BLOG

10 MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL

PUBLICADO EM 26/10/2018

Saiba como deixar sua noite de Natal mais divertida e inesquecível, despertando sentimentos de amor, paz, esperança e união entre todos os familiares e convidados

brincadeiras animar natal

Com certeza o Natal é a data mais esperada pela maioria das famílias, pois vai além do valor simbólico religioso, trata-se de uma data em que muitas famílias reúnem-se e reveem parentes, celebrando principalmente o amor e a união. Uma linda mesa repleta de pratos gostosos e com receitas que podem ser simples ou mais requintadas já é uma tradição na ceia de Natal. O que fará toda a diferença serão os momentos divertidos no Natal!

E afinal “Como fazer um Natal divertido?” (BRINCADEIRAS PARA ANIMAR O NATAL)

Nada melhor que deixar essa data mais inesquecível ainda com brincadeiras e dinâmicas de Natal. Confira agora as melhores brincadeiras para animar o Natal e deixar esta data divertida e gravada na memória de seus convidados!

BRINCADEIRAS DE NATAL PARA CONFRATERNIZAÇÃO

1. BOLAS DE NATAL (MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL)

brincadeiras-natal-animar bolas

Esta brincadeira de Natal todos adoram, inclusive os avós e é bem simples e divertida. Deixe vários papeizinhos já recortados e uma caneta dentro de uma caixinha de presente ou de uma caixinha com motivos natalinos. Peça a cada convidado que chegar a sua festa de Natal que retire um papel da caixinha e escreva seu nome e o número de bolas de Natal que acredita que a sua árvore contenha a partir da observação apenas. Esta brincadeira pode ser adaptada escolhendo-se outro enfeite da árvore de Natal de sua preferência ou optando-se por apenas uma cor de bola de Natal, por exemplo. Escolha o momento mais adequado de sua festa para abrir os papéis na frente de seus convidados e anunciar o vencedor, que será aquele que acertar o número de bolas ou chegar mais próximo. Como brinde você pode dar uma linda lembrancinha de Natal ou oferecer um enfeite de sua árvore.

2. IMAGEM E AÇÃO NATALINO (MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL)

brincadeiras-natal-animar imagem e acao

Esta brincadeira é excelente para animar o Natal, um verdadeiro sucesso! Assim como em um jogo tradicional de Imagem e Ação, os convidados precisam adivinhar dentro de um limite de tempo determinado uma palavra, nome de filme, de animal, etc, através de mímicas ou desenhos. A diferença agora é que as palavras precisam estar relacionadas com temas de Natal. Para facilitar você pode deixar uma caixinha pronta cheia de papéis já com temas de Natal: filmes, desenhos, personagens, receitas culinárias, etc. Caso o convidado seja criativo ou prefira escolher o que as pessoas terão que adivinhar também vale! Dependendo do número de convidados você pode dividir em dois ou mais grupos, o importante é diversificar o grupo entre crianças, jovens e adultos. Você pode dividir os convidados em dois grupos grandes, e cada hora uma pessoa do grupo fica responsável por tirar um papel e fazer mímica ou desenho do que estiver escrito nele para o seu grupo adivinhar.

3. AMIGO SECRETO: QUEM SOU EU? (MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL)

A brincadeira de Natal “Amigo secreto” é a mais tradicional, mas que tal a deixarmos mais divertida? Peça para cada pessoa participante da brincadeira que traga no dia da festa de Natal uma foto dela de criança ou de bebê dentro de um envelope endereçado ao seu amigo secreto. Assim que forem chegando já deixe também uma caixa pronta para receber essas cartinhas. Logo após a Ceia de Natal já pode ser realizada esta brincadeira, onde todos reúnem-se e cada convidado procura o envelope com seu nome e tenta adivinhar quem é seu amigo secreto a partir da foto dentro do envelope. É realmente muito divertida e rende muitas gargalhadas!

4. MEIAS DE NATAL RECHEADAS (MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL)

brincadeiras-natal-meias-recheadas

Separe algumas meias bem coloridas e as recheie com artigos natalinos ou com coisas diferentes, porém possíveis de adivinhar. Distribua seus convidados ao redor da mesa de Natal ou sentados em círculo na sala, e passe um meia recheada por vez, lembrando de deixá-la bem amarrada para que ninguém possa enxergar o que tem dentro. Cada convidado escreverá em um papel o seu palpite sobre o que tem dentro da meia. Ao final da brincadeira vence a pessoa que teve mais acertos. É preciso usar bastante a imaginação e a criatividade para deixar esta brincadeira bem divertida e interessante.

5. ENCONTRE OS AMIGOS DO PAPAI NOEL (MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL)

brincadeiras-natal-animar amigos papai noel

Esta brincadeira é exclusiva para crianças e adolescentes que queiram compartilhar deste momento divertido, já os adultos podem ajudar as crianças menores. Você precisa esconder vários amigos do papai Noel (bonecos de neve, rena, etc) pela casa nos cômodos que preferir, deixe isso especificado antes da brincadeira começar. Diga a todos quantos amigos do papai Noel têm espalhados pela casa e deixem que procurem à vontade. Você pode deixar algumas pistas também escondidas pela casa para ajudá-las e tornar a brincadeira mais animada. Toda a família se envolve e se diverte!

