PORTAL DE NOTÍCIAS

75+ SOBRENOMES ESPANHOIS MAIS LINDOS E INSPIRADORES

PUBLICADO EM 04/10/2019

sobrenomes-espanhois

Os sobrenomes de origem espanhola são derivados de nomes de família, nomes de lugares, nomes descritivos ou nomes de ofícios. Se você quer saber se tem ascendência espanhola, confira nossa lista de SOBRENOMES ESPANHOIS E SEUS SIGNIFICADOS, abordamos também os SOBRENOMES ESPANHOIS NOBRES, os SOBRENOMES ESPANHOIS RAROS, confira já!

 

SOBRENOMES ESPANHOIS E SEUS SIGNIFICADOS

 

SOBRENOMES ESPANHOIS NOBRES

sobrenomes-espanhois-nobres

 

MENESES

O sobrenome Meneses é um nome habitacional da província de Burgos, derivado da palavra em espanhol antigo "mena" e da palavra latina "minae" que significa "ameias". O nome geralmente era dado a alguém que morava em um ponto alto ou montanha. Mena também era uma deusa romana.

 

ÁLAVA

Sobrenome espanhol nobre toponômico do local de Álava, na Espanha.

 

FERNÁNDEZ

O distinto sobrenome espanhol Fernandez é um orgulhoso sinal de uma herança rica e antiga. O nome Fernandez é derivado dos elementos espanhóis "faro", que significa "jornada" e "nano", que significa "corajoso".

 

ÁLVAREZ

Alvarez é um sobrenome patronímico que significa "filho de Álvaro" e acredita-se que tenha se originado com os visigodos. Os visigodos eram guerreiros alemães do século V que participaram da eventual fragmentação e colapso do Império Romano do Ocidente, e um dos dois principais ramos da tribo germânica oriental conhecida como "godos". Segundo o Instituto Genealógico e Histórico Latino-Americano, o sobrenome Alvarez se originou na Espanha, principalmente das regiões da Andaluzia, Aragão, Astúrias, Galiza, Leão e Navarra.

 

TOLEDO

O sobrenome Toledo é um nome topônimo, o que significa que é derivado de uma localização geográfica. Existem muitos indicadores de que o sobrenome Toledo pode ser de origem judaica, proveniente das comunidades judaicas da Espanha e Portugal.

 

PERES

O sobrenome de origem espanhola, escrito em ortografia espanhola como Pérez, é um sobrenome patronímico que significa "filho de Pero ou Pedro (Pedro)". O sobrenome tem uma contraparte portuguesa com o mesmo significado e etimologia, Peres, escrita com um final "s" em vez de "z" e sem o sotaque.

 

GUSMÃO

Sobrenome espanhol toponímico com origem da aldeia de Guzmán na região de Burgos.

 

RODRIGUES

O nome Rodriguez é de origem espanhola, é patronímico e significa "filho de Rodrigo". O "ez ou es" adicionado à raiz significa "descendente de". O nome dado Rodrigo é a forma espanhola de Roderick, que significa "poder famoso" ou "governante poderoso".

 

BOTELHO

O sobrenome Botelho foi encontrado pela primeira vez em Castela, no norte da Espanha central.

 

PEREIRA

O sobrenome Pereira deriva da palavra espanhola "Pera", que significa "pera".

 

NOVAIS

O sobrenome Novaes foi encontrado pela primeira vez em Castela, no norte da Espanha central.

 

PIMENTEL

Pimentel é originário de Portugal e Espanha. Também foi usado por judeus sefarditas. O nome significa 'pimenta'. Muitos judeus sefarditas em Portugal vendiam especiarias, que podem ser a origem do nome.

