25+ MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL 2019

PUBLICADO EM 06/11/2019

brincadeiras-natal

Quer deixar sua noite de Natal ainda mais divertida e inesquecível? Chegou ao lugar certo! Selecionamos as MELHORES BRINCADEIRAS PARA ANIMAR O NATAL DE 2019. Desperte os sentimentos de amor, paz, esperança e união entre todos os familiares e convidados neste dia tão especial.

Com certeza o Natal é a data mais esperada pela maioria das famílias, pois vai além do valor simbólico religioso, trata-se de uma data em que muitas famílias reúnem-se e reveem parentes, celebrando principalmente o amor e a união. Uma linda mesa repleta de pratos deliciosos e com receitas que vão desde as mais simples até as mais requintadas é uma verdadeira tradição na ceia de Natal. Mas o que realmente fará toda a diferença neste dia mágico serão os momentos divertidos compartilhados com toda a família e amigos queridos! Nada melhor que deixar essa data ainda mais inesquecível com brincadeiras e dinâmicas de Natal. Confira agora as melhores brincadeiras para animar o Natal e deixar esta data divertida e gravada na memória de seus convidados!

Tópicos relacionados nesta matéria:

1.     Brincadeiras Para Animar O Natal

        1.1  Brincadeiras: Bolas De Natal

        1.2  Brincadeira Imagem E Ação Natalina

        1.3  Amigo Secreto: Quem Sou Eu?

        1.4  Brincadeira: Meias De Natal Recheadas

        1.5  Brincadeira: Encontre Os Amigos Do Papai Noel

        1.6  Brincadeira: Era Uma Vez

        1.7  Jogo De Natal: Duas Verdades e Uma Mentira

        1.8  Brincadeira: Árvore De Natal Humana

        1.9  Brincadeira: Pilha De Presentes

2.     Brincadeira De Natal: Caixa De Bombom

3.     Brincadeira De Natal Com Dados

4.     Brincadeiras de Natal com Frases

5.     Perguntas sobre o Natal para Brincadeiras

6.     Brincadeiras De Natal Para Educação Infantil

7.     Brincadeiras de Natal para Whatsapp

 

BRINCADEIRAS PARA ANIMAR O NATAL

BRINCADEIRAS: BOLAS DE NATAL

brincadeiras-natal-bolas

Esta brincadeira de Natal todos adoram, inclusive os avós e é bem simples e divertida. Deixe vários papeizinhos já recortados e uma caneta dentro de uma caixinha de presente ou de uma caixinha com motivos natalinos. Peça a cada convidado que chegar a sua festa de Natal que retire um papel da caixinha e escreva seu nome e o número de bolas de Natal que acredita que a sua árvore contenha a partir da observação apenas. Esta brincadeira pode ser adaptada escolhendo-se outro enfeite da árvore de Natal de sua preferência ou optando-se por apenas uma cor de bola de Natal, por exemplo. Escolha o momento mais adequado de sua festa para abrir os papéis na frente de seus convidados e anunciar o vencedor, que será aquele que acertar o número de bolas ou chegar mais próximo. Como brinde você pode dar uma linda lembrancinha de Natal ou oferecer um enfeite de sua árvore.

 

BRINCADEIRA IMAGEM E AÇÃO NATALINA

brincadeiras-natal-jogo

Esta brincadeira é excelente para animar o Natal, um verdadeiro sucesso! Assim como em um jogo tradicional de Imagem e Ação, os convidados precisam adivinhar dentro de um limite de tempo determinado uma palavra, nome de filme, de animal, etc, através de mímicas ou desenhos. A diferença agora é que as palavras precisam estar relacionadas com temas de Natal. Para facilitar você pode deixar uma caixinha pronta cheia de papéis já com temas de Natal: filmes, desenhos, personagens, receitas culinárias, etc. Caso o convidado seja criativo ou prefira escolher o que as pessoas terão que adivinhar também vale! Dependendo do número de convidados você pode dividir em dois ou mais grupos, o importante é diversificar o grupo entre crianças, jovens e adultos. Você pode dividir os convidados em dois grupos grandes, e cada hora uma pessoa do grupo fica responsável por tirar um papel e fazer mímica ou desenho do que estiver escrito nele para o seu grupo adivinhar.