 


6. ERA UMA VEZ ... (MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL)

Essa brincadeira anima qualquer Natal, além de ser muito engraçada e render muitas risadas. Um dos anfitriões da festa de Natal deve começar a brincadeira com: “Era uma vez...” e conta o começo de uma história que quiser inventar, pode ser de uma viagem, de noite de Natal ou outro tema. Em seguida deve pedir para um convidado continuar sua história, mas antes terá que repetir o que foi contado até então e assim sucessivamente. Quem for esquecendo algumas partes ou não souber deve sair da brincadeira, vence aquele que ficar até o final sem errar. Todos se divertem, principalmente quem erra ou não se lembra!

7. JOGO DE NATAL: DUAS VERDADES E UMA MENTIRA (MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL)

brincadeiras-natal-animar jogo

Nesta brincadeira de Natal, cada participante por vez deve contar duas verdades e uma mentira, e os outros participantes precisam adivinhar qual das três é a mentira. Por ser um jogo de Natal, é interessante que as verdades e mentiras tenham relação com coisas da data, por exemplo, tentar adivinhar quais presentes já ganhou ou comidas que já provou.

8. ÁRVORE DE NATAL HUMANA (MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL)

Uma das brincadeiras que mais animam o Natal é a árvore de Natal Humana. Os convidados devem se dividir em dois grupos e escolher dentro de cada grupo um representante que será a árvore de Natal Humana. Deixe à disposição de cada grupo uma caixa com enfeites de Natal e fitas adesivas. Dentro de um tempo pré determinado os dois grupos precisam enfeitar à sua árvore humana. Ganha a árvore melhor enfeitada e escolhida pelos anfitriões da festa ou por um juiz escolhido por todos. A ideia é diversão e união, por isso nada de  constranger a pessoa designada para ser a árvore. Todos podem participar e opinar!

9. PILHA DE PRESENTES (MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL)

brincadeiras-natal-animar

A ‘Pilha de Presentes’ é uma divertida brincadeira para o Natal e você precisa separar seus convidados em dois grupos com mesmo número de pessoas ou próximo. Cada grupo terá dois bancos à sua disposição separados por uns 4 metros e contendo 5 presentes cada banco. Os integrantes de cada grupo devem ser divididos igualmente entre os dois bancos.  Um convidado de cada grupo pega um presente e o leva até o outro banco. O próximo membro do grupo deve empilhar um segundo presente em cima do primeiro e retornará para entregar sua pilha ao terceiro membro e assim sucessivamente até que um dos grupos tenha empilhado e carregado todos os 10 presentes, sem perder nenhum deles.  

10. CHOCOLATE DE NATAL (MELHORES BRINCADEIRAS DE NATAL)

Nesta brincadeira todos saem ganhando e se divertem bastante. Peça para cada convidado trazer uma caixa de bombons ou uma barra de chocolate e também uma quantia de dinheiro (pode ser moedas ou nota do valor que desejar!). O dinheiro deverá ser colocado dentro de uma caixinha e agrupada junto com os chocolates no espaço que você desejar, embaixo da árvore de Natal, por exemplo. Em uma outra caixinha você deverá colocar o nome de todos os convidados que participarão da brincadeira. O anfitrião da festa da Natal então retira um papel de dentro da caixa na frente de todos os convidados e anuncia o nome. O escolhido pode optar um dos chocolates que desejar e assim sucessivamente até chegar o último nome: este ficará com o chocolate que sobrou, porém ficará com a caixinha e todo o dinheiro!

BRINCADEIRA DE NATAL COM DADOS

brincadeiras-natal-animar

Uma brincadeira de Natal que é muito tradicional nos EUA é a brincadeira de Natal com dados. Você vai precisar de duas luvas de cozinha, um gorro de papai Noel e dois dados.

Você deve embrulhar um presente muito bem dentro de uma caixa. Cada pessoa que for tentar abrir a caixa deverá usar o gorro e as luvas. Deve-se determinar uma ordem entre os convidados para jogarem os dados, sendo que só pode tentar abrir a caixa aqueles que jogarem os dados e saírem dois números iguais.  
Enquanto a pessoa que tirou dois dados com mesmo número coloca o gorro e as luvas o próximo convidados já pode ir jogando os dados até tirar dois números iguais. Pode ser que a pessoa mal consiga colocar as luvas e já tenha que passar para o próximo convidado caso este consiga tirar os mesmos números nos dados. A brincadeira só termina quando o presente é finalmente aberto. Todos se divertem! O presente pode ser apenas para o último convidado que conseguiu enfim abrir o embrulho ou várias lembrancinhas para serem distribuídas entre todos.

 

 

 

 

Mais Notícias