 

ARMENDÁRIZ

O sobrenome distinto Armendariz vem da Espanha, um país rico em cultura e história. As formas mais antigas de sobrenomes hereditários na Espanha eram os sobrenomes patronímicos, que são derivados do sobrenome do pai, e sobrenomes metronímicos, que são derivados do sobrenome da mãe. O nome Armendariz é originalmente derivado do nome pessoal basco Armendari ou Armentari, que vem da palavra latina "armentarius" que significa "pastor".

 

AVILÉS

Possivelmente nome habitacional para alguém de Ávila.

 

MOSCOSO

Espanhol e galego: nome habitacional de qualquer um dos lugares, principalmente na Galiza, chamado Moscoso, nomeado com um derivado adjetivo de 'mosca', indicando um lugar onde havia muitas moscas.

 

BARCELONA

Sobrenomes nobres, como Barcelona, evocam imagens da antiga pátria do povo espanhol. O sobrenome Barcelona derivou originalmente da palavra espanhola ‘Barrera’, que se referia a uma barreira e denotava que a família originalmente vivia ao lado de um portão ou cerca.

 

BAZÁN

É a forma castelhanizada de Baztan, um nome habitacional de Baztan na província de Navarra.

 

BLÁZQUEZ

Este sobrenome significa literalmente 'filho de Blasco', um nome espanhol agora incomum, uma vez popular na era medieval. Os primeiros Blazquez foram assentados ao longo das montanhas da Cantábria e a maioria das famílias foi transferida após algum tempo para colonizar o centro da Península Ibérica, onde o sobrenome é mais popular hoje.

 

FORTUN

Forma reduzida do sobrenome Fortunato, Latim Fortunatus tardio, do adjetivo latino fortunatus 'próspero', 'feliz'. Forma castelhana (Fortuñ) da Fortuna catalã, nome habitacional de qualquer um dos vários lugares da Catalunha (Fortunius latino).

 

XIMENO

Sobrenome espanhol nobre medieval de significado incerto.

 

DÁVILA

Sobrenomes nobres, como Davila, evocam imagens da antiga pátria do povo espanhol. O portador original do nome Davila, que é um sobrenome local, viveu, ocupou terras ou nasceu na bela região da Espanha. Na Espanha, os sobrenomes hereditários foram adotados de acordo com regras bastante gerais e, no final da Idade Média, os nomes derivados de localidades se tornaram cada vez mais difundidos. A família Davila originalmente derivou seu nome do nome da província de Ávila.

 

ARAGÓN

Nome regional de Aragão, um reino independente de 1035 a 1479, que recebeu o nome do rio Aragão. Em basco, Aragão é chamado ‘Aragoa’ ou ‘Aragoi’, o que pode significar "vale alto".

 

MENDOZA

O sobrenome de Mendoza foi dado a quem veio de Mendoza (montanhas altas ou frias); da raiz basca ‘mendi’, sugerindo "filho do morador da montanha" e ‘otz’, que significa "frio". Também pode ter sido usado como sobrenome topográfico para alguém que viveu ou veio de uma "montanha fria".


SOBRENOMES ESPANHOIS RAROS

sobrenomes-espanhois-raros

ABARCA ANTÚNEZ AQUA MUÑOZ ABAROA ABASCAL ABASOLO ABELLÓ ABERQUERO ACOSTA AGRAMUNT AIZA GUTIERREZ SANZ ALAMILLA ALDANA ALFARO ALVARADO SUAREZ VÁZQUEZ NAVARRO BLANCO AQUINO ARAULLO MOLINA ORTIZ ABANA

 

SOBRENOMES ESPANHOIS COM J

 sobrenomes-espanhois-com-j

JACA JAÉN JAIME JAIO  JALMAS JANEGA JANER JÁÑEZ JARA JARRETA JAS JAUREGUI JAUREGUIBERRIA JAURRIETA JAYMES JAYO JEREZ JIJÓN