 

AMIGO SECRETO: QUEM SOU EU?

brincadeiras-natal-quem-sou-eu

A brincadeira de NatalAmigo secreto” é a mais tradicional, mas que tal a deixarmos mais divertida? Peça para cada pessoa participante da brincadeira que traga no dia da festa de Natal uma foto dela de criança ou de bebê dentro de um envelope endereçado ao seu amigo secreto. Assim que forem chegando já deixe também uma caixa pronta para receber essas cartinhas. Logo após a Ceia de Natal já pode ser realizada esta brincadeira, onde todos se reúnem e cada convidado procura o envelope com seu nome e tenta adivinhar quem é seu amigo secreto a partir da foto dentro do envelope. É realmente muito divertida e rende muitas gargalhadas!

 

BRINCADEIRA: MEIAS DE NATAL RECHEADAS

brincadeiras-natal-meias

Separe algumas meias bem coloridas e as recheie com artigos natalinos ou com coisas diferentes, porém possíveis de adivinhar. Distribua seus convidados ao redor da mesa de Natal ou sentados em círculo na sala, e passe um meia recheada por vez, lembrando de deixá-la bem amarrada para que ninguém possa enxergar o que tem dentro. Cada convidado escreverá em um papel o seu palpite sobre o que tem dentro da meia. Ao final da brincadeira vence a pessoa que teve mais acertos. É preciso usar bastante a imaginação e a criatividade para deixar esta brincadeira bem divertida e interessante.

 

ENCONTRE OS AMIGOS DO PAPAI NOEL

brincadeiras-natal-amigos-encontrar

Esta brincadeira é exclusiva para crianças e adolescentes que queiram compartilhar deste momento divertido, já os adultos podem ajudar as crianças menores. Você precisa esconder vários amigos do papai Noel (bonecos de neve, rena, etc) pela casa nos cômodos que preferir, deixe isso especificado antes da brincadeira começar. Diga a todos quantos amigos do papai Noel têm espalhados pela casa e deixem que procurem à vontade. Você pode deixar algumas pistas também escondidas pela casa para ajudá-las e tornar a brincadeira mais animada. Toda a família se envolve e se diverte!

 

BRINCADEIRA: ERA UMA VEZ ...

brincadeiras-natal-era-uma-vez

Essa brincadeira anima qualquer Natal, além de ser muito engraçada e render muitas risadas. Um dos anfitriões da festa de Natal deve começar a brincadeira com: “Era uma vez...” e conta o começo de uma história que quiser inventar, pode ser de uma viagem, de noite de Natal ou outro tema. Em seguida deve pedir para um convidado continuar sua história, mas antes terá que repetir o que foi contado até então e assim sucessivamente. Quem for esquecendo algumas partes ou não souber deve sair da brincadeira. Vence aquele que ficar até o final sem errar. Todos se divertem, principalmente quem erra ou não se lembra!

 

JOGO DE NATAL: DUAS VERDADES E UMA MENTIRA

brincadeiras-natal-verdades-mentiras

Nesta brincadeira de Natal, cada participante por vez deve contar duas verdades e uma mentira, e os outros participantes precisam adivinhar qual das três é a mentira. Por ser um jogo de Natal, é interessante que as verdades e mentiras tenham relação com coisas da data, por exemplo, tentar adivinhar quais presentes já ganhou ou comidas que já provou.

 

BRINCADEIRA: ÁRVORE DE NATAL HUMANA

brincadeiras-natal-humana

Uma das brincadeiras que mais animam o Natal é a árvore de Natal Humana. Os convidados devem se dividir em dois grupos e escolher dentro de cada grupo um representante que será a árvore de Natal Humana. Deixe à disposição de cada grupo uma caixa com enfeites de Natal e fitas adesivas. Dentro de um tempo pré determinado os dois grupos precisam enfeitar à sua árvore humana. Ganha a árvore melhor enfeitada e escolhida pelos anfitriões da festa ou por um juiz escolhido por todos. A ideia é diversão e união, por isso nada de  constranger a pessoa designada para ser a árvore. Todos podem participar e opinar!

