca é divertido, mas a tarefa é particularmente árdua se você tiver queimado açúcar. Existem maneiras solucionar o problema, mas pode ser necessário tentar mais de um método de limpeza até encontrar o melhor ajuste para a mistura específica de açúcar que você queimou.

Independente do método de limpeza que você escolher, a primeira coisa que você deve fazer é remover o máximo possível de resíduos da panela. Panelas antiaderentes requerem um toque mais suave. Use apenas utensílios de silicone ou de plástico para raspar as panelas antiaderentes. Em seguida deixe de molho a panela com água (até mais da metade) e 2 colheres de bicarbonato de sódio por 2 horas. Terminado o tempo, descarte tudo e lave a panela como de costume. No lugar do bicarbonato de sódio, você também pode experimentar dois ou três limões ou sal.

Se você ainda está tendo problemas para tentar limpar o açúcar queimado de uma panela, é hora de adicionar vinagre branco na solução. Despeje 3 copos de água na panela e adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a mistura ferver, desligue o fogão e coloque a panela com água fervente na pia. Enquanto a água ainda estiver quente, despeje uma xícara de vinagre branco na panela. O vinagre e o bicarbonato de sódio reagirão entre si para criar muitas bolhas e espumas. Espere até que a espuma acabe e depois retire mais açúcar queimado com uma colher de pau ou uma espátula de silicone. Repita esse procedimento conforme necessário até que a bagunça queimada acabe e você possa lavar a panela como de costume.

 

COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA DE GORDURA POR FORA

como-limpar-panela-queimada-gordura

A parte externa de nossas panelas e frigideiras também ficam facilmente impregnadas de gordura e de fato não é fácil remover. Bom, não era, porque felizmente a limpeza de panelas e frigideiras pode ser feita facilmente com alguns ingredientes baratos e fica ainda mais fácil quando feita como parte de uma rotina regular de limpeza. Seja respingado por fritura, vazamento ou apenas derramamento, o primeiro passo na limpeza é desengordurar, o que pode ser feito com um bom detergente para lavar louça associado ao vinagre branco. Mergulhe as panelas em um recipiente grande sendo duas partes de água, uma parte de vinagre e uma parte de detergente. Deixe de molho por 10 minutos. Use uma esponja para lavar a louça e elimine essa camada inicial de gordura. Em seguida faça uma pasta com bicarbonato de sódio e uma pequena quantidade de água de forma que fique bem grossa, mas seja possível espalhar por fora da panela. Então  use uma esponja ou escova para esfregar a pasta na superfície da panela até que as manchas sejam removidas. A limpeza de panelas com bicarbonato de sódio é uma maneira eficaz de remover manchas delicadamente e não deve danificar as superfícies externas das panelas.

 

COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA COM PAPEL ALUMINIO

como-limpar-panela-queimada-papel-aluminio

Se você nunca ouviu que o papel alumínio pode limpar suas panelas queimadas, agora você descobrirá que sim. A folha de alumínio pode ser realmente eficaz na limpeza de uma panela queimada, em alguns casos funciona até melhor do que as tradicionais esponjas para lavar louças. É bem simples: apenas amasse um punhado de papel alumínio e use-o para esfregar as panelas, as partes queimadas sairão mais fácil. Para as manchas mais resistentes e teimosas, deixe a panela de molho com água, 1 colher de bicarbonato de sódio e 1 xícara de vinagre por 1 hora. Depois esvazie a panela e esfregue o papel alumínio.   Observação: não faça isso com panelas antiaderentes.

 

COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA DE LEITE

como-limpar-panela-queimada-leite

É mais comum do que você imagina derramar leite no fogão e na panela, mas tenha calma que com nossas dicas tudo ficará bem. Resista a tentação de esfregar a esponja de lavar louça imediatamente para limpar sua panela queimada de leite. Encha a panela com água quente de forma a cobrir toda a área queimada de leite. Adicione uma camada generosa de detergente (1 colher de sopa cheia) e misture para que ele se espalhe. Em seguida ferva a água em  fogo alto e por 15 ou 20 minutos. Terminado o tempo você perceberá que as partes queimadas de leite da panela vão começar a se soltar. Aguarde a panela esfriar e esfregue a panela facilmente com sua esponja. Para finalizar lave sua panela como de costume.

 

DICAS FINAIS

Apresentamos as melhores dicas e truques para limpar panelas e frigideiras queimadas. Mas nada melhor do para evitar panelas queimadas, não é mesmo?   Sempre fique atento (a) para nunca se afastar do fogão enquanto estiver cozinhando. Se optar por usar fogo alto no fogão, mexa a comida regularmente para evitar que a comida grude e queime no fundo.

A dica de ouro vem agora: se você conseguiu perceber que a comida passou um pouco ou está começando a queimar, retire a panela ou frigideira imediatamente do fogo e leve para uma superfície da pia com água fria. Isso ajudará a interromper o processo de cozimento e evitar mais comida e panela queimada. É mágico, teste!

Panelas e frigideiras feitas de materiais de qualidade também terão menos probabilidade de queimar e são mais fáceis de limpar.

E para finalizar, ao cozinhar no fogão a gás, escolha sempre uma boca adequada ao tamanho da sua panela ou panela.

DICAS SOBRE MANCHAS QUE TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

11+ DICAS DE COMO LIMPAR TELA DE TV | CONFIRA

COMO TIRAR MANCHAS DE ROUPAS | GUIA PRÁTICO

11+ DICAS INFALÍVEIS PARA TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA

11+ DICAS DE COMO LAVAR ROUPA DE BEBÊ CORRETAMENTE

11+ DICAS DE COMO TIRAR FERRUGEM DA ROUPA

10+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA DA ROUPA

COMO TIRAR MANCHA DE DESODORANTE DA ROUPA COM VINAGRE

7+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE VINHO DA ROUPA

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."