PORTAL DE NOTÍCIAS

COMO TIRAR FERRUGEM DE PANELA DE FERRO

PUBLICADO EM 21/02/2020

como-tirar-ferrugem-panela-ferro

Seja uma frigideira favorita, um panela ou mesmo uma chapa de ferro fundido,  você pode recuperá-las de um estado de oxidação com essas técnicas.

As panelas e frigideiras de ferro fundido (chapas de ferro também) são ótimas para tudo, desde o café da manhã até o jantar, sendo a primeira opção de muitos chefs de cozinha do mundo todo. Mas estes utensílios de ferro exigem um pouco mais de manutenção do que os outros tipos de panelas, principalmente por causa da ferrugem que insiste em aparecer. Alguns cozinheiros que usam panelas e frigideiras de ferro / chapas de ferro não ousam deixá-las perto da água e de qualquer tipo de sabão. O ferro fundido é tão forte e durável que pode servir por toda a vida e além. Por mais robusto que seja o material, é preciso apenas um pouco de negligência para que a ferrugem e seu tom avermelhado apareçam. O método de limpeza do ferro fundido é algo de tradição passado entre diversas gerações. Com alguns passos simples em casa você conseguirá restaurar as panelas de ferro fundido enferrujadas deixando-as lindas e prontas para o uso. Aprenda agora COMO TIRAR FERRUGEM DE PANELA DE FERRO, frigideira de ferro, chapas de ferro de forma simples e prática.

Muitas vezes uma simples umidade em uma panela de ferro que não foi devidamente seca resulta em ferrugem e naquele aspecto nem um pouco agradável. A boa notícia é que esse tipo de ferrugem é facilmente removida em casa, então siga as etapas a seguir e pronto: sua panela de ferro nova em folha novamente.

Para esta técnica de limpeza você precisará de:

Esponja de lã de aço (palha de aço)

Detergente neutro

Escova de esfregar, esfregão ou esponja

Toalha de prato ou toalhas de papel

Óleo vegetal (ou óleo de cozinha de sua escolha)

Folha de alumínio

Forno

Como tirar a ferrugem das panelas de ferro:

Os danos à ferrugem podem resultar do armazenamento em um ambiente úmido entre outros problemas, mas felizmente é um dano reversível na superfície, se você aplicar alguma técnica correta, como a seguir:

como-tirar-ferrugem-panela-ferro-mal

Comece removendo toda a ferrugem usando a lã de aço das áreas afetadas. Trabalhe bastante nesta etapa até que a área retorne ao ferro fundido bruto. Em seguida lave bem a panela de ferro / frigideira de ferro com água morna e sabão neutro. Para esta etapa você pode utilizar escova de cerdas, esfregão suave ou esponja de malha de aço, se necessário.

Depois você deve secar completamente o ferro imediatamente com um pano de prato limpo ou papel toalha. Capriche! Então cubra a panela com uma pequena camada de óleo vegetal em toda a peça. Não esqueça a parte inferior e a alça: lubrifique tudo com o óleo vegetal.  Coloque a panela de ferro / frigideira de ferro no forno de cabeça para baixo na prateleira superior. Coloque uma folha de papel alumínio ou uma assadeira forrada com papel alumínio na prateleira inferior para “capturar” as gotas de óleo. Aqueça o ferro fundido por 1 hora em forno médio.

Terminado o tempo, desligue o fogo e deixe o ferro fundido esfriar e pronto: volte a cozinhar com sua panela de ferro / frigideira de ferro ou é só guardá-la. 


A outra técnica para tirar ferrugem da panela de ferro é com um dos ingredientes mais antigos: vinagre branco.

 

Prepare uma solução com partes iguais de água e vinagre dentro de um recipiente grande ou balde e deixe a panela de molho na mistura por aproximadamente 6 horas. O tempo varia dependendo da gravidade da ferrugem. Terminado o tempo, limpe cuidadosamente a ferrugem da panela de ferro fundido com uma esponja de aço. Se necessário você pode polvilhar sal por toda a superfície da panela de ferro e em seguida esfregar com a esponja de aço. Enxágue bem, seque melhor ainda e prontinho: sua panela livre de ferrugem!

 

PANELA DE FERRO ENFERRUJADA FAZ MAL?

como-tirar-ferrugem-panela-ferro-vinagre

 

Chegou a hora de fazer aquele jantar maravilhoso e quando pega sua panela de ferro enxerga alguns pontos de ferrugem. Então na mesma hora você se pergunta: PANELA DE FERRO ENFERRUJADA FAZ MAL à saúde? E se for tóxico? E o tétano?

O que provavelmente vai acontecer: Nada. Embora o tétano seja uma infecção potencialmente fatal do sistema nervoso, é causado por bactérias e não pela ferrugem em si. A única maneira de desenvolver tétano por meio de ferrugem seria através do consumo de grandes flocos ou pedaços de ferrugem diretos ou misturados com a comida. Especialistas da saúde concordam que um pouco de ferrugem nas panelas provavelmente não irá prejudicá-lo. Mesmo a ferrugem na água potável não é considerada um risco para a saúde. Apesar disso a ferrugem pode alterar o sabor e até a cor dos alimentos.  

 

DICAS PARA PREVENIR A FERRUGEM

Você já deve ter ouvido aquele ditado “melhor prevenir do que remediar”. Então confira as dicas para prevenir ferrugem em suas panelas / frigideiras e chapas de ferro fundido:

1.     Nunca molhe a panela: como o ferro fundido é tão vulnerável à ferrugem, é melhor limitar ao máximo a exposição da sua panela à água;

2.     Não deixe a panela secar ao ar livre, limpe qualquer excesso de água com uma toalha seca imediatamente após a lavagem. O papel toalha também é excelente para esta finalidade, assim como colocar no queimador de seu fogão para remover a umidade extra.

3.      Aplique um pouco de óleo depois de seco e esfregue na panela / frigideira / chapa antes de guardar.

DICAS SOBRE MANCHAS QUE TAMBÉM PODEM TE INTERESSAR:

COMO TIRAR MANCHAS DE SANGUE DA ROUPA [13+ DICAS INFALÍVEIS]

11+ DICAS DE COMO LIMPAR TELA DE TV | CONFIRA

COMO TIRAR MANCHAS DE ROUPAS | GUIA PRÁTICO

11+ DICAS INFALÍVEIS PARA TIRAR MANCHA DE ROUPA BRANCA

11+ DICAS DE COMO LAVAR ROUPA DE BEBÊ CORRETAMENTE

11+ DICAS DE COMO TIRAR FERRUGEM DA ROUPA

10+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE GORDURA DA ROUPA

COMO TIRAR MANCHA DE DESODORANTE DA ROUPA COM VINAGRE

7+ DICAS DE COMO TIRAR MANCHA DE VINHO DA ROUPA

10+ DICAS INFALÍVEIS DE COMO LIMPAR PANELA QUEIMADA

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."