 

BRINCADEIRA: PILHA DE PRESENTES

brincadeiras-natal-pilhas

A ‘Pilha de Presentes’ é uma divertida brincadeira para o Natal e você precisa separar seus convidados em dois grupos com mesmo número de pessoas ou próximo. Cada grupo terá dois bancos à sua disposição separados por uns 4 metros e contendo 5 presentes cada banco. Os integrantes de cada grupo devem ser divididos igualmente entre os dois bancos.  Um convidado de cada grupo pega um presente e o leva até o outro banco. O próximo membro do grupo deve empilhar um segundo presente em cima do primeiro e retornará para entregar sua pilha ao terceiro membro e assim sucessivamente até que um dos grupos tenha empilhado e carregado todos os 10 presentes, sem perder nenhum deles.  

 

BRINCADEIRA DE NATAL CAIXA DE BOMBOM

brincadeiras-natal-caixa-bombom

Nesta brincadeira todos saem ganhando e se divertem bastante. Peça para cada convidado trazer uma caixa de bombons ou uma barra de chocolate e também uma quantia de dinheiro (pode ser moedas ou nota do valor que desejar!). O dinheiro deverá ser colocado dentro de uma caixinha e agrupado junto com os chocolates no espaço que você desejar, embaixo da árvore de Natal, por exemplo. Em outra caixinha você deverá colocar o nome de todos os convidados que participarão da brincadeira. O anfitrião da festa da Natal então retira um papel de dentro da caixa na frente de todos os convidados e anuncia o nome. O escolhido pode optar um dos chocolates que desejar e assim sucessivamente até chegar o último nome: este ficará com o chocolate que sobrou, porém ficará com a caixinha e todo o dinheiro!

 

BRINCADEIRA DE NATAL COM DADOS

https://cursodebaba.com/images/brincadeiras-natal-dados.jpg

Uma brincadeira de Natal que é muito tradicional nos EUA é a brincadeira de Natal com dados. Você vai precisar de duas luvas de cozinha, um gorro de papai Noel e dois dados. Você deve embrulhar um presente muito bem dentro de uma caixa. Cada pessoa que for tentar abrir a caixa deverá usar o gorro e as luvas. Deve-se determinar uma ordem entre os convidados para jogarem os dados, sendo que só pode tentar abrir a caixa aqueles que jogarem os dados e saírem dois números iguais.  
Enquanto a pessoa que tirou dois dados com mesmo número coloca o gorro e as luvas, o próximo convidado já pode ir jogando os dados até tirar dois números iguais. Pode ser que a pessoa mal consiga colocar as luvas e já tenha que passar para o próximo convidado caso este consiga tirar os mesmos números nos dados. A brincadeira só termina quando o presente é finalmente aberto. Todos se divertem! O presente pode ser apenas para o último convidado que conseguiu enfim abrir o embrulho ou várias lembrancinhas para serem distribuídas entre todos.

 

BRINCADEIRAS DE NATAL COM FRASES

brincadeiras-natal-frases

Frases engraçadas de Natal e piadas curtas e limpas para comemorar o Natal são muito bem vindas para manter tudo sob uma perspectiva divertida, não é mesmo?

 

O que eu mais gosto no Natal é que você pode fazer as pessoas esquecerem o passado com o presente.

Don Marquis

 

Por causa de algum defeito na minha habilidade motora, nunca consigo embrulhar completamente [presentes] .... Se eu fosse um egípcio antigo no campo das múmias, a metade inferior do corpo do faraó seria coberta apenas com fita adesiva.

Dave Barry

 

Feliz Natal para quase todo mundo!

                                 Ogden Nash

 

Nunca se preocupe com o tamanho da sua árvore de Natal. Aos olhos das crianças, elas têm 30 pés de altura.

Larry Wilde

 

Você sabe que está ficando velho quando o Papai Noel começa a parecer mais jovem.

