FÁBULA A RAPOSA E AS UVAS | HISTÓRIA INFANTIL

PUBLICADO EM 22/10/2019

fabula-raposa-uvas

As fábulas são uma boa via para entreter e educar as crianças ao mesmo tempo, enquanto ajudamos a desenvolver sua imaginação. A FÁBULAA RAPOSA E AS UVAS’ está entre as fábulas mais famosas e lindas de Esopo, cheia de significado e lições de vida. Vamos dar uma olhadinha?

O QUE SÃO FÁBULAS?

fabula-raposa-uvas-definicao

Fábulas são histórias curtas que ilustram uma moral específica e ensinam uma lição às crianças. O tema e os personagens atraem as crianças e as histórias costumam ser engraçadas e divertidas para crianças de todas as idades. As fábulas também podem ser descritas como contos que têm uma mensagem em sua narrativa, como pode ter uma parábola. As fábulas costumam passar para a nossa cultura como mitos e lendas e são usadas para ensinar moral às crianças. Os personagens das fábulas e dos contos são geralmente animais que agem e falam como as pessoas, mantendo suas características de animais, o que é  especialmente atraente para crianças e crianças.

 

A RAPOSA E AS UVAS

fabula-raposa-uvas-historia

Era um dia quente de verão, uma raposa passeava por um pomar quando chegou a um belo cacho de uvas que estava amadurecendo em uma videira, penduradas em um galho alto. Então a raposa pensou: "Essas uvas são perfeitas para saciar minha sede". A Raposa fez um recuo de alguns passos e em seguida correu e pulou, mas não conseguiu alcançar o cacho de uvas. Então a raposa virou-se novamente para o cacho de uva e fez nova tentativa, porém mais uma vez sem sucesso. E tentou de novo e de novo, pulava e queria alcançar as uvas suculentas, mas tudo em vão: as uvas pareciam estar cada vez mais distantes e altas. Não teve jeito, teve que desistir e foi embora com o nariz levantado, dizendo: 'Oh, bom, tenho certeza de que estão azedas de qualquer maneira'.

 

MORAL DA FÁBULA ‘A RAPOSA E AS UVAS’

fabula-raposa-uvas-moral

Qual é a moral da fábula da raposa e das uvas?

A moral desta fábula compreende que é mais fácil desprezar o que você não pode obter. Essa fábula deu origem à expressão comum "uvas ácidas", que, embora frequentemente usada para denotar qualquer humor azedo ou amargo, também pode evidenciar mais especificamente a ideia de ter gostado de algo, do qual alguém desistiu (azedou, se preferir) porque não é possível obtê-lo e, ainda, saiu falando mal para justificar sua ‘derrota’. Nesta linda fábula de Esopo percebemos o quanto a raposa deseja as uvas, mas seu próprio fracasso em alcançá-las o leva a resmungar e consolar-se a partir de uma narrativa que ele sabe ser falsa – que as uvas estão azedas. Essa situação pode ser comparada a diversas outras da vida real, como o medo da rejeição que leva as pessoas a dizerem que na verdade não queriam determinada coisa ou não achavam bonita determinada pessoa, quando na verdade é o oposto.

Esta pequena história, em outras palavras, contempla uma verdade aguda sobre a maneira como nós, humanos, contamos histórias, narramos situações, até mesmo ficcionais, para lidar com o fracasso e nossa incapacidade de cumprir nossos objetivos. Em última análise, porém, esta pequena fábula da raposa e das uvas esconde uma verdade desagradável e desconfortável: que podemos rapidamente passar do desejo ao ódio puramente porque não conseguimos o que queremos. Não é de admirar, talvez, que "uvas azedas" tenha se tornado uma frase tão famosa, não é mesmo? Essa pequena fábula atinge profundamente o coração de algo que sabemos ser verdade: que todos nos contamos histórias sobre o mundo, para nos sentirmos melhor com alguma coisa como ocorre com a raposa e as uvas.


FÁBULAS DE ESOPO

fabula-raposa-uvas-esopo

As famosas fábulas de Esopo proporcionam um ótimo entretenimento para crianças e crianças. As fábulas, ou histórias, são todas muito curtas, portanto, mantenha a atenção das crianças e de toda a família para este momento mágico.

Quem é Esopo? Esopo é o nome do homem creditado com a autoria de uma coleção ou livro de fábulas. Esopo era um escravo que muitos acreditam viver em Samos, uma ilha grega no leste do Mar Egeu, mas outros dizem que ele veio da Etiópia. O nome do seu primeiro proprietário era Xanthus. Acredita-se que ele acabou se tornando um homem livre.

Muitas das fábulas de Esopo foram, de fato, encontradas em papiros egípcios conhecidos entre 800 e 1000 anos antes da época de Esopo. Isso claramente lança dúvidas sobre a autoria de muitas das fábulas atribuídas a Esopo e ao livro de ‘Fábulas de Esopo’. Muitas das fábulas possivelmente foram meramente compiladas por Esopo a partir de fábulas existentes.

HISTÓRIAS QUE PODEM TE INTERESSAR:

10+ MELHORES FÁBULAS INFANTIS

10+ MELHORES CONTOS INFANTIS

7+ MELHORES HISTÓRIAS BÍBLICAS INFANTIL

10+ MELHORES HISTÓRIAS PARA DORMIR

JOÃO E MARIA HISTÓRIA INFANTIL

HISTÓRIA DA CINDERELA

10+ MELHORES FÁBULAS PEQUENAS

10+ MELHORES CONTOS DE FADAS

JOÃO E MARIA | HISTÓRIA INFANTIL 

 

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."