PORTAL DE NOTÍCIAS

10+ DICAS DE COMO LIMPAR TÊNIS E SAPATO DE CAMURÇA

PUBLICADO EM 19/02/2020

como-limpar-sapato-tenis-camurca

Se você tem tênis, sapatos ou botas de camurça que precisam de cuidados chegou ao post certo. Descubra como resolver esse problema de forma simples e rápida! Os calçados de camurça são lindos, versáteis, elegantes e, na maioria das vezes, super confortáveis, concorda? As botas de camurça entram e saem dos holofotes da tendência de um ano para o outro, o que significa que sempre teremos o estilo básico em nossos guarda-roupas, seja na forma de botas de cano alto ou de um salto alto demais estilo. Mas há um outro aspecto de usar botas de camurça raramente mencionadas: como cuidar delas.

Não há nada mais chato do que comprar tênis, sapato ou bota de camurça e de repente encontrá-los sujos, marcados ou manchados nos primeiros usos. Então, como você deve limpá-los? Confira agora as melhores DICAS DE ESPECIALISTAS PARA LIMPAR TÊNIS, SAPATOS E BOTAS DE CAMURÇA  e também como evitar marcas!

como-limpar-sapato-tenis-camurca-bota

Leia o rótulo do fabricante antes de limpar

Como material natural, toda a camurça difere um pouco, portanto, verifique como tratá-lo. Também existem camurças sintéticas que se comportam de maneira diferente dos materiais naturais. Por isso leia o rótulo do fabricante antes de limpar.

 

Mantenha os sapatos/tênis/botas de camurças secos

Uma dica para evitar manchas em calçados de camurça é evitar usá-los em um dia chuvoso. É fato: tempo de chuva e camurça não são bons amigos! Guarde bem isso.

 

Deixe seus calçados de camurças secar naturalmente

Se ocorrer um desastre e seus sapatos ou botas de camurça estiverem encharcados, respire fundo e deixe-os secar naturalmente. Só depois de secos você irá tratar as marcas, ok? E nada de secar na secadora ou com um secador de cabelo.

 

Manchas de lama em calçados de camurça

como-limpar-sapato-tenis-camurca-lama

Se sua bota ou tênis de camurça estiver manchado de lama, espere que seque naturalmente.  Utilize primeiro uma toalha macia para limpar e remover o excesso e, em seguida, escove suavemente. Existem escovas próprias para camurças, então se você quer cuidar bem de seus calçados providencie uma escova. Caso as manchas de lama estejam resistentes você pode tentar passar lixas de unhas e depois a escova. Mas passe tudo com calma e suavidade para não agredir o tecido e causar danos maiores. Normalmente essas escovas ajudam a restaurar a camurça, podendo deixar as fibras mais macias. O ideal é escovar na direção natural do tecido, o que ajuda a manter sua aparência suave.

Existem também pincéis para limpeza de camurça que podem ser muito úteis no processo de limpeza deste tipo de calçado.

 

Camurça deformada

Se seu sapato, tênis ou bota de camurça ficou deformado ou sofreu descoloração severa a melhor solução é levar para um profissional especializado, que você encontra normalmente em uma lavanderia.


Apresentaremos abaixo algumas etapas simples para você efetuar a limpeza de seu tênis, sapato ou bota de camurça.

Basicamente você precisará:

Uma escova de camurça / lixa de unhas /escova de dente

Vinagre branco

Uma flanela ou pano de rosto

Borracha ou pincel para limpeza de camurça

 

Instruções

Comece a usar a escova de camurça para remover qualquer sujeira grande e espessa da superfície do calçado. Se você não tiver uma escova de camurça, uma lixa de unha limpa ou escova de dente funcionará muito bem. Comece usando pinceladas leves para escovar a superfície do sapato e remover partículas soltas e areia.

Para marcas mais difíceis, como marcas de arranhão, aplique mais pressão e mova o pincel em uma direção rápida para frente e para trás para ajudar a levantar as fibras de camurça achatadas. Esse processo também favorecerá a limpeza mais eficiente!

Para manchas ainda úmidas, limpe o excesso e deixe secar antes de remover as partículas com uma escova. Lembre-se: se você tentar limpar a mancha ainda úmida, poderá fazer com que as manchas infiltrem ainda profundamente na camurça, dificultando a remoção a longo prazo. Depois use a borracha ou pincel para tentar e remover as marcas restantes.

Para as manchas que não infiltraram na parte de dentro do calçado tente vinagre branco. A aplicação do vinagre branco é fundamental na quebra de aglomerados de partículas, que é exatamente o que você deseja para a limpeza.

Mergulhe o canto da sua flanela ou pano para lavar rosto em uma tigela pequena de vinagre branco, tomando cuidado para não encharcar todo o pano e aplique na mancha. Esfregue suavemente com movimentos para frente e para trás, continue trabalhando na marca e reaplicando vinagre sempre que necessário para remover efetivamente a mancha. A chave deste processo é repetição e paciência.

No lugar do vinagre branco você também pode utilizar álcool, ao contrário da água, o vinagre e o álcool não mancham a camurça.

Para manchas de óleo ou graxa na camurça: polvilhe a mancha com amido de milho para tentar absorver o óleo. Deixe descansar durante a noite e depois retire o pó de manhã. Molhe levemente a mancha com uma escova úmida e depois remova a mancha.

Para manchas de cera ou goma na camurça: coloque o calçado no freezer para endurecer a cera ou goma. Em seguida, quebre-o em pedaços e retire as partículas menores.

Para manchas de sangue na camurça: despeje um pouco de peróxido de hidrogênio em uma toalha de papel ou algodão e passe levemente na mancha até que ela saia.

Para manchas de tinta na camurça: passe um pouco de tinta na toalha de papel para absorver parte da tinta, se ela ainda estiver molhada. Se a tinta estiver endurecida, você pode usar álcool para tentar levantar a mancha. Você também pode precisar esfregar com sua borracha especial de camurça.

 

COMO EVITAR QUE SEUS SAPATOS DE CAMURÇA DESBOTEM, MANCHEM OU SUJEM

como-limpar-sapato-tenis-camurca-evitar

O velho ditado 'prevenir é melhor do que remediar' certamente se aplica aos sapatos de camurça. Mas nem todos os protetores de camurça são iguais. Assim que você comprar sapatos ou botas de camurça, trate-os com um spray de impermeabilização. Essa proteção à prova d'água é resistente a manchas e possíveis manchas, impedindo que a camurça desbote e que a sujeira se instale com facilidade. Existem muitos protetores de camurça disponíveis em supermercados e lavanderias, mas primeiro teste em uma área pequena e discreta, para garantir que ela não apareça na sua camurça.

Leia e siga as instruções do produto que comprou para impermeabilizar seus sapatos/botas/tênis de camurças. Normalmente você deverá aplicar o produto em uma parte bem ventilada da sua casa e reaplicar a cada seis meses ou mais (leia sempre o rótulo para verificar).

  

DICAS SOBRE MANCHAS QUE TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

11+ DICAS DE COMO LIMPAR TELA DE TV | CONFIRA

COMO TIRAR MANCHAS DE ROUPAS | GUIA PRÁTICO

11+ DICAS INFALÍVEIS PARA TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA

11+ DICAS DE COMO LAVAR ROUPA DE BEBÊ CORRETAMENTE

11+ DICAS DE COMO TIRAR FERRUGEM DA ROUPA

10+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA DA ROUPA

COMO TIRAR MANCHA DE DESODORANTE DA ROUPA COM VINAGRE

7+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE VINHO DA ROUPA

10+ DICAS INFALÍVEIS DE COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."