JIMÉNEZ JIMENO JIRÓN JOANNA JOARIZTI JOFRÉ JOFRESA JORBA JORDÀ JORDÁN JORDANA JORDI JORGE JORGE-POLEGRE JORNED JORNET JORQUERA JOSÉ JOU JOVE JOYA JOYERA JOYERO JUAN JUANALS JUANAS JUANATI JUANES JUANINO JUANO JUÁREZ JUARISTI JUBERÍAS JUDÓ JUERA JUEZ JUFRÉ JULBE JULIÀ JULIÁN JULVE JUMILLA JUNCÀ JUNCAL JUNCOSA JUNYENT JURADO JURAO

 

SOBRENOMES ESPANHOIS COMUNS

sobrenomes-espanhois-significados

Conheça agora o significado e as origens dos sobrenomes espanhóis mais comuns!

RODRIGUEZ

sobrenomes-espanhois-rodriguez

Trata-se de um sobrenome patronímico muito comum e significa "filho de Rodrigo". Lembrando que Rodrigo é a forma espanhola do sobrenome alemão ‘Roderick’, que significa "poder famoso".

 

FERNANDEZ

sobrenomes-espanhois-fernandez

Mais um sobrenome patronímico, que significa "filho de Fernando". Fernando é a forma espanhola de Fernando, que significa "viajante corajoso".

 

GONZALEZ

sobrenomes-espanhois-gonzalez

Você sabia que Gonzalez é o segundo sobrenome espanhol mais popular do mundo hoje?  Gonzalez é um sobrenome patronímico que significa "filho de Gonzalo". O nome dado Gonzalo vem do nome medieval ‘Gundisalvus’, com origem germânica composto pelos elementos gund, que significa "guerra" ou "batalha" e salv, que tem significado desconhecido.

 

GARCIA

sobrenomes-espanhois-garcia

Trata-se do sobrenome mais comum na Espanha e o segundo mais comum no México hoje. Ele tem suas origens no nome basco, ‘Gaztea’, que significa "jovem guerreiro".

 

MARTIN

sobrenomes-espanhois-martin

Martin é um sobrenome patronímico retirado do antigo nome latino, ‘Martinus’, derivado de Marte, Deus romano da fertilidade e da guerra. É bastante comum na Espanha e na América Latina.

 

LOPEZ

sobrenomes-espanhois-lopez

Mais um sobrenome patronímico, que significa "filho de Lope". Lope vem da forma espanhola de ‘Lupus’, um nome pessoal latino que significa "lobo". Na história romana antiga, Romulus, o fundador de Roma, era filho de uma loba.

 

SANCHEZ

sobrenomes-espanhois-sanchez

Sanchez é um sobrenome espanhol patronímico que significa "filho de Santo" ou "filho dos abençoados", bem comum na Espanha e no México.

 

PEREZ

sobrenomes-espanhois-perez

Este sobrenome patronímico espanhol tem origens hebraicas, significando "filho de Pedro" ou "filho de Pedro". Era comum os judeus sefarditas na Espanha, durante a Inquisição Espanhola, adotarem o sobrenome Perez para se encaixar nessa sociedade e escapar à perseguição, porque parecia um sobrenome espanhol, mantendo uma origem judaica.

 

MARTINEZ

sobrenomes-espanhois-martinez

Martinez é um sobrenome patronímico que significa "filho de Martin". Martin vem do latim "Martinus", um derivado de "Marte", o Deus romano da fertilidade e da guerra.

GOMEZ

sobrenomes-espanhois-gomez

 É um sobrenome espanhol com origem no idioma alemão ‘gomo’ e significa "filho do homem".

SOBRENOMES QUE PODEM TE INTERESSAR:

250+ SOBRENOMES ITALIANOS LINDOS E INSPIRADORES

100+ SOBRENOMES FRANCESES LINDOS E INSPIRADORES

150+ SOBRENOMES AMERICANOS

30+ SOBRENOMES ALEMÃES LINDOS E INSPIRADORES

75+ SOBRENOMES INGLESES LINDOS E INSPIRADORES

Compartilhar
Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."