Robert Paul

 

O Natal é uma época em que todo mundo quer que seu passado seja esquecido e que seu presente seja lembrado.  

Anônimo

 

Que vida maravilhosa eu tive. Eu só queria ter percebido isso antes.

Colette

 

Papai Noel tem a ideia certa: Visite as pessoas uma vez por ano.

Victor Borge

 

Por que o Natal é como um dia no escritório? Você faz todo o trabalho e o cara gordo de terno recebe todo o crédito.

Anônimo

 

Não estamos esquecendo o verdadeiro significado do Natal? Você sabe ... o nascimento do Papai Noel.

Bart Simpson

 

Somos como crianças, que precisam de mestres para nos iluminar e nos dirigir; e Deus providenciou isso, designando seus anjos para serem nossos professores e guias.

São Tomás de Aquino

 

Mais uma vez, chegamos à temporada de festas, um período profundamente religioso que cada um de nós observa, à sua maneira, indo ao shopping de sua escolha.

 Dave Barry

 

Mantenha seus amigos por perto, seus inimigos mais perto e receitas para todas as grandes compras.

Bridger Winegar

 

Eu não apaguei minhas luzes de Natal. Eles parecem tão agradáveis ??com a abóbora.

Winston Spear

 

Nesta temporada de férias, não importa qual seja a sua religião, reserve um momento para refletir sobre por que é melhor do que todas as outras.

Guy Endore Kaiser

 

Nada é tão cruel quanto dar a uma criança algo útil para o Natal.

Kin Hubbard

 

Uma coisa adorável do Natal é que é obrigatório, como uma tempestade e todos passamos por isso juntos.

Garrison Keillor

 

Eu amo o natal. Recebo muitos presentes maravilhosos que mal posso esperar para trocar.

Henny Youngman

 

Esse é o verdadeiro espírito do Natal; pessoas sendo ajudadas por outras pessoas que não eu.

 Jerry Seinfeld

 

Dê livros - religiosos ou não - para o Natal. Eles nunca engordam, raramente pecaminosos e permanentemente pessoais.

Lenore Hershey

 

No Natal deste ano, tente doar menos. Comece com menos atitude. Há mais do que suficiente no mundo como é - e as pessoas geralmente devolvem mesmo assim!

Anne Bristow

 

Parei de acreditar no Papai Noel aos seis anos. Mamãe me levou para vê-lo em uma loja de departamentos e ele pediu meu autógrafo.

Shirley Temple

 

Deixe-me ver se entendi direito esse negócio de Papai Noel. Você diz que ele usa barba, não tem fonte discernível de renda e voa para cidades de todo o mundo sob o manto de escuridão? Você tem certeza de que esse cara não está lavando dinheiro com drogas ilegais?

Tom Armstrong

 

O Natal é uma época em que as crianças dizem ao Papai Noel o que querem e os adultos pagam por isso. Os déficits são quando os adultos dizem ao governo o que querem e os filhos pagam por isso.

 Richard Lamm

 

Você já reparou que a vida parece seguir certos padrões? Como eu notei todos os anos, nessa época, ou música de Natal.

Tom Sims

 

Uma única coisa que as mulheres não querem encontrar nas suas meias na manhã de Natal é o marido.

Joan Rivers

 

VEJA TAMBÉM: MENSAGEM DE FELIZ NATAL PARA AMIGOS 


PERGUNTAS SOBRE O NATAL PARA BRINCADEIRAS

 brincadeiras-natal-perguntas

Selecionamos as melhores perguntas sobre o Natal para brincadeiras que com certeza vão animar a confraternização. Copie as perguntas que você mais gostar em tiras de papel, dobre-as e coloque em uma caixa. Cada pessoa pode ir tirando uma pergunta e responder, caso não saiba, perde a vez! Há inúmeras maneiras de brincar com as perguntas de Natal, abuse da criatividade.  Vamos às perguntas?

 

Que tipo de carne tradicionalmente comemos na ceia de Natal?

Resposta: Peru

 

Quando Jesus nasceu, ele foi visitado por três reis magos. Que presentes eles trouxeram para ele?

Resposta: Ouro, incenso e mirra (resina antisséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo)

 

Sob qual tipo de planta as pessoas deveriam se beijar na época do Natal?

Resposta: Visco (Trata-se de uma planta parasita natural da Grã-Bretanha e de outros países do norte da Europa que se hospeda em árvores de grande porte. Segundo uma tradição anglo-saxão duas pessoas devem se beijar ao passar sob um ramo de visco)

 

De acordo com a música natalina "Jingle Bells", onde é divertido andar?

Resposta: Em um trenó aberto de um cavalo.

 

Qual santo é comemorado em 26 de dezembro?

Resposta: Santo Estêvão.

 

Que tipo de calendário você usa para contar até o dia de Natal?

Resposta: Um calendário do advento.

 

Que tipo de animal puxa o trenó do Papai Noel?

Resposta: Rena

 

Como são chamados os ajudantes do Papai Noel?

Resposta: Elfos

 

Complete o título desta famosa canção de Natal popular, "O Little Town Of ..."

Resposta: Belém.

 

Papai Noel também é conhecido como qual santo?

Resposta: São Nicolau.

 

José era o pai de Jesus. Qual era o trabalho dele?

Resposta: José era carpinteiro.

 

Onde mora o Papai Noel?

Resposta: No polo Norte

 

O que guiou os três sábios a encontrar o menino Jesus?

Resposta: Uma estrela

 

Em que país foi montada a árvore de Natal pela primeira vez?

Resposta: O primeiro registro sobre a montagem de uma árvore de Natal vem da Letônia no ano de 1510

 

O que deixamos do lado de fora para o Papai Noel na véspera de Natal?

Resposta: Biscoitos e leite

 

De que cor é o Grinch, aquele personagem que roubou o Natal?

Resposta: Verde

 

De que são feitos os olhos do Boneco de Neve?

Resposta: Carvão

 

Por quem foi criado o presépio?

Resposta: O primeiro presépio do mundo foi montado por São Francisco de Assis na Itália em 1223.

 

Qual autor escreveu o livro ‘A Christmas Carol’?

Resposta: Charles Dickens

 

Qual personagem colorido e muito cantado do Natal foi inventado pelo escritor de anúncios americano Robert L. May em 1939?

Resposta: Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho

 

Qual é a data do dia de Santo Estêvão?

Resposta: 26 de dezembro

 

Qual música popular de Natal foi composta por James Pierpont em 1857?

Resposta: Jingle Bells

 

Quais são os nomes dos Três Reis Magos?

Resposta: Caspar, Melchior ou Belchior e Balthazar

 

Qual é o nome do anjo da guarda de George Bailey no filme It's A Wonderful Life?

Resposta: Clarence

 

Três dos nomes das renas do Papai Noel começam com a letra "D". Nomeie-os.

Resposta: Dasher, Dancer e Donner. O nome das renas são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner, Blitzen e Bernard.

 

Qual cantor dos EUA cantou "All I Want For Christmas Is You" em 1994?

Resposta: Mariah Carey

 

Qual líder inglês proibiu o canto de canções de Natal?

Resposta: Oliver Cromwell

 

Qual é a data da "Noite de Reis"?

Resposta: A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis"

 

Que signo você seria se nascesse no dia de Natal "?

Resposta: Capricórnio

 

Em A Christmas Carol, de Charles Dickens, qual foi o primeiro fantasma a visitar Ebeneezer Scrooge?

Resposta: Jacob Marley

 

 

BRINCADEIRAS DE NATAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

 brincadeiras-natal-educacao-infantil

Para as crianças o Natal é uma data mágica e nada como animar ainda mais a festa com jogos e brincadeiras, não é verdade? Selecionamos as melhores brincadeiras de Natal para Educação Infantil!

 

Cole o nariz no Boneco de Neve: Deixe à disposição das crianças contornos já prontos de um boneco de neve. Forneça ainda olhos, boca e uma cartola preta já recortada. Corte narizes cor de laranja de “cenoura” para que as crianças tentem prender no rosto do boneco de neve. Elas poderão também pintar e enfeitar o boneco como preferirem. Cole um pedaço de fita dupla face em cada nariz.

 

Caça ao Bastão de Doces: Esconda bastões de doces e deixe as crianças procurá-los. Se desejar, você também pode usar doces de Natal embalados individualmente. Para maior diversão, inclua alguns brinquedos. Antes da caçada, deixe as crianças decorarem sacos marrons com marcadores e adesivos de Natal. Elas podem usar essas sacolas para levar seus doces para casa.

 

Brincadeira dos Flocos de Neve: Este simples jogo funciona até para as crianças mais novas. Tudo o que você precisa é de algumas bolas de algodão e um canudo colorido para cada criança. Desenhe uma linha de chegada em um pedaço grande de papel ou fita adesiva em uma mesa. O objetivo é soprar uma bola de algodão até a linha de chegada com o auxílio do canudo. As crianças mais velhas desfrutam de uma versão em equipe!

 

Jogo da Memória de Natal: Uma versão natalina do jogo da memória, você pode criar as fichas com desenhos de motivos de Natal como sinos, botinha, papai Noel, guirlanda e muito mais.  

 

Dança das Cadeiras de Natal: Basta adicionar música de Natal e iniciar a brincadeira tradicional com uma cadeira faltando. Cada vez que a música para, a criança sem assento sai.

 

Passe o Presente: Enquanto a música de Natal está tocando, um presente embrulhado é passado ao redor do círculo. Quando a música para, quem está segurando o pacote está fora.

 

Boliche de Natal: Cole dez copos de plástico em um pedaço grosso de papelão com cola quente formando um triângulo. Forneça pequenas bolinhas plásticas coloridas para que as crianças joguem nos copos. Para crianças mais velhas, deixe-as jogar em equipes ou duplas. Quem acertar o maior número de bolinhas nos copos ganha. Defina a distância com o auxílio de uma fita adesiva de acordo com a idade das crianças.

 

Cinema de Natal: Escolha um filme clássico ou favorito de Natal, sirva pipoca e suco de maçã, as crianças adoram!

 

BRINCADEIRAS DE NATAL PARA WHATSAPP

 

O Natal traz muita alegria, então que tal compartilhar um pouco de sorrisos com essas brincadeiras de Natal para Whatsapp?

 

Olha eu aqui: To nem aí pra roupa no natal. Papai Noel usa a mesma todo ano e ninguém liga pra isso, eu vou é guardar meu dinheiro e tomar muito vinho!

 

Cardápio da semana de Natal

Dia 24: peru assado

Dia 25: peru requentato

Dia 26: arroz e o resto do peru requentato

dia 27: arroz e farofa do resto do peru

dia 28: melhor jogar fora o resto da farofa para ninguém resolver fazer sopa com os ossos do peru

 

Papai Noel: toc, toc...

João: Quem está aí?

Papai Noel: Mary.

João: Mary?

Papai Noel: Mary Christmas!

 

Will: Onde os bonecos de neve guardam seu dinheiro?

Bill: onde?

Will: Em um banco de neve.

 

Mamãe: O que você vai dar ao seu irmãozinho no Natal deste ano?

Felipe: Ainda não decidi.

Mamãe: O que você deu a ele no ano passado?

Felipe: O sarampo.

 

Juquinha: Qual a nacionalidade do Papai Noel?

Maria: Qual?

Juquinha: polonês do norte.

 

Você: Como você chama uma criança que não acredita no Papai Noel?

Ele(a): Um rebelde sem um Papai Noel

 

ASSUNTOS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ

10+ MELHORES BRINCADEIRAS INDÍGENAS

15+ MELHORES BRINCADEIRAS DE HALLOWEEN

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE PÁSCOA

11+ BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

10+ MELHORES BRINCADEIRAS PARA FESTA INFANTIL

10+ BRINCADEIRAS COM BOLA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS DE RUA

11+ MELHORES BRINCADEIRAS CANTADAS

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."